Encontrei por aí #5: A Beleza está na Felicidade


Olá galera, tudo bem? Eu pensei muito sobre o que postar na coluna “Encontrei por aí” de hoje, até que no carro, escutando minhas músicas preferidas, me vi cantando I Feel Pretty / Unpretty, do Glee e me lembrei que já faz um tempinho que queria falar sobre ela aqui no blog. Confiram o vídeo e depois vamos aos devaneios {rs}.



 
A primeira vez que ouvi essa música refleti sobre a letra e me apaixonei por ela. Ela descreve algo que acho essencial, a necessidade de nos amarmos pelo que somos e reconhecermos que a nossa real beleza, não é aquela mensurada pelo reflexo do espelho, mas sim, pela beleza que só os olhos mais astutos são capazes de enxergar e mensurar, a beleza interior. Nós sabemos que o que realmente conta é a beleza interior, mas vocês já pararam para pensar em como um interior belo pode refletir não só ações belas, como até mesmo uma aparência verdadeiramente linda? Quantas pessoas vocês conhecem que possuem uma beleza interior tão forte que chega a refletir na forma como as enxergamos?
Chegamos então ao ponto essencial, a beleza que enxergamos. Quem somos nós para julgar o que é belo? O fato é que, para que alguém seja capaz de reconhecer a verdadeira beleza de seu próximo, precisa reconhecer sua própria beleza. Ou seja, a velha frase de que a beleza está nos olhos de quem vê é simples e verdadeira, pois, o belo, reconhece o belo. Ao enxergamos nossa própria beleza (aquela que realmente conta, que vai além das futilidades e das tendências da moda), tudo se torna leve, puro, os parâmetros sociais não importam mais e o que passa a contar é a nossa felicidade e a das pessoas que amamos.
Quando somos felizes nossos olhos aprendem a ver o belo, reparamos então, na beleza da primavera, na forma graciosa que as folhas do outono se desprendem das árvores e principalmente, na beleza da vida e então, na verdadeira beleza das pessoas ao nosso redor.
“Vim até aqui para dar um conselho à guria, ou ao garoto, que se vê feia, feio: você pode ser bonito, ficar bonito, lindo, lindíssima… Basta que se torne muito competente em alguma coisa, que encha a cabeça de boas leituras, de elegância nos gestos, no falar, apuro ao vestir-se, investindo na boa educação, enfim. Tiro e queda, a pessoa fica lindíssima. E feliz. Quem investe na beleza “interna” acaba vaidoso dessa beleza, e não esquenta tanto a cabeça com a beleza externa e fugaz. Consolo? Tudo na vida é consolo. Burrice é ficar se achando feio quando, pelo menos por dentro, se pode ser bonito.”


Por isso, pra mim, a beleza está na felicidade, com ela, aprendemos a reconhecer a verdadeira graça da vida.
Espero que tenham gostado do post de hoje e até o próximo Encontrei por aí.


6 comentários:

  1. Pah, fiquei até com medo!
    Eu faço o meme do Silêncio que eu tô lendo, o Lendo Linda, e o tema dessa semana foi "Por que você é linda?".
    Olha meu post (foi sábado que postei) que você vai entender o porquê de eu ter ficado com medo!
    Amei seu texto, amei tudo o que você disse!
    Concordo com você em tudo!
    Parabéns pelo texto, mais uma vez, muito bem escrito!
    Beijão querida!

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Concordo plenamente com o texto.

    O mundo meio que te 'empurra' para essa crença de que suas medidas, seu rosto, e cada caracteristica sua tem que se adequar a algo imposto para ser considerado belo...isso é tão tremendamente estupido.
    Existem pessoas lindas que não se enxergam dessa maneira por que não tem o que acham que deveriam. Pessoas que fazem você rir e até mesmo ouvem você chorar mas não perebem o quao perfeitas realmente são. Que tem em si a beleza que importa. E não importa o quanto isso pareça clichê: se sua alma for bela todo seu corpo o será.
    É como sinto que seja :)

    ~> Beijusss...;*²

    ResponderExcluir
  3. O texto é maravilhoso!
    Na citação: "Burrice é ficar se achando feio quando, pelo menos por dentro, se pode ser bonito.” o autor disse tudo em apenas uma frase.
    E sim, a verdadeira beleza está na felicidade e no jeito que você vê o mundo e as pessoas. :)
    Acabei de conhecer o blog, adorei e já sigo. :D

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Para a filosofia, belo é sinônimo de bem. E tudo que provém do bem é...bom. E o bem é o sentimento que nos traz felicidade. Logo, o belo também nos traz felicidade.
    Tenho uma leve impressão de que é a alma que entende de felicidade, e não uma injeção de botox :)

    Lindo o texto!, porque fez um bem danado a quem o leu.

    Beijão, Paola!

    ResponderExcluir
  5. Oi Pah, decidi ler seu texto escutando a música que você postou, eu acho que já tinha ouvido, mas não lido a letra e nossa, quase chorei! Percebi que tinha que ver mais a beleza nas pessoas, não pelo exterior e sim interior, o mundo ai fora sempre nos Julga e nos faz se sentir feia, sem anda atrativo, mas temos qualidades e muitas e tudo só depende de nós mesmas, de mostrarmos que somos lindas sim, e que enquanto, ficamos velhos tudo mudara, ams o de dentro não.
    Nem preciso dizer que adorei o post não é?
    Obrigada por ele, mesmo.
    Território das garotas
    @territoriodcl
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Amei o post e concordo com tudo que disse.
    E nem sempre aquela pessoa que é bela exteriormente é um ser de bom coração, muitas vezes poder ser feio e não possuir bondade, acho que a beleza interior é o que prevalece.
    Beijos.


    Books e Desenhos

    ResponderExcluir