[Resenha] Água para Elefantes – Sara Gruen


Título: Água para Elefantes
Autor: Sara Gruen
Editora: Arqueiro

Páginas: 272
ISBN: 978-85-99296-15-8

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. "Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

__________

Água para elefantes foi uma leitura surpreendente. Já havia lido comentários positivos sobre o livro, mas também, muitas críticas sobre a construção da narrativa, contudo, a meu ver, o livro é digno de elogios, como uma montanha russa de emoções a autora nos transporta há tempos e cenários diferenciados, instigando nossa imaginação e prendendo-nos a trama.
A história é contada por Jacob, que com 93 anos, vive em uma casa para pessoas de idade. Sentindo-se só e cansado de ser tratado como um inválido, ele passa a relembrar os bons tempos de sua juventude. Assim, a narrativa mescla fatos do passado com elementos do presente, apresentando a dura realidade de Jacob, que nos comove com sua solidão e tristeza, ao mesmo tempo em que nos encanta com os elementos surpreendentes de seu passado. Desta forma, por meio das lembranças de Jacob descobrimos como ele iniciou sua trajetória no circo, o exato momento em que ele se encantou com a carreira circense, quando e como ele conheceu o amor de sua vida e também, como ele sofreu em meio das dificuldades dessa profissão na época de sua juventude.
O contexto criado pela autora é extremamente envolvente, por semanas fiquei louca de vontade de ir ao circo, tudo para poder experimentar um pouco da magia narrada no livro, os espetáculos de malabarismo, a grande lona, os animais, os refrescos e brindes, a música, cada detalhe da trama é tão rico que é fácil se perder na beleza da história. Mas por trás das aparências, a autora também abordada os pontos negativos que eram comumente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, a racionalização de alimento para os mesmos, a discriminação entre as classes de trabalhadores do circo, entre outros elementos.
“É tudo ilusão, Jacob, e não há nada de errado nisso. É o que as pessoas querem de nós. É o que elas esperam.”
O fato é que o livro é rico em detalhes, muitos deles capazes de nos emocionar de uma forma inexplicável, por exemplo, sempre que Jacob fala sobre seu presente, sobre sua solidão e como gostaria de reviver o passado, sentimos um aperto no peito, uma dorzinha causada pela consciência sobre as marcas que o tempo é capaz de deixar no coração das pessoas, os sentimentos são tão fortes que facilmente nos emocionamos.
“Eu achava que preferia envelhecer à outra opção, mas agora já não tenho tanta certeza. (...) Mas não há nada que eu possa fazer em relação a isso. Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante”.
Em contrapartida, Jacob é um senhor muito bem humorado, fazendo o estilo durão, ele não admite as limitações da idade, por isso, nos divertimos muito com suas teimosias. Além do drama e do humor, o livro também possui uma dose de paixão, em meio a um caso de amor proibido, torcemos pela felicidade de Jacob, mesmo que, no meu caso, eu não tenha sentindo a intensidade do amor narrado pelo personagem. Entretanto, longe dos resquícios de amor, drama e comédia presentes na narrativa, o ápice da história se concentra na chegada de Rosie, a elefanta mais querida e linda do mundo.   Ela muda o rumo do livro, fortalecendo laços de amor e destruindo relações de egoísmo e dor. Esperta, carinhosa, companheira, Rosie rouba a cena, cativando qualquer leitor.


Gostei muito do livro, a autora escreve de uma forma direta e simples, emocionando-nos com os fatos e não com suas palavras. Fiquei surpresa com a informalidade do texto, que conta até mesmo com palavreado chulo, mas claro, nada que desmereça a obra, muito pelo contrário. Outro ponto positivo, como já citei, é o contexto, o circo definitivamente me ganhou. Já como ponto negativo, saliento o final, de certa forma o achei muito irreal, ao contrário do resto da narrativa, a conclusão é muito romântica, algo que para mim, não caberia a real situação de Jacob, contudo, isso não me fez gostar menos do livro.


Assim, só posso dizer que recomendo o livro. Para quem procura um livro emocionante e ao mesmo tempo divertido, Água para elefantes é uma ótima opção. Aproveito para agradecer a Editora Arqueiro por ceder o livro para resenha.
E quem gostou, corre participar da promoção dos 1.000 seguidores aqui do blog, quem sabe você não ganha o livro e o DVD do filme?

 

30 comentários:

  1. Oi Pah!
    Este é outro livro que já ouvi muito falar e que tenho muita vontade de ler!
    Fiquei encantada com sua resenha e aumentou minha curisidade para ler!
    Tbm já vi muitos comentários positivos sobre o livro e outra coisa que me encanta é a capa! Me parece que a capa passa um pouco da emoção que vc descreve, acho muito linda e romântica!

    Bjinhs!!
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pah, sou louca pra ler esse livro!
    Adoro montanhas-russas emocionais e acho que vou gostar desse!
    Já li sobre o a linguagem informal e comentários chulos, mas se isso não atrapalha a leitura, então tudo bem ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Floor, nunca tinha visto essa última foto. Que show *0* Pattinson é muito gato

    ResponderExcluir
  4. Pah, enfim você terminou! :)
    Eu acho esse livro muito digno me fez chorar bastante.
    A Sara escreve muito bem e o drama do Jacob foi maravilhosamente exposta, tanto ele jovem quanto senhor.
    Eu esperei que a Rosie aparecesse mais para o início do filme, mas não me decepcionei com sua forma leve e fantástica de ser!
    Resumindo esse livro é muito amor.
    Beijos, Caah x♥

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  5. Ah, é um livro legalzinho pelo que vc falou.
    Não tenho muita vontade de ler, mas leria.
    Gosto de livros com uma linguagem mais formal. E histórias 'tristes', com drama, não é meu forte! rs

    Beeijo. =*

    ResponderExcluir
  6. Ah gostei desse livro, me pareceu bem legal hein, ah já estou participando do sorteio rs

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  7. Este é um livro que eu vejo resenhas positivas e negativas, e conforme vou lendo, acabo ficando curioso, mesmo com as negativas.
    Fico feliz em saber que você gostou, e que o livro é bom! Quero muito ler, mas este ano fica bem difícil... tenho outros na frente, e preciso lê-los logo.
    Enfim, adorei sua resenha, viu, Pah? Fiquei beeem afim de ler mesmo!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  8. Acho que exatamente por esse palavreado chulo, o livro perdeu pontos comigo, mas fora isso, gostei bastante da história em si. A autora soube conduzi-la de maneira com que a leitura fluísse em meio termo. Devagar, para saborearmos mais as palavras e rápido, a ponto de não querermos para de ler o livro.
    Enfim, gostei. E claro, sua resenha foi fantástica a ponto de me deixar com vontade de voltar e ler novamente! :)


    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela resenha Pah! Já li Água Para Elefantes e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie Pah :D
    Antes de tudo, Rob beijo procê! hahaha
    Deixando a brincadeira de lado...
    Vi o filme e simplesmente me encantei... Fiquei meio com o pé atrás de ler o livro por conta dos maltratos com os animais :( Mas depois das resenhas que venho lendo, a vontade de ler tá voltando! :D
    Adorei a resenha!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? *-*
    Gostei do seu blog XD
    Estou criando um novo blog, tem como visita-lo?
    Siga e comente, por favor.
    http://mantidoemsegredo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. sou suuuper suspeita pra falar de qualquer coisa sobre o livro... É um dos meu favoritos, então...
    Post lindo e muito bem feito, Pah! Adorei *-*
    ;*

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah, eu ainda não li este livro, acredita? mas já assisti ao filme, e adorei!!!O filme é também muito emocionante. Bju

    ResponderExcluir
  14. >Boa Noite ;)

    Passando para fazer uma visitinha e ver as novidades do seu blog! ...Esse livro é muito bom impossivelnão se apaixonar por ele. Adorei sua resenha deu até vontade de reler o livro!

    Beijos =D
    @AngelKiller_
    Blog anime-daiki.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. só vir o filme amei para falar a verdade não espera muito do filme e me surpreendi com ele,acho que o livro vai muito emocionante ler ele e imaginar de uma forma diferente que o filme.

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga parceira,amei sua resenha,não tava muito afim de ler esse livro mas depois de sua resenha quero muitoooooo

    ResponderExcluir
  17. ooooi Pah tudo bom?
    Adorei Agua para elefantes, achei um livro bem surpreendente e original e no meu caso eu AMEI o final dhsuiadhsuia
    tbm recomendo muito!
    Beijão

    http://blogcabelosaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Olá Pah
    Já li muitas coisas boas a respeito desse livro
    E tem ate o filme *-*
    Eu ainda vou compra-lo

    Beijos

    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Acho que esse livro é uma relação de amor e ódio com as pessoas! Hahaha. Algumas pessoas gostam, outras nem tanto assim.. Ainda não li, mas estou super ansiosa para ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oie Pah =)
    Ainda não li, mas tou com muita vontade de lê-lo. Sei lá o enredo circense me atraiu. Resenha linda!

    Bjokas

    ResponderExcluir
  21. Amei esse livro. A forma como a autora conduziu a história, contou as atrocidades circenses (que são super reais) e ainda criou um romance, que para mim, foi lindo *-*

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  22. Oii!
    Eu gosto mt das suas ideias sobbre os livro e vc sepre da otimas dicas, pelo menos sao sobre o tipo de livros q eu gosto :)
    pena sua resenha percebo que nao tem erro deu gostar desse livro tb. Eu nao estou mais comprando nem lendo nada, mas eu quero le-lo sim.
    Anotado ;)

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Pah!
    Gostei muito da sua resenha.
    Também AMEI o livro...
    Fiquei com dó do Jacob em alguns momentos...
    E também fiquei MORRENDO de vontade de ir ao circo depois de ler o livro, pensei que fosse a única. hahahah
    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  24. Olá, Páh!!!
    Adorei a sua resenha!!
    Eu já li este livro e achei muito emocionante, sem dúvidas!! Acompanhar a rotina no circo itinerante foi muito prazeroso, só falta agora assistir a adaptação dele para as telonas rs.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  25. Olá flor passando pra conhece seu blog , e adorei tudo vc esta de parabéns estou seguindo vou adora ter vc no meu blog beijos flor..

    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. olá querida. ^^
    Ainda não li esse livro e nem cheguei a assistir o filme.
    Ainda vou ler/ver e espero gostar bastante. =)
    beijos.

    ResponderExcluir
  27. Ah eu amei esse livro. Concordo com você que o ponto mais alto do livro é de fato o Circo e o grande apanhado histórico e trabalho bem feito que a autora teve que fazer para criar um ambiente tão real, quase palpável. Ao ler o livro a vontade que dá é de correr para assistir o espetáculo.

    Também me emocionei muito com a Rosie, ela é uma fofa. Mas confesso que o romance realmente me envolveu! Não é daqueles que te deixam arrebatada, derretida e tudo mais, mas simpatizei demais com o casal, e com todos os personagens secundários mas igualmente interessantes e importantes para a trama como um todo!! ^^

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Gizeli Regina Meister8 de outubro de 2012 16:31

    Quando comecei a ler Agua para Elefantes pensei que não gostaria da historia.
    Mas que grande engano, enquanto não li até a última página. Que raiva que deu quando Jacob não teve coragem para terminar o serviço......
    e hoje sou fã da Rose....

    ResponderExcluir