[Resenha] O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde

Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente...
Romance || 176 Páginas || Skoob || Compre || Classificação: 5/5 (Favorito)
Desde o primeiro romance que li do autor nacional Maurício Gomyde fiquei encantada com sua capacidade de descrever detalhadamente a gama de emoções que experimentamos em nosso dia a dia. Além disso, sempre me surpreendo com sua aptidão majestosa de enlaçar a fantasia com a realidade, criando romances repletos de emoção e superação que cativam o leitor com seu retrato sincero e palpável dos encontros e reencontros da vida. Sendo assim, tais características não poderiam deixar de fazer parte do enredo do livro O Rosto que Precede o Sonho, que com sua doçura e beleza própria vai além da emoção e da razão, dando vida a dois personagens interligados e unidos pelo destino. E de fato, destino é a grande palavra da obra, sendo que todo o romance é embasado no futuro ‘escrito nas estrelas’, no grande projeto da vida para o qual todos nós fomos escalados para atuar.
"Num passe de mágica, o destino muda a direção."

Como personagem principal dessa trama Tomas nos convida a mergulhar em sua história, compartilhando ao poucos seus traumas, segredos e medos. Após o acidente de avião que causou a morte dos seus pais, o jovem nunca deixou de culpar-se por não ter dado atenção aos ‘sinais’ que recebeu e que poderiam ter salvado sua família. Reaprendendo a viver foi morar em seu barco, dedicando-se a musica (sua grande paixão e sua fonte de renda) de forma tranquila, sem pressa de viver, sem deixar escapar as pequenas emoções de cada dia. Sua história de vida poderia tê-lo marcado com a amargura das perdas que sofreu, entretanto o que o define é seu bom humor, seu carisma e a forma passiva que conduz seu dia a dia. É claro que ele guarda seus segredos e luta diariamente com a dor que aflige seu coração, entretanto não deixa isso defini-lo, de forma que sua força só o faz ainda mais especial aos olhos do leitor.
O rumo tranquilo da vida de Tomas é desestabilizado com a aparição de uma linda mulher dos olhos cor de mel. Engraçada, apreciadora de boa música e dona de um grande coração, ela intriga Tomas a querer conhecê-la melhor, e embarcando em um relacionamento amistoso, ele mergulha de cabeça nas minúcias da vida dessa bela jovem, enquanto ela, aos poucos, se torna muito mais do que uma parte do mundo dele. Juntos eles vivem um relacionamento bonito, real, que vai da amizade a uma forte paixão, e que encanta, emociona e envolve o coração do leitor.
A escrita do autor é simples e direta, o que colabora para que a leitura flua de forma rápida e constante. Além disso, os personagens são fortes e contagiantes, e as citações musicais relatadas são de encher os olhos de qualquer leitor. Cada um desses detalhes, unidos com os segredos que são reservados para o final da trama, acabam com o autocontrole sentimental do leitor, de forma que é impossível não se emocionar, muito menos deixar de vivenciar a compreensão final da grandiosidade dessa obra, fato que experimentamos ao interligar cada pequeno elemento suspenso na rede que o destino traça para o casal principal.
Gostei muito do livro, ele me marcou pela avalanche de emoção que gerou, e exatamente por isso entrou para a lista dos meus favoritos do ano de 2012 (Veja a lista completa AQUI). Para concluir indico essa obra, e todas as outras do autor, para aqueles que procuram por romances simples e grandiosamente tocantes.
Quotes:
"- Não existe a palavra "tarde" quando algo tem de acontecer. Se for para acontecer, pode acreditar que vai."
 “-E por que motivo acha que vou precisar olhar pro céu se quiser me lembrar de você?”. Ele jogou o olhar para longe. E continuou: - É fácil demais me lembrar de você, então quero achar um jeito de você se lembrar de mim também.”

9 comentários:

  1. Adorei a resenha Pah, fiquei emocionada porque vc conseguiu externalizar todos os sentimentos que teve ao ler o livro. Obrigada pela dica. Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Os livros do Maurício Gomyde são fofos! Concordo plenamente com você quando diz que eles são uma boa pedida para quem procura romances simples e muito tocantes. O autor nos toca com enredos simplificados e bastante emoção. E, importante, não caem na apelação sentimental.

    Bj
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Oi gêmea!
    O livro é mesmo lindo e tocante e, o mais incrível, é que a narrativa é simples e direta, como você mesma mencionou.
    "Ainda Não Te Disse Nada" ainda é meu favorito do Maurício, mas "O Rosto Que Precede O Sonho" também é lindo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Pah! Já li O Rosto que Precede o Sonho e amei! Um livro emocionante! Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que o autor merece um prêmio por títulos bonitos. Ainda não li nada dele e sempre me encanto com os títulos tocantes.
    Você quer sentir o livro porque ele toca sua alma mesmo antes da história.

    Espero poder sentir isso também com a escrita, mas parece que será assim mesmo, já que você o descreve como um livro de encher os olhos de lágrimas.
    E também porque se tornou um favorito.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. já ouvi maravilhas deste autor! não só deste livro como dos outros dele...
    nunca li nada dele pois nunca encontrei aqui na minha cidade para comprar.
    parece ser exatamente o tipo de livro que eu gosto de ler, então pretendo tirá-lo da minha lista de *ler logo* logo :P

    ResponderExcluir
  7. Eu li o livro nas férias *-*
    Oun, ele é tão fofo!
    Curti muito o livro e a resenha!

    beijos
    Modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu sou fã do autor, li os 3 livros dele e amei todos, com este último chorei muito apesar de já saber o que iria acontecer no final, ele escreve com o coração!
    5 estrelas para todos os livros dele!
    Bjs,
    Pati

    ResponderExcluir
  9. Oi Pah parabéns pela divulgação de Autores nacionais!
    Parabéns para o Autor Maurício Gomyde,o livro está maravilhoso,começando pela capa,enredo,personagens...
    Amo ler "romances repletos de emoção e superação".

    ResponderExcluir