[Resenha] Cidade do Fogo Celestial – Cassandra Clare

ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.  

Sobrenatural Jovem Adulto|| 532 Páginas || Cortesia Galera Record || Skoob || Compare & Compre|| Oferta: Saga Completa || Classificação: 5/5
Resenha livre de Spoilers
Acabou. Depois de anos acompanhando essa saga – depois de inúmeras lágrimas, sorrisos e surpresas – chegou o aguardado momento do desfecho da série Instrumentos Mortais. Ao longo de seis livros acompanhei o amadurecimento de Clary, Jace, Simon, Izzy e Alec, contudo não esperava que no último volume essa evolução se tornasse tão nítida. Esses jovens passaram por tantas mudanças e enfrentaram tantas guerras – mundiais, familiares e emocionais – que é impossível não perceber o quanto eles cresceram e, mesmo que aos dezessete anos não seja fácil lidar com tamanha responsabilidade, esses guerreiros, com fé e união, seguem confiantes para a batalha final contra o mal que assombra o mundo dos Caçadores de Sombras.
Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis.
Se vocês acham que vou falar sobre a história desse livro estão enganados. Tudo aqui precisa e deve ser surpresa, afinal esse é o último volume da saga. Porém, atento para o fato de que o livro é todo guiado pela guerra, pela ameaça de um mundo devastado e desprovido de amor, e pela aflição de jovens que carregam nos ombros a responsabilidade pelo desfecho dessa batalha. Outro ponto que devo salientar é que a Cassandra Clare, mais uma vez, interliga suas histórias, unindo passado, presente e futuro em uma única obra. Graças ao livro Cidade do Fogo Celestial as sagas: As Peças Infernais, Instrumentos Mortais, As Crônicas de Bones, e The Dark Artifices, passaram a estar completamente conectadas. Então, uma dica, leia esse livro depois de ler As Peças Infernais, sem isso vocês perderão tantos detalhes emocionantes que, só de lembrar, fico à beira de lágrimas. Para os que entendem: culpem o Will por isso! 


Desta maneira, uma das coisas que mais gostei no livro é que a guerra está presente logo nas primeiras páginas da história. Como acontece com muitos finais, achei que a autora ia deixar boa parte das explicações e das batalhas para os capítulos finais, contudo logo no primeiro capítulo já encontramos perdas devastadoras. Além disso, como já falei, tem o amadurecimento dos personagens principais e a interligação entre todas as histórias da autora. E, claro, o final que, mesmo deixando pontas soltas para as tramas que virão, é simplesmente perfeito. Confesso que achei alguns momentos previsíveis, contudo na mesma medida somos surpreendidos por inúmeros detalhes especiais e emocionantes. O livro não foi tão arrebatador quanto o terceiro volume da saga, que ainda é o meu preferido, porém ele foi muito além do esperado.
Somos todos parte do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contanto que exista amor e lembrança, não existirá perda de fato.
Guerras, romances, amizades e recomeços. É impossível não amar esse final, esses personagens e essa saga. Eu ri e chorei com esse livro, me emocionando com o amor, a amizade e o amadurecimento presente nessas páginas. A autora soube mesclar ação e emoção de uma maneira incrível, ganhando o leitor com as cenas de aventura repletas de sentimentalismo – isso porque os personagens principais são, antes de qualquer coisa, grandes amigos. Não tem credo, cor, sexo ou guerra que os separe, independente de qualquer coisa, esses jovens se despem de preconceitos e apenas amam seus amigos sem medida, se entregando e doando em nome dessa amizade. E é indiscutível o quanto isso é bonito, ainda mais quando visto sob o ponto de vista de uma narrativa em terceira pessoa, que engloba e enfoca vários núcleos paralelos à história principal.   

Sei que minha resenha foi mais emoção do que razão, mas me deem um desconto, afinal sou fã dessa autora e de tudo o que ela cria. E só tenho a dizer, repetir e enfatizar o quanto essa série e essa autora são incríveis. Então, fãs de aventura, o que vocês estão fazendo aqui que ainda não foram ler esses livros?
• Sobre a Série 

Cidade do Fogo Celestial é o último volume da saga Instrumentos Mortais, composta pelos livros: Cidade dos Ossos, Cidade das Cinzas, Cidade de Vidro, Cidade dos Anjos Caídos, Cidade das Almas Perdidas e Cidade de Fogo Celestial. Confira as resenhas aqui.


36 comentários:

  1. Sério que as batalhas já começam no início do livro? Bem diferente e bacana!
    Me deu uma vontade tão grande de conhecer esses personagens maravilhosos da série agora mesmo!
    Ótima resenha! Abraços Pah!

    ResponderExcluir
  2. Eu to doida por esse livro. AMO a série e ó falta ele pra eu poder terminar essa história que é pura emoção <3 Infelizmente eu só tenho o primeiro livro de As Peças Infernais então não da pra seguir o que você falou, mas depois eu leio tudo de novo rs

    ResponderExcluir
  3. ate agora so assisti o filme mesmo,mas eu to loko para ler hehe!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus eu nunca li nem o primeiro quanto mais esse ultimo rsrrs, nem vou ler pq se não vai nem valer apena como vou ler os livros, um dia mais vou.kkk

    Jéssica - http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Pah!
    Ainda não li nenhum livro da Cassandra, mas quando o fizer seguirei sua dica em começar por As Peças Infernais.
    Que bom que você gostou do desfecho da série e um fato que muito me agradou foi saber que, desde o início do livro, a autora já começa em um ritmo acelerado!
    Você acha que esse pontos soltos que ela deixa para iniciar novas séries fica bom? Ou melhor, muitos livros com o mesmo cenário não fica cansativo? Fiquei um pouco receosa quanto a isso...rs
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!

      Sabe, me perguntei a mesma coisa quando terminei essa saga. As Peças Infernais é diferente porque é histórico, mas essa nova que ela vai lançar vai ser contemporânea, então fico com medo dela ser cansativa. Entretanto, a autora escreve tão bem que sei que vou adorar ler mais sobre esse mundo!

      Beijos

      Excluir
  6. Importante a sua dica Pah, porque a Dany leu ele antes de ler As Peças Infernais e não só ficou meio boiando em algumas coisas, como pegou spoilers em outras e ficou chateada.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  7. Já me falaram muito dessa série, mas por ser sobrenatural acabo sempre deixando para depois, sempre tem outro livro que me desperta mais vontade de ler que essa saga. Assisti o filme cidade dos ossos, apesar de não saber se é parecido com o livro, e acabei gostando. Quem sabe não dou uma chance a essa série.

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu gostei muuuito desse livro, na verdade amei, mas Cidade de vidro ainda é o meu favorito ♥ haha'
    Gostei da forma que a autora introduziu os personagens da nova série, e mais ainda de ver que os meus personagens favoritos (alguns *-*) ficaram vivos para contar história...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Pah!
    Não acompanhei essa série, mas li "As Peças Infernais" e amei!! Sua resenha ficou ótima, entendo quando a gente é fã de um certo autor, a emoção fala mais alto mesmo!!
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma amiga que ela é super fã, aposto que irá gostar desse último livro. Infelizmente a série não me despertou interesse na leitura, mas gostei da resenha Pah.
    Beijos

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah!
    Ainda estou na leitura de Instrumentos Mortais e não vejo a de ver a conclusão da saga. Vou seguir seu conselho e ler Peças Infernais antes de Cidade do fogo celestial, o difícil vai ser segurar a ansiedade para ler esse desfecho.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Faz muito tempo que essa série está na minha lista, mas ainda não tomei coragem de ler eles!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Aiin, essa série já está na minha listinha há um tempão e até agora não consegui ler nenhum dos livros!!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não tenho muito o que comentar, logo eu ainda estpu no inicio da ´serie..
    estou gostando bastante e seii que ainda tenho muitas emoções.. até acabar... a série

    ResponderExcluir
  15. Venho querendo ler essa série um tempinho, mais não sabia se ia gostar. Depois de ler sua resenha com certeza quero ler, ainda mais por ser uma série grande, sei que vou gostar muito! Adorei a resenha Pah, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Pah, eu ainda preciso ler cidade das almas perdidas antes do gran finale, mas não sou tão fã da série assim, apenas curto! kkkkkkk, mas pena que acabou, né?
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Paola!
    Dá uma dor no coração quando uma série que acompanhamos e gostamos muito acaba.
    Mas o melhor é quando a série termina com chave de ouro e nos deixa sem um pingo de dúvida e nenhuma ponta solta.
    A série é uma das mais desejadas por mim desde o primeiro lançamento e ainda não tive oportunidade de lê-la, estou me preparando para comprá-la e espero que seja em breve.
    Parabéns à Cassandra Clare.
    Desejo uma semana cheia de luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossa Pah, parece ser bem legal esses livros. Eu nunca acompanhei uma saga assim. bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
  19. Eu li os 3 primeiros livros emprestados, ainda estou esperando ter dinheiro para comprar todos os livros e reler os primeiros volumes, é tão ruim quando uma série que gostamos chega ao fim. Uma que eu gosto chega ao fim em outubro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Caramba!!!
    Não sabia q essa série era tão grande!!
    Adoro essas capas!!
    Morro de curiosidade p lê-la!
    Gostei de saber q o último livro ganhou 5 pontinhos..hehee..ótimo qnd uma série tão grande termina bem!

    ResponderExcluir
  21. Oii Pah,
    olha, vendo suas resenhas me dá até curiosidade em ler a série eim... hahaha
    mas uma vez, logo que foi lançado o primeiro livro, eu tentei ler. como este gênero não me agrada muito, não consegui entrar na trama e acabei desistindo do livro e, consequentemente, da serie toda... :S

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nenhum livro dessa serie to meio desorganizada, cuidar do blog sozinha é difícil mesmo ele sendo pequeno rsrsrs mas eu pretendo ler todo e logo

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    Post novo no blog SORTEIO no blog Livros com café

    ResponderExcluir
  23. Oi Pah

    Eu tentei de verdade gostar dessa série. O primeiro livro foi decepcionante, mas dei uma segunda chance porque me disseram que Cidade de Vidro era demais. Pra mim a história da série deveria ter terminado nele, na verdade para mim foi uma trilogia porque eu não me arrisco a ler mais nenhum livro da Cassandra Clare. Parece radical, mas suas histórias não me convenem, seus dramas não me tocam e suas revelações não me surpreendem. Talvez uma dia eu mude de ideia, nesse caso prefiro arriscar ler outra série da autora a continua nessa.
    Sua resenha maravilhosa até me fez repensar um pouco minha decisão, mas quando lembro o quanto foi sofrível a leitura dos três livros, vejo que eles não são para mim.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  24. Oi Pah', também sou muuito fã da diva Cassandra, vou começar Cidade das almas perdidas, e só de pensar que já estou chegando no final, me aperta o coração....Adorei a resenha'
    Super beeijo


    http://fernandaconversandosobretudo.blogspot.com.br/2014/09/lendo-fiquei-com-seu-numero.html

    ResponderExcluir
  25. Sabe aquele pé atrás terrível? Pois é. Não sei o que acontece, mas apesar de todos os milhões de comentários positivos e recomendações, não consigo criar vontade de ler essa série. Cheguei até comprar o primeiro livro e ele está aqui pegando poeira, ainda não criei vontade muito menos coragem para lê-lo

    ResponderExcluir
  26. Eu acho as capas dessa série muito linda! Tenho muita vontade de começar logo, mas ainda não tive tempo, um amigo me indicou e eu fiquei encantada, assim que puder vou começar.

    ResponderExcluir
  27. Ai Pah, não acredito que minha série tão amada chegou ao fim. :'( :'( Pelo que vi o livro será o máximo, cheio de surpresas, cenas lindas e marcantes..gostei de saber que a Cassy (olha a intimidade..rsr) conseguiu criar uma conexão entre todas as spinn-off e essa série. Estou louca pra ler e apreciar essa obra incrível. Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Quem gosta do gênero certamente vai se apaixonar pelas séries da Cassandra Clare, meu Deus ela é incrível! Em todos os 9 livros que li dela ouso dizer que não houve se quer uma palavra que não estivesse bem colocada e nenhuma enrrolação no desenvolvimento das histórias. Os personagens são marcantes e a imaginação da Cassandra faz a gente sorrir e chorar , nos emociona de verdade ! Sou SUPER HIPER MEGA POWER FÃ PRA SEMPRE! É muito amor dedicado as essas duas séries !! Beijo Pah! :*

    ResponderExcluir
  29. Ainnn Pah eu sou apaixonada pela série mas ainda estou no segundo volume hahaha sei que muita coisa ainda está por vir mas já sou fã incondicional, quem dera eu ter conseguido uma autografo desta autora que eu aprendi apreciar tanto!

    Passei a gostar de livros com narrativa em terceira pessoa por meio de suas obras =D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  30. Dessa serie só li o Cidade dos Ossos..tenho todos agora..falta só a coragem pra ler..não queria que acabasse =P E tô louca pra ler a outra serie dela Peças Infernais ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Gente, nunca li nada da autora. O pior é que desconfio que se eu começasse a ler não ia querer parar hahaha, mas acho que to dando um tempo de sagas grandes.
    Ficou linda a última foto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Sua resenha me deixou louco, sabia? Já li a série até o terceiro livro e estou com o quarto em mãos, mas ainda não tinha previsão de ler o quarto. Ainda, até a sua resenha. Quero ler para agora o resto da série e graças a você.
    Adoro quando os personagens crescem e amadurecem de acordo com o passar das páginas. Se isso fica tão evidente no último livro, quero chegar nele logo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  33. Nunca li nenhum livro dessa serie... Acho a capa linda e maravilhosa, mais ainda não me empolguei pra ler... Vc sempre fala bem, e isso esta me deixando bem curiosa... rsss

    ResponderExcluir
  34. De longe foi a série de livros que mais gostei nos últimos tempos! Em especial esse ultimo livro conseguiu fechar a história de uma forma bem bacana. Achei surpreendente o final de Simon, meu personagem preferido!

    ResponderExcluir
  35. Comecei a ler Os Instrumentos Mortais por causa do filme, porque antes disso eu nem pensava em sequer abrir o livro para ler, e gostei bastante. Porém, o meu entusiasmo terminou junto com o terceiro livro, quando o que eu estava esperando acontecer, aconteceu.
    Comecei o quarto, mas estou nele desde a Bienal.
    Enfim, ainda não entendi o que há de tão maravilhoso nessa série, mas preciso parar de enrolar e chegar ao final logo!

    ResponderExcluir