[Resenha] Aristóteles e Dante descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.
Jovem Adulto | 416 Páginas | Cortesia Editora Seguinte| Skoob | Compare & Compre| Classificação: 5/5

Não tem nada melhor do que começar o ano com a leitura de uma bela e tocante história de amor – amor entre amigos, entre pais, entre irmãos. Depois de duas tentativas fracassadas, momentos em que não consegui me conectar com a narrativa e acabei abandonando a leitura logo em suas primeiras páginas, eu finalmente encontrei a ocasião correta para ler e apreciar os sentimentos que guiam a vida dos jovens Aristóteles e Dante. Com uma escrita poética e envolvente, o autor encanta o leitor ao dar vida a dois personagens únicos e apaixonantes. Aos quinze anos de idade é impossível compreender a vida, portanto ao lado de Ari e Dante, o leitor embarca em uma jornada de aprendizado, amadurecimento e infinitas descobertas sobre os verdadeiros segredos do universo.

A história ocorre em El Paso, cidade do Texas, no ano de 1987. Ari e Dante são descendentes de mexicanos e por isso, e por inúmeros outros motivos, são diferentes dos garotos de sua idade. Assim, no verão que se conhecem encontram um no outro o que tanto precisavam: um amigo, um companheiro, um confidente. Ao longo do livro acompanhamos a amizade dos dois se fortalecer conforme eles confidenciam seus maiores segredos, enquanto suas famílias criam um intenso laço de amizade, e quando todos eles passam a questionar o sentido da vida e os segredos do universo. Portanto o foco do livro não está apenas nas descobertas de dois jovens de quinze anos, mas sim nas consequências dessas revelações: na amizade estabelecida, no amor de pais preocupados, e no amadurecimento familiar e pessoal pelo qual todos esses personagens passam. E é por esse motivo que o livro é tão rico e envolvente, porque ele vai além do esperado ao envolver Dante, Ari e suas famílias em uma intricada história de superação e amor incondicional.


Sem dúvida a maior qualidade do livro é a escrita do Benjamin Sáenz. Os capítulos são rápidos, as palavras poéticas, a mensagem por trás da história é real e comovente, e a trama – mesmo tratando de tabus sociais comumente abordados na literatura juvenil – em nenhum momento é previsível ou superficial. Fui abocanhada pela maneira como o autor deu vida a personagens tão intensos e reais. Simplesmente fiquei encantada pela maneira sábia de Ari e Dante conduzirem suas vidas, e como suas famílias os apoiam em suas decisões. Por isso, outro ponto positivo da história é o enlace familiar presente nela. Os pais de Ari e Dante não são perfeitos, suas famílias possuem feridas mal cicatrizadas que interferem na criação dos dois jovens, entretanto eles participam do crescimento dos filhos, amadurecendo e aprendendo junto com eles. E isso é tão comovente, chega a ser inexplicável a maneira como o leitor é capaz de sentir o amor familiar que envolve e guia a vida de Ari e Dante – pelo menos foi assim que me senti. Além disso, o livro surpreende por abordar temas complexos com uma leveza peculiar, fazendo o leitor refletir sem sobrecarregá-lo com questionamentos sobre o certo e o errado.


Em linhas gerais o livro é belo, emocionante, rápido de ler, e traz uma mensagem capaz de transformar e marcar o leitor. Não acho que todos gostarão do livro, mas ainda assim acredito que todos deveriam lê-lo. Essa história é do tipo que nos faz refletir sobre os paradigmas e preconceitos sociais que alimentamos, o tipo que quebra tabus e cria esperança de um mundo melhor. Estou apaixonada pela obra, pelo autor, e por esses personagens amorosos e encantadores.

