[Resenha] Nas proximidades do Amor – Ligia Ortiz

Simples e envolvente Nas Proximidades do Amor é uma história sobre encontros, desencontros, confiança e amor. Nalu Alcântara Hanz, uma jovem e atraente publicitária, faz de tudo para reprimir seus sentimentos após ter sido traída pelo noivo. Passado o período de luto ela encontra em Caio uma ilha segura e mantém seu coração afastado de qualquer possibilidade de ser quebrado novamente. No entanto uma virada do destino a coloca lado a lado, literalmente, com Alec e a atração entre os dois é instantânea. Ele faz o que pode para estar com ela, mas Nalu só recua com suas aproximações. Contudo não se foge da verdade por muito tempo, ela sempre aparece. Qual a forma certa de agir quando se tem algo a perder?
Romance Contemporâneo | 384 Páginas | Skoob | Compre na Amazon | Classificação: 4/5
A leitura de Nas proximidades do Amor foi uma grata e deliciosa surpresa. A trama não traz grandes novidades, já que o enfoque romântico é extremamente previsível, entretanto a narrativa da autora causa um delicioso frenesi, do tipo que envolve completamente o leitor. Talvez minhas expectativas quanto à leitura estivessem demasiadamente baixas, mas é fato que o primeiro capítulo mexeu comigo, levando-me à loucura com o conflito de emoções descrito logo no início da história. Em todo caso, o fato é que é impossível interromper a leitura, da mesma forma que é impossível deixar de se envolver com as idas e vindas dessa bela história de amor.

A narrativa foca em Nalu, uma mulher decidida – o que já ganha pontos com o leitor –, inteligente, e devastada pelo passado. O último relacionamento de Nalu marcou e transformou sua vida, de forma que depois de tamanha desilusão ela fechou-se ao amor. Ela é rodeada de carinho familiar, de bons amigos, e está envolvida em um relacionamento seguro do tipo “amigos com benefícios”. Entretanto, protegida em sua bolha particular a jovem deixa de viver as melhores e mais intensas emoções da vida – o que muda quando Alec, seu novo vizinho, aparece em sua vida para fazê-la sentir um emaranhado de emoções conflitantes. Nesse ponto a trama é clichê, afinal o envolvimento iminente de Alec e Nalu é extremamente óbvio para o leitor, mas o fato é que essa não é uma característica negativa. Alec chega para fazer Nalu viver, para curá-la do seu passado, para encontrar nela uma amiga e, talvez, o grande amor da sua vida. O envolvimento deles é tão perfeito, tão belo de ler, que é difícil não torcer loucamente para que eles fiquem juntos.

Acredito que a grande sacada da autora foi criar dois personagens tão complementares. Alec e Nalu são, definitivamente, feitos um para o outro. Por isso o frenesi inicial causado pela leitura, porque a autora é capaz de representar muito bem o início do romance. Sabe aquela paquera gostosa? A fase de conversas longas e divertidas, piadas internas, jantares e filmes... Pois bem, temos tudo isso e um pouco mais. Outro ponto essencial foi a amizade que eles constroem antes do envolvimento físico. Fora que, indo além do romance, temos personagens secundários irônicos, envolventes e engraçados (do tipo de cativam ainda mais o leitor), uma narrativa bem-humorada, e uma pitada de crítica social. Com tantos pontos positivos o livro tem tudo para ser um romance perfeito no melhor estilo sessão da tarde, clichê sim, mas ainda assim envolvente e digno de suspiros. E eu digo que tem tudo para ser, porque o que vai determinar isso são os valores de cada leitor.
Eu adorei a trama, mas algo por volta do final do livro me incomodou. Todos que gostam desse tipo de romance sabem que, uma hora ou outra, a trama dá uma reviravolta para testar a veracidade dos sentimentos do casal. Eu gosto dessas provações, mas nesse caso a vida levou Nalu e Alec para um rumo que eu, particularmente, não aceito. Sei que o amor, pelo menos o verdadeiro, supera tudo. Mas parte do meu coração, e da minha animação com esse lindo casal, se desfez com o peso das escolhas de cada um deles. No final eu só conseguia pensar no motivo para o ser humano ser tão turrão e cabeça dura. Enfim, confesso que a magia diminuiu um pouco, contudo no final das contas ainda achei a leitura verdadeira e emocionante.
Com disse anteriormente, fui surpreendida pela qualidade da escrita da autora Ligia Ortiz. Sua obra é envolvente, divertida, dramática e emocionante, exatamente como um romance deve ser. Para os que gostam do gênero, vale a pena dar uma chance a essa talentosa autora estreante.
• Sobre a Série •
Nas proximidades do Amor é o primeiro volume da série Predestinados. A saga terá seu segundo volume, Renitências do Amor, lançado em breve. E o melhor é que cada volume da série conta a história de um casal diferente.
Beijos, 

Participe Aqui

31 comentários:

  1. Eu não lembrava desse livro, mas agora que fui procurar no Skoob, vi que já estava na minha estante haha. Parece ser muito bom, eu fiquei curiosa para ler.
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. gostei muito do livro e da resenha adoro quando você começa ler o livro e não consegue parar porque o enredo te prende estou muito curiosa pra saber mais.....

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Então nunca tinha ouvido falar desse livro, mas mais uma vez sua resenha me surpreendeu e eu fiquei com vontade de ler, e concordo com você na parte de gostar que tenha algo na história, para agitar um pouco kkk

    beijos ;*
    http://lostwordsin.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem cliche, mas eu até que gosto de cliches kk vou por na minha lista

    ResponderExcluir
  5. gosto desses romances assim, que um descobre no outro algo que tinha perdido as esperanças...
    a trama parece ser boa, e até fiquei curiosa para saber qual foi o fato que desencadeou este seu desagrado
    não conhecia a autora nem esses dois livros. são apenas ebooks ou tem físico também? ainda assim fiquei curiosa :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme, por enquanto só em e-book :)

      Excluir
  6. Oi Pah..
    É bem assim mesmo, quando as expectativas não são tão altas, acho que o livros nos surpreende mais mesmo.
    Eu não lembro de ter visto nenhuma resenha deste livro ainda.
    Gostei de conhecer, ainda mais com essa empolgação. Curiosa para ler algo da autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não poderia estar mais surpresa com este livro. Estava olhando os títulos novos na Amazon quando me deparei com essa linda capa . Apaixonei-me ali rs.
    A historia começa leve mas depois, ganha uma força, em vapor totalmente novo *--*
    Ótimo livro para quem gosta do gênero NewAdult.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah,

    Já li esse livro. Adorei! O Alec é um fofo, ideal para um namorado literário, hehehe. Como você também gostei muito dos personagens secundários. Estou louca para ler o segundo que será sobre a Thais e o Lucas.
    Amo seu blog! Acabei de comprar O Diário Secreto de Lizzie Bennet pela sua resenha. Assim que o ler deixo meu comentário :D.

    Bjokas,
    Lia

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pah!
    Que legal essa "paquera gostosa" no livro! Quando leio um romance gosto de saber dos encontros deles, como ida ao cinema, a jantares, as conversas...
    Que pena o final ter desagradado um pouco. :/
    Ótima resenha! Bjs <3

    ResponderExcluir
  10. Amei as capas, super sensuais e dão um toque de que o livro é ótimo, realmente livros assim são bem previsíveis mas mesmo assim não conseguimos parar de ler, isso que deixa mais legal, pois também a autora põe criatividade nas cenas e personalidade neles. Amei a Nalu, apesar de ela ser bem parecida com outras personagens no quesito da escolha de se fechar para o amor.. fica bem mais legal também com o humor que a escritora coloca também. Gostei e quero ler sim Pah.
    E por falar nisso, vi tantos vídeos seu elogiando Mentirosos que decidi comprar nessa Black Friday, espero amar "só comentando mesmo, já que é tanto elogio", espero gostar também.
    Beijos Paola, ThayQ.

    ResponderExcluir
  11. O livro parece ótimo, curto muito um romance clichê, fiquei bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  12. Ahhhh eu simplesmente A-M-E-I... Estou louca pra ler esses dois, me alegra muito romance e não canso de ler, é a minha cara kk... E apesar de você não ter gostado muito vou colocar no topo da minha lista e vou dar prioridade a esses +_+

    ResponderExcluir
  13. Suuuuper clichê mas o melhor clichê que tem na minha opinião. Um romance simples e bem trabalhado é super gostoso de ler.Adoro séries em que cada livro é a história de um casal diferente.

    ResponderExcluir
  14. Sendo bem sincera não gostei muito das capas e esse tipo de história não me atrai mas você falou tantos pontos positivos em relação ao livro que eu juro que fiquei até com uma "vontadezinha" de lê-los, quem sabe algum dia não?
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Amo sagas que tem sempre historias e personagens diferentes e predestinados parece que vai ser mtoo bom quero ler toda a saga :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Pah. Adoro um romance, mas tô meio enjoada pra começar novas séries. Que bom que este livro te surpreendeu positivamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia a autora, mas me interessei pelo livro. Achei a proposta do livro interessante, e como adoro obras envolventes e divertidas, quero saber como a protagonista vai lidar com esse romance.

    ResponderExcluir
  18. Eu não conhecia esse livro, mas parece ser um romance bem interessante, fiquei curiosa pra saber como sera esse final que não te agradou muito e também pra conhecer a historia romântica deles, tenho certeza que o livro é lindo.

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a história do livro, mas fiquei bastante curiosa. É ótimo ler um livro com uma personagem forte e determinada, preciso de uma personagem assim depois de tantas frescas *-*

    ResponderExcluir
  20. Olá, Pah. Eu desconhecia o livro. Não sei se eu gostaria tanto assim do livro por causa das altas doses de clichê, mas certamente iria adorar a Nalu por causa do jeito forte e decidido dela. Personagens desse jeito são muito melhores.
    Amei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro

    ResponderExcluir
  21. Parece que esse livro não é tão previsível, esse acontecimento para a reviravolta me deixou curiosa. Fico feliz que seja uma escrita boa, se tiver oportunidade leio. A curiosidade é algo incrível, fica fazendo com que formule o que ocorre...

    ResponderExcluir
  22. Pah tive a oportunidade de ler o livro da Ligia em parceria também e adorei hahaha estou louca para conhecer a historia da Thais agora! A autora tem mais uma fã! <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  23. Oi Pah,
    A escrita da L.A.L. Ortiz me surpreendeu também, principalmente por este ser seu livro de estreia.
    Foi ótimo acompanhar o romance entre Alec e Nalu, mas tive essa mesma sensação no final. No entanto, a narrativa me agradou e agora estou na espera do próximo volume!
    Adorei saber sua opinião :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Pah!
    Sou daquelas que não me importam com os clichês, muito pelo contrário, acredito que um romance verdadeiro tem que ter clichês e ser piegas.
    O que me deixou intrigada e um tanto triste é sobre essa reviravolta e as decisões tomadas pelo casal, já que são complementos um do outro.
    Acredito que seja uma s´rie que vale a pena acompanhar, sem contar com as capas belíssimas!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  25. Oi Pah,

    Devo admitir que tenho um preconceito com capas de um casal se beijando ou coisas assim.. É tudo sempre tão igual que fica até difícil se lembrar qual livro é qual..
    Mas eu gosto bastante de romances que te fazem torcer pelo casal e pelo jeito esse é um deles. Pena que ele te decepcionou um pouco no final..
    Um ponto positivo é cada livro contar um casal diferente, isso sim sai um pouco do normal né? Fiquei interessada, vou ver se arranjo tempo para ler :)

    Beijos

    Ju
    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Definitivamente amo essas histórias clichês meio sessão da tarde, quem não gosta? Por meio da sua resenha com certeza me animei para ler esse livro, amo romances leves e como você disse que nos faz suspirar =) Espero gostar também da obra dessa autora, já que nunca li nenhum livro dela..

    ResponderExcluir
  27. Sinceramente acho que eu adoraria ler esse livro, estou em um onda lendo todos que posso do gênero. HAUSHAUHSUAHUS Não conhecia ainda, mas agora com sua resenha, vou colocar na minha lista do skoob :)

    ResponderExcluir
  28. Nunca vi este livro rsrs nossa que sou demente mesmo viu rs

    ResponderExcluir
  29. Fiquei bem curiosa para ler depois da sua resenha, principalmente por envolver tantas emoções diferentes.

    ResponderExcluir
  30. Oi Pah,

    Super obrigada pela resenha e espaço de divulgação. Adorei conhecê-la. É estimulante ver tantos comentários por aqui. Espero que todas que se aventurem a ler desfrutem de um momento prazeroso e encantador.

    Beijo grande ;)

    Ligia Ortiz
    www.ligiaortiz.com.br
    www.facebook.com/ligiaortiz.autora
    twitter.com/_ligiaortiz_
    instagram.com/_ligia.ortiz_/

    ResponderExcluir