Sem categoria
novembro 02, 2011

Encontrei por aí: Namore um garoto que lê #4


Olá galera, como vocês estão? Semana passada, na coluna Encontrei por aí, postei o texto “Namore uma garota que lê”, texto incrivelmente belo, escrito pela Rosemary Urquico. Fazendo uma pesquisa na internet percebi que o texto é uma sensação entre os leitores espalhados pelo mundo, e em uma conversa informal sobre o texto pelo Twitter, descobri que ele possui uma versão destinada aos garotos. O texto, “Namore um garoto que lê”, foi escrito pelo Bruno Palma, autor do blog Acepipes escritos. O texto ficou lindo, espero que vocês gostem, especialmente, os garotos.


Namore um garoto que lê
Namore um cara que se orgulha da biblioteca que tem, ao invés do carro, das roupas ou do penteado. Ele também tem essas coisas, mas sabe que não é isso que vai torná-lo interessante aos seus olhos. Namore um cara que tenha uma pilha de três ou quatro livros na cabeceira e que lembre do nome da professora que o ensinou as primeiras letras.
Encontre um cara que lê. Não é difícil descobrir: ele é aquele que tem a fala mansa e os olhos inquietos. Ele é aquele que pede, toda vez que vocês saem para passear, para entrar rapidinho na livraria, só para olhar um pouco. Sabe aquele que às vezes fica calado porque sabe que as palavras são importantes demais para serem desperdiçadas? Esse é o que lê.
Ele é o cara que não tem medo de se sentar sozinho num café, num bar, num restaurante. Mas, se você olhar bem, ele não está sozinho: tem sempre um livro por perto, nem que seja só no pensamento. O rosto pode ser sério, mas ele não morde, não. Sente-se na mesa ao lado, estique o olho para enxergar a capa, sorria de leve. É bem fácil saber sobre o quê conversar.
Diga algo sobre o Nobel do Vargas Llosa. Fale sobre as novas traduções que andam saindo por aí. Cuidado: certos best-sellers são assunto proibido. Peça uma dica. Pergunte o que ele está lendo – e tenha paciência para escutar, a resposta nunca é assim tão fácil.
Namore um cara que lê, ele vai entender um pouco melhor seu universo, porque já leu Simone, Clarice e – talvez não admita – sabe de memória uns trechos de Jane Austen. Seja você mesma, você mesmíssima, porque ele sabe que são as complicações, os poréns que fazem uma grande heroína. Um cara que lê enxerga em você todas as personagens de todos os romances.
Um cara que lê não tem pressa, sabe que as pessoas aprendem com os anos, que qualquer um dos grandes tem parágrafos ruins, que o Saramago começou já velho, que o Calvino melhorou a cada romance, que o Borges pode soar sem sentido e que os russos precisam de paciência.
Um namorado que lê gosta de muita coisa, mas, na dúvida, é fácil presenteá-lo: livro no aniversário, livro no Natal, livro na Páscoa. E livro no Dia das Crianças, por que não? Um cara que lê nunca abandonará uma pontinha de vontade de ser Mogli, o menino lobo.
E você também ganhará um ou outro livro de presente. No seu aniversário ou no Dia dos Namorados ou numa terça-feira qualquer. E já fique sabendo que o mais importante não é bem o livro, mas o que ele quis dizer quando escolheu justo esse. Um cara que lê não dá um livro por acaso. E escreve dedicatórias, sempre.
Entenda que ele precisa de um tempo sozinho, mas não é porque quer fugir de você. Invariavelmente, ele vai voltar – com o coração aquecido – para o seu lado.
Demonstre seu amor em palavras, palavras escritas, falas pausadas, discursos inflamados. Ou em silêncios cheios de significados; nem todo silêncio é vazio.
Ele vai se dedicar a transformar sua vida numa história. Deixará post-its com trechos de Tagore no espelho, mandará parágrafos de Saint-Exupéry por SMS. Você poderá, se chegar de mansinho, ouví-lo lendo Neruda baixinho no quarto ao lado. Quem sabe ele recite alguma coisa, meio envergonhado, nos dias especiais. Um cara que lê vai contar aos seus filhos a História Sem Fim e esconder a mão na manga do pijama para imitar o Capitão Gancho.
Namore um cara que lê porque você merece. Merece um cara que coloque na sua vida aquela beleza singela dos grandes poemas. Se quiser uma companhia superficial, uma coisinha só para quebrar o galho por enquanto, então talvez ele não seja o melhor. Mas se quiser aquela parte do “e eles viveram felizes para sempre”, namore um cara que lê.
 Ou, melhor ainda, namore um cara que escreve.
____________
“Namore um cara que lê porque você merece. Merece um cara que coloque na sua vida aquela beleza singela dos grandes poemas”.
Gostaram da versão do Bruno? Eu achei linda, e agora pergunto a vocês, onde eu encontro um rapaz desses? rs.
Até a próxima queridos!



Comente via Facebook


Deixe seu comentário

21 Comentários

  • ♪ Dαyαnє ♪
    07 novembro, 2011

    Oi,

    Já tinha lido a outra versão, mas não sabi que tinha uma masculina também…e me apaixonei por essa. Que incrivel e sensivel *—*

    Linda mesmo e eu quero um cara desses 😉 rs

    "Entenda que ele precisa de um tempo sozinho, mas não é porque quer fugir de você. Invariavelmente, ele vai voltar – com o coração aquecido – para o seu lado."
    "Um cara que lê vai contar aos seus filhos a História Sem Fim e esconder a mão na manga do pijama para imitar o Capitão Gancho."

    Minhas duas partes preferidas ^^

    Ah Pah, lhe devo desculpas pelo sumiço =** E fico super, super contente mesmo em te ver de volta o Letras Eternas viu? Não sabe o quanto fez falta 😉

    E sobre o texto, vou me sentir extremamente honrada em vê-lo aqui! Pode pegar sim, tá? ^^

    ~> Beijusss…;*³

  • Rafaela Lopes
    06 novembro, 2011

    olha, encontrar um Garoto que Lê, eu já encontrei, alias um só não, foram quatro, o único problema é que 3 deles são muito, muito gays!!! E o outro… É o meu pai!!!! #epicfail kkkkk Amei esse texto, um dia vou encontrar um assim…

    Rafaela

    girlcliche.blogspot.com

  • ka macedo
    05 novembro, 2011

    Ahhh, os dois textos são maravilhosos! Ainda estou procurando meu 'cara que lê', mas até agor anão achie nenhum, haha )):
    Bom, não se pode desistir né? Principalmente quem está sempre em uma livraria ou café com um livro, haha.

    Beijooos Pah!

  • Taiane
    04 novembro, 2011

    Rsrsrs. Amei! 'Sabe alguns trechos de Jane Austen'. Esse garoto ainda está para nascer…rsrs

  • Planet Pink
    03 novembro, 2011

    Adorei essa versão, mt bem construido e um sonho rsrs

    Bejinhos =*

  • Sora Seishin
    03 novembro, 2011

    Oi Pah!!
    Adorei o texto! Eu "juntei" com um garoto que lê e vou te falar, é muito bom… Além de unirmos nossas estantes, ele me dá livros de presente ^__^
    Beijos,
    Sora – Meu Jardim de Livros

  • A Leitora
    03 novembro, 2011

    uhauhuahua Adorei o post, se eu namorasse um menino que lê livros eu daria os livros da IAN para ele ler, uhauhauha porque aqueles guerreiros tem uma pegada!!! ufa que dispensa comentários kkkkkk
    Beijokas enormes.
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink
    http://meulivrorosa.blogspot.com

  • Mari ♥
    03 novembro, 2011

    Ai que lindo hein adorei, também quero saber onde encontro um desses, se consegui descobrir me falar ok? hahahaha
    Flor estou te seguindo tbm no twitter
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storiesandadvic

  • Mariana Ribeiro
    03 novembro, 2011

    Olá, Páh!
    Que texto lindo, adorei!!
    Uma pena na vida real seja meio difícil encontrar um cara com essas qualificações, né? Nós seríamos garotas de sorte mesmo! rs
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

  • Aline Gasparini
    03 novembro, 2011

    Ah, já tinha lido um tempinho atrás namore uma garota que lê, porém esse eu não me lembro de já ter visto. Adorei, super fofo. Ótimo post 😀

    Beijos&beijos
    Book is life

  • Mireliinha
    03 novembro, 2011

    Que texto fofo! Gostei 😀

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

  • Babi
    02 novembro, 2011

    Maravilhosa, ri demais aqui. Vou correndo ler o da semana passada! Haha.

    Bjs, Babi :*

    http://a-viajante-dos-livros.blogspot.com/

  • Thaís Cavalcante
    02 novembro, 2011

    O texto é ótimo e eu adoro tanto a proposta dos dois textos. Não sei se é apenas para mostrar os benefícios de se namorar alguém que goste de ler, mas que sabe mostrar a quem lê os benefícios que pode ter, neste caso, os meninos.

    Ótimo acho Pah! AMEI! 😀

    Beijocas!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

  • Jesimiel
    02 novembro, 2011

    Muito boa a versão deste texto.
    Pra mulheres que estiverem procurando, eu sou um garoto que lê.

    Jesimiel | @cadernorepicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com

  • Milena Liebe
    02 novembro, 2011

    Legal o Texto, mas se estiver difícil encontrar, de uma chance a um nerd! Ele vai tratá-la com respeito e carinho, aceitará as mudanças que você quiser impor no visual dele e ficará contente! 🙂

    Bjos!

  • Aione Simoes
    Aione Simoes
    02 novembro, 2011

    Ai Pah, se você encontrar, me diz de onde ele saiu que eu também quero hahaha!
    As duas versões são lindas demais!
    Beijão querida e bom feriado!

  • ✿ Nessinha✿
    02 novembro, 2011

    Olá Pah!
    Essa versão ficou muito linda, eu amei!!
    bjinhs

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

  • Igor Gouveia
    02 novembro, 2011

    Opa! Estou aqui. UHSAUAHSUAHS, Concordo plenamente com o texto. E gosto das duas versões! Abraços Pah!

  • jayane
    02 novembro, 2011

    Achei super fofa ainda não tinha visto namoro um garoto que lê,mas realmente isso e muito difícil de achar.

  • Sabrina
    02 novembro, 2011

    *——–* tão lindo quanto o outro. Só uma coisinha, onde encontro um desses? uashauh'
    Bjokas

  • Fefa
    02 novembro, 2011

    Adorei o texto sim!! Muito bom!!
    rsrsrs… difícil encontrar..

    Bjoss…