E então eu assisti Vampire Academy

Academia de Vampiros é uma das minhas séries literárias favoritas. Romântica, surpreendente, repleta de ação e mistério e – claro – com uma mocinha incrível, a trama me conquistou completamente. Sendo assim, desde que a Richelle Mead (autora da saga) divulgou a notícia de que seus livros seriam adaptados para as telonas meu coração ficou esperançoso; eu não via a hora de ver a Rose e o Dimitri nas telinhas, arrebatando corações de telespectadores do mundo todo. Contudo, conforme as notícias a respeito do filme começaram a aparecer nas redes sociais eu fiquei com medo, muito medo... O elenco não me agradou, principalmente a escolha do casal principal, e o lado cômico da história sobrepondo o clima de tensão e ação me deixou enfurecida! Nesse momento, após vários trailers suspeitos e uma bilheteria mundial pouco atrativa, a Diamond Filmes deu a notícia de que não iria distribuir o filme no Brasil, nota para a qual eu nem liguei, afinal já estava esperando uma tragédia de adaptação. Porém, agora que eu assisti o longa-metragem confesso que estou tentada a pensar que essa não foi uma decisão (por parte da Diamond) tão sábia assim.

Como uma fã dos livros eu devo dizer: Dan Waters (roteirista) e Mark Waters (produtor) mudaram completamente a essência da história descrita do livro. Enquanto na obra o que prevalece é o mistério e a ação, no filme – mesmo que tenhamos bons momentos de luta e perseguição – o destaque está na sátira dos vampiros e de seus costumes. Sem contar que, enquanto o livro caminha para algo maior, para uma guerra que vai além das barreiras escolares, o filme foca bastante em rixas juvenis, que parecem muito mais brigas de popularidade. O fato é que Mark Waters é conhecido por seu trabalho em “Meninas Malvadas”, e ao saber disso fica óbvio que em Vampire Academy ele quis priorizar o bom-humor e a ironia nata da personagem principal, criando assim uma história divertida que fosse capaz de conquistar o público jovem já saturado de narrativas escolares sobre sugadores de sangue. Contudo, além de não conseguir atrair esse público-alvo, infelizmente ele também deixou muitos fãs chateados com suas mudanças.
Não gostei dos cortes no roteiro, da omissão de certos personagens, da caracterização completamente diferente de alguns membros da história, do foco estudantil e fútil dado à história, e muito menos da explicação genérica utilizada para pontos tão importantes da história. Eu li os livros e sim, não gostei nadinha disso senhor roteirista! Contudo, mordo a língua e digo que, apesar de tantos aspectos negativos, a história ficou sim bem divertida e envolvente à sua maneira. Para quem não sabe a Rose, nossa protagonista, é a rainha das ironias, então ao focar nesse aspecto o roteirista deu um ar muito engraçado à trama, brincando com a relação do espírito entre Rose e Lissa, com a maneira dos vampiros Moroi se alimentam, e até mesmo com o fato desses vampiros não serem do tipo que “brilham quando expostos ao sol”. De fato, acho que se eu não tivesse lido os livros eu teria adorado o filme. E esse é o ponto chave, o longa-metragem ficou bom, não ficou fiel ao livro e por isso a minha revolta, mas ainda assim é um típico filme juvenil e escolar divertido e misterioso (bem melhor até que Crepúsculo, e olha que eu curto a saga).
Apesar do foco diferenciado e das mudanças do roteiro, o filme tem algo que eu – mais uma vez mordendo a língua – amei: a Zoey Deutch como nossa Rose Hathaway. De princípio eu odiei a escolha, afinal a atriz não tem o corpão e a cara de “pronta para a briga” que a personagem tem, contudo ela atuou bem o suficiente para se transformar na nossa heroína corajosa e boa de briga. Irônica, boa lutadora, pronta pra defender os amigos, fortona mas com emoções tipicamente juvenis, e com uma reputação nada digna de uma menininha, a Rose do filme rouba a cena e deixa o longa-metragem digno de boas risadas.

   


 Ainda sobre o elenco, não cai de amores pela Lucy Fry como a Lissa, muito menos pelo Danila Kozlovsky como o divo do Dimitri – achei que eles ficaram muito apagados na história, principalmente o Dimitri –, contudo também não achei suas atuações completamente ruins. Assim como os efeitos especiais, a trilha sonora e a composição do cenário, eles foram bons, cumpriram o esperado, apenas não surpreenderam.


  

No geral, como já disse, o filme não é ruim, ele apenas não é tão bom quanto o livro. E mesmo que alguns me julguem por isso, devo dizer que no final, na hora de pesar os prós e os contras, eu acabei gostando mais do que odiando a adaptação. Foi um tempo bem aproveitado, em que me diverti e fiquei torcendo pelo casal lindo que eu adoro – suspira – e que merecia sim mais filmes. Então por favor produtores e estúdios de produção, não abandonem a saga, deem a ela uma segunda chance, se não for pela história, ao menos pelo Adrian, afinal a gente merece vê-lo nas telas do cinema  .
 
Duração: 1h45min.
Ano: 2014.
Gênero: Ação; Sobrenatural; Fantasia.
Classificação: 3/5
Na escola de vampiros St. Vladimir estudam Rose e Lissa, duas melhores amigas. Rose é meio humana, meio vampira, e perdeu toda a família em um acidente. Ela tem o dom de entrar na cabeça de Lissa, uma princesa que domina o elemento do Espírito, sendo capaz de curar pessoas e animais. Juntas, elas vão proteger os vampiros Moroi dos inimigos Strigoi.
Fonte: Adoro Cinema.







Participe Aqui

30 comentários:

  1. o livro deve ser otimo , o filme ja me falaram mas nn gostei muito ... eu estou com vontade e se ler o livro <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paola
    Gosto muito da série Academia de Vampiros. Fiquei super feliz quando fiquei sabendo que ia virar filme. Vou assistir e ver se gosto.Mas não vou ter muita expectativa, pois como sempre o livro é bem melhor que o filme.

    ResponderExcluir
  3. A serie parece ser legal e tal, mas eu não curto muito coisas de vampiros, infelizmente... =/

    ResponderExcluir
  4. nao sei se gosto ou nao gosto vendo o trailer. Parece bom mas ao mesmo tempo não, eu sei la. Já li tantas resenhas sobre os livros que fiquei curiosa pra conferir, mas não está em minhas prioridades agora. Talvez assista primeiro pra ver se empolgo

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro, mas tô super curiosa com o filme.
    Acho que vou assistir antes de ler, porque se eu ler o livro primeiro vou odiar o filme, então é bom assistir não esperando nada. Afinal, assim julgarei o filme pelo que ele é, não pelo que deveria ser.

    ResponderExcluir
  6. Ahh acho que vou dar uma chance para o filme... sou apaixonada pela Irmandade da Adaga Negra, mas nunca li "Academia de vampiros" porque li dois livros da série "Diários do Vampiro" e não gostando acabei desistindo do gênero (grande ignorância minha.. será?? rsrs).

    ResponderExcluir
  7. Oi, ainda não li o livros - nem tenho vontade - e também não estou muito curiosa sobre o filme. O tema '' vampiros'' nunca chamou minha atenção, e mesmo se gostasse, prefiro assistir o filme depois de ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o livro, mais quero muito ler ainda, se for pensar bem em tudo que eu quero ler, fico o dia inteiro só lendo sem fazer nada rsr'
    E quanto ao filme, não sei se vou gostar, não gostei do trailer, mais vou ver, quem sabe não é tão ruim quanto me pareceu!
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Pah!
    Então ainda não assisti o filme, também li muita coisa falando que ele não é lá essas coisas, mas agora lendo o que você escreveu minha curiosidade aumentou bastante.
    Uma coisa que eu não perdoou é o Danila como o Dimitri não consigo imagina-lo no papel e pode-se dizer que isso é uma das principais razões por eu ainda não ter visto o filme..rsrs

    ResponderExcluir
  10. Oi Pah, nunca li os livros, apesar de que sempre só escuto elogios, porém, este filme nunca me interessou. Achei o trailer tão bobo e tão pastelão e fico triste em saber que a essência da história foi alterada. Mas menos mal que você até gostou.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro e também não assisti ao filme. Acho que só assistirei depois que ler os livros. Mas é uma pena que o filme não seja tão bom quando o livro isso geralmente acontece quando o diretor não entende a alma do livro, é uma pena quando isso acontece. De qualquer forma, eu vou ver o filme, para ver o que acho.

    ResponderExcluir
  12. Várias, blogueiras fazem 'campanha' dos livros e/ou série mas não faz meu estilo vampiros e coisas extremamente sobrenaturais :((

    ResponderExcluir
  13. que demais o post *-*
    nunca li os livros e também não assisti nenhum episódio da série, então não posso concordar nem discordar de você né hahahah
    mas tenho uma noção de como é esta coisa de adaptar livros para a série e sei que nunca sai igual. acho que é mais ou menos igual filme né kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Só li o primeiro livro e tô com o coração dividido quanto a ver o segundo filme. Sei que cinema é outra mídia, mas pera ai, não é um livro humorístico! È romance e ação.

    ResponderExcluir
  15. Particularmente sinto pleno ódio de quando mudam toda a história do livro. Se for pra mudar tudo, põe outro nome e não diz que é uma adaptação pra televisão. Mas tem filme/série que fica bom de um jeito diferente, e a gente acaba aceitando.
    Estou pra ler o livro ainda. Então como você disse que se não tivesse lido teria gostado totalmente, vou assistir antes né.

    ResponderExcluir
  16. Quero assistir a serie, o filme, e ler os livros! Poxa Pah, você me deixou super curioso! Amo essa coisa sobrenatural. O trailer me agradou muito, fiquei tipo : =O! Rose parecer ser muito engraçada e bem "aventureira"! Acho que provavelmente eu vire fã!

    ResponderExcluir
  17. Essa série não é para mim e tb nem me interesso pelo filme. Ás vezes até dou chance para o filme, porém dessa vez nem quero haah

    ResponderExcluir
  18. Gostei do trailler do filme.
    Eu tenho qui os 3 primeiros livros da série, mas ainda não li nenhum... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  19. Sempre leio críticas bem positivas sobre a série Academia de vampiros e até quero ler um dia, mas não é prioridade pra mim. O filme também não me interessa muito,ainda mais que nem será lançado aqui no Brasil. Mas é bom saber que gostou apesar de tantas mudanças mencionadas por você.

    ResponderExcluir
  20. Gosto dos livros, não chego a ser fã, mas é uma leitura divertida. Já ouvi falar tanto desse filme e sempre tão mal que não senti vontade de assistir. Mas lendo sua resenha parece não ser tão mal assim. Acho que vou dar uma chance e assistir assim que sobrar um tempinho.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  21. Ahhh, eu gostei tanto do filme! Gostei muito dos livros e é uma da minhas séries prediletas, tanto que quando li o "Ultimo Sacrifício" chorei horrores só de pensar que era ali que tudo acabava e não teria mais a Rose e tantas outras personagens que amei, mas vi o filme nesse final de semana e confesso que na hora eu não vi nenhum contra! Gostei de tudo mesmo, e é claro que tem diferenças grandes dentre o filme e o livro, mas ainda assim, adorei o filme. Peculiaridades aparte, entendi o seu ponto de vista, mas ainda recomendo tanto os livros quanto o filme. Beijos

    respirelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Eu desisti de adaptações de livros depois De Percy Jackson , agora eu espero as opiniões para ver o que acharam do filme comparado ao livro ,quanto a essa serie ainda não li ,mas ainda vou ler e quantto ao filme acho que não vou ver.

    ResponderExcluir
  23. Pah, até agora não sabia á respeito de nada sobre a Saga (já tinha visto o nome, mas nem tinha em tocado), então como não li nenhum livro, amei o trailer, vamos ver a diferença do filme para os livros..
    Quando completar essa jornada, te conto minha experiência.....


    Bjsss Pah

    ResponderExcluir
  24. Não sou muito fã de histórias de vampiros e tals, mas acho que vou assistir o filme e se eu gostar quem sabe não mudo meu conceito sobre os vampiros e dou uma chance para os livros?!

    ResponderExcluir
  25. Nunca li essa série, mas fiquei curiosa! =]

    ResponderExcluir
  26. Já ouvi falar muito bem da série mas ainda não tinha lido nada sobre o filme. É bem comum a gente se decepcionar com adaptações de livros e séries no cinema né? Faz parte!
    Abs

    ResponderExcluir
  27. Ainda não assisti =(
    Estava querendo ver faz um tempinho, desde o lançamento e fiquei triste por não ir ao cinema.
    Vou ver se baixo e assisto neste fim de semana.

    ResponderExcluir
  28. Pah, vou te dizer, achei o filme péssimo. Zoey foi a única que me agradou.
    Achei o cenário ótimo e tambem o lado mais bem humorado, mas todo o resto foi pessimo. Lutas com coreografias estranhas, algumas cenas exageradas..
    E o Dimitri?! Não conseguei imaginar o personagem nele.

    Mas muito da minha opnião está relacionada ao livro. As modificações me incomodaram demais, e eu nao consegui curtir ao filme.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  29. Nao li nenhum livro dessa série, ouvi falar que é muito boa, mas nao tenho nenhum livro :(
    eu geralemente gosto de ler o livro primeiro e depois ver o filme, mas acho que nesse caso vou abrir uma excessão e vou assistir o filme antes de ler o livro.

    ResponderExcluir
  30. Oii Pah!
    O filme deixou a desejar bastante.
    Os livros são tão bons! Gosto muito da série.
    No filme não gostei de vários personagens que no livro eu adoro!
    Poderiam ter feito melhor!

    Beijos!

    ResponderExcluir