[Fuxicos e Vícios #13] Jogos Vorazes: Em Chamas ♥

Depois de amar a adaptação do livro Jogos Vorazes, que foi bem fiel ao mesmo e agradou a muitos leitores, eu estava mega ansiosa para conferir Em Chamas, ou melhor Jogos Vorazes: Em Chamas, e fico muito feliz em dizer com toda a certeza que este foi ainda melhor que o primeiro, a melhor adaptação que tive o prazer de assistir e eu ainda não consigo colocar em palavras tudo o que eu senti vendo ao filme nem  consigo expressar o quão bom Em Chamas foi. Porque gente, foi simplesmente P-E-R-F-E-I-T-O.
“Lembre-se quem é o inimigo."

Eu (Pah) e a May caímos de amor por Em Chamas, por isso eu invadi a coluna dela para que juntas pudéssemos expressar tudo o que sentimos ao ver esse filme. Então, não se assustem pela alta carga de emoção desse post!  (Blue = Pah ♥ Black = May).
A adaptação segue fielmente a narrativa da autora. As mudanças, quando existem, são pequenas e não alteram diretamente o fluxo da história, contudo é claro que existem cortes, mas mais uma vez, nenhum deles foi feito de uma forma ofensiva ou prejudicial à trilogia.
O filme conseguiu captar e transmitir ao telespectador todo o clima presente no segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, desde uma Katniss traumatizada devido aos jogos até seus sentimentos confusos em relação a Gale e Peeta, e tudo o que o livro me fez sentir enquanto lia o filme trouxe a tona mais uma vez.
Quando entrei na sala de cinema para ver Em Chamas nada disso importou, o que eu queria mesmo era ver se os produtores seriam capazes de me levar a reexperimentar a sensação de finalmente compreender o teor político dessa história. E bem, talvez nem todos os telespectadores avistaram essa fagulha política, mas ao meus olhos ela estava lá, literalmente em chamas. – Revoluções, complôs, mortes, lutas silenciosas e a tal da esperança, tem como não amar muito tudo isso?
Lindo. ^^
Eu amei cada detalhe do filme e achei que os produtores foram extremamente cuidadosos com todos os aspectos do mesmo, tudo para nos agradar, e eles conseguiram fazer de Em Chamas uma super produção, cheia de ação e tensão, com efeitos especiais de cair o queixo, e que acima de tudo agradou a todos que assistiram. E, sem exagero nenhum, Em Chamas foi a melhor adaptação que eu assisti, não é a toa que bateu o record de estréia do primeiro filme, arrecadando 5,5 milhões de reais, o triplo de seu antecessor no ano passado. Mais fiel ao livro e ainda melhor que o primeiro filme, o que só deixa a mim e a milhões de fãs mais ansiosos ainda pra A Esperança – Parte 1 (#comofaz até ano que vem gente?).
Quando terminei a leitura de Em Chamas fiquei ainda mais embriagada com a crítica social feita pela Suzanne Collins, pois é nesse livro que a parte social da história ganha força, é nesse ponto que o foco deixa de ser os jogos realizados anualmente pela Capital para passar a enfatizar a realidade política de Panem; é aqui, no segundo volume da trilogia, que o leitor é obrigado a abrir os olhos e refletir que não se trata apenas da história de Katniss – Ela vai sobreviver? Com quem ela vai ficar? Ela vai ganhar os Jogos? – mas sim da vida de milhares de pessoas, pessoas que clamam em silêncio por mudanças.
Desde a turnê da vitória e o sentimento de impotência diante do poder da capital, a revolta do povo e um desejo de mudança; a Katniss lutando para salvar aqueles que ama; o Cinna sendo o divo de sempre transformando nossa protagonista no tordo e não estando nem aí para o que o presidente iria pensar (Cinna :'( ), a arena que ficou perfeita, eu não poderia ter imaginado uma melhor, e todos os seus obstáculos e segredos super bem elaborados; os tributos trabalhando juntos... Tudo, TUDO, perfeito.
Além de estar extremamente fiel, o que é muito muito legal, nenhuma cena importante foi deixada de lado (ok, eu senti falta da cena que o idealizador dos jogos mostra o seu relógio para a Katniss no encerramento da turnê da vitória, mas o resto estava tudo lá) e aquelas que fora colocadas a mais, como as que o presidente Snow aparece, se encaixaram de forma que deixou o filme melhor ainda, pois estas cenas são essenciais para entender melhor o impacto do que Katniss e Peeta fizeram nos últimos jogos bem como o funcionamento dos mesmos e as artimanhas de Snow para tentar acabar de vez com a nossa garota em chamas.
Outros pontos que precisam de elogios são: a caracterização externa dos personagens, a montagem dos cenários, e a introdução de novos personagens, como por exemplo, a mensurável Johanna Mason que definitivamente roubou a cena (o que foi ela fazendo ciúmes na Katniss gente?) e o Finnick, que ainda não encantou completamente como sem dúvidas irá fazer nos próximos filmes da franquia.
Johanna divando. <3
A atuação de todos foi linda e extremamente fiel a personalidade de cada personagem, a Jenn está perfeita mais uma vez como a nossa heroína Katniss Everdeen (a cara dela na cena com a Johanna no elevador foi hilária demais), aliás a Johanna ganhou todo o meu amor em todas as cenas que apareceu, a personagem ficou perfeita. E o que falar de Finnick (OH-My-GOD aquele lindo ), ele é um dos personagens mais cativantes, que aos poucos nos conquista e tem uma das histórias mais lindas e tristes da trilogia, caí de amores assim que o vi na tela do cinema, e foi mais uma caracterização digna.
É essencial dizer que eles souberam, e muito bem, dar cara a personalidade introspectiva da protagonista Katniss. Quando li os livros eu passei a entendê-la melhor apenas na parte final de Em Chamas, antes disso eu não sentia ódio por ela, mas ainda via suas ações com certo receio, assim como no filme, que em determinado momento dá vida as principais dúvidas da protagonista, fazendo-nos vê-la com novos olhos.
Não podemos deixar de citar a Primm sendo a garota mais meiga e ao mesmo tempo mais forte de todas, nos mostrando que a esperança é o que nos move, deixando a Katniss e a gente com muito orgulho dela. Destaque para Haymitch que nunca larga da bebida, mas que rouba as cenas em que aparece, e a nossa querida Effie com toda a sua extravagancia, ela me deixou emocionada com a sua sensibilidade, mostrando o seu lado mais emocional e o seu carinho pelos nossos tributos preferidos. Gale foi Gale como sempre, achei até um pouco menos irritante. E o Peeta é a perfeição em pessoa, meu coração sempre será do garoto do pão.
Nosso coração será sempre do garoto do pão! O Josh soube, e muito bem, dar vida a tudo que o Peeta representa: doação, amor, limitações. Assim como o personagem, o ator encanta ao mostrar que sua maior arma é o coração, e AH, como eu amo (tanto no livro quanto no filme) tudo isso. 
*Mas não posso continuar atuando para as câmeras e nós nos ignorarmos na vida real.  
Ainda assim, diante de tantos elogios é preciso dizer que, por melhor que essa adaptação seja, por mais impactante e surpreendente que ela se tenha feito, eu nunca vou deixar de dizer: VÁ ler esses livros! Foi perceptível que muitos dos telespectadores não entenderam o contexto geral da história, pontos que são tão óbvios para quem lê e que mesmo quando bem explicados em imagens não demonstram seu real significativo. 
Eu gostaria que todos os filmes baseados nos meus livros queridinhos ficassem tão perfeitos como Em Chamas ficou, não tem o que reclamar, não tem o que tirar nem por. Vale a pena assistir e se você ainda não conhece esta trilogia eu só pergunto EM QUE MUNDO VOCÊ VIVE??? Corre logo garantir seu exemplar de Jogos Vorazes e corra assistir aos filmes, você vai sofrer, mas cada momento de tensão, cada lágrima que você derrubar (sim eu chorei), cada suspiro vai valer a pena porque não tem nada, NADA, como Jogos Vorazes por ai. É muita perfeição e muito amor


Duração: 2h26min.
Ano: Novembro de 2013.
Gênero: Ação; Drama; Fantasia.
Classificação: 5/5
Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.



 






Top Comentarista participe Aqui

30 comentários:

  1. Caraca, o que dizer desse filme/história perfeita? O filme eu não assisti ainda, e confesso que os livros também não (não me julguem, rs). Mas assisti Jogos Vorazes e adorei! E lendo essa resenha eu me arrepiava até, sério, ficou demais. A Katniss é uma guerreira, na minha opinião, e o Peeta, bem, é o cara dos sonhos. Nossa, to louca pra ver esse filme, sem mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hmmm eu não li os livros u_u
    Quando saiu a adaptação ano passado, eu decidi fazer algo que nunca tinha feito: ver o filme sem ler antes. Tava traumatizada com 16 luas. Claro que agora, vendo todo mundo que leu os livros falar do quão fiéis estão sendo as adaptações, to tentada a ler antes do próximo (até porque A Esperança vai sair em duas partes e eu não to podendo).
    Não tendo lido os livros, minha experiência foi muito divertida, sem saber o que esperar. Coisas como o Peeta dizendo que a Katniss tava grávida e o Cinna (Cinnaaaaaaaaaaa nãããooooooooooo) me pegaram tão de surpresa que devo ter feito a mesma cara "masoq" da J Law.
    E o crescimento dos personagens, gente. Que coisa tensa ver a Effie chamando a Katniss com aquela tristeza toda.
    Mas alguém me explica o final? *SPOILER pra quem não sabe do filme/livro*: O Finnick tava no plano? Os jogos acabaram quando a Katniss destruiu a arena ou a Johanna matou os que faltavam? O Peeta sabia do plano? Quem fez o plano???? O Haymitch, o Plutarch? What?

    ResponderExcluir
  3. ai céus, eu preciso assistir este filme Oo
    não li os livros, mas amei o primeiro e depois dessa sua resenha, fiquei encantada e ansiosa para ver o segundo *-*

    ResponderExcluir
  4. Lindo!
    Quero muito assistir!
    Amei os gifs!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Realmente superou em todos os detalhes, livro fantástico!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  6. Ai meninas, assim eu não resisto. Estou chateada master por não ter ido no cinema ainda, já que JV eu vi na pre estreia, e foi tão bom.
    Só não assisti ainda porque na minha cidade só tem dublado, e me recuso a ver filme dublado.
    bjo
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Li só o primeiro livro e acabei não me interessando pelo segundo, por isso nem o procurei. Mas depois de tudo isso, OMG! Não tem jeito: preciso ler os outros livros e assistir aos filmes. Só preciso, como necessidade básica, omg omg omg!

    ResponderExcluir
  8. Ficou perfeito esse filme, melhor adaptação de todas e com certeza superou as minhas expectativas. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Aiiii então... eu não li o livro... mais quando vi sobre o primeiro filme... assim que ele entrou em cartaz fui assistir... dai tipo... gostei... mais só gostei... rsrsrsrs desde que assisti ele... estou esperando ansiosamente para assistir o segundo pra ver se me impressiono mais com ele, essa trilogia é exatamente o gênero que amooooo. mais acho que se talvez eu pegasse o livro, me encantasse mais. Engraçado que esse filme, o primeiro, eu fiquei euforica pra assistir ele. Enfim, fiqueiiii super empolgada novamente pra assistir, mais vou providenciar os livros pra ler... acho que com certeza tenho mais chances de se apaixonar por ele...

    Bjus Meninas... adorei a empolgação, vou esperar superrr desse filme.

    ResponderExcluir
  10. Eu li EM CHAMAS e corri para ver o lançamento da adaptação e fiquei super emocionada!!
    Além de ser fiel ao livro os atores conseguiram passar exatamente o que eu senti enquanto eu lia o livro tanto que em vários momentos ficava arrepiada de tanta empolgação *-*
    Não vejo a hora de A Esperança ser lançado ansiedade a mil =S
    LINDO DEMAIS *-*

    ResponderExcluir
  11. Nossa, pelo visto Em Chamas ficou perfeito... Eu ainda não li nenhum livro da série, mas vi o primeiro filme e estou bem curiosa para ver o segundo.
    Que bom, pelo que vcs falaram, que o filme está bem fiel, odeio quando fazem muitas alterações nas adaptações! Mas como eu ainda não li os livros não tenho como comparar!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. ai meu deus preciso urgentemente da trilogia de jogos vorazes, todo mundo falando muito bem dos filmes, mas eu só quero assistir depois que eu ler, e acho que não vou comprar tão cedo, Buáa

    ResponderExcluir
  13. Eu já assisti o filme, mas vou amanhã ao cinema ver de novo! Sem dúvidas é uma das melhores adaptações que eu já vi *-*
    E amei a neta do Snow HAHAHAHA Não dá para colocar defeito!
    A única coisa q meu namorado não entendeu (ele não leu os livros), na verdade, foi no primeiro filme, qdo o Gale fala que colocou o nome dele 42 vezes! O Em Chamas, ele entendeu direitinho (:
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  14. Esse filme foi PERFEITO. Sem palavras para explicar o que foi. A trilogia é uma das minhas paixões e ver toda a história no cinema como eu vi, só fez eu me apaixonar mais ainda. Com certeza virou minha adaptação preferida de livro.

    ResponderExcluir
  15. Meninas só pude assistir ontem.
    E digo uma coisa: PERFEITO!
    Amei! Chorei muito!!!! Emoção e adrenalina correndo nas veias!
    Agora super ansiosa para o desfecho final!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ai meninas! Assim vocês me matam! Acho que essa foi a resenha mais perfeita que li sobre o filme até agora. Devo confessar, não li os livros, então não sei o que esperar do filme.. mas vai ser bom porque vou vê-lo sem nenhum pré-conceito. Fui na sexta ao cinema, no dia do lançamento, super ansiosa, mas caiu um temporal na minha cidade, faltou luz no shopping e cancelaram todas as sessões.. Ô dó.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  17. Não tive a oportunidade de assistir ao filme ainda, mas amei a resenha, li com cautela, com medo de spoiler (mesmo tendo lido a trilogia, não gosto de spoiler sobre os filmes), mas a resenha não tem spoiler (pelo menos não detectei kkkk). Parabéns, beijos!

    ResponderExcluir
  18. To loooooooouca para ver este filme, tá muita gente falando positivamente bem sobre ser bem fiel ao livro e tal. Eu já li a trilogia completa, e amei desde da primeira vez que li Jogos Vorazes. Gosto de Distopias e essa é a minha favorita ever.
    Ah Peeta é perfeito gente, socorro. Quero um na minha vida, como faz? HAHAH
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  19. Vi os 2 filmes, gostei bastante. Ainda não li os livros, preciso comprar antes que mudem as capas kkkkkkk
    achei o primeiro mais dinâmico sabe? Apesar de ter achado o segundo mais lento, também gostei. Só de ter visto críticas positivas dizendo que era bem fiel ao livro, já fiquei feliz por isso, pois é muito chato quando ficamos ansiosas pela adaptação e ela nos decepciona e olha que eu ainda nem li kkkkk
    uma ótima pedida para ir ao cinema
    bj

    ResponderExcluir
  20. Como é bom ver um filme que foi bem adaptado né! Ficamos extasiados quando tudo sai perfeito! Estou muito ansiosa pra ir ver Em Chamas, mas aqui na minha cidade só tem uma sala de cinema e só vai começar a passar Em Chamas dia 29, até lá tem chão, enquanto isso fico me deliciando com as opiniões de quem foi assistir!

    ResponderExcluir
  21. Assisti o primeiro filme, não li os livros, só vou ler após assistir os filmes. Tenho é medo do que vem por ai, tento nem ler muita coisa a respeito, até dos livros para não esperar muito ou de menos. Mas, você foi bem concisa no que escreveu. Eu amo esses post tipo filmes que você coloca, são ótimos!

    ResponderExcluir
  22. Como uma boa tributa, foi na estréia de Em Chamas e só posso dizer que estou abalada emocionalmente até hoje. Eu duvidei de grande parte do elenco e levei um grande tapa na cara, principalmente por parte do Finnick (<3) e da Johanna. A atuação do Josh também melhorou demais, ele estava interpretando bem melhor o Peeta do que no primeiro filme. Eu amei, também, como o filme conseguiu ser fiel ao livro. O figurino me deixou boquiaberta e a fotografia me tirou o ar. Que arena maravilhosa era aquela? Quando li não imaginei tanta beleza! O filme com certeza merece a maior nota disponível e um cantinho no coração de todo mundo <3

    ResponderExcluir
  23. Bom a verdade é que eu moro em um buraco no qual o filme só chega depois de um mês ou mais do seu lançamento, eu sei, é triste, então nem vou comentar...

    ResponderExcluir
  24. Oii Meninas!
    Eu também amei Em Camas! Achei perfeito!
    Eles conseguiram ser bem fieis ao livro, e ficou muito bom!
    Me emocionei do começo ao fim.
    Eu também adorei a Johanna, coisa que eu não esperava, e o Finnick então? Eu já gostava dele, ele realmente tem uma das mais lindas e tristes histórias, e agora com o filme, simplesmente cai de amores por ele.
    Ficou tudo muito perfeito!
    Agora é esperar a continuação!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Terminei de ler Em Chamas essa semana pra poder ver logo o filme...não curti mt o q livro mas desse segundo até que gostei e pelo que me falaram tá bem fiel mesmo..me programando pra ver logo \o/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá Meninas *-*
    Amei o post! Que bom que vocês gostaram do filme!
    Eu simplesmente amei o filme >< Acho que é uma das melhores adaptações que já assisti!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Já li e assisti Jogos Vorazes. Infelizmente, não me animei em ler o segundo livre. A escrita da Suzane me deixou com um pouquinho de sono e embora me digam que o segundo e o terceiro livro são melhores, eu realmente perdi o ânimo em continuar a série.
    A adaptação tá rendendo bastante. Ainda não assisti, mas estou pensando seriamente em fazê-lo depois dos comentários sobre ele.

    ResponderExcluir
  28. Eu não ia ler esse post porque ainda não assisti Em chamas, mas não consegui resistir, e fiquei com ainda mais vontade de ver, deve ser muito bom!!
    Eu não li nenhum dos livros, mas tenho muita vontade, até porque adorei o primeiro filme, e o segundo parece ser tão bom quanto, então os livros devem ser melhores ainda!!

    ResponderExcluir
  29. Oi meninas!
    Eu assisti, e mesmo sem ter lido os livros eu ameiii.
    Logo irei começar a ler a triologia.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  30. Meu Deus, meu Deus! Sou a única pessoa no mundo que só irá assistir Em Chamas essa semana! rsrsrs Acabei de ler o segundo livro e estou perplexa, estou morrendo de amores pelo gato do Distrito 4 aka Finnick Odair e urrando pelo Peeta (aquele garoto do pão NÃO EXISTE, ele é fofo, perfeito e sempre está lá pela Katniss ♥). E depois de ver inúmeros comentários - reforçados pela resenha linda-perfeita-fantástica de vocês - falando sobre o capricho que foi feito o filme, eu estou querendo voar pros cinemas *-* Já estou aliviada já que a ideia principal e todo o contexto de Em Chamas foi preservado, porque o melhor deste livro é exatamente o teor político, o foco no destino dos distritos e a tensão mascarada que envolve a população e a Capital.

    ResponderExcluir