Beijos,




Participe Aqui

32 comentários:

  1. Olá, Paola. Tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, depois dessa resenha então, a vontade triplicou. rs
    Pelo nome dos personagens eu já imaginava que não seria um livro raso, mas não esperava que houvesse tantos sentimentos envolvidos. E, claro, isso me agrada bastante. E o melhor de tudo é que o livro, além de belo, tem uma narrativa rápida.
    Sem dúvidas vou ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de janeiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Parece muito bom, agora fiquei com vontade de ler ele.

    http://leroujogar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando vi a capa e o titulo do livro me interessei.
    Agora depois de ler a resenha com certeza quero ler.
    Vai ser muito interessante acompanha-los em suas descobertas.

    ResponderExcluir
  4. :o uaaau, realmente fiquei interessada. Nunca tinha ouvido falar a respeito, mas agora já está na minha listinha de compras rs.

    ResponderExcluir
  5. Oii Pah..
    Adorei os temas que o livro parece abordar.
    Resenha completinha, adorei ler. Tenho curiosidade em ler o livro.
    Deve ser bom também ler algo que tem uma narrativa poética.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Uau, fiquei curiosa. Gosto de histórias que envolvam amizade, família, amor. Jovens descobrindo como viver, recomeçar. Achei a capa do livro um charme também. Bom, ele já foi para a lista.

    ResponderExcluir
  7. Oi Paola,
    Não conhecia o livro nem o autor, mais confesso que fiquei curiosa com o que acontece entre a Ari e Dante, os tabus citados no livro.
    P.S: Adorei as fotos. :)
    bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah!
    Adorei a sua resenha.
    Eu li "Aristóteles e Dante" no ano passado e também me apaixonei pelo livro (tanto que inclui ele na minha lista de 5 melhores leituras de 2014).
    Concordo com você: o fato de a trama usar de elementos que costumam figurar em livros do gênero não a torna previsível em nenhum momento, mas o faz o livro encantador é a narrativa, o Ari e o Dante. Impossível não se apaixonar pelos dois.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. O que mais me deixou curiosa pra ler esse livro foi por causa da escrita do autor, capítulos curtos (amo!) e palavras poéticas (mais ainda!). E também por ser um leitura reflexiva.
    Amei a resenha! Bjs, Pah <3

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não tinha visto esse livro, mas pela sua resenha achei interessante, ainda mais por abordar alguns dos temas que eu gosto bastante de refletir. Vou adiciona-lo a minha lista.

    http://tipoassimdani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Pah! Tudo bem?!

    Nossa, que bom ver a resenha desse livro por aqui! <3 Eu comprei ele ontem e já estava super ansiosa pela leitura. Agora estou muito mais animada por ver que recebeu 5/5 + coraçãozinho por aqui! =D

    Beijos,

    Juliana Garcez.

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha visto esse livro e nem conheço o autor, mas depois de ver essa capa, que achei linda, e ler sua resenha, interessei-me, já está na minha lista.
    Beijos flor.

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah
    Li resenhas positivas deste livro, mesmo achando que ele não faz muito meu estilo de leitura, vc me deixou com certa curiosidade sabe? Se eu tiver oportunidade o lerei.

    Bela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Nunca me interessei por esse livro, mas aparenta ser bem tranquilo. Gosto muito de livros poéticos, com capítulos rápidos... Fazem a minha leitura fluir. E é muito legal você ler um livro que te questiona. Gosto disso também: parar para refletir sobre aquele questionamento.
    Agora, com certeza, esse livro estará na minha lista de desejos! Gostei bastante!
    http://agarotadosromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não sei se leria esse livro. De início até queria, quando foi lançado, mas acabou que devido a essa parte poetica não me atraiu muito. Só leria se viesse chegar as minhas mãos.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, já está na listinha dos livros para comprar em 2015, parece ser um história emocionante, gosto de história de adolescentes amigos com o envolvimento da família...

    ResponderExcluir
  17. Oi Pah, tudo bem?
    Já havia visto esse livro e me apaixonado pela capa linda, e o titulo diferente. *---*
    Na ocasião não pude ler a sinopse do livro então fiquei só com a capa fantastica em mente e a sensação de que é um livro bom.
    Lendo sua resenha, aliás parabéns pela resenha, me deu a certeza que é um livro marcante e emocionante. Com mais vontade ainda de ler essa história linda de amizade e todo esse contexto.
    O que você falou sobre a escrita do autor e sobre ser uma narrativa meio poética e com uma mensagem realmente tocante que marca a pessoa que lê, me deixou com mais vontade ainda de ler do que já estava.
    Com tida certeza vou lê-lo muito rápido kkk
    Bjs, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oi Pah.
    Eu já morria de vontade de ler esse livro, depois dessa resenha tão apaixonada a vontade só aumentou. Acho lindo livros que tragam um bom relacionamento familiar em sua história.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Paola.

    A capa desse livro é maravilhosa e eu nutria uma vontade de lê-lo. Depois da sua resenha fiquei pensando em qual mensagem o livro realmente passa o que te fez abandonar a leitura e depois que retornou ter escolhido como um de seus favoritos. Quem sabe depois não leio.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  20. Ai que lindo o livro, com mensagens poéticas e tudo!! Como não amar?!!

    ResponderExcluir
  21. Já tinha visto o livro antes mas nem dei muita bola mais depois que eu li sua resenha fui correndo adicionar a minha lista de 2015 ;)

    ResponderExcluir
  22. Achei a capa tão, tão linda *-*
    A resenha também, fiquei interessada em ler, sempre que alguém fala 'todos deveriam lê-lo" eu fico muito curiosa, mas a história me parece super legal, e acho legal esse amor de pais, com filhos, falta muito isso no mundo hoje em dia.

    beijos
    Lost Words

    ResponderExcluir
  23. Pah!
    Muito interessante quando um escritor consegue transformar os problemas e preconceitos de maneira poética, mostrando que realmente o verdadeiro amor, em qualquer forma de relacionamento, consegue ser magnânimo.
    E acredito que há mesmo momentos para leitura de um livro, pois após duas tentativas, consegui ler e apreciou a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  24. Oi Pah,
    Sua resenha foi a primeira que despertou meu interesse sobre este livro. Não sei bem o que esperar da leitura, mas gostei da forma que você demonstrou como esse ele te tocou!
    Obrigada pela dica!! :)
    Beijoss,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Acho que é o tipo que vou gostar, já tinha até marcado na minha lista, mas nem comprei. Mas terei que...
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá blogueira ! Depois de ler sua resenha sobre esse livro conclui que ele deve ser muito bom, de acordo com sua opinião. Apesar de esse estilo de livro não ser o meu forte, acho que vou dar um desconto e tentar lê-lo. Mas valeu muito a dica! Obrigda beijos!

    ResponderExcluir
  27. Ooi, tudo bem?
    Me apaixonei pela sua resenha e pela capa do livro... e acho sinceramente que quando tiver a oportunidade de ler ficarei impressionada e encantada. Amei Ari e Dante, os jeitos e suas características. Espero poder ler em breve este livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Já tinha visto este livro antes, vi várias blogueiras falando muito bem dele. E agora, depois de ler tua resenha, Pah, e ver que vc favoritou, fiquei curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  29. Pah como sempre sua resenha me instigou ainda mais, sempre leio resenhas positivas sobre este livro e parece que guarda um segredo contado de maneira bem sutil ^^ eu desconfio e por este motivo quero ler o livro quanto antes ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  30. Eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha parece ser muito bom! Já adicionei na minha listinha e espero ler em breve!
    www.meu-mundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Esse livro parece ser muito bom, sempre vejo os leitores elogiando e favoritando, mas ainda assim não consigo querer lê-lo. Estou correndo atrás de clichês e histórias fofas no momento *-*

    ResponderExcluir
  32. Desde que foi lançado fiquei meio na dúvida se lia ou não...uns falam super bem e outros não gostaram tanto assim..mas depois de ler a resenha tô começando a mudar e bem tentada a ler essa estória ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir