Fuxicos & Futricos #31



Olá, pessoas!
Hoje, no Fuxicos & Futricos estarei trazendo uma super indicação. Um livro que virou febre mundial e que foi adaptado para o cinema. Teve gente até que já falou que esse será o novo Crepúsculo.  Será?


Música

A música escolhida faz parte da trilha sonora do filme. Eu não sou fã de Taylor Swift, mas já é a segunda vez que uma música dela entra aqui, na coluna e, tenho que admitir, eu amei essa música!
Taylor Swift feat. The Civil Wars – Safe & Sound



“Eu lembro das lágrimas escorrendo pelo seu rosto
Quando eu disse que nunca deixaria você ir
Quando todas aquelas sombras quase mataram sua luz
Eu lembro de você dizer não me deixe aqui sozinho
Mas tudo isso está morto e enterrado e hoje à noite passou.

Apenas feche seus olhos,
O sol está se pondo.
Você vai ficar bem,
Ninguém pode feri-lo agora.
Venha luz da manhã,
Você e eu vamos estar são e salvos.”



Livro
Aqui estou eu, mais uma vez, apresentando pra vocês o 1º livro de uma série. A da vez se chama Jogos Vorazes e, creio eu, que todos vocês já ouviram falar dela e muitos até já leram.
Jogos Vorazes nos contará a história na perspectiva de Katniss Everdeen, uma jovem menina que mora num país chamado Panem (que é o que antes era a América do Norte), que é formado por 12 distritos e, todos esses, comandados pela Capital. Conta-se que há muito tempo houve uma manifestação, uma rebelião de um 13º distrito contra a Capital e esse foi destruído pela mesma. Como punição e para que não venha a haver mais manifestações, foram criados os Jogos Vorazes, uma espécie de reality show onde seus participantes lutam para sobreviver.
Todos os anos 2 jovens (sendo um do sexo feminino e outro do masculino) de cada distrito são recrutados para participar. É feito um sorteio entre jovens de 12-18 anos e esses são colocados no meio de uma arena projetada para fazer com que os participantes lutem até a morte.
Após ouvir o nome de sua irmã de apenas 12 anos ser chamado no sorteio, Katniss, que vive no distrito 12, se voluntaria no lugar da irmãzinha. O garoto sorteado foi Peeta Mellark, um menino que faz parte do passado de Katniss. Mas será que ele lembra o que fez por ela? Ela ainda se sente em dívida, será que ela ‘pagará’?

Eu A-M-E-I!!!
 A história é super envolvente e em vários momentos me vi querendo gritar, correr e sobreviver junto com a protagonista.
Sou super chegada num romance e, para não decepcionar, aqui tem romance sim, gente, mas não é colocado como prioridade na história. Ah, e claaaro, tem que ter aquele velho e bom drama quando o assunto é o coração. Devo deixar claro que não teremos um casal exatamente formado aqui, mas já poderemos sentir o gostinho do que nos aguarda nos próximo 2 livros ( Em Chamas e A Esperança).
Devo admitir que assim que Katniss descreveu o personagem já me apaixonei, então, vou logo dizendo, amo o Peeta *-*.

Se você já ouviu falar dessa série, ficou com vontade, mas ainda não leu, ou mesmo se você que não vive nesse planeta e nunca ouviu falar dessa série, mas gostou da indicação aqui, CORRAM ATRÁS E LEIAM!

“Olhe como nós tomamos suas crianças e as sacrificamos e não há nada que vocês possam fazer. Se você levantarem um dedo, destruiremos cada um de vocês. Assim como fizemos no Distrito Treze.”


Filme

Como o filme indicado é adaptação do livro também indicado, não lhes darei a sinopse, irei apenas lhes dizer o que achei.
Achei que o filme Jogos Vorazes superou a minha expectativa. Como na maioria absoluta das vezes as adaptações para as telonas não são tão boas quanto os livros, fui para o cinema não esperando muita coisa.


No geral, gostei, mas é claro que, como uma fã dos livros da série, eu esperava um pouco mais. Começarei então a falar dos pontos negativos:
- Não gostei da classificação. Acho que o livro não é próprio para uma criança de 12 anos e não concordo que o filme seja.
- O filme é mais limpo, menos “obscuro”, menos sofrido que o livro.
- Tive a impressão de ter visto algumas cenas que não continham no livro (e não gostei delas).
- Senti falta de alguns personagens e de algumas situações.
- A fofura do personagem Peeta não fica tão clara quanto no livro, ele, muitas vezes, parece um personagem qualquer.
- Não gostei daquele final. Pra quem leu a série, até que tudo bem, pois sabemos da continuação, mas pra quem não leu, aquilo parece um tanto... vago e bobo.


Certo, chega dos pontos negativos, agora vamos para as coisas boas. Eu estava ansiosa para ver a Capital e ela não decepciona. Estava ansiando muitíssimo para ver as roupas da Katniss e isso definitivamente, foi bem legal, mesmo eu pensando em algo diferente enquanto lia o livro. Gostei muito da arena também e estava querendo muito ver a cena da Katniss com a Rue (quem leu sabe do que falo.), que achei que ficou muito doce (definitivamente essa é minha cena preferida). Gostei bastante da escolha do elenco, eles parecem viver bem o personagem, mas devo admitir que não gostei muito de como o personagem Haymitch nos é apresentado, pois me pareceu bem diferente daquele que vi no livro.
Bom, já estiquei demais. Recomendo sim o filme, mas leiam o livro primeiro. Pra quem é fã da série, fica a pergunta: o que vocês acharam da adaptação?


Ano: 2012
Direção: Gary Ross
Elenco:
- Jennifer Lawrence
- Josh Hutcherson
- Woody Harrelson
- Elizabeth Banks


“Que a sorte esteja sempre a seu favor!”


8 comentários:

  1. Quando Taylor Swift começou a aparecer eu não gostava muito das musicas dela muito não,mas foi passando um tempo que comecei a gosta de algumas musicas dela novas,acho que eu sou uma das poucas pessoas que ainda não viu o filme e nem leu o livro de Jogos Vorazes.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o post, eu assisti Jogos Vorazes e fiquei apaixonada, agora estou esperando o meu livro chegar, não vejo a hora, porque sempre prefiro o livro, e com certeza dessa vez não vai ser diferente rsrs, parabéns pelo post, eu amei, e mesmo sem ter lido o livro ainda já sou fã da série *_*

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. AHhh que post lindo!
    Eu também amei a música, Paulinha, apesar que eu gosto mesmo da Taylor!
    O livro é realmente incrível e, apesar dos pesares, eu amei o filme! Achei muito bem adaptado, apesar de ser mais raso mesmo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. OI Paulinha!
    Infelizmente como sou ansisoa fui assistir ao filme, antes de ler o livro e agora não consigo comprá-lo aqui pois está uma febre e as livras não tem!
    Agora vc me deixou mais curiosa e com certeza quero muito comprar o livro para ler. Pelo que vc diz o livro deve ser muito melhor que o filme.
    Bem, eu gostei do filme, mas eu ainda não li então não posso falar muito!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa musica daTaylor,me dá uma vontadezinha de chorar ")

    ResponderExcluir
  6. Paulinha,
    Eu já ouvi muuuuuuuuuuuuuito dessa série rs (então pertenço a esse mundo rs )
    Quero muito ler essa série mas como não posso comprar nenhum livro vou esperar um pouco, mas vou assistir o filme o quanto antes rs ^^
    Adorei esse post.
    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulinha!
    Também estou viciada nessa música, mas no meu caso sempre gostei muito da Taylor Swift, então Taylor + Jogos Vorazes = combinação perfeita para mim! ^^
    Eu adorei a adaptação. Acho que foi uma das melhores que eu já vi em toda a vida. Gostei das cenas inseridas, pois a autora não colocou nada que poderia "não" estar no livro. Ela disse em entrevista que as cenas que algumas das cenas que adicionou chegou mesmo a escrevê-las para o o livro mas acabou deixando de lado. E a visão de outro ponto de vista como o da Capital, era justamente o que estava acontecendo, só que no livro não vemos por essa perspectiva, ou seja, outro plus maravilhoso! ^^
    Adorei todos os personagens, e gostei das escolhas dos atores que interpretaram cada um! =)
    Essa série é maravilhosa e viciante mesmo.
    Acho meio sem sentido esse pessoal que fica comparando essa série com Crepúsculo - uma não tem nada a ver com a outra - talvez na questão da "febre" tudo bem, mas nunca gostei muito de comparações, parece sempre que estão tentando diminuir alguma das partes envolvidas e cada uma serve a um propósito diferente. Mas entrando na onda, se for mesmo no quesito "febre", JV tem tudo para ser ainda melhor, já que o primeiro filme bateu recordes de bilheteria mundial, e alcançou mais público na estreia do que qualquer filme da série Twilight. Ele sai na frente pois atinge um público maior e mais variado de leitores, e não apenas um específico como Twilight!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Aaaah, que post lindo!

    Eu também não sou (nada) fã da Taylor Swift, mas confesso que achei essa música bem bonito, porque acho que tem bastante a ver com o contexto do filme. A letra é realmente linda! *-*

    Já li a trilogia de Jogos Vorazes e não preciso nem dizer que amei, né? Virou uma das minhas séries preferidas.

    Sobre o filme: eu gostei bastante até. Achei que ele tava beeem fiel ao livro e gostei muito disso. Adorei ver na tela tudo que idealizei e imaginei enquanto lia o livro. O Peeta me conquistou demais, mas eu sou suspeita pra falar porque sempre amei demais o ator que o interpreta, Josh Hutcherson. Então, me derretia toda vez que ele aparecia na tela. O Josh já é um lindo, ainda por cima vivenciando o perfeito do Peeta, é de matar qualquer uma do coração! hahaha
    Enfim, filme lindo! E agora mal posso esperar por Catching Fire. <3

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir