[Resenha] 365 Dias Extraordinários – R.J Palacio

No romance Extraordinário, o leitor teve a chance de conhecer o memorável professor de August Pullman, o Sr. Browne, que no primeiro dia de aula, antes mesmo de se apresentar aos alunos, ofereceu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso cotidiano regras capazes de nos inspirar a fazer escolhas cada vez mais acertadas ao longo da vida. O discurso do professor fez com que Auggie, pela primeira vez, pensasse que frequentar a escola poderia não ser tão má ideia. É essa a inspiração que 365 dias extraordinários pretende levar ao leitor. A bela edição reúne uma coleção de preceitos que vão iluminar, confortar e desafiar cada um a se tornar uma pessoa melhor. São palavras de sabedoria pinçadas de fontes que vão desde músicas e grandes obras da literatura até inscrições em tumbas egípcias e frases de biscoitos da sorte, incluindo passagens de alguns dos mais importantes personagens de Extraordinário e de mais de cem dos milhares de leitores que enviaram seus preceitos à escritora R. J. Palacio. 365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr. Browne é uma celebração da gentileza, da esperança, da força de vontade e do poder do coração.
432 Páginas | Cortesia Editora Intrínseca | Skoob | Compare & Compre | Classificação: 5/5

O Sr. Browne é um ilustre personagem da história de Extraordinário – que, para quem não sabe, é um dos melhores livros que eu já li. Na trama o conhecemos como um professor do quinto ano do ensino fundamental, e seu papel é tão essencial para a história que ele ganhou seu próprio livro. O motivo por trás disso é que o Sr. Browne é o tipo de professor que quer formar, questionar e ensinar seus alunos. Ele não fica satisfeito com aulas metódicas e busca incitar o melhor de cada uma de suas crianças, afinal ele sabe que essa idade é fundamental para moldar o comportamento futuro delas. Por isso, desde sua primeira turma na função de professor, ele usa preceitos em suas aulas, frases de efeito que buscam muito mais do que ensinar. E tendo em vista a importância dessas frases em sua vida, o Sr. Browne – sob o olhar atento da autora R.J Palacio – as reuniu em um único volume, no livro 365 Dias Extraordinários.


Para quem leu Extraordinário é fácil entender a importância de cada preceito reunido nesse livro, já que em tal história as aulas do Sr. Browne serviam como força para muitos de seus alunos (um em especial que sofreu várias retaliações por sua condição extraordinária). Portanto, ao reunir mensagens de superação, amor, amizade, beleza interior e, principalmente, gentileza, o Sr. Browne – que sabe que crianças do ensino fundamental podem, mesmo sem perceber, ser muito maldosas e preconceituosas – usa seus preceitos para instigar o respeito entre seus alunos. Além disso, ele também os faz criar suas próprias frases de efeito, levando-os a praticar seus ensinamentos. O resultado então é um livro tocante, reflexivo, verdadeiro e rico em aprendizagem.

A história por trás do livro é que a autora R.J Palacio reuniu vários preceitos pessoais aos preceitos que ela recebeu de milhares de crianças. Os melhores estão no livro, caracterizados como imagens, bilhetes da sorte e até mesmo citações literárias e musicais. Todos são nitidamente reais, aplicáveis ao nosso dia a dia, e dignos de reflexões profundas. Dá uma espiadinha:





Tal leitura me motivou, me marcou e me fez repensar muitas de minhas ações. É como se eu fosse uma das alunas do Sr. Browne, aprendendo com suas frases de efeito e criando meu próprio preceito, o de “Não importa o que dizem, apenas sorria e seja gentil”. Quer entender mais dessa história e da reflexão por trás dela? Leia Extraordinário – por favor, realmente leia esse livro – e depois se esbalde nos preceitos do Sr. Browne.

Beijos,


Participe Aqui

33 comentários:

  1. Extraordinário também se tornou um dos meus livros preferidos, e eu estou bem curiosa para ler este livros de preceitos ai
    que frases mais lindas, fiquei encantada!
    amei a diagramação do livro. eu pensava que não sabia tão linda assim... imaginava que seria bem simplesinha... mas ficou incrível! *-*

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, amei Extraordinário, o Sr. Browne é um personagem fantástico, preciso desse livro pra ontem.

    ResponderExcluir
  3. Extraordinário é realmente extraordiário, ainda não vi uma resenha que não amasse esse livro. Tão perfeito. Eu também amei.

    http://inquietudessecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, todos que eu ouço falar de Extraordinário dizem que é um de seus preferidos, eu não sei porque ainda não li. Estou muito ansiosa para ler!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Extraordinário é minha leitura atual e a cada capítulo meu coração fica mais apertado, a história é muito linda <3
    Achei a diagramação desse livro maravilhosa e as frases contidas nele mais lindas ainda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Parece ser aquele livro que a gente tem que deixar na cabeceira da cama e ler todo dia pra se sentir melhor. Ótimas essas frases que você colocou pra ilustrar o post. Não li Extraordinário ainda infelizmente mas pretendo ler em breve, e 365 dias extraordinários vai ser o próximo da lista com certeza.

    ResponderExcluir
  7. depois de extraordinario so esse pra acabar de espedaçar meu coraçaooo amoo muitoo R.J Palacio virei fã de carteirinhaa

    ResponderExcluir
  8. Que lindas as quotes, nunca li nenhum destes dois livros, mas achei uma fofura. É de muita ajuda para quem necessita de um up no dia.
    Queria ter um professor como o Sr, Browne, muito caridoso e amável.
    Beijos Paola, ThayQ.

    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ai, que teve esse livro reunindo as frases do Sr. Browne! Realmente parece nos fazer repensar nossas ações.
    Estou louca pra ler Extraordinário, vou aproveitar essa Black Friday pra comprar! ;D
    Ótima resenha! Bjs, Pah <3

    ResponderExcluir
  10. Nunca li Extraordinário, e já ouço falar nele faz tanto tempo. Achei que nunca ia gostar desse tipo de livro como é 365 dias extraordinários, mas só vendo essas fotos mudei um pouco de ideia. Só achei o livre bem grosso, mas ok, vou ler primeiro Extraordinário e aí sim posso dar minha opinião kk

    ResponderExcluir
  11. Ja tinha visto o livro Extraordinário mas nunca tinha parado pra ler mas agora com essa resenha com certeza vou ler adorei o tema do livro mostrado a escola como um lugar diferente !!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Paola. Que fofo este livro! Adorei as frases que você fotografou. Não li o primeiro livro, mas adoro livros como este com frases e pensamentos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Nossa que livro mais lindo, é um daqueles que todos deveriam ter na estante e ler pelo menos uma vez na vida.
    Eu li extraordinário e me apaixonei pelo livro, é uma leitura agradável e oque você aprende com esse livro é incrível, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler '365 dias extraordinários', mas espero ler logo, que já deu para ver que é maravilhoso, Bela resenha.
    http://www.lostwordsin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que lindo esse livro, uma fofura. *-*
    Ainda não li Extraordinário mas pretendo ler em breve, vejo que muitas pessoas falam bem dele, vi muitas resenhas positivas e fiquei bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Eu quero muuito ler esse livro. Extraordinário foi um dos melhores livros que eu já li, e fiquei doida quando vi que a autora lançaria 365 dias extraordinários. Ia comprá-lo na Black Friday mas acabei esquecendo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nossa o livro é lindo. Li Extraordinário e realmente o livro é uma lição de vida, é uma leitura fácil e ao mesmo tempo rica, simplesmente maravilhoso. Estou louca para ter logo o meu exemplar de 365 Dias Extraordinários!!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro certamente é incrível, Pah. Apesar de não ter lido ainda (li apenas Extraordinário), tenho certeza que esses preceitos estão ótimos. E achei uma super sacada misturar citações, músicas e também frases enviadas pelos leitores.
    Simplesmente amei!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  18. Pah, Extraordinário é um livro perfeito! Creio que foi o melhor que li esse ano, não consegui ler outro tão profundo quanto ele. E esses preceitos devem ser maravilhosos em seu teor, só pelos que você colocou dá para perceber. É bom pensar sempre que há muitos que fazem, trazem e doam o melhor de si, e esse livro como o Extraordinário traz muita reflexão sobre isso.

    ResponderExcluir
  19. Oi Pah..
    Eu ainda não li Extraordinário, o que é uma pena, pois tenho muita vontade. Mas em breve vou comprar, pois ele é umas das prioridades na minha listinha.
    Adorei sua resenha, e vejo que este outro livro deve ser demais mesmo. Eu adoro livros assim, não tenho dúvidas que também ia amar.
    Amei as frases que estão em destaque nas fotos..amei muito.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Pahhh queridaaaaaa infelizmente ainda não li Extraordinário, já tenho ele aqui guardadinho na estante mas nada de eu pegar ele, mesmo assim noto o cuidado que a editora teve com este livro presenteando os fãs com estes quotes tão lindos!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  21. Oi Pah,
    Nunca tive vontade de ler Extraordinário, mas acho que agora é o momento para mudar isso. Livros com ensinamentos assim nos tocam muito e, agora, estou ansiosa para conhecer a escrita da autora!
    Obrigada pela dica :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Pah!

    Extraordinário também conquistou o meu coração e com certeza é um dos meus livros preferidos! Acho que todos deveriam ler, comprei mais dois exemplares na BF para dar de presente de natal, quanto mais gente ler melhor! rs.

    Eu não sabia que essa edição era tão maravilhosa! Sempre via anúncios dela mas não sabia do que se tratava. Fiquei encantada e arrependida de não ter comprado quando estava mais em conta, rs. Acho que o que você disse, sobre se sentir uma aluna, também aconteceu comigo. Pelo menos o primeiro livro me fez refletir e aprender muito!

    Adorei, adorei e adorei!

    Beeijos

    Ju
    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Pah!
    Sabe o que achei mais interessante, é que através desse livro as crianças podem se interessar ainda mais pela leitura ,
    E para nós, crianças mais adultas, podemos reavaliar alguns pontos de vistas e melhorar nossa forma de encarar determinadas situações.
    Não li Extraordinário, porém tenho certeza que iria gostar dele e desse.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  24. Oi
    Eu quero muito esse livro, pois adorei Extraordinário que foi uma das minhas melhores leituras o Ano e esse livro dos preceitos parece ser muito bom e cheio de frases e sentimentos bons.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá Paola =D

    Faz tanto tempo que ensaio para ler Extraordinário .... Não porque ache que é ruim, pelo contrário, sei que se tornará um dos meus favoritos, e que vou amar. Mas por falta de tempo =/ E que besteira a minha. Quero arrumar um tempinho para ler logo =D Agora este 365 Dias Extraordinários parece ser tão lindo, e a edição também está linda. Quero ler =D

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não li Extraordinário, mas parece ser um livro maravilhoso. Porém esse 365 dias extraordinários, parece maravilhoso, adoro livros com frases para ajuda :)

    ResponderExcluir
  27. Olá PaH!
    Já li tanta resenha na internet a fora, sempre achei fofo o livro mais nunca tive esta vontade toda de ler. Parece ser boa mais creio que não leria.

    Jéssica barbosa - Livros Series e melodias

    ResponderExcluir
  28. Adorei extraordinário, um dos melhores livros que li esse ano. Ansiosa para ler esse.

    ResponderExcluir
  29. Estou louca para adquirir esse livro, Extraordinário é um dos melhores livros que já li <3

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    Quando li "Extraordinário" fiquei apaixonada por sua história. Muitas lições e ensinamentos. E com o livro "365 Dias Extraordinários" a história fica completa. A autora foi genial ao colocar o Sr. Browne e sua ideia de preceitos em "Extraordinário" e logo poder passar esses preceitos para nós em um livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  31. Eu ficaria feliz em ganhar qualquer um desses. É verdade são presentes incríveis que qualquer amigo ficaria feliz em ganhar! Extraordinário é um livro incrível mesmo, é realmente uma lição de vida, é uma leitura fácil e ao mesmo tempo rica, simplesmente maravilhoso!!

    ResponderExcluir
  32. Além de ser um livro lindo, tem frases maravilhosas! Estou lendo com calma "365 extraordinários". Eu não quero ler todas as frases de uma vez, fico com pena. Lendo sua resenha tendo vontade de ler Extraordinário também.
    Beijão!

    ResponderExcluir