Ler e assistir, ou assistir e ler?


Cinco adaptações cinematográficas e um dilema: O que fazer primeiro, ler ou assistir?
É fato que boa parte dos livros contemporâneos considerados “grades sucessos literários” acabam ganhando adaptações cinematográficas. Antes de intensificar minha paixão literária essa característica muitas vezes me passava despercebida, contudo quando me enlacei de vez a esse universo descobri vários filmes originados de livros, alguns até mesmo, em primeiro instante, inimagináveis. Por exemplo, vocês sabiam que o filme “Meninas Malvadas” teve como base o conteúdo abordado no livro Queen Bees & Wannabes? (Veja mais aqui). 
Particularmente eu gosto de adaptações, entretanto, para me agradar elas precisam manter-se fiéis aos livros retratados, mudanças exageradas na adaptação do roteiro me deixam, no mínimo, revoltada. E é exatamente por isso que costumo ver esse tipo de longa metragem depois de já ter lido o livro, podendo assim comparar as duas fontes de entretenimento e já tendo me deliciado com os detalhes da narrativa que muitas vezes se perdem no enredo do filme. De fato se eu vejo um filme e depois leio o livro me sinto roubada; É como se eles tirassem partes fundamentais da história e a transformassem de uma forma negativa. Não posso negar que existem adaptações tão boas quanto seus livros base, entretanto esses são casos raros e por isso, vou ser sempre do time: LEIA O LIVRO e depois, assista o filme! Contudo, e quando você acha que não vai gostar do livro e opta por ver apenas a sua adaptação cinematográfica?
Sendo assim entrei em um dilema, existem cinco adaptações que prometem fazer muito sucesso no cinema, entretanto, estou em dúvida sobre os encantos de seus respectivos livros. Não que eu duvide da qualidade dos mesmos, contudo, a pergunta que fica é “E se a leitura não engrenar?”. Ultimamente só leio o que me agrada mesmo, foi-se o tempo em que eu forçava uma leitura até o final só por obrigação, desta forma, entenda meu receio com as cinco adaptações que estou de olho para 2013:


·         The Host (A Hospedeira), previsto para 29 de Março de 2013;
·         Beautiful Creatures (Dezesseis Luas), previsto para 12 de Julho de 2013;
·         Safe Haven (Um Porto Seguro), previsto para 05 de Abril de 2013;
·         As Vantagens de ser Invisível (Já estreou, mas na minha cidade ele ainda não entrou em cartaz ¬¬);  e
·         Warm Bodies (Sangue Quente), previsto para 01 de Fevereiro de 2013.

  

 

Eu tenho o livro “A Hospedeira”. Há muito tempo atrás, quando me apaixonei por Crepúsculo não resistir e comprei o livro imaginando que a narrativa dessa “nova” obra da autora Stephenie Meyer iria me conquistar por completo. Contudo, quando comecei a lê-lo não fui fisgada pela trama, fato que me fez abandonar o livro logo em suas primeiras páginas. Agora que vi o trailer da adaptação acabei ficando curiosa. O problema é: já tentei ler o livro e a leitura não fluiu, então, será que compensa ler o livro, ou me contento só com o filme mesmo? Se gostar dele, será que vou me animar para ler o livro?
Outro livro que tenho aqui na minha pilha de leitura é o “Dezesseis Luas”, quando ele foi lançado no Brasil fiquei louca por ele, até porque naquela época era apaixonada por romances juvenis sobrenaturais, entretanto ando cansada de mais do mesmo e por isso, esse gênero literário não anda me convencendo, de forma que parei de ler livros nesse estilo por um período. Contudo, dizem que o livro parece ser bem melhor do que o filme, os fãs não estão satisfeitos com o rumo da adaptação, já eu, AMEI o trailer. Isso significa que vou gostar do livro? Eis a questão!“Um porto Seguro”, mais um livro que tenho aqui, mas que me deixa ressabiada com o fluxo da leitura. Tenho problemas com os livros do Nicholas Sparks, eles geralmente me deixam muito nervosa, para mim a narrativa do autor raramente engrena, tudo é tão calmo e parado, só no final que as coisas realmente se intensificam e com isso eu fico me cobrando: “Paola, o que você tem de errado para não gostar desse livro?”. No geral, acabo me decepcionado comigo mesma, e por isso, faz tempo que não tento ler um livro do autor. Tomei a decisão de ler “Um porto seguro” por causa do filme, gostei demais do trailer, mas a questão é, o leio antes ou depois de ver o filme? Se o longa for bom talvez eu releve meus problemas (caso esses existam) durante a leitura, agora se o filme for ruim, pouparei muito do meu precioso tempo, visto que nem irei tentar ler o livro. “-Sim, eu vivo um dilema!”
Eu sempre quis ler o livro “As vantagens de ser invisível”, e agora com o filme minha curiosidade só aumentou, vendo o trailer fiquei hipnotizada com magnitude da trama, que parece ser simples e ao mesmo tempo, extasiante. O problema é que, criei muitas expectativas com relação ao livro, o que pode me levar a se decepcionar com ele, mesmo tendo certeza de sua ótima qualidade. Eu sei que se assistir ao filme primeiro, sem dúvida nenhuma eu irei me surpreender com o livro, então será que essa é a solução? Por via das dúvidas, é melhor ver o filme antes de ler o livro?
Agora vamos ao meu maior dilema, o livro “Sangue Quente”. Li várias resenhas dessa obra me preparando para uma história forte e de amedrontar, algo sombrio e de qualidade. Como não sou fã de livros que seguem a linha “assustador”, (sim, sou medrosa!) escolhi não ler a obra, apesar de nutrir certa curiosidade sobre a mesma. Agora me diz, quem vê o trailer de sua adaptação é capaz de defini-lo como um filme de suspense? Eu o achei no mínimo, hilariante, quase morri de rir com o momento em que o zumbi principal resolve “ensinar” a mocinha a se disfarçar no meio dos zumbis, se aquela cena não foi feita para nos fazer rir, então não sei mais definir a classificação de um filme. Sendo assim, ou o livro é mais leve do que me falaram, ou o filme deu uma boa suavizada na história. Arrisco a ler o livro e ficar com medo, ou assisto o filme primeiro para decidir ler ou não o livro?


Vocês perceberam que definitivamente não sei o que fazer a respeito desses cinco livros, não é mesmo? O que é certo é que vou ver TODOS esses filmes, já quanto aos livros, só o tempo irá dizer se eles vão ser lidos algum dia, e mais, se vão ser lidos antes ou depois que eu ver suas adaptações.

29 comentários:

  1. Eu normalmente prefiro ler o livro primeiro, igual a você. Eu concordo, eu também não me animo com os livros do Nicholas, nos livros dele eu prefiro os filmes, mas acho que só dele mesmo.

    Beijos,
    Saindo da Realidade

    ResponderExcluir
  2. rsrsrsr... amei o post, Pah...realmente você vive um dilema, mas de todos os filmes e livros q vc citou o único que não me anima em nada (nem para ler, nem para assistir a adaptação)é o livro "Sangue Quente". Gosto de livros de terror ao estilo Stephen King, mas sério...zumbie? não rola mesmo!

    Já achei estranho você não se encantar pela Hospedeira! Realmente, para quem não gosta desse tema tão SCi-Fi, as primeiras páginas são um porre, mas eu amei o livro em si...já reli 3 vezes..
    Mas respondendo sua pergunta/dilema: eu leria os livros antes de assistir os filmes!

    ResponderExcluir
  3. As Vantagens de ser invisível é um livro muito gostoso de ler, sabe quando você está lendo e nem percebe, só vai passeando pelas páginas? Ele não é um livro pretensioso, é até bem simples, mas o Charlie, personagem principal, é tão carismático que deixa tudo muito agradável independente do que esteja acontecendo. Também estou no seu dilema, eu achei o trailer de Sangue Quente tão divertido que não resisti e comprei o livro, chegou hoje aliás, vou passar ele para o topo das minhas leituras, espero que seja bom. O restante eu não sei nada, Stephenie Meyer eu não gosto, acho a narrativa dela pobre e irritante, na minha opinião. Ótimo texto o seu. Acompanho você no youtube e te acho muito querida :)

    ResponderExcluir
  4. Ler e assistir!!!
    Sempre!
    Beijos
    Rízia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Pah! Eu também sou do time ler e depois assistir. Eu não gostei de Dezesseis Luas e provavelmente vou ver o filme, se engrenar eu até leio o segundo livro. A Hospedeira eu gostei bastante, mas demorou para isso acontecer, e o meu maior dilema junto contigo é ler ou não Sangue Quente, já li resenhas que falavam super bem e outras que não falavam tão bem assim. Mas depois que eu vi o trailer, simplesmente me deu uma vontade louca de ler o livro, eu gostei bastante do trailer, mas fico com medo de não gostar do livro. Então, estamos no mesmo barco, não sei se leio ou se assito primeiro o filme.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amoree A Hospedeira por favoor termine de ler a minha opinião. As primeiras partes são mesmo chatas e tediosas mas apartir de certo ponto o livro fika tão bom que é impossivel para de ler (minha opinião) Tudo bem eu sei bem como é empacar em um livro mas serio amore termnine. Você não vai se decepcionar e o filme provavelmente não vai ser tão bom simplesmente ppor que vão cortar muitas partes. EU sou do time de ver o filme e depois ler o livro (mas as vezes acontece o contrario) por que o livro é sempre melhor que o filme então eu vejo filme primeiro para não me decpcionar eu criticar demais antes de ver inteiro. Sinceramente só fika a dika de terminar de ler A Hospedeira e mtuuu bom

    ResponderExcluir
  7. Interessante o post algumas vezes leio o livro antes de assistir o filme.Também tenho o Livro A Hospedeira e também já li.
    Agora parece que está acontecendo uma crise com os roteiristas,porque eles estão sem inspiração,podem ver que a maioria dos filmes são baseados em livros ou peças,remakes ou continuações.
    No momento raramente você vê algo original,prestem atenção quando aparece baseado no livro tal.

    ResponderExcluir
  8. pah o do nicholas é perfeito !!! e a hospedeira é demais!

    ResponderExcluir
  9. estou curiosa para ler todos essses livros e ver todos esses filmes!
    16 luas é um que está na minha lista de desejados desde que foi lançado e até hj não li ainda ;o
    não sabia que seria lançado um filme dele, então acho que verei antes de ler!

    ResponderExcluir
  10. Gêmea, adorei o post!
    O único que li foi A Hospedeira e, portanto, é o único que posso opinar. O começo é lento ao extremo, mas se torna incrível depois da segunda metade. Eu amei o livro!
    Eu tive exatamente a mesma impressão que você com Sangue Quente e Dezesseis Luas. Eu nunca tive vontade de ler nenhum dos dois, um por achar bizarro o tema dos zumbis e o outro por ser mais do mesmo. Mas, quando vi os trailers, me apaixonei pelo de Beautiful Creatures e quase morri de rir com o outro.
    Eu quero ler Um Porto Seguro porque o Má falou muito bem dele, parece que tem um toque de suspense que vai tornar as coisas melhores!
    Sobre As Vantagens de Ser Invisível, quero ler e assistir!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah!
    Eu já tive várias experiências negativas, e sei que o melhor é primeiro ler e depois assistir, mas as vezes, acabo fazendo ao contrário por ansiedade!
    Eu vi o trailer de dezesseis luas e adorei, estou mega curiosa!! Eu tenho o livro e ainda não o li.

    Adorei o post!!

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu comentei no face, né?
    Tem coisas e coisas a serem avaliadas.
    Eu disse que antes eu sempre queria ler o livro antes, e depois eu comecei a perceber que vários filmes que eu detestava por conta da comparação com o livro, agradavam várias pessoas (inclusive muitas que liam depois).
    Eu tomei uma decisão de avaliar a história e relaxar.

    Acredito sim que tramas muito complexas e de suspense, acabam perdendo muita da graça do livro se já sei o que vai acontecer. Assim, o livro deve vir antes.
    Aí entra As vantagens de ser invisível. Ele tem essas características, e eu gostei demais do filme (mas eu fui sem esperar nada da história, sem saber sobre o que era). E é o tipo de filme que não me incomoda a ordem, porque tem tantas minúcias, que eu vou amar me aprofundar no livro.
    E acredito que a ordem de livro e depois filme, também me agradaria.

    A hospedeira entraria na minha lista de ler antes (eu acho que deves tentar de novo, porque eu achei muito melhor que a série Crepúsculo). Só que eu posso comparar com Jogos vorazes, que foi tão bem feito o filme (claro sempre haverá os pontos fracos), que eu vi, li depois e ficava maravilhada na leitura relembrando as cenas e também deixando a mente construir outras.

    Eu não consigo achar um dilema muito grande as adaptações de Sparks. Eu achava que amaria tudo dele por conta dos filmes, aí comecei a ler os livros e não me surpreender com a escrita dele.
    Ainda preciso ler alguns antes de ver os filmes (sim eu não vi vários dos filmes dele), porém, minha opinião é de que geralmente eles conseguem trazer os pontos fortes do livro e trabalhá-los melhor no cinema. Eu concordo contigo quanto a narrativa dele, acho que ele tem ideias brilhantes para a história, e que nem sempre consegue trazer para o enredo tudo o que poderia oferecer.

    Os outros dois eu não li, mas com certeza são livros que eu preferia ler antes do filme. Mas, eu também ando meio assim dos sobrenaturais juvenis... e eu lembro da experiência ótima que foi Jogos vorazes. E percebo que não é tão ruim.


    Sobre ver o filme e depois ler o livro para não se decepcionar com o filme, é uma tática excelente para quando você pretende ir em grupo ao cinema. E evitar de ser a chata (eu sou total) de reclamar do filme O TEMPO TODO. Ou como quando eu quase saí no meio do cinema em O prisioneiro de Azkaban.

    HP é uma mostra de que eu só passei a curtir mais os filmes (apesar de ter ido em todas as estreias, até mesmo estando em congresso em Manaus, ou estando em intercâmbio em Buenos Aires) quando eu liguei aquele botão do f***** e fui lá para cumprir protocolo de emoção.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. eu tenho o livro pé na estrada e prometi a mim mesma que só assisto o filme depois de ler o livro. vou ganhar o livro as vantagens de ser invisivel e fiz a mesma promessa. faço parte do time: Leia primeiro, assista depois.
    mas conheço algumas adaptações para o cinema que ficaram melhores que os livros, por exemplo, Drive, de james sallis. Eu assisti o filme primeiro.
    E eu to achando que esse filme Sangue Quente vai ser uma comédia! sério! um zumbi que conversa com uma humana?? ele deveria se alimentar dela!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  14. Olha eu prefiro ler os livros primeiro, pois gera um mistério para saber o final, se eu ver o filme primeiro já vou saber e não vai mais ter graça, recomendo que leia a Hospedeira, o livro é muito chato no começo, mas se torna muito legal e a história é incrível, recomendo, bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Pah,
    Olha tive algumas experiências que achei melhor ler e depois assisti, mas acredita que as vezes tenho vontade de assisti e depois ler, um caso desse é o filme Amanhecer ainda não li, mas já assisti o filme.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Pah quantos dilemas!!!!!!
    É mesmo muito chato quando você compra um livro e quando começa a ler ele não flui.

    Não sabia que o filme Dezesseis Luas não estava satisfazendo os fãs. Agora eu fiquei receosa. Espero que seja uma ótima leitura, pois pretendo ler o livro antes do filme.

    Também vi o trailer de sangue quente. Imaginei que o livro seria sombrio, até por que a capa me passou isso. Mas quando vi o trailer eu bolei de rir! O que é isso? Um livro leve sobre zumbis? rsrsrs...
    Bom eu não sei se pretendo ler Sangue Quente mas o filme eu assistirei.

    Ah! Pah leia os livro primeiro, ok? ;D
    Bjus...

    ResponderExcluir
  17. Oi Pah!
    Eu SEMPRE prefiro ler primeiro e depois assistir ao filme, se acontece de eu fazer o inverso fico um pouco frustrada.
    A Hospedeira é um dos meus livros queridinhos, os dois primeiros capítulos são péssimos, confusos, mas depois para mim a história ficou ótima.
    Dezesseis Luas é bacana, mas não é o livro mais emocionante do mundo, acho que o filme vai ser legal, mas um tanto diferente.
    Um Porto Seguro é uma das próximas leituras, mas no meu caso eu AMO o Nicholas Sparks, então eu leria mesmo se não existisse filme.
    Eu nunca tinha me interessado pelo livro As vantagens de ser invisível, tinha uma visão totalmente errada dele! Agora estou doida para comprá-lo.
    E por fim, eu também achava que Sangue Quente desse medo, mas pelo trailer (que é ótimo, dei muita risada) acho que não é bem assim né? Estou só esperando uma boa promoção para comprá-lo, faço questão de ler antes de assistir ao filme!

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Meu Deusss eu nem lembrava de Você Decide! hahaha
    Então, desses livros eu li A Hospedeira, Dezesseis Luas e Sangue Quente. Posso dizer que gostei de todos os 3, principalmente de Sangue Quente, até fiquei um pouco chatiada por saber que eles fizeram o filme de forma mais cômica. A Hospedeira é aquele livro que vai te enrolar no começo, mas é maravilhoso, eu amei. E Dezesseis Luas também vai te enrolar, mas é bom.
    Eu costumo a ler primeiro o livro, mas já que os filmes estão tão próximos do lançamentos, talvez valha a pena arriscar a ver o filme antes. Mas te garanto que você vai acabar abandonando A Hospedeira, por exemplo, se assistir ao filme antes.
    Beijos!

    Andressa
    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Dependendo da historia prefiro ver o filme primeiro e depois ler o livro, pq sem querer eu fico comparando livro e filme e acabo estragando tudo... pois 90% das adaptaçoes os livros são mil vezes melhores.. Mas agora tem dois livros que os filmes superam e muito e confesso que os livros estragaram a magia da historia eles são: é Forrest Gump e Sangue & CHocolate.

    ResponderExcluir
  20. Somos do mesmo time, Pah. Também prefiro sempre ler o livro primeiro.
    Sério que não leu A Hospedeira. No começo do livro, aconteceu a mesma coisa comigo, fiquei irritada porque a leitura não engrenava, era tudo muito chato e por muito pouco não desisti de terminar, isso por que minha amiga insistiu muito. Mas depois, quase na metade, eu percebi que já não conseguia parar de ler, sério, é muito bom. Tanto que já reli duas vezes e hoje é meu livro favorito. Recomendo ler antes do filme.
    Gosto muito das adaptações dos livros do Nicholas, geralmente são bem fiéis ao livro, e ao contrário de você, adoro o autor.
    Sobre Sangue Quente, eu me interessei pelo livro logo de cara, por se tratar de zumbis, e como eu ando em um vício com zumbis por causa de The Walking Dead... Também achava que se tratava de algo sombrio e assustador... Até ver o trailer, também ri bastante, mas confesso que isso me tirou um pouco a vontade de ler o livro, porque distorceram MUITO a imagem dos zumbis, e como sou fã dos mortos-vivos... Sei lá. Hahahaha Mas pretendo ler nas férias e ver o filme mesmo assim.
    Dezesseis Luas não tenho vontade de te conhecer e só me interessei por "As Vantagens de Ser Invísivel" agora, pelo trailer que mostrou.
    Deus, 2012 será um ano cheio.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Pah!
    Eu também sou super a favor do "LEIA O LIVRO e depois, assista o filme!" é muito melhor, você entende melhor a história. Mas às vezes, principalmente quando você não consegue se conectar com a leitura, o melhor é você ver o filme primeiro.
    No momento não tenho nenhuma vontade de ler "A Hospedeira" então eu vou ver o filme primeiro, se eu gostar tem bem mais chances de eu ler o livro.
    Pode ter certeza que eu vou ler o livro "Dezesseis Luas" antes de assistir o filme, to apaixonada pela história, quero muito que na hora de ver o filme eu possa comparar os dois (livro/filme) e ver as diferenças.
    Eu também tenho problemas com os livros do Nicholas Sparks, eu sou muito sentimental se eu ler um livro que não tenha um final razoavelmente feliz eu fico muito mal, e convenhamos que o NS é bem famoso por seus livros com finais bem trágicos, então eu não sei se vou ler "Um porto Seguro", mas eu vou assistir ao filme.
    Quero muito assistir ao filme "As vantagens de ser invisível", não to muito animada pra ler ao livro, mas talvez se eu gostar muito do filme pode ser que me de vontade de ler.
    Eu já tinha desistido de ler "Sangue Quente" porque achava que era um romance bem estranho (kkk), mas quando eu vi o trailer eu fiquei tipo "QUE?? Vai ser comédia?" eu ri muito assistindo! Agora também to muito na dúvida se eu leio ou não.
    Isso é muito complicado néh? 'kkk

    Adorei o post =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Temos a mesma opinião, eu prefiro primeiro LER e depois VER. Em questão da Hospedeira, eu também tenho livro e o larguei, não consegui ler, também parei nas primeiras páginas, achei super chato e cansativo. Agora vi o trailer e fiquei super curiosa para ver o filme, e pensei se depois de ver o filme, quem sabe tento ler novamente? Não sei.

    E filme dos zumbis, eu acho que é pura comédia, não me interessou, é como se fosse uma piada mesmo.

    Bjkas
    Marina - Leituras e Afins
    http://afinsdaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá Pah!
    Visito seu site há alguns meses e realmente adoro suas resenhas e comentários! Até engrenei em alguns autores por sua causa..
    Como você eu não tinha gostado nem um pouquinho dos livros do NS. Comecei mal com o Querido John, livro em que não acontece nada e os personagens são rasos. Porém alguns ebooks dele acabaram caindo em minhas mãos e como eram em inglês pensei "pelo menos treino meu inglês, já que a história é mais ou menos". Terminei de ler Um porto Seguro hoje e digo que mudei totalmente minha opinião sobre o autor. Agoro entendo porque ele vende milhões. O livro é bacana e a história é bem mais movimentada que Querido John. Mas não espere um livro ótimo. Ele é bom, mas as histórias dele me parecem previsíveis demais, sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi! Só queria corrigir um erro seu: Dezesseis Luas estreia aqui no Brasil dia 13/02, e não em Julho :D
    (https://www.facebook.com/photo.php?v=10152293482355333)

    Mas enfim, parabéns pelo post!
    Abs

    ResponderExcluir
  25. Sofro com o mesmo dilema, já me decepcionei muito com adaptações literárias... E agora não sei se leio primeiro e assisto os filmes ou se assisto os filmes e leio depois os livros... Esse dilema persegue todos os apaixonados por livros e cinema, acho eu.... KKK...

    ResponderExcluir
  26. As vezes vejo os filmes primeiro por não ter tanta vontade de ler os livros,mas tem outros que preciso ler os livros para depois ver o filme,tipo Jogo ?vorazes até hj não vi o filme porque sempre quiz ler os livros primeiro to no ultimo livro enrolando para acabar e depois ver o filme.Tem também o filme O Diário de uma paixão que vi primeiro e depois super queria ler o livro,isso depende muito da historia.

    ResponderExcluir
  27. Oi Pah!!
    Acabei de ver o trailer de Warm Bodies e esse filme com certeza vai ser uma comedia, pelo menos é o que parece pelo trailer, mas pelo que li em algumas resenha acho que o filme não vai estar muito fiel ao livro então acho melhor você ler o livro antes de ver o filme.
    Com A Hospedeira, assim como você fiquei com vontade de ler o livro por que eu tinha amado Crepúsculo então eu achava que A Hospedeira seria tão bom quando Crepúsculo mas eu não consegui passar do quarto capitulo mas já me falaram que quando falta umas 100 paginas para o livro terminar o livro que começa a ficar realmente bom, eu vou ver o filme antes de ler o livro, quando sabe o filme não deixa a gente com uma super vontade de ler o livro.
    Agora Dezesseis Luas eu tenho o livro e estou enrolando para ler, vi o trailer e fiquei doida para lê-lo mas ainda nem cheguei perto mas alguns amigos que leram falaram que vale muito a pena ler esse livro que ele é muito bom, eles amaram o trailer mas odiaram muito o elenco.
    Eu também prefiro ler o livro antes de ver o filme, mas tem aqueles livros que eu não consigo ler antes de ver o filme.
    Beijos,
    Joyce
    Movidos Por Palavras

    ResponderExcluir
  28. Olá, com certeza ler antes é muito melhor mesmo, até porque realmente a maiorias das adaptações são para desanimar!
    Mas queria lhe dar uma sugestão: se esforçe um pouco mais e leia a hospedeira, tive o mesmo problema que você, nossa a leitura não engrenou de forma alguma, foi bem complicado, mas depois de um determinado tempo (não me pergunte, pois não lembro quantas páginas passaram para isso acontecer) mas a leitura começa a fluir, você fica naquele estado que tudo o que deseja é saber o que vai acontecer com os personagens. Já vou le-lo de novo antes de assistir o filme, porque preciso relembrar algumas coisas, e creio que o filme será péssimo, visto que o livro é enorme, mas enfim é um toque, pode ser que você acabe não gostando do livro, mas pelo que acompanho de suas resenhas, acho que você vai gostar sim, mas realmente o começo dele é uma tortura. Abraços.

    ResponderExcluir