[Resenha] Legend – Marie Lu

Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Distopia | 256 Páginas | Editora Rocco | Skoob | Compre: SaraivaSubmarinoAmazon | Classificação: 5/5 | Resenha da Day Farias
Amo distopias – isso já é um fato sobre mim! risos – mas, realmente demorei para enfim ler Legend e um dos principais motivos é que sou naturalmente “repelida” quando um livro se torna alguma espécie de “modinha” e, na época em que ouvi falar dessa trilogia, ela era o alvo da maior parte das resenhas em blogs literários. Deixei o tempo passar, mas quando vi dois livros da trilogia em promoção no Submarino, simplesmente não resisti e tive que comprá-los... e que ótima escolha eu fiz!

June é uma garota prodígio da República: com a nota mais alta já registrada na Prova (um teste que determina como será sua vida a partir dali) e com grandes habilidades militares, seu futuro é praticamente certo: defender a República que tanto respeita. Já Day é uma lenda, mas não no modo positivo da palavra: ele é o criminoso mais procurado da República que odeia o governo e suas leis injustas e sempre está disposto a ferir a República. Caminhos tão diferentes poderiam se encontrar? Sim, pois quanto Metias – o irmão e única família de June – é assassinado e as suspeitas caem sobre Day, uma promessa irá uni-los. June fará de tudo para levar o assassino de seu irmão à justiça... mas, será que a verdade é tão simples assim? 


A sociedade criada por Marie Lu é muito bem construída, e o modo como nos é apresentada a torna ainda mais realista. A leitura é rápida, recheada de ação, do tipo que não permite que o leitor mude o foco de sua atenção: é natural ler vorazmente esse livro e fechá-lo já de olho em Prodigy, sua sequência! Embora eu tenha sentido que o romance aconteceu de forma rápida demais, acabou por fazer sentido; como em Jogos Vorazes, a autora transformou o relacionamento em um pano de fundo que não ofuscasse a real preocupação de passar uma mensagem, uma crítica social. Mas de nenhuma forma isso deixou o relacionamento entre June e Day menos envolvente. O legal dos personagens principais é que eles são tão interessantes juntos quanto são separados – mas claro que eles se tornam bem mais quando estão juntos: é fácil torcer pelo casal, mas ao mesmo tempo ser cativa pelas suas personalidades e não só pelo seu envolvimento. A leitura flui de uma ótima maneira e, se eu realmente tivesse tido tempo, definitivamente teria lido em muito menos tempo!



Real, inteligente, com personagens cativantes... é impossível descrever Legend em uma única palavra, mas realmente espero ter passado tudo o que senti com essa história: muitas emoções. Com certeza mais do que indico o livro.
• Sobre a Série •

Esse é o primeiro volume de uma trilogia já publicada pela Rocco.
Beijos,




Participe Aqui

16 comentários:

  1. Olá, Day. Legend me interessava bastante por suas capas, e também por ser uma distopia, mas a premissa em si não me agradava. Com a resenha mais detalhada, pude perceber que a história desenvolve-se de uma forma bem agradável, nos mostrando lições e cenas inovadoras ao mesmo tempo. O ponto mais forte do livro, para mim, é a relação de roubo para sustentar e alimentar a família do protagonista. Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Já estou ensaiando ler esse livro faz tempo, desde que comprei numa promoção na Amazon. Mas o que me desanima é que atualmente todas as distopias que eu leio são muito parecidas! Mas, como tenho o livro, vou eventualmente dar uma chance para ele.

    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Já vi alguns comentários positivos sobre Legend, mas nada que tivesse despertado meu interesse pelo livro. Lendo sua resenha fiquei bem empolgada com a historia de June e Day, quero muito saber o desenrolar desta distopia. Espero comprar todos de uma vez...rsrsrs.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  4. Também sou arredia a modinhas, tentei comprar a trilogia na época que estava em um preço ótimo, mas acabei não conseguindo pagar o boleto, perdi e nunca mais consegui pelo valor que estava, gostei bastante da sinopse, e preciso ler o livro com urgência. Amei o fato de os dois serem personagens bons, msm quando não estão juntos.

    ResponderExcluir
  5. Day,gosto muito de distopias e essa me interessou,pois quero muito conhecer a história de Day(o criminoso mais procurado) e June(a garota prodígio),que lendo a sinopse percebi um ´´cheirinho de romance`` no ar.Eles acabam se encontrando devido a morte de Metias irmão de June a qual Day é o principal suspeito Gosto muito de leituras recheadas de ação e parece que isso não faltou na narrativa de Marie Lu.Amei saber que o romance foi envolvente e em nenhum momento a autora não deixou ofuscar a mensagem que queria passar,ou uma crítica social.Amei saber que é real e inteligente e ter passado muitas emoções.Mil beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oii, ontem mesmo estava no Goodreads e surgiu esse livro como sugestão..e achei muito bacana a história! Com certeza lerei..beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi, Day
    Eu nunca tive muito interesse nesta série, ainda mais quando era "modinha". Tudo foi muito bem desenvolvido pelo que você falou, e parece que valeu a pena esperar. Mesmo com sua resenha positiva, e gostando de distopia, ainda não tenho empolgação para ler a série. Mas espero que você continue gostando dos outros livros.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu sou a louca das distopias!!! Hahahaha Li Legend a pouco tempo e também amei demais! Fui correndo ler Prodigy masa acabei parando depois de apenas 3 capítulos. Não pq estava ruim, mas pq eu tinha outras obrigações e acabei parando, mas vou começar de novo com toda certeza. Claro que terei que ir com mais cautela, já que os livros do meio geralmente são livros conectivos, uma ponte e às vezes não tão atrativos. Enfim,viva as distopias!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Day! Adquiri o box da trilogia a pouco tempo, também em uma promoção do submarino. Há um tempo que eu tenho vontade de ler essa história, pois sempre li comentários positivos e também gostaria de ler outra distopia, pois a única que li até agora foi a série Estilhaça-me, a qual gostei bastante, mas pelo que percebi é bem diferente de Legend. Agora com a sua resenha minha curiosidade só ficou mais aguçada *-*

    ResponderExcluir
  10. Ooi, sempre tive bastante interesse em ler esse livro, mas sempre coloco outras leituras em prioridade.
    Gosto muito de distopias, e quero muito ler esse livro, parece ser bem bacana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de distopias e a sua resenha despertou ainda mais o meu interesse em ler essa. Mal posso esperar!

    ResponderExcluir
  12. Olá Day, já vi alguns comentários sobre essa trilogia, mas fui adiando a leitura, sempre priorizando outras, afinal, a lista só aumenta a cada dia. Faz um tempinho que quero ler alguma distopia, já tenho algumas em vista, mas essa parece ser ótima, vale a pena dar uma chance. Gostei bastante de saber que a autora transformou o relacionamento em um pano de fundo, se preocupando mais em passar uma mensagem real, uma crítica social. Os personagens parecem ser bem envolventes. Adorei a resenha e a indicação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Acredita que eu tenho essa série mas ainda não dei inicio as leituras?
    Acho as capas super interessantes, mas confesso que ando sem muita vontade de ler novas distopias, fiquei tão chateada com a última que estou traumatizada.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Day, tudo bem?
    Eu também adoro distopias, apesar de fazer um bom tempo que não leu uma. Essa trilogia recebe muitos elogios e estou curiosa para conhecer a escrita da autora.
    As capas são lindas e um fato que desperta meu interesse é a presença do "q" científico.
    Obrigada pela dica!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, como já disse antes eu julgo muito o livro pela capa e essa capa não me conquistou. e o genero não é um dos meus preferidos, mas Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Day. Ainda não li essa trilogia e confesso que estou bem empolgada, sua resenha me deixou assim, na verdade.
    Eu tbm sou apaixonada por distopias e ainda não tive a oportunidade de ver essa. Adoro personagens que nos cativam e fazem a trama mudar totalmente o rumo.

    ResponderExcluir