maio 05, 2014

[Resenha] O Enigma das Estrelas – F.T Farah

Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos.

 

Editora: Geração Editorial l 160 Páginas l Juvenil l Compre aqui: Amazon l Skoob l Resenha: Day Farias

 

O motivo de eu ter pego esse livro pra ler, para começar, é o fato de que a sinopse dele me lembrou – e muito – um dos primeiros livros que li, reli e que acabou me marcando de verdade, o Além da Neblina. Embora eu não consiga explicar exatamente porque essa obra foi um “divisor de águas” para o meu eu leitor, que inegavelmente foi impactado por tal livro, foi a partir dessa história que eu finalmente percebi que livros podem não se limitar a ser um passatempo, podem ser uma porta para algo muito maior e mais incrível do que se pode esperar. Sou encantada por Além da Neblina até hoje – embora tenha medo de relê-lo agora e ele não ser mais tão incrível pra mim – e, por causa dele, sempre gosto de dar chance aos livros mais juvenis, mesmo que eles estejam totalmente fora dos meus gêneros favoritos atuais, e foi assim que  meu caminho se cruzou com O Enigma das Estrelas.

Luzes que perseguem pessoas, casos de abduções, animais aparecendo mortos com pedaços de seus corpos faltando, e a história de um padre que, ao ser condenado à morte, amaldiçoou a cidade. É certo que há um mistério que ronda Morro do Ferro e que divide opiniões: Anjos? Demônios? Alienígenas? Talvez Carola, Carmem, Alfredo, Vicente e Jonas finalmente desvendem esse mistério. Chegando com seus pais ao Morro do Ferro o grupo de amigos decide viver uma aventura; acampar no Morro dos Anjos – lugar onde foram avistadas as assustadoras e misteriosas luzes que já foram vistas por praticamente todas as pessoas da cidade – Jonas, o líder do grupo, planeja assustar os amigos com as lendas do lugar, mas quando todas as histórias que ouviu começam a dar sinais de que são reais, os jovens percebem que tudo o que escutaram pode não ter sido só casos fantasiosos.

Comecei a leitura de O Enigma das Estrelas sem grandes expectativas (sério, nenhuma!) e acredito que isso fez com que eu lesse e chegasse até a última página sem nenhum sentimento de frustração; não é um livro que ‘marca’ o leitor e sinto que essa não era de nenhuma maneira a intenção. Por ser narrado em terceira pessoa, e também pela própria maneira como é escrito, o livro não nos permite estabelecer uma conexão com qualquer um dos personagens; de maneira rápida e sem se aprofundar nos sentimentos e temores dos jovens protagonistas a leitura flui com facilidade mas, no fim, nos deixa com a sensação de que de fato não conhecemos ninguém verdadeiramente na história. Eu, particularmente, não acredito em extraterrestres mas, achei interessante saber mais sobre ufologia através do autor que – em alguns parágrafos – abriu espaço para falar de acontecimentos reais que principiaram a crença e os estudos a respeito de tal tema, além de indicar filmes sobre o assunto. E eu realmente gosto quando os autores não nos dão a impressão que tiveram a ideia do nada; o autor realmente pesquisou e se interessou em passar conhecimento e não deixar o leitor perdido de nenhuma maneira.

Enfim, é um livro leve e rápido e que se for lido como eu li (sem expectativas) pode ser uma boa leitura, mas que não entra pra minha lista de mistérios favoritos e cuja continuação não me tirará o sono – risos. Mas, porque não lê-lo? Dê uma oportunidade! Que sabe a leitura não seja diferente pra você?

Sobre a Série

O Enigma das Estrelas é o primeiro livro da série Clube dos Mistérios, composta por cinco volumes.

Book Trailer

Beijos!

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

33 Comentários

  • Douglas Fernandes
    30 maio, 2014

    Sempre tento nao ir com muita expectativa ao ler agum livro, isso ajuda muito a nao se decepcionar no final, eu conheço muito pouco sobre ETs e extraterrestres tbm, muito bacana o autor ter pesquisado e colocado fatos reais no livro e até dado dicas de filmes, ja entrou pra minha lista aqui 😀

  • Karolyne K.
    28 maio, 2014

    AMo livros do gênero e este tem chamado minha atenção =)
    Sério… leio super rápido e me envolve bastante, estou procurando alguns para comprar e já incluí este, que parece incrível.

  • Bárbara
    27 maio, 2014

    Interessante o que você cita no começo da resenha que um livro não pode ser somente um passatempo, isso é realmente muito verdade! Um livro pode acrescentar muito mais que possamos imaginar!
    Não conhecia esse da resenha de hoje e até gosto de livros juvenis, se tiver chance vou ler!
    Abs

  • Dreeh Leal
    27 maio, 2014

    Eu gosto do gênero, mas esse livro não consegue me conquistar rsrs
    É bom quando, ao ler um livro sem pretensão, ele nos agrada. E fico feliz que isso tenha acontecido com você. Se surgir a oportunidade, eu leio, do contrario, não o lerei rs

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

  • Thatiane Martins
    23 maio, 2014

    Me deu uma nostalgia imensa lendo essa resenha. Na hora que li a sinopse desse livro lembrei dos meus dez/onze anos quando eu ficava horas e horas enfiada numa biblioteca lendo esses mistérios juvenis. E como eu adorava! haha Acho que foi aí que eu virei uma leitora voraz!

  • Franciele Ferreira Silva
    18 maio, 2014

    Por incrível que pareça (para quem me conhece), eu estou amando livros juvenis.. Gostei da resenha, mas como no seu caso Day, ao adquiri-lo não iri com "sede ao pote", digamos que se eu entendi, ele é um livro mais leve, sem muito o que esperar…..

    Bjssss

  • Jéssica Maria
    17 maio, 2014

    Gosto bastante de livros infanto-juvenil ,e gostei bastante da sinopse desse livro , eu leria ,mas como vc disse sem muita expectativa .

  • Maira Martins
    13 maio, 2014

    Esse é mais um livro da lista "Quem sabe um dia?!", hahahaa. Gostei bastante da premissa e das resenhas que já li dele, mas acho que não estou tão ansiosa pela sua leitura, pelo menos por agora. Beijos

    respirelivros.blogspot.com

  • Érika Rufo
    13 maio, 2014

    Geralmente curto livros infanto-juvenis, mas a história desse não me encantou. Achei a capa super misteriosa, com certeza chama atenção. Vou recomendar aos meus alunos do 5º ano que amam um mistério. Com certeza eles irão adorar!!

  • Raquel Pereira
    11 maio, 2014

    Tenho visto várias resenhas sobre este livro, mas confesso que não tem me interessado muito.

    Bjok

  • Karina B.
    10 maio, 2014

    Oi!
    Não leio muitos livros juvenis, eles não me chamam a atenção (com algumas exceções), tenho que consertar isso logo kkk
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ter uma história bem legal 🙂
    Beijos!

  • Sika Gennargh Pelegrino
    08 maio, 2014

    Mais um livro que estava na minha wish list, e que continua nele depois da resenha, hehe.
    Adoro livros juvenis e cheios de mistérios. Pensei que esse seria meio difícil de ler, mas pelo visto, é leve e rápido, o que me incentivou ainda mais a tê-lo em mãos.
    E se der, adquiro também os outros volumes da saga, hihi.

  • Caroline Passoni
    08 maio, 2014

    Nunca havia nem ouvido falar deste livro,rs. Vou dar uma chance a ele, o post me convenceu. Beijos!

  • Mirelle Candeloro
    08 maio, 2014

    Oi Day, gosto de livros sobrenaturais e com uma pitada de mistério, pois me ajudam a ir sedenta até as últimas páginas querendo desvendar tudo.. hehe Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  • Jany Mantovan
    08 maio, 2014

    Nunca li nada parecido, mas mesmo eu não sendo mais muito "juvenil" com os meus 35 anos eu já li alguns livros do gênero e gostei, porém esse parece diferente,inclusive a capa!

  • Raissa Lohayne
    07 maio, 2014

    Não gosto muito do estilo. A resenha ficou superboa mas a história não é bem o que gosto =/

  • Rayane
    07 maio, 2014

    Eu ainda não li ao livro, mas estou super ansiosa para ler, ainda mais por se tratar de um livro com um plano de fundo extraterrestre o que chamou bastante minha atenção pois nunca li nada parecido e também por adorar livros voltados para o público juvenil.
    ''O enigma das estrelas'' parece ser uma leitura gostosa, com certeza vou acrescenta-lo a minha lista e espero ler em breve!!

  • Vanessa Grandin
    06 maio, 2014

    Parece ser um livro bem juvenil, despretensioso….
    Confesso que não fiquei interessada pela leitura quando li sobre o lançamento e lendo sua resenha tive certeza que não será uma prioridade pra mim !

  • Gabi
    06 maio, 2014

    Gostei da capa e da ideia de uma cidade amaldiçoada. Se parar na minha mão darei uma chance, por parece ser bom pra refrescar a mente depois de um livro grande e tal.

  • Ana Carolina
    06 maio, 2014

    Oi Day!
    Livros juvenis sempre são uma surpresa. Acho que para descontrair são sempre uma ótima opção ou quando você esta com aquela "ressaca" literária…hehhe
    Gostei da estória do livro.. quem sabe não dou uma oportunidade.
    Beijos.

  • Lucas Goulart Duarte
    06 maio, 2014

    Ah, gostei da sua resenha! Eu estava esperançoso que esse livro fosse WOW pq estou louco para ler um livro do gênero vindo das mãos de um brasileiro, mas mesmo assim ainda daria chance a esse 🙂

  • Julia G
    06 maio, 2014

    Oi Pah, eu sempre tento abrir espaço para livros mais juvenis também, porque sempre há alguma história que nos surpreende. Porém, faz tempo que não faço isso, andava sem paciência para as coisas assim, estava em uma fase mais adulta. rsrs
    Nunca tinha lido nada sobre o livro, achei a trama interessante, mas é uma pena não ter sido tão bom.

    Beijos

  • Renata Pereira
    06 maio, 2014

    Tenho lido resenhas positivas desse livro. Engraçado vc mencionar que te lembrou o primeiro livro que vc leu…assim que vi essa capa me lembro logo dos livros da editora ática que amo de paixão. E essa história de "turma" tem tudo a ver com os Karas…oh nostalgia!
    bjs

  • jennifer luna
    06 maio, 2014

    Adoro os livros infanto-juvenil , *-* nao gostei muito da resenha , historia do livro , a capa eu gostei 🙂 eu sempre tenho uma apaixonite pelas capas dos seus livros

  • leticia costa
    06 maio, 2014

    Gosto bastante de livros juvenis, mais acho que não leria AGORA esse livro, não gostei muito da história dele, não me chamou a atenção, a capa é super bonitinha e tals, mais não foi o suficiente para me chamar a atenção, principalmente pela resenha, pelo que você falou parece não ter gostado muito. Não estou muito afim de arriscar. Mias talvez algum dia eu leia, sei lá.
    Amei a resenha mesmo assim, Bjoos!

  • leticia costa
    06 maio, 2014

    Gosto bastante de livros juvenis, mais acho que não leria AGORA esse livro, não gostei muito da história dele, não me chamou a atenção, a capa é super bonitinha e tals, mais não foi o suficiente para me chamar a atenção, principalmente pela resenha, pelo que você falou parece não ter gostado muito. Não estou muito afim de arriscar. Mias talvez algum dia eu leia, sei lá.
    Amei a resenha mesmo assim, Bjoos!

  • Ana Paula Justen
    06 maio, 2014

    Resenha muito boa. Quando li a sinopse não me agradou muito não, mas pela resenha me incentivou a ler.

  • Vih Gonçalves
    05 maio, 2014

    Oi, ainda não tinha ouvido falar sobre este livro, mas não gosto muito de livros juvenis, e apesar de ter gostado de sua resenha esse livro não chamou minha atenção. Não vou lê-lo pois o enredo não me agradou.
    Beijos

  • Vih Gonçalves
    05 maio, 2014

    Oi, ainda não tinha ouvido falar sobre este livro, mas não gosto muito de livros juvenis, e apesar de ter gostado de sua resenha esse livro não chamou minha atenção. Não vou lê-lo pois o enredo não me agradou.
    Beijos

  • Gabriele Ferreira
    05 maio, 2014

    Não vejo a hora de poder compra-lo, com está resenha me motivou mais ainda, este mês ainda se Deus ajudar ele está na estante. ♥

  • Rita Cruz
    05 maio, 2014

    Eu lembro que quando vi esse livro nos lançamentos fiquei encantada. Gosto de pegar infato-juvenis para ler as vezes pra matar a saudade dos primeiros livros a me encantar.
    O enredo desse parece bastante atraente, mas eu confesso que após ler algumas resenhas e descobrir um pouco mais do enredo do livro acabei perdendo o interesse. Não seria um livro que eu pegaria para ler hoje. Mas quando precisar de uma leitura mais leve e descompromissada, talvez recorra a essa dica.

  • Monica Navarro
    05 maio, 2014

    Olá, Day
    Gosto muito de livros infanto-juvenil, mas o enredo desse livro não chamou a minha atenção, mas lendo a sua resenha, resolvi dar uma chance e quem sabe sem expectativa, me divertir um pouco.

  • Rayme
    05 maio, 2014

    Oi Day,
    já tinha lido sobre o livro, e apesar de gostar deste gênero, a trama não me agrada muito não =/