outubro 02, 2013

[Resenha] O Amor Mora Ao Lado – Debbie Macomber

Lacey Lancaster sempre quis ser esposa e mãe. No entanto, depois de um divórcio bastante doloroso, ela decide que é hora de dar um tempo em seus sonhos e seguir sozinha mesmo. Mas não tão sozinha: sua gatinha abissínia, Cléo, torna-se sua companhia de todas as horas. Até é uma vida boa — um pouco aguada, é verdade — a de Lacey. A não ser por seu escandaloso vizinho, Jack Walker. Quando Jack não está discutindo, sempre em voz muito alta, com sua namorada — com quem insiste em morar junto — está perseguindo seu gato, chamado Cão, pelos corredores do prédio. E Cão está determinado a conseguir que a gatinha Cléo sucumba aos seus avanços felinos. Jack e Cão são realmente muito irritantes. Mas acontece que a primeira impressão nem sempre é a que fica…

Editora: Novo Conceito l 160 Páginas l Romance Contemporâneo l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 3/5

 

Leve e romântico, mas extremamente previsível… Em O amor mora ao lado conhecemos a história de Lacey, jovem que após passar por um divórcio conturbado resolveu recomeçar sua vida em São Francisco. Na tentativa de esquecer o passado ela mudou-se para uma nova cidade, encontrou um novo emprego, conquistou o carinho de uma gata que tomou como sua confidente, e antes de qualquer coisa, escolheu tornar-se uma mulher livre, independente e dona de si. Em tese isso é tudo muito reconfortante, entretanto, mesmo já tendo passado um ano desde o desastroso término do seu relacionamento, ela continua presa em uma bolha de mágoa, ressentimento e desconfiança constante, o que além de distanciá-la de novos casos amorosos, atinge sua autoestima, cegando-a diante de suas qualidades pessoais e profissionais.  A dor e o medo de Lacey são totalmente compreensíveis, depois de sofrer tanto sua autopreservação é mais que merecida: ela não quer sofrer novamente, então escolheu o caminho mais fácil, a fuga. Contudo, quando o destino bate à sua porta com a intenção de derrubar suas barreiras, e ainda por cima na forma de um charmoso vizinho, é difícil manter firme quaisquer de suas crenças.

“Ela queria companhia, e, depois do seu casamento desastroso, não queria mais saber de homens em sua vida. Um gato não mentiria para ela, não a trairia nem a faria sofrer.”

A história é bem clichê e sem muitas surpresas. Lacey foge de seu vizinho sempre que pode por vê-lo como um perfeito galinha, o mesmo tipo de homem com o qual ela se casou, ao passo que Jack, o charmoso executivo do apartamento ao lado, vê a dor nos olhos de Lacey e está disposto a tudo para se aproximar o suficiente para confortá-la. O fato é que ela não quer um relacionamento, não quer confrontar o passado e muito menos lutar por um novo futuro, Lacey está resignada, infeliz, mas estacionada no buraco da conformidade e do medo. Ela quer um aumento, mas tem medo de confrontar o seu chefe; ela quer sair da rotina, mas tem medo de se machucar; ela quer conhecer melhor seu vizinho e quem sabe tê-lo como amigo, mas ela tem medo, muito medo, de se magoar. O que ela passou marcou sua vida de uma forma negativa e o ponto alto do livro é que com a ajuda da sua gatinha Cléo e um empurrãozinho do destino, ela vai ter que aprender a vencer o medo e superar definitivamente o passado.

A narrativa da autora me lembrou de alguns romances de banca contemporâneos e até mesmo os contos que leio no Kobo. O livro é curto, tem pouquíssimas páginas, e segue um estilo rápido e direto na descrição dos fatos; sem muito mimimi romântico, vulgo não sei o que quero, mas também sem muita profundidade. Nem os dramas e muito menos os personagens centrais da história são analisados e descritos detalhadamente, e por mais que a trama ocorra em um período considerável de tempo (questão de meses, se não me engano), tudo acontece muito rápido, porém não de uma forma negativa. A narrativa é rápida e superficial? Sim, mas isso não incomoda o leitor que aceita esse elemento da escrita da autora. A proposta dela é escrever algo leve e direto, então é isso que devemos esperar.

Acho que o que me ajudou a ver com bons olhos esse livro é o fato de eu estar acostumada com esse tipo de leitura água com açúcar, do estilo que descreve um amor que surge no cotidiano para transformar os personagens envolvidos e proporcioná-los um final feliz. Eu me envolvi com a narrativa da autora, dei algumas risadas com as trapalhadas da protagonista, e fiquei alegre com as transformações que ocorrem na vida de Lacey. Confesso que eu esperava um pouco mais de romance na história, mais emoção na descrição dos sentimentos vividos pelos personagens, e também fui incomodada pela facilidade com a qual algumas coisas aconteceram, mas mesmo assim, gostei do livro.

Alguns bônus bem legais da obra são: a apresentação da história feita pela autora na primeira página do livro, e as receitas que ela colocou no final da história – mas não se engane, não são receitas da vovó, muito pelo contrário, são receitas de petiscos para quem tem como animal de estimação gatinhos tão adoráveis quanto os presentes neste livro.

Veredito final: Podia ser melhor, o que não quer dizer que é ruim.

Para ler ao som de….

Quotes Preferidos

“O casamento deveria ser para sempre. O amor deveria durar mais que uma só noite. O compromisso deveria durar mais que poucos meses.”  

 

Capa Original  (+aqui)

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

43 Comentários

  • Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

  • Sika Gennargh Pelegrino
    14 novembro, 2013

    Realmente parece um romance de banca, pelo pouco da história que pude conhecer por aqui. Por ser clichê, já percebi que me divertiria muito com esse livro e quando ele acabasse, ficaria “o que faço da minha vida agora?” E não resisto a livros que tem animais no meio. É loucura! Haha.
    De todas as capas, a nossa é a mais bonita s2.

  • Ray Pereira
    30 outubro, 2013

    Eu ainda não li uma resenha positiva sobre esse livro. Não sei bem até onde vai minha curiosidade, mas ainda quero lê-lo. Só acho que irei me desapontar, por tanto ele desceu na minha lista de prioridade.

    beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

  • Nara Brasil do Amaral
    28 outubro, 2013

    Parece ser um ótimo livro e estou curiosa para ver Lacey dar a volta por cima e ser plenamente feliz. Espero que ela e Jack vivam um grande romance e que esse amor possa superar feridas de um passado conjugal tão doloroso. E quem diria que Cleo acabaria sendo sua cupida s2 !!

  • Caroline Melo
    24 outubro, 2013

    Gosto de histórias leves assim para ler sem preocupação. Apesar de ser um livro pequeno e clichê acho que eu leria sim, já ouvi falar dele em outros blogs. So não sei se compraria ele para ler, se tivesse a oportunidade leria sem problemas.

  • Roberta Moraes
    19 outubro, 2013

    Deve ser uma história bem previsível e clichê, foi o que senti.
    Mas eu não ligo muito para isso porque acredito que não só importa o final mas também ao longo da história. Quero poder ler esse livro.

  • camila rosa
    18 outubro, 2013

    Ah eu quero muito ler esse livro ele parece ser a coisa mais linda, por causa dos gatinhos, eu amo aninais e creio que vou curtir muito o livro, mas a unica coisa triste sobre o livro é que ele é fino, ai eu vou ficar com gostinho de quero mais, mas mesmo assim pretendo ler né, não vai ser por ter poucas paginas que eu vou desistir dele.
    Beijos

    http://theroseteen.blogspot.com/

  • Rossana Batista
    18 outubro, 2013

    Estou há muito tempo com vontade de ler esse livro, só não comprei por falta de dinheiro. Tem pouquinhas páginas né?
    Eu adoro animais, e tenho até uma gatinha chamada Hermione (sim, por causa de Harry Potter, rsrs) e isso me fez querer ler.

  • Anônimo
    15 outubro, 2013

    Não compraria o livro porque ele tem poucas páginas e isso não me agrada a historia achei muito previsivel, mas como romance é sempre bem vindo na minha estante claro que eu teria.

  • Janaina Gimenes Flor
    12 outubro, 2013

    Eu estava querendo ler esse livro, estava na minha lista de leituras que quero, agora vou esperar para ver se ganho ele na promoção do blog e torcer. Adoro esses romances.

    http://livroscomaflor.blogspot.com.br/

  • Evellyn
    09 outubro, 2013

    Oi Pah,

    Adoro a capa desse livro, diagramação e tal, mas achei a capa original tão linda tb. Se a NC tivesse lançado assim, ia lembrar mt o estilo dos livros da Emily.
    Eu já ouvi falar que é um livro 'estilo banca' e ate mesmo por isso a editora colocou a fonte bem grande…
    Acho que é importante pensar como vc analisou, aceitar o estilo do autor e não achar ruim só porque ele tem essas caracteristicas (tipo, texto sem mt detalhe), porque as vezes é questão de estilo mesmo :/
    Eu curto histórias rapidas, tipo conto, bem agua com açucar! Ainda lerei ^^

    bjbj
    Evellyn!

  • Ana Paula Robrigues Ganzert
    08 outubro, 2013

    Já tinha lido outras resenhas desse livro e pelo que elas me descreveram parece ser um livro bom para se ler quando está cansado de livros, vamos dizer mais cheios de conflitos e mais complexos, sendo um livro para se ler em uma tarde sem compromissos em que você só quer relaxar.
    PS: Vou ler o livro com certeza, pois amo livros água com açúcar ;D

  • Anne Viana
    07 outubro, 2013

    Adoreeei a sinopse desse livro..parece ser tão levinho e como amo gatos me apaixonei pelo livro logo de cara ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

  • Pamela Verdan
    07 outubro, 2013

    Vou guardar esse livro para aqueles momentos que quero um romance leve, principalmente quando estou de TPM.
    PS: Gostei da música

  • Mirelle Candeloro
    07 outubro, 2013

    Pah, concordo plenamente com você. Romance super clichê, água com açúcar e com um final abrupto que me deixou tonta. Não acreditei que tinha acabado. Para mim, o que salva o livro, é a escrita da autora, que é uma delícia, super leve, fluída e bem humorada. Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  • ♪ Dαyαnє ♪
    06 outubro, 2013

    Oi Pah, 🙂

    Mesmo já tendo lido algumas resenhas que usam as suas palavras para descrever esse livro: clichê, previsivel… até raso. Não consegue perder a vontade de ler esse livro – teimosia pura O.o' rsrs'

    Sei lá, acho que as vezes é ótimo um bom e velho clichê…sim, sabemos exatamente oque vai acontecer. Mas, são, as vezes o clichê que alimentam essa fé na gente que coisas assim podem acontecer… estou muito curiosa sobre esse livro, já está na minha meta pra esse mês ^^

    Gostei da sua resenha, deu pra sentir a sinceridade 😉

    p.s: minhas parte preferida das coisas que descobri desse livro até hoje… um gato chamado Cão O.o' kkk'

    ~> Beijusss…;*

  • Gabriela
    05 outubro, 2013

    Sendo sincera, eu também gosto desse tipo de livro, livro água com açúcar. Leio muitos, minha estante é cheia, mas se ficar lendo um atrás do outro cansa, é desses que o enredo é tão parecido que as histórias de diferentes livros se confundem. No geral não vi nada de novo nesse livro, acho que ler não faria muita diferença, realmente não tenho interesse. Mas gostei mais da capa da NC do que das outras, ficou bem fofinha <33

  • Fernanda Oliveira
    04 outubro, 2013

    Na Bienal eu vi o livro no estande da editora , eu até parei para da uma olhada . Mas o livro não me chamou atenção , mas como eu gostei da resenha e confio nas sua indicações , vou ver se eu compro e leio . E claro depois te conto o que eu achei 🙂

  • Karina B.
    04 outubro, 2013

    Oii Pah!
    Esta na minha (enorme) lista de desejados =)
    Eu comprei "A Pousada Rose Harbor", mas ainda não li. O que me chama a atenção nos livros dela, é que ela também é autora de livros de banca.
    Então o esperado é mesmo esse clichê "água com açúcar". Acho que vou gostar, vai ser um ótimo livro para passar o tempo haha

    Adorei a resenha!
    Beijos :*

  • Suelen Mattos
    04 outubro, 2013

    Está aí…. nunca li nenhum livro da autora. Pelo enredo me pareceu ser bem estilo romance de banca (que eu adoro!!!). E é bom um clichê de vez em quando, hehe! Acho que eu gostaria do livro. Espero poder lê-lo algum dia!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

  • Jéssica Antunes
    04 outubro, 2013

    Eu ia comprar esse livro, mas a sinopse não me atraiu muito, mas gostei da resenha.

  • Lary
    04 outubro, 2013

    Esse livro me parece ser bem um romance clichê, é aquela coisa na prateleira da livraria não chama muito atenção mais lendo a resenha agora até leria mais não seria a minha primeira opção

  • Casa da Rê etc e tal...
    03 outubro, 2013

    Bom, se eu fosse procurar uma resenha para talvez comprar o livro, esse eu não compraria, não que eu não goste de romances clichês, mas eles tem que ter um "algo mais" sabe? Parece que as resenhas não estão tão positivas assim… confesso que não gosto tanto quando tudo é muito superficial….
    bj

  • Larissa Gaigher
    03 outubro, 2013

    Minha opinião tá meio dividida nesse livro. Ainda não sei se vou lê-lo por conta dessa indecisão. Todas as resenhas que li falam o que você disse: é um clichê, romântico, mas não tão profundo e muito superficial.
    Bem, eu gosto de romances e amo um clichê, leio muito esses romances "água com açúcar", mas não gosto quando as coisas acontecem fácil de mais, parece que não tem motivo pra acontecer, e fica meio sem sentido. A mesma coisa quando tudo acontece rápido demais. Fica sem sentido, ainda mais porque esse tipo de livro é o que (a meu ver) se aproxima mais da realidade e na realidade nada acontece tão rápido assim, ou tão fácil.
    Esses são os meus "contras" do livro. Agora os prós.. bem, primeiro que é um romance e eu amo romance, e a história parece ser tão legal, tão leve, divertida, fácil de se ler.. Ao ler a sinopse eu tive muito interesse em ler o livro, mas ao ler algumas resenhas fui me desanimando.
    Enfim, a história parece que tinha tudo pra dar certo, mas não deu tão certo assim. Não me decidi ainda se vou ler, no momento vou dar prioridade a outras leituras, mas a gente vê né.. quem sabe eu não mudo de ideia.. rs.

  • Giselle Oliveira
    03 outubro, 2013

    Realmente o livro é bem água com açúcar, eu gostei só que por ele ser muito curtinho algumas coisas aconteceram muito rápido, foram isso é um ótimo livro para ler num fim de tarde. Achei legal as receitas no final do livro, pena que não tenho mas gato.
    Com certeza a capa da Novo Conceito é mais bonita.

  • Polly
    03 outubro, 2013

    Quero ler,as vezes um romance com alguns clichês é tão bom! E ele tão curtinho , vai ser gostosinho de ler. O trabalho gráfico da editora ficou lindo né!

    Bjos xuxu.

  • Renata Cardoso
    03 outubro, 2013

    Estou querendo ler esse livro, muito muito mesmo! Romance é meu gênero favorito, não importa qual categoria seja. Não tinha imaginado que o livro era tão curtinho, achei que era maior. A NC fez um trabalho maravilhoso com a capa, eu odiei a original. Espero ler logo.

    Beijos, Rê

  • Amanda Z. Dutra
    03 outubro, 2013

    Infelizmente estou vendo diversas resenhas falando sobre livros previsíveis (o que é uma pena…)
    Eu sinceramente não me interessei por esse livro (nem pela capa, nem pela premissa em si :S)
    Mas valeu pela resenha

    Beijo
    http://heysisteraj.blogspot.com.br/

  • Rayme
    03 outubro, 2013

    um grande clichê hahaha
    apesar disso, parece ser um livro ótimo…
    gosto dessas histórias assim que são simples, mas boas…
    ouvi dizer que a história era uma fanfic, será que é verdade?

  • EllenMaira
    03 outubro, 2013

    Então eu quero e não quero ler esse livro, pelo que eu entendi pela sua resenha esse livro é um romance leve e rápido de se ler, estou curiosa pra ler, mas eu tenho o meio q um preconceito com esse livro q é os gatos (é eu sei é mega estranho!) mas eu tenho medo ou melhor pavor de gato! kkk, se no lugar de gatos fossem cachorros, com certeza já teria lido esse livro.

    bjubjubju

  • ✿Nessa✿
    03 outubro, 2013

    Oi Pah!

    Estou vendo este livro em todos os blgs e parece ser muito bom, estou bem curiosa para ler.

    Beijos*

  • Amanda T.
    03 outubro, 2013

    O livro já não tinha chamado muito a minha atenção, mas como sempre esperei as resenhas saírem pra decidir, ás vezes surpreende né? Não parece ser o caso, muita gente tá falando sobre o quão extremamente previsível ele é, e não suporto livros assim,. tenho implicância! Mas ótima a resenha,viu?

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

  • Verena Andrade
    03 outubro, 2013

    Gosto do jeito como vc valoriza o livro, sempre achando o lado bom da história e compartilhando com a gente (sua resenha etá ótima). Eu tinha depositado certa expectativa nesse livro, agora me desanimei um pouquinho, mas ainda assim pretendo ler – adoro histórias água com açúcar, rs.
    beejos

  • Pamela Liu
    03 outubro, 2013

    No lançamento a sinopse do livro não me interessou e depois de ler a resenha, a história ainda não me cativou.
    Parece ser uma leitura leve e rápida, mas achei simples demais. Fiquei com essa sensação de "podia ser melhor".
    Achei a capa original beeem mais bonita do que a brasileira.

  • Lanifer
    03 outubro, 2013

    É uma pena que o livro foi previsível…

  • Joiciane
    02 outubro, 2013

    ahhh quando vi esse lançamento fiquei super empolgada pra ler, quando vi que era dessa autora desanimei um pouquinho, porque li mes passado A pousada Rose Harbor e não foi td aquilo, pelo visto acontecerá o mesmo com esse se eu ler, pq agora já não sei mais.
    Sua resenha foi a primeira que vi sobre esse livro e me passou a sensação de que vou ter a mesma opnião de que "podia ser melhor" como vc citou. Então não que eu não vá ler, mas saiu da minha lista de compras rsrs..
    Detalhe que no livro A pousada Rose Harbor tbm tem receitas no final do livro =)

    bjss

  • Universo dos Leitores
    02 outubro, 2013

    Que pena que foi previsível. Mas como você comentou, basta entrar no clima de romances água com açúcar que nos encantamos com esses livro…

    Bjs, Isabela.
    http://www.universodosleitores.com

  • Andréia
    02 outubro, 2013

    Oi!
    Esses livrinhos água com açúcar são bons para se ler quando quer uma leitura leve e despretensiosa! Gostei bastante da sua resenha, parabéns! E a música que você escolheu é muito boa também, combina com uma história leve, assim como o livro parece ser.
    Abraço.

  • Natalia Tavares
    02 outubro, 2013

    Eu tinha visto esse livro á um tempão em um post sobre os lançamento da editora (se não me engano foi aqui no blog), e não tinha me interessado tanto, um dos grandes motivos foi que não tinha visto muita resenha dele, até que essa resenha me interessou um pouco rsrs! Eu confesso que eu gosto desse romances estilo "Sessão da Tarde" e esse livro me lembrou muito um!

    Um Beijo

  • Julia Bueno
    02 outubro, 2013

    Hum… confesso que gostei do livro por dois fatores primeiro por ser água com açúcar e a personagem pareceu ser bem envolvente e o segundo é a presença de gatos eu adoro gatos mas voltando gostei da história e o jack parece ser um príncipe a história já arranca risadas só pela sinopse

  • Kelly Muniz
    02 outubro, 2013

    Humm…tem tempo que não leio um livro meio água com açúcar. E esse parece ser bem interessante. Apesar de eu gostar bem mais de algo meio cheio de drama e que me faça chorar muito. rsrs…Quando algumas coisas na história acontecem com muita facilidade isso me incomoda um pouco também. Consegui ter o mesmo ponto de vista que vc teve através da sua resenha. Mas acho que vou dar uma chance pro livro.
    Bjokas

  • Suzi
    02 outubro, 2013

    Mesmo sendo um livro previsível e bem clichê ele ainda continua na minha lista de desejados!
    Tenho momentos em que preciso de uma leitura assim leve e rápida com um bom romance água com açúcar que não tem muito enrolação e tals…
    A capa desse livro é muito fofa *-* Gostei muito da resenha cheia de sinceridade!!
    Bjus

  • Vivian Pitança
    02 outubro, 2013

    Sinceramente, eu tinha visto esse livro por aí antes mas não havia me chamado muito a atenção. Agora o conheci melhor através da sua resenha e me interessei bastante! Gosto da ideia de corações sendo reconstruídos… haha.. Acho que leva tempo, mas que é algo maravilhoso, ter uma melhora pelo amor. E digo, isso é perfeitamente possível, não é só coisa de livros e filmes. Só acho que tudo tem seu motivo e sua hora certa, e que coisas assim não são clichés na vida como são nos livros…
    Quero ler!!

    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/