maio 01, 2014

[Resenha] O Começo de Tudo – Robyn Schneider

O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social. Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz. Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios? O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.

Editora: Novo Conceito l 288 Páginas l Jovem Adulto l Compre aqui: Amazon l Skoob l Resenha: Day Farias l Classificação: 5/5

 

Por um longo momento, depois de terminar essa leitura, eu temi não conseguir fazer uma resenha sobre esse livro. Sério. Não há palavras pra ele. Real, inteligente, inspirador, bem-humorado, profundo, tocante, verdadeiro… eu poderia dizer mil coisas, mas não conseguiria passar para vocês a experiência incrível que foi ler O Começo de Tudo. É como tentar explicar porque você ama tanto a sua música favorita e o que ela tem de tão especial, ou qual é o cheiro exato das primeiras gotas de chuva tocando o chão e porque, inexplicavelmente, ele é tão reconfortante – talvez seja porque, não importa onde você esteja, ele não muda, diferente de todo o restante na vida. Viu? Eu sabia que iria devanear antes de começar a falar sobre esse livro, risos.

“Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário – um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer.”

Já que talvez eu não consiga falar o que esse livro é, eu possa me concentrar em dizer o que ele não é: essa não é uma história de romance como eu achei que seria, pelo menos não é só isso. Não é também a história de um cara que conhece uma garota que muda tudo…existem histórias assim aos montes por aí! Sim, existe um cara realmente incrível e real chamado Ezra, e existe uma garota misteriosa e inteligente chamada Cassidy, e ainda existe esse sentimento que os une e que mostra a eles que a vida não se resume a tragédias sempre esperando por nós. Contudo, essa não é uma história sobre encontrar alguém que te muda e te cura, mas sim sobre como um momento pode mudar tudo e como cabe somente a você decidir o que fazer a partir dali. É uma obra que narra sobre como demoramos pra perceber que algumas coisas nos acontecem só para nos tornar mais fortes depois delas.

“Querendo saber no que as coisas se transformam quando já não precisava mais delas, o que o futuro reservaria assim que tivéssemos passado por nossa tragédia pessoal e, no final das contas, fosse comprovada a nossa capacidade de sobrevivência.”

Ezra Faulkner achava que tinha tudo o que precisava… até sofrer um acidente de carro, quebrar a sua perna e passar a sentir como se não pertencesse mais a vida que tinha perdido, como se talvez nunca tivesse. Ele não é mais o melhor tenista da escola, não namora mais Charlotte – a garota mais popular – , não se senta mais na mesa onde todos querem estar. Em um momento, tudo mudou completamente, mas a grande questão é que às vezes a vida te tira coisas para abrir espaço para novas. Quer dizer sim, o mundo é assustador algumas vezes e todas as pessoas pelas quais você passa pela rua estão de alguma maneira enfrentando a sua tragédia particular – aquele momento de ruptura entre quem você era e quem você passa a ser depois que algo muda tudo – mas, ainda assim, algumas vezes você precisa de um baque para parar o ritmo acelerado que permitimos que a vida tome, quando ela começa a passar demais por nós. Então pause, coloque seus fones de ouvido e vá para uma rave silenciosa, deixe o mundo finalmente seguir a trilha sonora que você decidiu…e coloque a vida no ritmo no qual você quer vivê-la.

Esse livro me deu tantas coisas em que pensar, me fez sorrir e questionar infinitos fatos, por isso mesmo agora acho que minha resenha não fez jus a ele. Com personagens reais, repletos de defeitos e cicatrizes, tão bem descritos que me fizeram sentir que eu terminei a leitura conhecendo-os. Principalmente Ezra, já que o livro é narrado em primeira pessoa por ele, e também porque a autora faz com que o leitor possa não só se identificar, mas também torcer por ele logo nas primeiras páginas. A escrita é rápida e inteligente, cheia de um significado que nos é revelado pouco a pouco sem ser uma clara lição de moral, mas sim um aprendizado compartilhado que nos faz fechar o livro levando parte dele dentro de nós. Comecei essa leitura sem grandes expectativas e acabei encontrando nele algo que se encaixava perfeitamente ao que eu estava vivendo. Um livro que nos faz lembrar de coisas que no fundo sabemos, mas que acabamos esquecendo quando algo trágico ou doloroso que muda nossas vidas.

“O mundo quebra todo mundo e, posteriormente, alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados.” – Ernest Hemingway

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

45 Comentários

  • juliano cesar de oliveira
    12 junho, 2014

    Meus parabéns! Amei a maneira que vc usou para se expressar, me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo como tema.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

  • Raquel Pereira
    01 junho, 2014

    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois de ver tudo que você usou para descrevê-lo, preciso ler urgentemente.

    Bjok

  • Karolyne K.
    28 maio, 2014

    Eu tenho o livro e estou pensando em passar ele na frente de alguns…
    Parece ser realmente bom, e não esperava tanto dele. Mas só tenho lido coisas boas, então espero que ele me encante também =)

  • Dreeh Leal
    27 maio, 2014

    Seus devaneios já me conquistaram! Eu não dava nada por esse livro, mas ele parece ser daqueles que marcam a nossas vidas. Sei como é não conseguir por em palavras tudo que um livro significou para mim, por isso quando alguém se sente assim, eu sei que o livro é realmente incrível!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

  • Thatiane Martins
    23 maio, 2014

    Essa história parece linda. Não conhecia esse livro, mas depois dessa resenha com toda certeza fiquei tentada a embarcar nessa história! =]

  • Franciele Ferreira Silva
    18 maio, 2014

    Nossa Day, até agora não havia passado pela minha cabeça que uma resenha que não fosse á do próprio autor, pudesse mexer tanto comigo como aconteceu…..
    Além de me identificar com as histórias (sua e a do livro), entendi que agora minha vida está precisando ser repensada e este livro com certeza entrou na minha lista e como o número 1 ser adquirido….
    Parabens e obrigada…….

    Bjssss Day

  • Karina B.
    10 maio, 2014

    Olá!
    Não conhecia esse livro, parece ser bem tocante, Com uma história linda.
    Não é meu tipo de leitura, mas… quem sabe? kk É bom sair da zona de conforto de vez em quando.
    Beijos!

  • Sika Gennargh Pelegrino
    08 maio, 2014

    De olhar pro livro eu já diria que é bem inteligente, e por isso já tinha incluído da lista dos desejados kkkk.
    E a resenha foi SENSACIONAL! Simplesmente perfeita e super incentivadora. Depois dela, todo mundo vai ler O Começo de Tudo, pode crer.
    Gostei bastante da história (mesmo esperando por outra coisa) e tive a sensação de que vou ler nessa obra algo que ensine que ‘há males que vem para o bem’.

  • Caroline Passoni
    08 maio, 2014

    Antes de ler esta resenha, pelo título, achei que a temática iria ser outra, mas ela me deixou com mais vontade de ler, rs. Beijos!

  • Jany Mantovan
    08 maio, 2014

    Não tinha lido nada sobre ele e pela capa pensei que o tema fosse completamente diferente. Adorei sua resenha, deu vontade de ler nesse instante!!!

  • Crislane Barbosa
    07 maio, 2014

    Oi Day!
    Sua resenha é pura emoção!
    Fiquei com vontade de ler.
    Beijão!

  • Vanessa Grandin
    06 maio, 2014

    Esse livro não me chamou muito a atenção de início……mas li a sinopse em uma livraria e mudei de opinião, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo….
    Sua resenha realmente nos faz ir até a livraria mais próxima , comprá-lo e começar a ler pra ontem ! Adoro livro assim, que surpreendem……

  • Gabriele Ferreira
    05 maio, 2014

    Estava esperando está resenha <3
    O meu logo chega, obrigado pela indicação.

  • Douglas Fernandes
    05 maio, 2014

    Eu ouvi falar muito pouco sobre esse livro, essa resenha me fez desejar muito o livro, só a capa que nao me atraiu.. fiquei curioso de saber se vou sentir isso tbm, ficar sem explicação depois que ler o livro… *-*

  • Tais Bruna
    05 maio, 2014

    Oi Day,

    Confesso que não tinha me interessado por esse livro, ele está até separado aqui para um futuro sorteio.
    Porém depois de ler sua resenha fiquei bem curiosa quanto a história e talvez até reconsidere a leitura e coloque ele na minha enorme fila..rsrs

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

  • Lucas Goulart Duarte
    04 maio, 2014

    Sua resenha ficou ótima ._.

    Mais uma vez a Novo Conceito trouxe uma capa lindaaa! Estou cada vez mais apaixonado por esta editora.
    Agora, o livro parece ser tão tão bom. Fiquei louco por ele. Já me imagino lendo e amando!

  • Rita Cruz
    04 maio, 2014

    Adoro livros que mexem com o nosso emocional e que trazem momentos de reflexão.
    Escrever sobre algo que amamos é realmente difícil, não é mesmo?
    Achei o enredo do livro bem legal e fiquei curiosa pra saber como e quais sentimentos essa mudança abrupta trouxe ao protagonista. Deve ser aquele tipo de livro que você lê e para por horas pra refletir após concluir a leitura.

  • Bárbara
    04 maio, 2014

    Mais um comentário meu que não apareceu aqui 🙁 Que estranho, to achando que é problema no meu celular…
    Vou re-comentar pra garantir…
    Eu ameiiiiiii a resenha, amei o enredo, amei amei e senti muita vontade de começar a ler ontem. A resenha do "Claro que te amo" e a resenha desse de hoje fizeram eu mudar a minha toplist de próximas leituras.
    Só tenho uma crítica: Não gostei da capa 😛
    Abraços

  • Oliveira
    03 maio, 2014

    Esse livro já está na minha lista de desejados, e após essa sua frase: "Contudo, essa não é uma história sobre encontrar alguém que te muda e te cura, mas sim sobre como um momento pode mudar tudo e como cabe somente a você decidir o que fazer a partir dali. " Estou um tanto que meio desesperada. Como não ler? Amei a resenha.

  • Jéssica Maria
    03 maio, 2014

    Não gosto muito do gênero ,mas esse livro é simplesmente perfeito…
    E essa capa é muito linda.

  • Andryele Dantas
    03 maio, 2014

    Estou louca para ler esse livro desde o lançamento, amei a capa (bem colorida, amo capas assim *-*), a sinopse e a sua resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro. Preciso encontrar ele disponível para venda rsrs, só vejo como esgotado nos sites </3

  • Gabi
    03 maio, 2014

    Sabe que eu li algumas vezes tua resenha, porque cada vez que eu lia tudo o que tu escreveu sobre esse livro se juntava a fragmentos da minha vida. Que resenha linda e esse livro vai pra lista de futuras compras certo! Gostei da simplicidade que a Robyn colou no texto.

    Beijo Day.

  • Ana Carolina
    03 maio, 2014

    Olá Day!
    Estou com esse livro na estante e só faltava um empurrão para começar a lê-lo, bem depois da sua resenha não tem como esperar mais. Já tinha lido algumas resenhas sobre o livro, mas a sua me conquistou por completo só com suas devaneações eu percebi que teria que ler um livro.
    Beijos.

  • Raissa Lohayne
    03 maio, 2014

    A resenha me animou bastante. Não tinha lido outras por preguicinha mas enfim, entrou pra lista *u*

  • Rayane
    02 maio, 2014

    Estou vendo que vou amar esse livro…quero muito ler. Gostei muito da sua resenha, não sabia do enredo desse livro. São poucos os livros que eu tenho Jovem adulto com homens protagonistas, acho que esse livro dever ser uma leitura muito interessante, é do tipo de livro que eu gosto, leitura rápida e inteligente.

  • Bianca
    02 maio, 2014

    Você me convenceu, de verdade! Amei a resenha e com certeza será um dos meus proximos livros a ler.

    Beijos…

    http://www.blogdecimoterceiro.blogspot.com.br/

  • Marcela Marques
    02 maio, 2014

    Oie!
    Adooooooooooorei a resenha.
    Para ser sincera, esse livro já tinha me chamado a atenção pela capa e pelo Título. Achava que era sim, algo relativo ao recomeço da vida junto com seus altos e baixos. Acredito que seja uma leitura perfeita, a qual prende o leitor e no final, podemos tirar várias conclusões e lições.
    Com certeza está na minha meta de leitura o/

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

  • leticia costa
    02 maio, 2014

    Noossa! Não me lembro de ter lido uma resenha que messe tanta vontade de ler um livro quanto essa, o livro parece ser simplesmente PERFEITO, e a resenha foi maravilhosa. Já tinha visto várias resenhas sobre o livro mais nenhuma tinha chamado tanta atenção quanto essa. Estou com uma vontade imensa de ler esse livro agr, e com certeza vou passar ele na frente de um monte de leituras (claro que quando eu comprar ele né kk).
    Bjoos, e Parabéns pela resenha!! *-*

  • Dani Kaulitz
    02 maio, 2014

    Ainda não conhecia o livro e achei bem interessante! O enredo parece ser muito bom, por ser diferente de todos os outros livros que vemos por aí e este parece mexer muito com os sentimentos do leitor e provocar muitas reflexões. Fiquei curiosa para conhecer essa obra também!
    beijos

  • Rayme
    02 maio, 2014

    não gosto desta capa, e como sou uma pessoa que leva muito isso em conta, ainda não li ele.
    a história parece ser incrível sim… já vi resenhas incríveis dele, mas a capa me deixa triste 🙁 hahaha
    quero ler ele. quero mesmo! e preciso ler ele logo… parar de enrolar né… 😛

  • Vih Gonçalves
    02 maio, 2014

    Oi, adorei sua resenha.Já tinha lido outra resenha sobre ele e realmente gostei,parece ser uma ótima história.
    A sinopse desse livro realmente chamou minha atenção, mas por algum motivo, não tenho vontade de lê-lo.
    Beijos

  • Vih Gonçalves
    02 maio, 2014

    Oi, adorei sua resenha.Já tinha lido outra resenha sobre ele e realmente gostei,parece ser uma ótima história.
    A sinopse desse livro realmente chamou minha atenção, mas por algum motivo, não tenho vontade de lê-lo.
    Beijos

  • Vih Gonçalves
    02 maio, 2014

    Oi, adorei sua resenha.Já tinha lido outra resenha sobre ele e realmente gostei,parece ser uma ótima história.
    A sinopse desse livro realmente chamou minha atenção, mas por algum motivo, não tenho vontade de lê-lo.
    Beijos

  • Anônimo
    02 maio, 2014

    Oi Day, nossa… pela resenha já percebe-se que esse livro é impactante, e se apenas pela resenha já senti as emoçoes reflexivas que esse livro quer passar imagine lendo! Muito diferente a historia, que para falr a verdade gosto de livro assim, haha amei sua divagação no começo da resenha que é totalmente verdade! Quando eu vi o nome do personagem já amei Ezra <3, ainda nao li, mas depois dessa resenha ele entra loucamente na minha lista de livros, Tenho certeza que vou amar. Se esse livro passar uma pensamento do que você falou " o mundo é assustador algumas vezes e todas as pessoas pelas quais você passa pela rua estão de alguma maneira enfrentando a sua tragédia particular " vai ser alucinante. Nao tinha visto ainda esse livro, mas ele se parece um pouco com "como eu era antes de você"? Mas nao gosto muito de comparar, entao é isso ai, Amei a resenha Day, e espero mais com as suas divagaçoes haha 😉

  • Leonardo Ribeiro
    02 maio, 2014

    Olá Day!
    A Pah já comentou algumas coisas sobre ele em um vídeo no Vlog. A capa é muito linda! Amo livros que tem poucas páginas e ótimo roteiro!
    Esses livros que acontece um acidente com o protagonista me arrepia todo rsrs, por que a gente acaba se apegando a ele.
    Beijos!

  • Mirelle Candeloro
    02 maio, 2014

    Nossa Day, só o seu primeiro parágrafo já me arrebatou. Curioso que não tinha dado nada por esse livro e não imaginava que ele podia ser tão incrível assim. É tão bom quando começamos a ler algo pensando ser uma coisa e somos completamente surpreendidos. Beijos e valeu a dica. Mi

    http://www.recantodami.com

  • Ana Paula Justen
    02 maio, 2014

    Nossa, pelo que li esse livro é lindo. Muito bem resenhado! Agora fiquei desejando tê-lo hehehe <3

  • Érika Rufo
    02 maio, 2014

    Nossa, que resenha inspirada!! Se não estava doida pelo livro, com certeza agora fiquei!!
    Acho incríveis histórias superação e transformação, que beiram a vida real. Estou curiosa pra saber como o Ezra vai superar todas as perdas que teve. Com certeza vai pra lista de desejados!!

    Beijinhos!!

  • jennifer luna
    02 maio, 2014

    já vi varias resenhas positivas sobre esse livro , achei super interessante amo esses tipo de historia ><

  • somlivros
    02 maio, 2014

    Um livro sempre deixa algo dentro de nós. Passamos a refletir um pouco mais sobre nossa vida e a tudo a nossa volta. "O chão que ela pisa", de Salman Rushdie, também é uma história que mexe conosco.

  • blog somlivros
    02 maio, 2014

    Cada livro deixa algo dentro de nós. A partir disso, acabamos refletindo sobre nossa vida em relação nós mesmos e ao mundo a nossa volta. "O chão que ela pisa", de Salman Rushdie, também é um desses livros.

  • Maira Martins
    01 maio, 2014

    Estou cada vez mais ansiosa para ler este livro! Ultimamente ando lendo muita ficção e fantasia e sinto que preciso ler algo mais real, mais próximo de mim, se é que dá pra dizer assim… E este livro em especial me parece incrível, uma história profunda e tocante, capaz de nos fazer sentir e pensar. Já está na lista de próximas comprinhas, hahaa. Ótima resenha, beijinhos.

  • Ariane
    01 maio, 2014

    Parece ser um ótimo livro além de ter uma capa linda. Ótima resenha!!!
    Beijos!!!
    http://www.diariodostreze.blogspot.com Visita?

  • Anônimo
    01 maio, 2014

    Não estava muito animada com esse livro, mas tenho que admitir que depois da resenha, fiquei tentada… Acho que vou acabar lendo.
    Beijos.

  • Monica Navarro
    01 maio, 2014

    Oi, Day
    Adorei sua resenha. Estou louca para ler esse livro. Desde o seu lançamento fiquei interessada. A história é bem interessante, principalmente por ser narrado em primeira pessoa. A capa é uma graça.