[Pipocas & Fuxicos] Amor e Inocência


Especial Mês dos Históricos
Olá galera, tudo bem? Vocês pensaram que a semana Jane Austen já havia acabado, certo?! Bem, semana passada foi tão corrida que não postei tudo que queria sobre a autora, então, resolvi prolongar um pouco esse especial. Assim, hoje teremos uma ótima indicação de um filme inspirado na autora, o longa “Amor e Inocência” - Que não foi inspirado em uma de suas obras, mas sim, em sua própria história.

“Na sociedade inglesa de 1795, apenas o dinheiro fazia funcionar a sociedade classicista da época e amar era considerado tolice. O Senhor e a Sra. Austen querem o melhor para sua filha caçula e planejam casá-la com o rico sobrinho de uma nobre senhora da região, mas a jovem Jane, abençoada com um espírito independente, enxerga muito além de riquezas e posição social, além de orgulho e preconceito. Ela quer se casar por amor. E é neste momento que Jane conhece o irlandês Tom Lefroy, um estudante de direito em visita ao campo. Ele é bonito, inteligente e... pobre. Seus caminhos se cruzam várias vezes. Eles duelam verbalmente na floresta, dançam no baile da assembléia, ela o derrota no jogo de cricket e ele lhe dá Tom Jones para ler”.

“Amor e Inocência”, em inglês - Becoming Jane - é uma cinebiografia da autora Jane Austen. O roteiro muito bem elaborado tenta representar com destreza os fatos que conduziram Jane pelo caminho do sucesso como autora. É claro que, alguns elementos romancistas foram incluídos na trama, mas nada que diminua o brilho do filme.

Longe da veracidade dos fatos, o ponto principal é que a trama é envolvente, apaixonante e muito emocionante. As escolhas de Jane, suas prioridades e a paixão proibida que viveu em sua juventude foram representadas com intensidade, deixando claro as dificuldades que ela enfrentou, além de demonstrar sua força de espírito e sua personalidade determinada e a frente de seu tempo - Fato que é claro para quem já leu alguma de suas obras. Assim, nos deliciamos com uma trama rica em detalhes e emoções, observando no dia a dia de Jane os elementos que puderam influenciá-la para a criação de suas obras e personagens. Isso me lembra também que o roteiro é tão bem elaborado, que foi capaz de incluir trechos das obras da autora em cenas que nos remetem ao período em que a mesma esboçava os capítulos de seus livros, envolvendo nos em suas criações.
Outro ponto forte do filme é o cenário, a representação dos costumes da época, das vestimentas e dos preconceitos sociais tão comuns a sociedade inglesa do século XVIII é um balsamo para os olhos. Não consigo deixar de comentar tais minúcias, pois como uma apreciadora de tal período facilmente me encanto com tais cenários.
A escolha dos autores também é um ponto positivo. Gostei demais do elenco, principalmente de ver a Anne Hathaway como Jane Austen, e o James McAvoy como o galante Tom Lefroy. O filme é tão envolvente que, de certa forma torcemos para que o final seja diferente, mesmo sabendo que não podemos modificar as escolhas tomadas por Jane em sua vida.




 

 
Assim, asseguro-lhes que para quem gosta de romances de época, Amor e Inocência é uma ótima opção de entretenimento. Super recomendado!


11 comentários:

  1. Nunca assisti, deve ser bom, vou ver se assisto!

    http://jennywestwick.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o James McAvoy! Ele tem um ar tão fofo e carinha de bonzinho...
    Eu vi alguns pedaços desse filme, mas não parei realmente para assistir. Fico meio frustrada porque sei o que vai acontecer no final também... talvez por isso tenha perdido um pouco da vontade; mas ainda pretendo assisti-lo completo algum dia.
    Também gostei da Anne fazendo o papel da Jane. As vestimentas e costumes da época estão belamente presentes no filme, do jeitinho que deveria ser! ^^
    Beijos, Pah!

    ResponderExcluir
  3. Oi gêmea!
    Eles acertaram em cheio no filme mesmo!
    Também fiquei torcendo por outro final e amo a Anne e o James!
    Fiquei até com vontade de ver de novo ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!
    Eu amei o filme, tudo de bom.com
    Adore a Anne e o James (:

    >> Promoção da Semana: Promoção Dupla (Blog + FB) - [http://migre.me/8q0w2] e Concurso Literário [http://migre.me/8wpyh]

    Abraços,
    Marinah Gattuso
    Contato: marinahbarcelos@hotmail.com
    Blog: marinahgattuso.blogspot.com
    Twitter: @blogmarinah_g
    Skoob: http://migre.me/8eOdZ

    ResponderExcluir
  5. Oi Pah!
    Que ótima dica! Eu não conhecia este filme, e fiquei louca para assistir!! O filme parece ser ótimo com estes atores!!

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pah, que dica linda! *-*
    Você acredita que não conhecia?
    AMEI!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  7. Comecei a ver esse filme,mas sei lá achei muito chato e abandonei por um tempo,quem sabe eu veja depois,mas hoje vir Razão e sensibilidade e adorei,bem que podia fazer um post desse filme.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser ótimo!, e sem falar nos atores fantásticos, com certeza deve ser muito bom!, vou ver se assisto, bjs!, Feliz páscoa para todos!
    http://leitores-parasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Já assisti esse filme e amei!
    Adorei o post!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  10. Oi linda, passando para ver as novidades.
    Adorei o filme e claro, é Jane Austen e eu sempre vejo os filmes com esses dois atores.
    O blog está ótimo.
    Bjs
    Ca
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pah,
    Tenho muita admiração pela história de Jane Austen e adorei descobrir sobre a existência desse filme, com todo o romance que ele comporta também. Adoro a Anne Hathaway e esse trailer também é uma gracinha. Agora eu, curiosa como sou, fui procurar o fina ~le caçadora de spoilers. Fiquei triste com o que acontece, mas a vida é feita de caminhos e escolhas, né. haha

    Beijo!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir