[Resenha] Insurgente - Veronica Roth

Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.
Fantasia Distópica || 511 Páginas || Editora Rocco|| Skoob || Compare & Compre || Classificação: 5/5
Livre de Spoilers
O que eu mais gosto em uma boa distopia é sua capacidade de chocar e incitar a reflexão do leitor, e exatamente por isso eu gostei tanto de Divergente: a sociedade e sua divisão em facções, as escolhas e testes de aptidão, as habilidades moldadas para o “bem comum”, o controle rígido feito pelas regras de inclusão e listagem de cada indivíduo. Tudo me pareceu tão real e semelhante com nossa sociedade atual, com nossas próprias divisões e segregações, que me encantei pela história criada pela Veronica Roth. E então, sem eu esperar que a autora se superasse, ela renova as forças de sua narrativa e em Insurgente, continuação de Divergente, dá voz ao apelo social e crítico de sua trama. Se em Divergente a intenção da autora era apresentar um mundo novo e nos envolver a ele, em Insurgente não há dúvidas de que ela quer nos fazer refletir e, principalmente, escolher um lado pelo qual torcer: Revelar a verdade ou lutar pela segurança, qual a sua escolha?
Não acredito que seja mais importante seguir em frente do que descobrir a verdade. (...). A verdade costuma mudar os planos das pessoas.

Logo de início fui envolvida pelo ritmo de ação e suspense de Insurgente. Tris, nossa protagonista, precisa decidir em quem confiar. De um lado temos um grupo que anseia a queda do poder atual e que vê na guerra política estabelecida entre as facções a oportunidade certa para iniciar uma grande rebelião, e do outro lado um grupo que luta com todas as suas armas para controlar e proteger uma de suas maiores riquezas: o conhecimento. Entretanto, a grande questão para Tris não parece ser como vencer a guerra, mas sim o que a desencadeou, e exatamente por esse motivo os instintos de nossa protagonista a levam a caminhos contrários aos daqueles que ela ama, colocando a jovem em uma posição em que ela precisa decidir não só por qual lado lutar, mas também pelo que e por quem se sacrificar.
Em Divergente o foco da história estava no treinamento e nos mistérios que envolviam a personalidade peculiar de Tris. Já em Insurgente uma guerra está iniciando, levando a jovem a sair do centro de treinamento e lutar com todas as forças pelo bem daqueles que ama. Eu acho incrível o sexto sentido que essa personagem tem, mas o mais admirável nisso é a maneira como ela lida com suas habilidades, de uma forma discreta, pensativa, direta. Além da mudança de cenário, do fortalecimento do clima de ação, e do crescimento do foco político e social da trama, a autora também aborda com destreza os segredos que cada um dos seus personagens carrega, colocando em jogo a confiança que podemos depositar em cada um deles. E por esse motivo, vemos o romance de Tris e Quatro passar por inúmeras provações, oscilando constantemente entre o amadurecimento amoroso e o afastamento emocional, de forma que ao mesmo tempo em que eles se aproximam cada vez mais, eles também constroem um abismo entre eles ao tomarem decisões individuais.
Romance, suspense, ação, dramas políticos... Como não amar tudo isso? Insurgente me abocanhou completamente, me emocionando, me chocando, e me deixando ansiosíssima por sua continuação. Nesse livro a narrativa da autora está muito mais intensa, de forma que cada laço criado ou desfeito compadece e assusta o leitor de uma maneira inexplicável, o que me leva a dizer o quão inteligente a autora é, e o quão apaixonada por essa trilogia ela me deixou.
Sobre a Série
Insurgente é o segundo volume da trilogia Divergente, composta pelos livros: Divergente, Insurgente e Convergente. No Brasil apenas os dois primeiros livros foram publicados, sendo que o volume final tem data de previsão para março de 2014.
Vale lembrar que a série vai virar filme e que a primeira adaptação tem previsão de estreia nacional para abril desse ano.
Quotes Preferidos
Não posso falar que preciso dele. O fato é que não posso precisar dele. Na realidade, não podemos precisar um do outro, porque quem sabe quanto tempo vamos durar nesta guerra?
“Serei sua família agora.”
Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas às vezes decide confiar nelas.
Outras Capas (+ aqui):
  



Participe Aqui

37 comentários:

  1. Nossa as capas brasileira dessa série sambou na cara dos States. Não li eles ainda, mas queria ler pelo menos 2 antes do filme ser lançado. Se você se envolveu com o clima de suspense, então acho que vou adorar o livro. Obrigado por mais uma resenha!

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus livros preferidos, amo essa série, e depois do final de Insurgente fiquei louca pela continuação. Adorei esse quote: "Descobri que as pessoas são compostas de camadas e mais camadas de segredos. Você pode achar que as conhece, que as entende, mas seus motivos estão sempre ocultos, enterrados em seus próprios corações. Você nunca as conhecerá de verdade, mas às vezes decide confiar nelas."

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que leio uma resenha fico mais curiosa sobre essa distopia, a história deve ser incrível! Acho que vou acabar assistindo o filme primeiro...
    Beijos!
    http://sobrelivrosesonhos.blospot.cm.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!

    Eu amei, amei esse livro! Realmente é surpreendente, emocionante e de tirar o fôlego! O livro em si e seus desdobramentos superaram Divergente, na minha opinião, mas em contradição eu tive momentos de raiva com muitos personagens: Caleb, por motivos óbvios... Quatro, por certas atitudes que considerei egoístas, e Tris, por estar tão irresponsável em suas ações e quase suicida. Mas é um livro maravilhoso, não há como negar.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quero muuuuito ler os livros, já ouvi falar tanto dos filmes, mas não tenho coragem de assistir o filme sem antes ler eles, as três primeiras capas são bem mais bonitas e esses Quote me deixou morta de curiosidade... preciso muito ler esses livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, ainda não li o primeiro volume, mas parecem muito bons. Adoro distopias futurísticas, estórias cheias de mistério e essas me chamaram bastante a atenção, parecem ótimos livros!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Pam!

    Amei sua resenha! Também acho que a Autora se superou nesse livro e mal posso esperar para ler o terceiro livro!

    Também resenhei a Série, se quiser passar lá no blog e ler, ficarei bem feliz!!
    Beijão!

    Divergente: http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenha-divergente-divergente-livro-1.html

    Insurgente: http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenhainsurgente-divergente-livro-2.html

    ResponderExcluir
  8. Eu terminei de ler os dois já nesse ano e gostei muito da estória , dos personagens, da trama criada pela autora. Em vários momentos eu me peguei refletindo sobre cada facção e comparando com a nossa sociedade e comigo também. Fiquei impressionada em como a autora nos mostra os defeitos e as qualidades de cada uma ...
    A única coisa que me incomodou é a narrativa repetitiva em muitas situações em que ela demonstra as reações da Tris , teve momentos em que me entediou, mas fora isso, o livro é muito muito bom ! Não vejo a hora do lançamento de Convergente !

    ResponderExcluir
  9. não curto distopias. elas nunca me agradam. eu sempre me arrasto para ler os livros e tenho vontade de tacá-los longe. mas quando a série da Verônica, o mundo blogastico todo está comentando, favoritando e idolatrando a série, e eu sinto que preciso ler.
    acho essas capas lindas, e, caso eu não soubesse do que os livros tratam, eu compraria apenas pela boniteza hahaha
    não sei se irei ler em breve, mas caso eu leia, volto aqui para lhe informar da minha opinião :D

    ResponderExcluir
  10. A resenha tá ótima, mais ainda to meio que com medo de esse não estar a altura do primeiro, kk. To sem coragem pra ler ainda.

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah
    Só falam bem desta distopia. Aguardando sair o terceiro para comprar todos juntos, pois me conhecendo seu que vou querer ler um após o outro.
    Sem falar que as capas são muito bonitas!

    ResponderExcluir
  12. Pah, você quer me fazer surtar não é? Só pode! haha
    Eu estou loooouca para ler essa série e acredite, eles já estão esgotando as edições com a capa original! Eu fui procurar e só encontrei em uma única loja.. estou vendo que ele vai entrar para a minha lista como o mais caro que comprei rs
    Minha distopia favorita é Jogos Vorazes, mas estou vendo que essa bate de frente rsrs
    Estou ansiosa para ler logo *-*
    Parabéns pela resenha. Só me deixou com mais agua na boca haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Concordo muito com você quando falou sobre as distopias. Amei sua resenha, quero ler essa série o quanto antes eu puder!

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Não li nenhum livro da série, mas depois dessa resenha e do vídeo que havia assistido em que você fala do Insurgente fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
  15. Estou Louca para ler esta saga!!!
    Já li tantas resenhas positivas a respeito deste livro, que estou morrendo de vontade de lê-lo...
    Amo livros intrigantesm com mistéirios e que deixam um gostinho de quero mais!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Primeiramente, queria parabenizá-la pela magnífica resenha. Não li o primeiro livro, mas isso não me impediu de entender a história e os pontos chaves do segundo - você fez isso possível.
    Quanto ao livro em si: gostei bastante da sinopse e das características que você mencionou. Muitos dizem que é melhor que Jogos Vorazes - e JV é muito amor <3, então acho que devo dar uma chance. :D

    Grande abraço e obrigada,

    Ana.

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Ainda não tive a oportunidade de ler a trilogia, mas está na minha lista.
    Além das capas serem lindas, a história parece prender o leitor e isso deixa a leitura mais prazerosa.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  18. Eu não lembro aonde vi ou ouvi você falando sobre Insurgente (antes dessa resenha), que conseguiu ser tão bom quanto divergente, com uma pegada mais política e social ainda melhor. Não sei por que ainda não li. E tenho certeza de que quando ler, vou me arrepender de ter demorado tanto.. hehe Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ler Insurgente, amei Divergente, achei um livro maravilhoso e eu não conseguia largá-lo, ne preciso dizer que estou muito ansiosa pela sequencia *-* e ler resenhas positivas só aumentam a minha expectativa.

    ResponderExcluir
  20. Falam tão bem dessa série distópica que acho que desse ano não passa! Vou pegar para ler. Antes que o primeiro filme seja lançado, de preferência! Adorei as capas, a editora tá de parabéns com as edições!

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler essa trilogia, esperando lançar todos os livros. Acredito que a autora colocou tudo de bom para tornar a trama boa, romance, suspense, ação e dramas políticos. Não li mas vejo que está sendo bem elogiada a série. E vou assistir ao filme e depois ler os livros, aprendi que me decepciono menos com o filme assim.

    ResponderExcluir
  22. Aaaa quero muito , mas muito ler Divergente e toda a sequencia , não falarei muito sobre eles , pois não sei kkkk Li Jogos vorazes e eu amei , dizer que Divergente é melhor , mais pra mim até agora Jogos vorazes é o meu favorito ;

    ResponderExcluir
  23. Aaaah, distopias! Esse tipo de livro me dá um choque sempre. Sempre mexe demais comigo.
    Aliás, to procurando ler Divergente ainda, haha. Mas ta difícil, porque gosto de ter só pra mim. Emprestado não vale rs. E Insurgente parece ser melhor ainda... Vish. Esse negócio de ter que escolher por quem lutar e se sacrificar me interessou bastante.

    ResponderExcluir
  24. Hey Pah !
    As distopias parecem que agradam qualquer público. A série divergente está super bem comentada na blogosfera e Insurgente assim como Divergente se tornou um dos favoritos dos blogueiros. Eu pretendo ainda neste inicio de ano começar a ler a série *--*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Ahhh, essa trilogia é meu xodó <3 já li em ebook e agora quero ler o livro físico.

    ResponderExcluir
  26. Tenho muita vontade de ler essa trilogia pois além de adorar distopias as criticas sobre são muito positivas!!
    Pretendo adquirir em breve e tenho certeza que vou me apaixonar por essa historia cheia de ação!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Eu li meio por cima, com receio de saber demais.
    Eu ainda não li divergente, mas foi sua resenha que me despertou a curiosidade e colocou ele na minha lista de compras.

    Adoro distopias, em especial pelo o que elas mobilizam dentro da gente.
    Curiosa para começar a ler a história da Tris

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Já faz um tempinho que tô fugindo dessa serie mas td mundo me diz que é perfeita que tô começando a mudar de ideia e ler mesmo..e tem o filme também né..achou que já vou procurar pra ler antes da estreia do filme =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oii Pah!
    Eu ADORO essa série! Divergente e Insurgente são livros que me surpreenderam muito!
    Também estou muito ansiosa para ler a continuação!
    Adorei os quotes, me deu vontade de reler o livro *.*

    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Eu ainda não comecei a ler essa trilogia, mas já tenho os dois primeiros aqui em casa. Vou te falar que fiquei muito puta quando uma página no Facebook contou o final da trilogia, agora vou começar a ler o livro já sabendo do final ¬¬ Amo distopias, esse gênero agora esta vindo com tudo e apresentando livros cada vez mais diferentes, inovadores, únicos =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Me sinto uma estranha no ninho por não ter lido essa série ainda. Parece ser muito boa, me apaixono por todas as capas. Acho que só não li ainda por ter certo receio do gênero que não é lá da minha preferência. Gostei de saber que ela constrói uma sociedade semelhante a atual. Mas ler ou não a série ainda é uma incógnita pra mim. Mas o filme com certeza eu quero ver:) Bjs...
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  32. Ainda não li essa série , recebe muitas críticas positivas, e quero muito lê-la, já está na minha lista , e pretendo ler pelo menos o primeiro antes do filme!
    Ótima resenha!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  33. Olá.
    Confesso que não li a resenha aprofundadamente porque estou louca por essa série e não quero estragar a surpresa quando finalmente conseguir ler.
    Mas sou apaixonada por Jogos Vorazes e ao que tudo indica as duas séries tem bastante em comum né ? Sendo fantasias Distópicas, com um tema social envolvido e tudo o mais.
    Adoro quando o livro consegue ser real mesmo com a fantasia. Em Jogos Vorazes eu conseguia imaginar a colheita acontecendo no mundo atual e aparentemente esse livro é assim também.. Enfim, PRECISO ler logo! rs.

    Beeijos

    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Então, não li nada sobre a série ainda, tenho uma porção de livros que quero ler, mais com certeza o filme eu vou assistir rsrsrsrsrsrs
    Beijus

    ResponderExcluir
  35. Li Divergente, mas não consegui ler o outro. Algo não me animou, ainda mais depois de um possível spoiler que eu vi

    ResponderExcluir
  36. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  37. A serie divergente foi muito surpreendente e devo dizer que foi horrível !!!!!
    essa serie conseguiu entrar para os piores livros que eu li ,o final é triste ,a autora fez algo inacreditável e acho que ela deveria rever seus conceitos de final feliz ,porque quando buscamos um livro estamos a procura de algo feliz e não que ensine uma moral !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ##### nuncaireiperdoaressaautorapordestruirumsonhode inalfeliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir