[Arquitetando Ideias] Estilo Industrial

Fala galera, tudo certo?  Para quem ainda não me conhece meu nome é Manoel e sou o futuro marido da Pah. Sou Arquiteto e Urbanista e estarei dividindo com vocês dicas, novidades, conceitos e tudo o que mais amo na arquitetura. Nesse primeiro post vou falar sobre o estilo industrial. Vem comigo?
Para começar escolhi um estilo pelo qual sou apaixonado e que já virou uma característica em meus projetos: o Estilo Industrial. Conceitualmente ele é voltado para pessoas de um gosto diferenciado, já que apresenta uma arquitetura mais pesada e bruta – característica que faz com que algumas pessoas relutem na sua aceitação.
Tudo começou nos Estados Unidos, em meados dos anos 50, na cidade de Nova York. Nesse período surgiu uma nova tendência de moradias: os lofts. Fábricas, galpões, galerias de arte e até mesmo garagens foram adaptados. As estruturas mais brutas criaram um contraste visual de impacto em relação à arquitetura convencional da época, fugindo dos padrões e propondo certa irreverência a composição. Todo esse movimento ficou conhecido como estilo industrial, uma opção moderna, urbana e contemporânea para decorar.
Para que vocês possam entender melhor sobre o estilo vou analisar a reforma de um loft feita pelo o arquiteto Guilherme Torres e citar algumas das principais características desse estilo.
Loft Contemporâneo
Guilherme Torres criou um lar com características contemporâneas. Aço, cimento e cores sóbrias fazem referência ao conceito industrial. Outra ideia interessante foi utilizar o espelho no teto para explorar a amplitude do local.
Espaços integrados
Para aproveitar melhor os 50m² da casa, Guilherme Torres trabalhou com espaços completamente integrados, que nos dias atuais – com esses apartamentos que não cabem nem a gente direito – é uma ótima solução para os lares. Os ambientes também trazem elementos industriais para funções domésticas, como é o caso do barril servindo como lavatório. A mesinha ao lado da cama se destaca com seus aspectos desgastados que fazem oposição à modernidade da decoração industrial. Assim, o arquiteto demonstrou como é possível combinar diferentes estilos com bom gosto e criatividade.

Identidade e bem-estar

Aqui temos outro projeto em que o cômodo inteiro remete as marcas do estilo industrial: teto sem forro, concreto e tubulação elétrica aparente. A roupa de cama e o quadro levam vida ao ambiente e criam um belo efeito visual com o piso iluminado e os tons do cinza. A iluminação natural sugere bem-estar, permite economizar energia e cria um diálogo com o exterior da casa.

Cozinha planejada

A cozinha foi planejada com um layout industrial em que o cinza é a cor predominante. Para tornar o projeto mais aconchegante optou-se pela madeira, que contrasta com as tubulações aparentes – outra característica muito utilizada nos lofts. As janelas amplas e o piso de resina garantem a luminosidade do local.
Inspiração para a “vida real”
Bom, para vocês que acompanham meu amor aqui no blog e no canal, já sabem que estamos próximos de nos casarmos e que estamos reformando nosso apartamento, e adivinhem o estilo que escolhemos para nosso espaço social? Claro que depois de muita conversa e muitos mimos a Pah aceitou (risos) deixar nossa sala de estar e jantar toda voltada para o estilo industrial.
Para quem acha que não dá para colocar a ideia do conceito em prática, segue algumas fotos de inspiração – muitas das quais guiaram o projeto do nosso apartamento:

Na imagem acima destaco o piso em concreto desempenado e alisado que contrasta com o forro em marmorato da Suvinil. Preciso dizer que esse material da Suvinil é fantástico, e não é difícil de ser aplicado.
Uma grande marca do estilo industrial são os tijolos aparente que dão um toque muito elegante e de muito aconchego para o ambiente. Na nossa sala tem!


Não se esqueçam de ousar em cores vibrantes para contrastar com as cores sóbrias e mais escuras do industrial. Além disso, tentem optar por itens diferenciados como, por exemplo, a cadeira Charles Eames Wood. – Convenci a Pah a comprarmos duas e as colocarmos na ponta da nossa mesa de jantar.

Então por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado e em breve volto com mais dicas para vocês. Não tenham medo de serem ousados na arquitetura, tenho certeza que irão se surpreender.
E em breve irá ao ar o tour pelo nosso apartamento vazio, lá eu e Pah vamos mostrar nosso ap para vocês e contar detalhes da decoração.
Grande abraço,


29 comentários:

  1. Ai que legal, misturar esses dois mundos que sou fã, estou concluindo o curso de Engenharia, e sonho em fazer Arquitetura, muito boa essa coluna.

    ResponderExcluir
  2. Oii! Adorei o post!
    Fiquei encantada com as ideias e fotos que foram postadas!
    Tudo lindo!
    Ansiosa pelo tour no ap!
    Vazio e cheio! Hehe!
    Beeijinhos!
    Ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Adoro tijola aparente e cimento queimado!

    ResponderExcluir
  4. Olha que bacana, é legal ver o casal juntos assim num projeto e um apoiando o outro!
    Lá no meu blog, o meu namorido também me apoia e me ajuda com a parte gráfica.

    Sobre o post em si, acho esse estilo muito bacana e é bom pra quem tem gostos mais modernos e áreas mais amplas né? Mas como você mesmo citou, os tijolinhos aparentes, assim como a cor concreto tem sido muito usados em vários ambientes.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  5. Oi Manoel
    Achei tudo muito lindo. Adorei as paredes de tijolos com os quadros, lindo mesmo.
    Aii, estou curiosa para ver o ap de vocês!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Manoel!
    Nossa o apartamento de vocês vai ficar um luxo só! Achei muito bonito cada detalhe das fotos apresentadas! Aina bem que conseguiu convencer a Pah! rs
    Estou esperando - ansiosa - para mostrarem o cantinho de vocês!
    E o que eu mais gostei foi o espelho no teto! Fala sério, que legal!
    E há... Que vocês sejam muito felizes e que dê tudo certo de acordo com o planejado!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse estilo industrial, mas gostei do efeito e do seu resultado... Você podia fazer alguns posts sobre seu curso de arquitetura e urbanismo.. acho que seria muito interessante.. eu por exemplo tenho vontade de conhecer mais sobre...Faz muitos posts mostrando o apartamento de vocês Pah..Bjs

    ResponderExcluir
  8. Já vi muitos desses elementos aplicados em aptos de conhecidos e sempre achei bacana. Mas não sabia que se tratava de um "estilo industrial". Muito legal mesmo e engraçado como pode ser usado de várias maneiras. E a cadeira "Charles Eames Wood" é um charme!!

    ResponderExcluir
  9. Manoel,amei as dicas sobre arquitetura,a primeira vez que ouvi sobre esse estilo foi através de um ´´post``,onde a Pah apresentou aqui mesmo no blog,ambientes,já faz um tempinho,desde lá fiquei muito interessada sobre o marmorato com certeza irei pesquisar,mais a respeito,irei aguardar os próximos vídeos.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post parabéns! sempre achei lindo este estilo o que mais gosto é o conceito todo aberto! não teria coragem de deixar o quarto e o banheiro como nas fotos.. mas adorei a sala e cozinha!

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas, acho esse estilo lindo demais, já vi em vários seriados.

    ResponderExcluir
  12. Oi Manoel! Eu simplesmente adorei o post, falando como uma futura estudante de arquitetura eu amo esse estilo industrial, peguei umas inspirações e coloquei no meu quarto ( tenho uma parede de tijolinhos aqui <3 ), por favor continue com posts assim, ja tem uma leitora fiel aqui! Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Oi Manoel, tudo bem?
    Realmente é uma decoração mais pesada, mas algumas não parecem assim tao brutas, e gostei.
    Adorei a cozinha planejada. Tenho certeza que com o bom gosto de vocês, o cantinho de vocês ficará lindo. Adorei o post Manoel, até a próxima!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Acho esse estilo bonito, já vi em filmes e seriados. Mas não sei se eu usaria. Talvez eu aproveitasse só algum detalhe, tipo essa parede de tijolinhos, que sempre achei linda. Mas alguns detalhes eu não me agrado muito. Hehe
    Obaa, ansiosa pelo tour e curiosa pra ver como vai ser o cantinho de vocês. ^^

    ResponderExcluir
  15. Oi Manoel, que legal ter você aqui! hahaha
    acho este estilo lindo! não sei se teria coragem de colocar na minha casa, mas acho um charme mesmo assim
    realmente, para um espaço social assim vai ficar ótimo
    já quero ver como vai ficar o de vocês!!!! hahaha :D
    é ai que vai ficar a estante da Pah? :P

    ResponderExcluir
  16. Oi Manoel,
    adorei o post, acho muito linda essas paredes de tijolos aparentes.
    Estou curiosa para ver o apartamento de vocês.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. gostei muito do post, bem diferente, adorei as decorações, é simples e ao mesmo tempo bem sofisticado.

    ResponderExcluir
  18. Oi Manoel, seja bem vindo.
    Particularmente sou apaixonada por tudo o que sai do obvio, então decorações extremamente coloridas e variadas; decorações antigas e rústicas, confesso que não me recordo de ver esse estilo, mas gostei, é bem diferente, acho que as únicas 2 coisas que não aceitaria seria o teto sem forro por sempre achar que pode cair (já passei por isso 2 vezes) e a cor cinza que não sou fã para coar em parede, mas os outros estou bem satisfeita com o estilo.

    Até mais e abraços.

    ResponderExcluir
  19. Oi Manoel!!
    Já havia visto por aí imagens como essas, mas nunca soube o nome que se dava. O que eu mais gostei desse tal estilo industrial foram as paredes de tijolinhos. Acho uma graça!! Fazer um cantinho diferente numa sala talvez, acho lindo! E vai ser bem legal o tour no futuro ap de vcs, postem sim ;)
    Muito sucesso pra vc!!

    ResponderExcluir
  20. Achei super legal essa ideia de decoração!
    Adorei as fotos e as dicas, com certeza fica muito lindo este tipo de decoração.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a coluna.... Sou apaixonada por esse estilo, ele consegue ser moderno e ao mesmo tempo clássico!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Gostei bastante desse post! Du adoro olhar essas ideias de arquitetura e decoração. E ter alguém que é experiente no campo mostrando algo sobre isso é bem legal. :D
    Achei a parede de tijolinhos com muito estilo, se um dia eu for morar sozinha é uma das coisas que eu certamente gostaria de ter no lugar. *-*

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post. Bem diferente do que estávamos acostumados a ver aqui =)
    E quando falo que gostei, gostei mesmo, pois acho demais o estilo industrial que é bem moderno, com cores bem neutras, metalizadas, mas não podemos deixar de por uns coloridos, se não fica parecendo uma casa de lata =P
    Queremos mais dicas como esta, viu?? Abçs Manoel!

    ResponderExcluir
  24. Gostei dessa ideia dos espaços integrados... E os tijolos aparentes também <3 Tô reconhecendo esse ~estilo~ de alguns filmes/séries que passam na TV *u* Gostei bastante do post, e estou ansiosa pelo tour no ap de vcs :)

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    O estilo industrial é bem legal!
    Gostei dos tijolos aparentes, o espaço fica bem bonito com eles.

    ResponderExcluir
  26. Amei esse post Manoel!
    Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e com certeza esse é o estilo que eu mais amo e espero poder usar futuramente no meu própio espaço como vc e a Pah :) To anciosa pra novos posts seus e bem vindo!

    ResponderExcluir
  27. Manoel!
    Bom que vai trazer as dicas porque adoro inovações e decoração.
    O estilo industrial como chama é bem desprovido de vida, na minha opinião. Não sei se conseguiria viver o cotidiano com ele, mas acho legal para casa de praia ou montanha... onde só iremos esporadicamente.
    Não é muito meu estilo, porém reconheço que servem para algumas pessoas.
    O que gostei mais foi a luz natural.
    “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  28. Gostei bastante do post.. e das dicas...
    As decorações estão perfeitas... a que mais me chamou atenção foi a que tem a parede de tijolinhos..

    ResponderExcluir
  29. Olá, Manoel.
    Sou totalmente suspeita pra falar sobre arquitetura, sou inteiramente apaixonada, trabalho em um escritório de arquitetura e estudo engenharia civil. E esse é um dos meus estilos favoritos, pouco atras do rustico - pessoa da roça.
    Li muito desse estilo e tentei adaptar em algum projeto da universidade e fui taxada como preguiçosa, pois meu professor é muito conservador.
    Um dos melhores detalhes nessas composições é a luz natural, mesmo com a tendência mais bruta, a natureza tá aí no meio.
    E a composição é decoração pura e crua, e qualquer toque dá um efeito lindo.
    Fico feliz que tenha conseguido convencer a Pah à aderir alguns detalhes desse estilo, tenho certeza de que o lar de vocês ficará um encanto.
    Aguardando mais dicas ;)
    Bjs

    ResponderExcluir