Sem categoria
março 27, 2012

Fuxicos & Futricos #30


Especial Mês dos Históricos
Olá Galera, tudo bem? Com a concessão da querida Paulinha, eu (Paola), invadi a coluna semanal do Fuxicos & Futricos e resolvi fazer um post especial sobre a Jane Austen, autora homenageada da semana. Ontem, falei um pouco sobre suas obras e sua história de vida – Para quem não viu o post, clique AQUI – e hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre o livro e o filme Orgulho & Preconceito, um dos maiores sucessos da autora.
Orgulho e Preconceito – O Livro
Já resenhei o livro Orgulho e Preconceito aqui no blog, mas quando se trata de Jane Austen, não tem como deixar de falar de tal obra. O livro é simplesmente delicioso. Com uma narrativa rica em detalhes a respeito da sociedade Inglesa do século XIX, cada característica descrita pela autora é capaz de nos envolver aos costumes da época, fazendo com que possamos absorver em totalidade cada minúcia da trama. Para quem não sabe, o livro narra a história de Elizabeth, uma das cinco irmãs integrantes da humilde família Bennet. Inteligente e espirituosa, ela pode ser facilmente considerada uma jovem com pensamentos avançados para sua época e é exatamente a sua personalidade inquietante que instiga o arrogante Sr. Darcy. Dono de uma abastada fortuna e detentor de uma posição social avantajada, logo de inicio o jovem apresenta um grande preconceito pela família Bennet, e por esse motivo, acredita que as jovens não são dignas de sua atenção, contudo, ao desprezar uma delas, ele descobre que o amor não escolhe classe social e que por esse sentimento, somos completamente capazes de nos transformar.
O ponto forte da narrativa de Orgulho e Preconceito está no amadurecimento dos personagens, na natureza orgulhosa e preconceituosa de cada um deles e nos esforços que eles fazem para se transformar. A grande questão (intrínseca) da obra é a batalha entre o dever que temos em seguir os padrões sociais e a necessidade de abandonar tais convenções para seguir em busca da felicidade. Por este motivo, o romance é tão forte e emocionante para vários leitores, porque é real, belo e principalmente puro. O sentimento que os personagens nutrem é utópico e belo de se ler.  
“Sei que é generosa de mais para fazer pouco de mim. Se os seus sentimentos são ainda os mesmos que manifestou em Abril passado, diga-me imediatamente. O meu amor e os meus desejos permanecem inalterados; mas basta uma única palavra sua para que nunca mais lhe fale no assunto.”  
Já o filme…

A adaptação do livro Orgulho & Preconceito para as telinhas lançada em 2005, sem dúvidas é uma das versões mais conhecidas da obra. Alguns fatos que colaboram para tal reconhecimento são: a escolha do elenco, a clareza do roteiro e a preocupação com a adequação da obra no processo de transformação da história em filme. Para quem lê, é difícil assistir uma adaptação literária sem se decepcionar com algum detalhe – sempre temos a impressão de que ficou faltando algo, ou que a mesma não foi capaz de transmitir a grandiosidade dos sentimentos presentes na leitura – contudo, isso não ocorre com Orgulho e Preconceito. O filme foi muito bem feito, de forma que adaptação enriquece e complementa a leitura, e não o contrário. Claro que o filme não substitui a obra, afinal, existem elementos que só podem ser vivenciados com a leitura, no entanto, essa adaptação é digna de emoção, bom humor e muito romance. O que faz dela não a adaptação de um clássico, mas sim, a representação do mesmo.

  Livro + Filme = Muita Emoção
      

 

 

  

Ler o livro e depois ver o filme de Orgulho & Preconceito nos enche de emoção. Ao ler, vivenciamos o amor presente na narrativa e ao assistir o filme, o vermos nascer, ao mesmo tempo em que desfrutamos das emoções anteriormente presenciadas na leitura. Achei um vídeo do filme com a música Here Without You, do 3 Doors Down. A música é linda, e se adéqua totalmente ao sentimento de emoção presente tanto no livro, quando no filme. Confiram:

Por hoje é isso. Gostaram? 
Aproveito para agradecer a Paulinha que permitiu que eu me “apropriasse” de sua coluna nessa semana e claro, faço as honras de seu aniversário que foi dia 25. Paulinha, Parabéns! Muitas felicidades, que Deus te ilumine e conceda a ti muitas graças. Você é muito especial!
Até, 


Comente via Facebook


Deixe seu comentário

11 Comentários

  • Aione Simoes
    Aione Simoes
    27 março, 2012

    Mais um post lindo, gêmea!
    De fato o filme não deixa nada a desejar, é uma excelente adaptação e preenche completamente a leitura!
    A música escolhida é linda, estava curiosa pra ver qual você colocaria! De fato ela tem tudo a ver ^^
    Parabéns pra Paulinha o/
    Beijão!

  • Teen.Tação
    27 março, 2012

    li esse livro para um trabalho da faculdade…tô querendo assistir o filme pra ver sae é encantador igual o livro *-*

    seguindo vc

    Tem sorteio de Páscoa lá no blog *-* Só que é o seguinte, o coelhinho da Páscoa Trouxe um Kit de Make ao invés de Ovos de Chocolate. Tem algum problema? Rs'

    http://teentacao.blogspot.com.br/

  • ✿Nessa✿
    27 março, 2012

    Oi Pah!
    Que lindo o post, cheio de amor no ar!!
    Bem, como vc sabe eu recebi o livro edição especial e quero logo ler Orgulho e preconceito!
    Acredita que comecei a assistir no filme e quando estava na mestade trancou, então quero muito ler e terminar de assistir o filme=)

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

  • Angela Graziela
    27 março, 2012

    Eu ainda não li este livro
    Só assisti ao filme e gostei bastante!
    E qualquer dia desses vou pegar esse livro para ler

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

  • Lu
    27 março, 2012

    OIE.
    Assisti o filme e adorei, o mocinho é muito perfeito, rsrs.
    Nunca li o livro, mas pretendo. ^^
    beijos.

  • leitura hot
    27 março, 2012

    Eu adoro o filme e já comecei a ler o livro…estou adorando! Gostei muito do post, por se tratar de um clássico e eu sou super fã!

    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

  • Lua
    27 março, 2012

    Puxa nunca ví o filme, e nem lí o livro, mas devem ser muito bonito, assim que rolar uma oportunidade vou ver. Bjs

    http://worldlua.blogspot.com/

  • jayane
    27 março, 2012

    Ainda que ler o livro,pois gostei muito do filme o filme e muito bom.

  • Carol
    27 março, 2012

    Eu comprei o livro mas ainda não li… estou super ansiosa pra ver como é…
    porque todos dizem coisas boas…
    também não vi o filme… vou deixar para depois do livro =]
    Estou te seguindo

    Beijos.
    #Resenha falada.

  • Anônimo
    27 março, 2012

    Amei o Fuxicos & Futricos feito por você, Paola. Já pode até tomar o meu lugar, mas, por favor, não faça isso 😉
    Ainda não li nada de Jane Austen e tenho até vergonha de adimitir, pois é uma leitura clássica.
    Já vi muita gente falando muito bem de "Orgulho e Preconceito",tanto o livro quanto o filme, mas só tenho adiado a minha conferida na obra.
    Espero conferir em breve!
    Amo essa música, Pah! Muito linda *.*
    Agradeço, mais uma vez pelos "parabéns" e pelos bons desejos.

    Ps.: É muito estranho comentar minha coluna kkkkkkkkk'

    ;*

  • Gabriele Krause
    27 março, 2012

    Ooi, nossa foi ótimo ler sua postagem. Acabei de comprar o livro, ainda não li mas estou curiosa.

    Beijo

    http://www.meulivrominhaterapia.blogspot.com