[Resenha] O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

O Pequeno Príncipe - Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante. E ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida. Com essa história mágica, sensível, comovente, às vezes triste, e só aparentemente infantil, o escritor francês Antoine de Saint-Exupéry criou há 70 anos um dos maiores clássicos da literatura universal. Não há adulto que não se comova ao se lembrar de quando o leu quando criança. Trata-se da maior obra existencialista do século XX, segundo Martin Heidegger. Livro mais traduzido da história, depois do Alcorão e da Bíblia, ele agora chega ao Brasil em nova edição, completa, com a tradução de Frei Betto e enriquecida com um caderno ilustrado sobre a obra e a curta e trágica vida do autor.
160 Páginas | Cortesia Geração Editorial| Skoob | Compare & Compre: SaraivaSubmarinoAmazon| Classificação: 5/5

O Pequeno Príncipe é uma bela história de reflexão e aprendizado. Com uma escrita fluída e simples, que envolve desde o público infantil até o mais maduro, o autor incita o leitor a reavaliar seus valores, levando-o a repensar as verdadeiras riquezas da vida. Amor, amizade, trabalho, dinheiro, política... O quanto esses itens são fundamentais em nossas vidas? Quais deles são – ou devem ser – nossas reais prioridades? Guiados pelo coração bondoso de uma criança, um pequeno príncipe que veio de muito longe, reaprendemos que o sentido da vida está nas pequenas coisas; que o essencial é invisível aos olhos.

A trama gira em torno das experiências do Pequeno Príncipe, um jovem que sai de seu planeta e segue viajando em busca de novos mundos e de inúmeras descobertas. – Ele quer saber e aprender cada vez mais! Em uma de suas andanças o jovenzinho vai parar na Terra, mais especificamente no meio do deserto, local em que encontra um piloto perdido após um pouso complicado. Enquanto o piloto tenta consertar seu avião, ele e o pequeno príncipe criam um forte laço de amizade, compartilhando histórias e aprendizagens. O pequenino, com seu coração puro e seu instinto curioso, leva o piloto – e o próprio leitor – a pensar sobre as certezas da vida. É na simplicidade dessa criança, que compreende a beleza de uma estrela e o valor de uma única flor, que aprendemos a enxergar a vida sob um novo olhar.

O que torna o livro O Pequeno Príncipe um clássico que perpetua entre gerações é sua atemporalidade. As mensagens por trás da leitura não são apenas frutos da escrita do autor, mas sim da interpretação do leitor, que dependendo da fase que está vivendo encarará a leitura de uma maneira diferente. Trata-se de uma história poética que fala sobre nosso dia a dia, sobre nossos amores, nossas amizades, nossa ganância e nossos erros tão comuns e repetitivos: o homem que não vê com o coração, que só se importa com o trabalho, que só cultiva o dinheiro, que não tem bons amigos e, principalmente, o homem que não é capaz de manter viva a criança dentro de si. São infinitas as passagens reflexivas da obra. Separei minhas preferidas:
– As pessoas do seu planeta cultivam cinco mil rosas em um mesmo jardim e não encontram ali o que procuram. (...). Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração. 
– É o cuidado que você dedicou a sua rosa que a faz tão especial. 
– Só se conhece bem o que se cativa. (...). As pessoas já não tem tempo de conhecer nada. Preferem comprar tudo pronto nas lojas. Como não existem lojas que vendem amigos, as pessoas não têm mais amigos. 
– É bem mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se conseguir julgar a si mesmo, provará que é um verdadeiro sábio.
É impossível não amar esse livro por causa das reflexões que ele gera. Mas é inegável que o grande diferencial da obra está no fato de cada leitor interpretá-la de uma maneira, de cada um ser tocado de uma forma única. Ouso dizer que a leitura nos faz refletir exatamente a respeito daquilo que mais duvidamos, é como se o livro falasse com o leitor. Portanto, só lendo para saber o quão valiosa é essa obra. Outro ponto importante é lê-la de coração aberto. Esse é o tipo de livro que precisa ser degustado aos poucos, só assim a leitura será completa e nenhum pouco superficial.
Além de um texto rico a edição luxo publicada pela Geração Editorial está lindíssima. Fiquei encantada com o capricho das ilustrações e os detalhes que acompanham cada página. Dá uma espiadinha:





Fora que a publicação traz como bônus uma pequena bibliografia do autor, o que dá um panorama completamente diferente para a obra. Ela foi escrita em meio à segunda guerra mundial e, antes de qualquer coisa, é um reflexo das experiências, dos medos e das esperanças do autor e piloto Antoine de Saint-Exupéry. Fiquei completamente apaixonada por suas palavras e pela maneira como elas refletem, mesmo sem querer, um cenário mundial devastado pela podridão dos homens.
Eis um livro completamente apaixonante! Sem dúvida o indico para todos os amantes das palavras que aquecem e acalmam o coração.


Beijos,


Participe Aqui

31 comentários:

  1. Amei sua edição do livro. Linda demais!
    Eu tenho o livro e ainda não o li acredita? Mas pretendo fazer isso em breve! :D
    bjos!

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro pela primeira vez o ano passado e acho que fiquei um pouquinho desiludida mas não sei explicar bem o porquê :(
    A tua edição é lindaaa <3
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Esse é um dos livros mais lindos que eu li na minha vida e sem dúvida me marcou muito. Sua edição é maravilhosa <3

    Beijos

    www.cidadedascerejas.com

    ResponderExcluir
  4. Eu já li o Pequeno Príncipe, mas foi na edição "normal" e claro eu não poderia não comprar essa, que ta tão diva! Também pude notar que é como se ele te mostrasse exatamente aquilo que você procura. Uma das partes que eu mais gostei foi quando ele vai pra o asteroide do rei. Não sei porque mais eu imagino que posso encontrar algo que na primeira leitura eu não tenha encontrado, vai saber né?!! A resenha expressou totalmente a mensagem do livro, parabéns! Beijos! :D

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li o pequeno principe, apesar de ver pela net sempre frases de reflexão tirada do livro, e essa edição de luxo estar perfeita.
    Essa realmente é uma leitura obrigatória, parabéns pela resenha :) .

    ResponderExcluir
  6. Oi Pah,
    eu li este livro quando era bem pequena e ainda estava na escolinha hahaha
    nem me recordo direito da história mais :(
    estou doida por esta edição, e ler sua resenha me deu uma vontade enorme de ler o livro novamente!!! *-*
    a edição está incrível mesmo, estou babando por ela só em ver as fotos. hehe

    ResponderExcluir
  7. Oi Pah, nunca li O pequeno príncipe, mas essa edição está muito fofa, cores me atraem muito. Quem sabe eu compre esse edição!
    =D

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah,
    Essa edição está encantadora o que parece completar perfeitamente a leitura poética que tantos dizem. Ainda não tive a oportunidade de ler este clássico, mas vi o filme na minha infância. A frase que mais me marcou foi: "É o cuidado que você dedicou a sua rosa que a faz tão especial." Assim é na nossa vida, nossa dedicação nas tarefas do dia, no trabalho e na família é que faz a diferença :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. É difícil falar do Pequeno Principe sem não se emocionar. Uma historia linda, leve e com um poder de reflexão.
    É impossível ler o livro e não se emocionar e principalmente aprender, pois fala das coisas que realmente importam e as vezes esqueçemos.
    O Pequeno Principe é um daqueles livros que se lê mais de uma vez e é apaixonante.
    Um livro especial.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Desde criança vejo em livros escolares alguns trechos do livro O Pequeno Príncipe, porém nunca li o livro, mas tenho muita vontade de ler. Parece um livro lindo, que traz uma grande reflexão acerca da nossa vida e de como estamos vivendo esta. Essa edição é muito bonita! Bem legal também falar sobre o autor dessa obra incrível!

    ResponderExcluir
  12. A última vez que eu coloquei a mão neste livro foi em edição normal e várias páginas estava amassada ou rasgada, já que fazia tempo que estava na biblioteca da cidade e a maioria era crianças que pegavam, e com certeza não tenho condição pra ter essa edição luxo, puro glamour. Mas ótima resenha, as frases do livro acho que é o que mais me motiva a lê-lo, e "O Pequeno Príncipe", para mim não tem idades, criança, jovem ou adulto que o pega para ler se encanta.

    ResponderExcluir
  13. Ooi, tudo bem?
    Primeiramente amei a resenha. Pra falar a verdade nunca li um livro que tem passagens de reflexão total, que mexe com a gente. Sinceramente tenho medo de ler esses livros, não sei o motivo, mas pelo menos no meu pensamento estes livros podem mudar a gente e nossos pensamentos, estou certa?
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa Pah que capa linda !!! Confesso que nunca tive interesse em ler esse livro, apesar de ser uma leitura um tanto obrigatória.
    Mas como sempre acontece, a sua resenha despertou a minha curiosidade kkkkkk.

