[Fuxicos e Vícios #30] Uma série para se viciar

Existem séries que habitam em um cantinho especial dentro do nosso coração. Que nos conquistam assim que são lançadas, ou que aos poucos vão se tornando queridas em nossa vida de leitor. E hoje quero falar sobre uma série viciante, que conquistou o meu coração aos pouquinhos, com o passar dos anos e dos livros, que relutei em me deixar conquistar, mas que hoje é, sem dúvida, uma das minhas séries preferidas de todas, uma série simplesmente viciante e que todo mundo deveria dar uma chance de se viciar, bora conhecer?



Lembro que a primeira vez que ouvi falar sobre a saga Academia de Vampiros fiquei relutante em ler e, acreditem ou não, nem tinha um argumento válido para esse receio. Sei que demorei a dar uma chance e, em um dia de promoções malucas no submarino, comprei o box com os quatro primeiros volumes num impulso consumista e pensei ‘Ah, todo mundo fala bem, vou comprar’. Mas, ainda assim, quando eles chegaram demorei a lê-los... ah se eu soubesse o que estava perdendo.

Quando li o volume um, Beijo das Sombras, eu amei. Não foi para os favoritos, mas estava ali uma saga que eu sabia que valia a pena continuar. Afinal, Rose é uma personagem forte que conquistou meu coração de leitora com sua coragem, e claro, além disso o protagonista Dimitri, com seu sotaque russo, é completamente apaixonante.

Demorei alguns anos para ler toda a série, mesmo com todos os volumes em mãos, mas agora era pelo fato de não querer que acabasse, visto que uma vez começando um livro não levava mais que um ou dois dias para devorar cada página como se o mundo fosse acabar se eu não terminasse de ler naquele instante. E agora que eu finalmente cheguei ao final (será?) preciso compartilhar desta saga viciante que é Academia de Vampiros.

CONHECENDO A HISTÓRIA



O universo criado pela autora Richelle Mead em Academia de Vampiros funciona da seguinte forma:

Em paralelo ao mundo conhecido pelos humanos vivem vampiros Moroi, que são protegidos pelos Dampiros dos temidos Strigoi.

MOROIS: São os vampiros do bem que se alimentam de sangue, mas não matam. Todos os humanos que fornecem sangue para eles estão ali porque querem. Eles se especializam em um dos quatro elementos: fogo, água, terra e ar.

DAMPIROS: São os guardiões. Eles são metade vampiro e metade humano, tendo as melhores características de cada raça e dão sua vida para proteger os Moroi dos Strigois.

STRIGOIS: São os vampiros maus, eles matam suas presas e qualquer moroi, dampiro ou humano pode virar um. Não tem humanidade e dão a vida para acabar com os Morois. Podem ser mortos por estacas de prata, se saírem ao sol, se forem decapitados ou pelo fogo.

Definições retiradas do site Sobre Sagas



Neste universo acompanhamos a história da dampira Rose Hathaway, uma garota que cresceu para ser guardiã e proteger sua amiga Lissa, última princesa da linhagem Dragomir da realeza dos Moroi e sua melhor amiga, dos temidos Strigoi que querem acabar com a sociedade e linhagem real dos Moroi.


E esta é basicamente a premissa da história, mas não se enganem que é apenas mais uma história de vampiros comum. Ricehelle Mead é uma autora consagrada e desenvolveu um universo rico em detalhes, reviravoltas, mitologia, história, política, ação, aventura, amizade e romance. Eu não sei nem por onde começar a falar desta série tão maravilhosa, então vou tentar elencar algumas razões pelas quais você TEM que ler Academia de Vampiros, uma das melhores série que tive o prazer de ler: 

A Protagonista
Rose é uma guerreira. E o que eu mais gosto nela é o fato de que ela não começa a história como a garota comum que devido a acontecimentos inesperados tem que se tornar uma guerreira como é tão comum encontrarmos por aí. Ela nasceu assim. É da sua natureza. Ela é forte, batalhadora, sabe se cuidar muito bem sozinha e é uma das melhores guardiãs dos últimos tempos e ao mesmo tempo ela não deixa de ser uma adolescente que gosta de se arrumar, fazer compras e se divertir.

 Dimitri Belikov
Porque não dá para resistir ao charme russo deste personagem marcante, misterioso, sedutor e que arranca suspiros das leitoras. 

Cliffhanger

Prepare seu coração, pois Richelle Mead é mestre em acabar com nosso coração com mini ataques cardíacos com suas reviravoltas inesperadas e finais de tirar o fôlego. 

A sociedade e política
A história começa simples e despretensiosa, porém com o avançar da narrativa, ao longo de seus seis volumes, somos apresentados a uma sociedade bem organizada e que mantém vivo os seus costumes antigos interligando-os a modernidade, e vemos a questão política ser desenvolvida em uma trama cheia de (mais uma vez) reviravoltas e intrigas na busca pelo poder, pela mudança, por uma sociedade mais justa e mais segura. 

As personagens em geral
Richelle construiu cada personagem de forma única, cada um está ali por um motivo e faz um papel de extrema importância. Cada um tem seu significado e uma personalidade distinta e singular que os fazem queridos por nós leitores e não apenas coadjuvantes. E a série Bloodlines (spin-off de Academia de Vampiros) está ai para provar isso: cada personagem tem uma história a contar e deve ser ouvida.

Adrian Ivaskov
Porque todas amam um rebelde degenerado que esconde seu imenso coração para se proteger com sarcasmo, ironia e vícios. Adrian é amor puro e é o protagonista de Bloodlines, a série spin-off de VA, que eu não vejo a hora de começar a ler. 

O Filme
Eu assisti ao filme durante as minhas férias e fiquei extremamente feliz em poder reencontrar personagens tão queridos nas telinhas. Um ponto super positivo do filme é a fidelidade com o livro, o que me agradou e muito. O filme tem ação, romance, suspense... Exatamente como nos livros. Se você quer uma prova de que Academia de Vampiros é bom, assista ao filme antes e depois junte-se a legião de fãs desta saga awsome.

Série Spin-off
Porque depois que você se apaixona por uma série é difícil dizer adeus, mas quando há uma série spin-off com personagens que você ama como protagonistas e onde você terá a oportunidade de rever seus personagens queridos, além de continuar acompanhando todo o desenrolar político e social após mudanças tão significativas, não tem preço. Então que venha Bloodlines.



E todo mundo que ainda não deu uma chance para Academia de Vampiros corre conferir, tenho certeza que vocês irão amar. Vocês que já leram, concordam comigo que a série é simplesmente viciante? Tem outro motivo para convencer aqueles que ainda não leram?



Beijos,


Participe Aqui

15 comentários:

  1. Oi Mayara...
    Eu acho que eu resistiria a comprar o box, mesmo na promoção hehe, pois meu forte definitivamente não é vampiro. Já li alguns livros e constatei que não curto mesmo. Mas como você falou, todo mundo fala bem e você até tem um carinho grande pela série, então é uma ótima dica para quem curte esse estilo de livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei como você explicou tudo, sempre escuto falar dessa saga, conheço gente que fala que essa chega a ser a saga favorita, mas nunca tinha ido atrás da história, então não tenha dúvidas que amei a "resenha"(?) e que estou super curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  3. sinceramente não tinha vontade de ler a série, nem pensava nessa possibilidade mas depois do que você comentou, me deixou curiosa sobre a série, primeiramente irei ver o filme para ver se eu gosto da história .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não li nada sobre vampiros ainda...
    Não encontrei algum que despertou meu interesse.
    Ainda...mas vou achar

    ResponderExcluir
  6. desde Crepúsculo li tantos livros de vampiros que hoje estou bem saturada...
    já ouvi muitos elogios sobre esta série, mas não tenho curiosidade em ler =/
    ainda não vi o filme, mas vi muita gente falando sobre o quão fiel ele é à série...
    não sabia que Bloodlines era um Spin-off ;O

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Sempre ouvi falar super bem dessa série! E sou muito curiosa mesmo para ler e acompanhar!
    Adoro vampiros! Hehe! Até venho tentando acompanhar a série Diários de um Vampiro, mas... não sei!
    Tenho a impressão que depois de Harry Potter nunca mais conseguirei acompanhar série nenhuma! Nem Instrumentos Mortais e Jogos Vorazes eu consigo ler (apesar de ter visto os filmes e amado demais!)
    Mas com certeza verei o filme em breve! Na verdade eu nem sabia que tinham feito um filme baseado na série! :x Vou ver! E com certeza irei amar! :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    tenho curiosidade para ler essa série, ouvi falar muito dela.
    E eu amo muito vampiros e todo esse universo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, já vi algumas pessoas falando bem dessa série, mas eu tenho uma certa resistência a vampiros. Criei essa resistência por causa do modismo do crepúsculo, e as vezes sinto que perco a oportunidade de ler bons livros por causa dessa barreira, achei que caso eu queira derrubar essa muralha, está seria uma boa série pra tentar.

    ResponderExcluir
  10. Mayara!
    A meu ver a série é uma das melhores do gênero, não tem comparação com as outras e merece mesmo uma conferida, porque é viciante.
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “A alegria evita mil males e prolonga a vida.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  11. Eu já ouvi falar bastante sobre essa série, mas nunca me animei porque vampiros não me animam tanto, jsdaidjaijidja. Na verdade, acho que enjoei, sei lá. Anyway, todas as pessoas que me falaram sobre a série elogiaram muito, o que me deixa curiosa. Eu achei interessante essa divisão entre dampiros, strigois e morois. Se um dia eu tiver a oportunidade, lerei sim :)

    ResponderExcluir
  12. Tenho bastante receio com livros que tratam sobre vampiros depois da decepção com Crepúsculo. Mas, fiquei feliz com os pontos positivos da saga Mayara. Academia de Vampiros não me interessou 100%, mas confesso que fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  13. Não fica brava comigo, mas pra falar a verdade eu odeio a academia de vampiros, assim como odeio crepúsculo. Não gosto nada quando pegam uma lenda e mudam completamente, sabe? Perde a graça. Vampiros deveriam ser perigosos e fascinantes. Violentos, criaturas da noite. Não bobocas w precisam de guarda-costas ou fadas q brilham no sol.

    Enfim... :/

    ResponderExcluir
  14. Oi May!
    Eu também tenho muito medo de começar a série, não sei porque, acho que é por causa desta coisa de vampiros já ter dado o que deu.
    Mas eu tenho muita vontade de ler e depois ver. Porque realmente parece ser muito bom!!
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de indicar a vocês o Livro quem tem feito sucesso entre os leitores no Wattpad!
    Segredos Mortais, conta uma história diferenciada mas viciante, prendendo os leitores até a última página. Sejam bem vindo!!!! Bjs
    Gente, quem quiser entrar no Grupo do WhatsApp de Segredos Mortais é só deixar o número no face - Lara Sams nas mensagens, ok Será muito legal ter vcs lá.

    http://www.autografia.com.br/loja/pre-venda:-segredos-mortais-os-livros-serao-entregues-apos-o-lancamento-autografados/detalhes

    ResponderExcluir