[Resenha] A Falsa Princesa - Eilis O'Neal

Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores.
Jovem Adulto || 408 Páginas || Cortesia Farol Literário|| Skoob || Compare & Compre|| Classificação: 4,5/5
Depois de dezesseis anos acreditando ser a princesa de Thorvaldor e por sucessão a futura rainha dessa nação, a garota que cresceu e sempre viveu na corte ao lado do rei e da rainha recebe uma notícia que muda completamente a sua vida. Para driblar uma profecia os reis trocaram sua filha ao nascer, colocando em seu lugar um bebê que poderia enganar a todos ao ser criado como a princesa Nalia, mantendo assim sua verdadeira filha segura, longe do palácio e dos perigos ditados nessa temida visão do oráculo. Assim, quando os anos difíceis passaram e a profecia perdeu sua validade chegou a hora de colocar a verdadeira princesa em seu lugar, o que quer dizer que além de bagunçar a cabeça da jovem que até então acreditava ser Nalia, foi também preciso tirá-la do castelo, de seus amigos, de sua até então família, de praticamente tudo que sempre teve como certo, mas que por fim descobriu que nunca lhe pertenceu. Nalia não era Nalia, mas sim Sinda, uma jovem não muito diferente de outras garotas da sua época: não seria rainha, não conhecia seus verdadeiros pais, não foi criada para ser algo além de princesa então não sabia muito sobre a vida fora da corte, e agora não tinha um mais um lar. Sozinha, perdida e confusa ela deixou dezesseis anos para trás e partiu para uma jornada de aceitação e descobrimento do seu passado, do seu presente e, principalmente, do seu futuro.
– Quem sou eu? Se não sou ela, então quem eu sou?

A jornada de Sinda é incrivelmente envolvente. Fazia tempo que não me surpreendia e/ou me envolvia tanto assim com um livro de fantasia juvenil. Entre tantas obras parecidas e previsíveis a história de Eilis O'Neal se destaca por suas particularidades: a trama é surpreendente em vários aspectos e o desenrolar dos fatos não segue o caminho esperado; a ação toma conta da obra em inúmeros momentos mesmo quando o romance está no ar; existem infinitas reflexões quanto o futuro e as incertezas de se ser jovem, de forma que a autora usa sua personagem principal como espelho da juventude que amadurece com suas escolhas; e os clichês são trabalhados e explorados de maneiras profundas, tornando-os parte da história e não o contrário, ou seja, nesse caso os clichês não aparecem como elementos obrigatórios da literatura jovem adulto, muito pelo contrário, eles estão tão enraizados na história que é fácil esquecer que são elementos comuns em livros desse gênero.
O cenário histórico e suas facetas de fantasia também são pontos positivos dessa obra. De fato em nenhum momento eu imaginei que esse seria o rumo da trama (digo na questão da fantasia) ou muito menos que ela se desenvolveria em um contexto medieval, então me vi inegavelmente surpresa com a autora. Fora que ainda temos a descrição de uma aventura épica, a jornada de uma jovem que quer se descobrir só que acaba envolta em uma teia de poder e traição, e que mesmo com medo escolhe lutar por aquilo que acredita ser o correto e o melhor para Thorvaldor – e é aqui que a autora faz o seu ponto. Entre várias idas e vindas do destino, rodeada de muitos segredos e revelações, presa em um mar de confusão com uma amizade que aponta ser bem mais que um laço fraternal (sim, temos um romance fofo demais!), a autora ainda deixa um espeço para reflexões socioculturais, nunca tolerando as diferenças e barreiras econômicas que Sinda, a falsa princesa, enfrenta... Pois é, e vocês achando que a pobre Sinda ficaria reclamando por perder a coroa!
Nesse ponto vale dizer que Sinda é uma personagem pacata, ela não enfrenta as pessoas e aceita sua condição sem brigar ou lutar por suas verdadeiras vontades. De início isso incomoda, mas não por não aceitarmos a personagem, apenas por querermos que ela amadureça logo, o que de fato não tarda para acontecer. Outro ponto que me desagradou de início foi a escrita inconstante da autora quando o assunto é tempo, em um momento estamos no presente, em outros no passado, e em alguns damos um salto para o futuro de forma abrupta. Confesso que nos três primeiros capítulos isso me confundiu, mas depois foi fácil compreender sua forma objetiva de escrever.
No geral, com uma narrativa fluída e diferenciada é impossível não se envolver com a trama de A Falsa princesa. Eu li o livro em pouco tempo e não tinha vontade nenhuma de interromper a leitura, sem contar que me senti no lugar de Sinda, desorientada e confusa em um mundo totalmente desconhecido, brava por ter sido usada, e perdida por amar aqueles que não podiam mais fazer parte da sua vida. Suspirei, torci, me emocionei e amei o desfecho da trama. Faz tanto, mas tanto tempo que não experimentava essa sensação de conclusão, de ler um livro de fantasia com início, meio e fim (um livro que não vai precisar de mais volumes para saciar o leitor), que terminei a leitura com um sorriso bobo no rosto e com uma vontade danada de dizer para vocês o quanto gostei desse livro. Então, eis meu veredito final: Estou apaixonada! Quero mais livros da autora e quero mais do fofo do Kiernan ♥ 

Sobre a série
Calma, como eu já disse A Falsa Princesa é um volume único, ou seja, não possui continuação. Entretanto, a autora anunciou que em dezembro de 2013 lançará um e-book com 25 páginas intitulado A Royal Birthday: A False Princess Short Story.  Tal volume contará um pouco mais sobre os personagens principais de A Falsa Princesa e mostrará detalhes da corte de Thorvaldor.  
O livro digital ainda não tem capa, entretanto ele já pode ser adquirido em pré-venda no site da Amazon (aqui). Já no Brasil, ainda não temos um pronunciamento da editora quanto a publicação do conto.
Para ler ao som de...
Quotes preferidos
- Dispôs-se a lutar uma batalha impossível para me levar ao trono, mas não vai lutar por ele?
Tentaria construir uma vida ali. Afinal, de que adiantaria fugir, quando o que eu realmente queria era fugir de mim mesma?
Kiernan, pensei de repente, queria que você estivesse aqui. (...). Aqui para me abraçar, para eu poder apoiar o rosto em sua camisa e tremer de preocupação (...). Para sorrir seu sorriso despreocupado e dizer que, juntos, vamos encontrar uma solução.
Outras Capas (+ aqui

 






Top Comentarista, participe Aqui

36 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas depois da sua resenha estou com muita vontade de lê-lo. A história parece ser muito interessante e eu fiquei super curiosa para descobrir como Sinda vai lidar com a perda do trono e a descoberta de seus novos poderes.

    Bjs,
    Samira
    http://spoiledonbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi Pah,esse livro ja ta na minha listinha (q só cresce..rs),curto muito esse tema fantasia juvenil, e lendo sua resenha a vontade aumentou mais ainda,ontem fiz algumas comprinhas,então esse vai ficar mais p/ frente,mas com certeza irei ler.
    Pah eu pesquisei aqui no blog e n vi (pelo menos n apareceu) aqui no blog alguma coisa sobre o livro "O Anjo da Cafeteria" de Suzanne Selfors, vc conhece ele? alguma critica? e por gentileza poderia mi informar ele ja foi lançado aqui no Brasil?
    grata pela atenção.
    bjokas e abraços.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro parece ser bem legal.

    Bjus
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou super curiosa sobre esse livro.
    Já li muitas resenhas sobre e a história simplesmente me surpreendeu, já faz algum tempo que não via uma história de princesas tão interessante!!
    Já pensou ser trata como realeza por toda uma vida e de repende descobrir que tudo é uma farsa?Chocante =S
    Amo essa capa espero ler em breve!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro e a sua resenha só me fez querer mais, haha. Beijos,

    http://umaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu já tinha visto outra resenha desse livro, e a sua resenha só me fez querer lê-lo mais, o que achei mais legal é que a história vai se direcionar a "falsa princesa" não a princesa verdadeira!
    Beijos

    pomardoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Paola, não conhecia o livro, mas é tão bom quando a história prende desse jeito! Que delícia...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvi falar, mas gosto de fantasia na medida certa, parece ser bem interessante, eu compraria e leria. Bela capa
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa, também não imaginei a questão da fantasia nem a época medieval, agora quero ler este livro mais do que nunca! Resenha maravilhosa!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ah eu preciso ler esse livro, fiquei super curiosa desde que bati o olho nele, faz bem o meu tipo e a capa é super linda, e a historia dele muito interessante, louca para saber mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Ganhei A falsa princesa de um top comentarista, mas ainda não o li. Adorei a trama e vou adorar acompanhar o crescimento da Sinda, antes sem sal e aceitando tudo sem questionar nada.
    Mas um ponto super importante é o o fato de ser um livro único! Cansei de séries (mentira rsrs)!
    Gostei bastante da capa!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da capa e da sinopse, esse livro está na lista dos que eu ainda vou ler, estou muito andioda :)

    ResponderExcluir
  13. Você curtiu mesmo né!
    Não é o meu estilo de leitura...

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi...Nossa eu estou bem interessada nesse livro.Adoro esse tipo de tema.
    A capa é linda.
    Boa resenha...beijo.

    ResponderExcluir
  15. Ah como eu quero ler esse livro.
    Está mesmo difícil de encontrar livros que tenham começo meio e fim. Adoro livros de fantasia e esse é meu desejo de ler o livro urgente!

    ResponderExcluir
  16. Faz tempo que só leio ótimas resenhas sobre esse livro. A premissa em si já havia me seduzido, mas ter a certeza de que você se apaixonou pela história só reforçou minha vontade em querer lê-la. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  17. Ual! Deu vontade de ler... vou colocar na minha lista xD hahaha!

    ResponderExcluir
  18. A Falsa Princesa já está na minha lista de compras faz algum tempo, mas ainda não pude adquiri-lo. Quando li a sinopse pela primeira vez já fiquei curiosa e ansiosa para ler o livro e agora estou mais ansiosa para ter o livro em mãos após ler sua resenha.
    PS: Amo livros com essas temáticas!! espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  19. já ouvi falar bem do livro, mas ainda não li
    a história me deixa bem curiosa, pois, com tantos livros de princesas existentes por ai, nenhum se parece com este!
    enquanto muitas estão descobrindo que são princesas, Nalia/Sinda descobre que não é, e isso é divertido! :P
    ouvi muita gente reclamar desses saltos loucos na escrita da autora, e isso é um pouco estranho mesmo, mas enfim... vou lê-lo *-*

    ResponderExcluir
  20. Depois que li a resenha fico imaginando como seria nascer em uma vida de luxo e riqueza e depois de um tempo descobrir que tudo era mentira e que você teria que viver como uma camponesa,mais ai você descobre que pode usar magia.
    Seria uma vida bem corrida não? kkk

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho vontade de ler esse livro desde que foi lançado aqui no Brasil, mais infelizmente ainda não consegui comprar.
    Pela sua resenha e por outras que já li sobre ele acredito que gostaria bastante da história.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  22. Gente, a capa nacional ficou bem mais bonita que a americana, apesar de seguirem a mesma linha. Eu tenho sentido uma falta de leituras super fluídas, daqueles bem gostosos que nem queremos largar, sabe?! Acho que esse é exatamente o livro que preciso, tem uma premissa maravilhosa e a história te encantou. Adorei.

    memorias-de-leituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Adorei poder saber mais sobre essa a história desse livro. Adoro me surpreender com o autor na escrita de um livro e nos rumos que ele vai tomar. A capa desse livro é linda.
    Eu quero muito ler!

    ResponderExcluir
  24. achei meio fraco :( sei lá.
    o romance não teve enfoque nenhum! e a autora resolvia as coisas muito rapido!
    mas é legal.. só achei que com a historia poderia ter sido bem melhor!!

    ResponderExcluir
  25. Li outras resenhas sobre esse livro e confesso que fiquei apaixonada por ele na primeira resenha lida. Agora estou ainda mais ansiosa para lê-lo. Gosto de histórias de princesas, e está parece que foge do comum, melhor ainda. Esse livro vai para minha Wishlist now.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Quero muito esse livro pois já li varias resenhas positivas sobre ele, mas o preço esta bem salgado, acho que vou esperar uma promoção!
    Bjos...

    ResponderExcluir
  27. Parece ser uma história encantadora e espero ler em breve. Sinda não parece, pelo que você disse, ser mimada, apesar de ter vivido como uma princesa durante 16 anos, e espero que ela consiga um final feliz na história. Curiosa para saber como ela irá controlar o seu poder e qual será o seu papel na salvação do reino!

    ResponderExcluir
  28. Eu gostei muito da capa desse livro e estou muito curiosa pra ler. É maravilhoso quando um livro nos surpreende e ele se completa tendo início, meio e fim. Imagino como deve ter sido confuso pra protagonista descobrir que não é uma princesa de verdade. E pelo pouco já deu pra perceber que podemos nos emocionar e se apaixonar com essa história.
    Bjokas muito boa a resenha.

    ResponderExcluir
  29. Com essa capa e esse nome eu JAMAIS imaginaria um YA!
    Sabe, Pah, eu nunca tinha me interessado por esse livro e pouco ouvira dele. Sua resenha me fez conhecer a história e adimito que achei diferente, mas não sei se leria. O fato de ser 'medieval' não me chama, entende?
    Mas fiquei curiosa pq COMASSIM eles largaram a garota a propria sorte so pq recuperaram a verdadeira princesa? Coitada! Não basta ter servido de laranja (imagina se realmente acontece algum mal a ela?)...
    mas enfim! Incrível que vc se envolveu e quase não quis parar a leitura! é otimo qnd isso acontece ^^
    E pra quem é fã, esses contos sempre agradam pq a gente nunca quer dizer adeus!

    bjsss

    ResponderExcluir
  30. A capa é linda, eu amei e a sinopse entao?
    Mas a resenha esta encantadora. Quero ter oprazer de fazer essa leitura também.

    ResponderExcluir
  31. Oii Pah!
    Tenho que admitir que quando vi esse livro pela primeira vez, ele não me chamou a atenção.
    Mas (como sempre) lendo sua resenha fiquei curiosa. Que situação difícil essa mocinha se encontra em? Espero poder ler em breve.

    Adorei a resenha!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  32. Eu nunca ouvi falar desse livro, mas parece uma história incrível! Adorei a capa, que foi a primeira coisa me chamar a atenção, e o enredo do livro parece ótimo! Fiquei curiosa e animadíssima pra ler esse livro! Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
  33. Apesar de achar a capa legal o livro não tinha me interessado muito. Não posso dizer que imaginei que seria ruim, por que esse não foi o caso, nem cheguei a imaginar como seria. Consigo ate entender por que da Sina aceitar tudo numa boa no começo, não sei se teria terminado de ler se fosse muito chato, o bom é que sei que as coisas melhoram depois.

    ResponderExcluir
  34. Amei a resenha e esse com certeza está na minha lista. Seu blog só faz minha lista aumentar mais ainda ahahahha

    ResponderExcluir
  35. Já tinha visto algumas resenhas do livro , mas eu não lembrava da história. Agora que eu li a sua resenha , me apaixonei pela sinopse , e estou louca para ler o livro <3

    ResponderExcluir
  36. A sinopse me interessou bastante, e leria o livro sem saber de mais nada, com toda a confiança de que seria ótimo.
    Adorei o fato de Sinda não reclamar perder a coroa. Gostaria de saber o que seria essa “magia que corre em suas veias”.

    ResponderExcluir