    Ótima Resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oi Pah,
    Adorei a resenha.
    Li O pequeno príncipe esse mês, é uma obra incrível e emocionante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Oi Pah...
    Até hoje eu ainda não li este livro, vontade não me falta.
    Por conta das reflexões que ele traz mesmo. Essa edição está perfeita né, muito linda.
    Mas nunca soube como que o autor escreveu, nem que havia sido em meio a esse cenário.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é tão amor né?
    Recebi essa edição maravilhosa na semana passada e ainda estou in love..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  18. Que livro mas lindoooooooo, adorei o trabalho que a editora fez. Nunca li o livro o pequeno principe =/

    Jéssica Barbosa

    ResponderExcluir
  19. Estou encantada Pah com esse livro , Já ouvi muito falar desse livro ,contam historias maravilhosas , hoje vivemos no mundo que as pessoas acham que dinheiro é muito mas importante que tudo , mas uma coisa ele não compra os sentimentos . Esse livro é uma grande lição , tem assuntos de dicas para pessoas que não conseguem enxergar o amor . Eu gostei muito do Livro e da resenha também ,achei excelente as partes que você citou ,me deixou com muita vontade de ler o livro .Parabéns .

    ResponderExcluir
  20. Sua edição do livro e tão linda e sua resenha também : ) adoro livros que me mostrem aprendizado e que me façam refletir. Infelizmente ainda não li esse livro tão querido por tantos, as citações que vc escolheu foram ótimas.

    ResponderExcluir
  21. Não tem como alguém não ter ouvido falar do pequeno principe, mas realmente hoje foi que eu vim realmente saber do que se trata. Sempre associei esse livro a mais uma história infantil, mas agora percebo que é muito mais que isso.

    ResponderExcluir
  22. O pequeno principe é um livro muito bom, fiz um trabalho na faculdade sobre ele ano passado inclusive, nessa edição então, estou louca para comprar uma para a minha estante *-*
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  23. QUE EDIÇÃO LINDA <33
    Eu não li ainda (mas não foi por falta de vontade). Eu tenho TODA certeza do mundo que irei amar esse livro (já amo, haha) por isso quero comprá-lo e tê-lo na minha estante para toda vez que eu quiser reler, eu possa fazer isso!
    A história é linda e a cada resenha que eu leio eu fico mais ansiosa pra ler. Já fiz um trabalho sobre o autor pra aula de Francês na escola e conhecer um pouco mais da história dele me fez me animar mais :33
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Tô louca pra ter essa edição. Nossa, ficou muito, muito linda mesmo! Li esse livro quando era muito pequena, por influência da minha mãe que é apaixonada por essa história e sabe o livro de cor e salteado. haha Na época acabei não gostando, talvez não tenha conseguido interpretar o que há de mais belo na simplicidade dessa história. Mas pretendo reler e aí sim, irei dizer se gostei ou não (porém acho impossível não gostar). É muito bom uma leitura que é única para cada leitor, levando cada um a interpretar à sua maneira.

    ResponderExcluir
  25. Pah!
    A edição está belíssima e aprimorada.
    Fico feliz que tenha lido e que tenha apreciado.
    O livro é atemporal e a cada vez que o leio, descubro novos ensinamentos e tudo me faz repensar o momento em que vivo naquele instante.
    Bom demais!
    Domingo com muito descanso e amor no coração.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Como não amar esse livro? Tenho o ebook e um aplicativo e me delicio com as citações dele.. Sem dúvidas não tem como não se apaixonar , incríveeeel!

    ResponderExcluir
  27. Oi Pah!
    Eu acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não leu este livro! Infelizmente... Mas quero muito ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    É um das meu livros preferidos!!!
    Eu tinha uma professora que dizia que temos que ler esse livro em três momentos da nossa vida, quando somos criança, quando somos adolescente e quando somos adultos. Teremos visões diferente do livro.
    bjs

    http://tsobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Esse livro é mágico, consegue encantar não só crianças mas adultos de todas as idades. Os desenhos são fofos, simples e que mexem com a imaginação. As lições que esse livro nos passa é digno de fazer parte de qualquer educação na relação pais e filhos. Quando li esse livro a primeira vez, ele me marcou de tal forma que ainda me lembro de frases como:

    "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante"

    "Tu não és para mim senão uma pessoa inteiramente igual a cem mil outras pessoas. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás pra mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo..."

    “Tu julgarás a ti mesmo – respondeu o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”

    Tem como não amar?!?!

    Parabéns pela resenha!
    Beijos!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Quando falamos de obras literárias, não podemos esquecer deste maravilhoso livro que marcou gerações pela amplitude da história, O Pequeno Príncipe.
    O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é uma magnífica obra-literária atemporal, não apenas feita para o público infantil, mas para todas as idades, devido suas mensagens de reflexão, valores sociais, sabedoria e amizade. A história, além de simbólica e antológica, mostra como a pureza de uma criança pode ensinar aos adultos os verdadeiros valores da vida.
    Recomendo a envolvente leitura desta obra literária!

    ResponderExcluir
  31. Esse é, certamente, o meu livro favorito.

    http://gabrielcomletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir