O mundo imaginário de... – Keri Smith

Imaginar algo melhor e mais interessante é o que faz de nosso mundo um lugar de constante transformação. Alguns dos maiores atos revolucionários de nossos tempos aconteceram porque alguém teve coragem de pensar diferente. Em O mundo imaginário de..., Keri Smith pede que o leitor crie um mundo completamente novo e inusitado. Primeiro, ela sugere listas: coisas amadas, coleções, cores, formas, ideias, pessoas e criaturas das mais fascinantes. Elencados nas páginas do livro, esses itens serão as pedras fundamentais do seu lar imaginário. Daí para a frente, as tarefas não param mais: construir paisagens, inventar nomes, bolar mapas, moeda, conceber habitantes, marcas, comidas, história e muito, muito mais. Mais uma contribuição de Keri Smith às mentes criativas deste mundo, para artistas e sonhadores de todas as idades que vão revolucionar o cotidiano com todas as infinitas possibilidades de seus mundos imaginários.
192 Páginas | Cortesia Editora Intrínseca| Skoob | Compare & Compre: SubmarinoSaraivaAmazon
Ás vezes nosso dia a dia é tão corrido que não temos tempo de refletir sobre o rumo da nossa vida. Nesses momentos livros como o da Keri Smith, que propagam a liberdade de pensamento e aguçam a imaginação, nos fazem tirar um tempo para pensar sobre o que queremos para o futuro – e não apenas o nosso, mas o do mundo inteiro.


O Mundo imaginário de... é um livro interativo que permite que o leitor crie seu próprio mundo. A obra conta com várias tarefas que nos fazem pensar sobre as normas e diretrizes que regem nossa sociedade atual. Entretanto, indo muito além de uma mera reflexão, ao nos propor a criação de um novo mundo – nos fazendo nominá-lo, definir quais serão suas regras, como serão suas casas e comércios, quais serão seus monumentos espirituais, e como as pessoas viverão nesse novo mundo – a autora leva o leitor a pensar sobre a possibilidade de unir o mundo da imaginação com o mundo da vida real. Ou seja, o ponto é você pensar no que deseja e trazer isso para sua realidade.
“(...) alguns dos melhores momentos da vida ocorrem quando aprendemos alguma coisa e mudamos nossa maneira de pensar. É assim que crescemos.”
O bacana do livro é que ele realmente faz o leitor liberar sua imaginação. As tarefas são engraçadas e, se você realmente se entregar, tira conclusões hilariantes delas. Além disso, a reflexão sobre como seu mundo ideal seria deixa o leitor mais atento às particularidades de sua sociedade. Pelo menos foi assim comigo; comecei a pensar sobre o nosso mundo e refletir no motivo por trás de sermos ou não de uma determinada maneira, ou de uma coisa ser ou não aceita como certa. Confesso que não sou apaixonada por esse tipo de história, geralmente tenho preguiça de cumprir as tarefas, entretanto gostei da proposta política e social por trás da obra da Keri Smith.


Mas a questão central é responder: como seria o seu mundo? O meu mundo, refleti a partir do livro, giraria em torno de tudo o que a literatura trouxe de bom para a minha vida. Ler e escrever sobre os livros lidos me mudou, então gostaria que isso pudesse se expandir para um mundo onde a leitura fizesse parte da vida de toda a população. Assim, todos poderiam aprender como eu aprendi: amando o próximo e suas diferenças, respeitando as opiniões distintas, viajando pelo mundo através das páginas de um livro, acatando o passado, ansiando mudanças no presente e, principalmente, refletindo sobre o futuro. Então com certeza meu mundo ideal seria uma biblioteca gigante. E o seu?




Beijos,



Participe Aqui


17 comentários:

  1. Nossa, esse livro é minha cara.... Pensa numa menina que tem o sonho de criar um mundo só pra ela !!!!! EEEEUUUU.....
    Ainda bem que meu aniversário está chegando.....

    Adoro esse livros interativos.

    ResponderExcluir
  2. O que mais me chamou atenção nesse livro foi o capricho, é de encher os olhos!!
    Não imaginava que o livro trazia uma reflexão tão grande e importante. Pensei que era apenas para passar o tempo e agora vejo que vai bem além disso.
    Fiquei com vontade de ler e participar dessa história.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. adorei a ideia da autora e confesso que tbem nao curto mto estes livros meio que interativos.. mas adorei o teu. e só de ler a tua resenha me fez refletir que realmente e principalmente em momentos de crise como esse o melhor modo de viajar é ler um livro... adoreeei o jeito que vc fez o livro todo organizadinho pois sou meio bagunceira. e o feriado do livro então! hahah

    ResponderExcluir
  4. Ah que lindo! Confesso que nunca comprei livros desse tipo, mas sou super a favor deles. Eles fazem as pessoas refletirem e incentivam a imaginação e a criatividade, que de um jeito ou de outro influenciam nosso modo de pensar.

    ResponderExcluir
  5. É super proveitoso quando livros como esse são criados. Nos transportam para um interior que à muito estava adormecido e nos levam a simples reflexão: "O que podemos fazer para mudar o nosso mundo?".
    Confesso que sempre tive preguiça de realizar tarefas como essa por completo, mas quando você compreende o poder de nossas ações, aceita e acredita que o mundo em que vivemos pode ser melhor a proposta o livro de Keri Smith abre nossa imaginação e deixa que seu poder ganhe vida.
    Achei a ideia do livro mais que aproveitável e recomendável para todos. E com toda certeza sei que vou gostar desse livro!

    ResponderExcluir
  6. Keri Smith ficou bem famoso aqui pelo Brasil nos últimos tempos e dos livros dele eu só conheci Destrua Este Diário, confesso que acho as ideias dele criativas e os livros muito bem elaborados, mas sou incapaz de me propor a destruir qualquer livro, então só acabo comprando pra ter na estante.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  7. Não me interesso muito por livros interativos, porém esse me chamou muita atenção. Sou extremamente sonhadora e gosto de refletir sobre como seria o mundo se fosse dessa forma ou daquela e coisas do tipo, gostei do que a autora fez e também acho que meu mundo seria relacionado com as coisas boas que a leitura trouxe para mim.
    Acharia super legal eu e um amigo completar o livro e depois trocarmos para ver o mundo imaginario de cada um e nos conhecermos mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Confesso que não me sinto atraída pelos livros interativos. A proposta do livro criada por Keri é muito interessante, já que estimula o leitor a criar os mais diversos mundos e diversas situações, onde não existe um limite. Muito interessante \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Pah! Tudo bem?

    Ando cansada desse tipo de livro... Comprei alguns e recebi outros tantos e nunca consegui fazer nem metade do que é proposto. Fico com preguiça! hahah Sem contar que eu sou uma pessoa não muito criativa. Até comprei as obras para desenvolver esse lado, mas mesmo assim não rolou. "O mundo imaginário de..." parece-me mais do mesmo, por isso, deixo essa dica passar.

    ResponderExcluir
  10. Não tenho nenhum livro desse tipo,e tenho a mesma impressão que você tem sobre os livros de colorir," Melhor gastar o tempo lendo", ainda assim acho legal a idéias desses livros.
    E sobre esse novo feriado, ja podem divulgar a data néh? eu super apoio.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda nao fiz nenhum.livro interrativo mas tenho muita vontade e esse me chamou a atencao por realmente agucar nossa criatividade

    http://estilodenerd42.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pah, parece ser um livro com uma proposta bem diferente pelo que você descreveu..me chamou bastante atenção, vou querer adquirir também!
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  13. Pah, desde o lançamento de Destrua Este Diário sou louco para ter algum livro interativo, e acredita que ainda não possuo nenhum? Na verdade, o meu exemplar de O Mundo Imaginário de... está por vir. Bom, gosto muito de todas as propostas da Keri Smith e essa é uma das melhores, se não a melhor, uma possibilidade de criarmos nosso próprio mundo, como quisermos, demais.

    ResponderExcluir
  14. Já tenho os livros "Destrua este diário" e "Termine este livro" e sou apaixonada por esse tipo de livro interativos. Ainda não tinha ouvido falar desse e adorei a proposta, vai ser mais um pra coleção!

    ResponderExcluir
  15. Legal a proposta, Pah!
    Infelizmente eu não me dou bem com livros interativos, rs.
    Fico super empolgada no começo e logo deixo de lado. Sem contar que na minha mente pode até ter mil coisas, mas na hora de passar pro papel, fica ó: uma b**** hahaha
    Gostei ali do Não: fome, roubo preconceito, desrespeito :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Adorei o post Pah! Mas sempre que compro algum livro interativo acabo deixando ele de lado, começo super animada com a proposta e depois desisto kk

    ResponderExcluir
  17. Acho que esses livros de atividades já estão ultrapassados. Sei lá, sempre aparecem mais e mais. Não senti muita diferença desse para os outros, embora seja da temática de um livro. Mas não me senti atraída para comprar e completar, confesso.

    ResponderExcluir