[Resenha] Muito mais que cinco Minutos - Kéfera Buchmann

Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos” (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar.
144 Páginas | Cortesia Editora Paralela | Skoob | Compare & Compre: SubmarinoSaraivaAmazon| Resenha da Kamila Mendes | Classificação: 5/5
Quando comecei a ler o livro autobiográfico da Kéfera, pensei: “Nossa, ela é gente como a gente!”, até lagrimei de tanta emoção. Conheci a Kéfera e o seu canal no Youtube, 5inco minutos, em 2013 por indicação de uma prima e desde então acompanho a carreira dela. Mas caso você não a conheça, aqui vai um breve histórico: Kéfera começou a fazer vídeos aos 17 anos, mais especificamente após a Copa do Mundo de 2010, quando a vuvuzela se tornou viral. Pausa para questionamento: quem foi o ser “iluminado”, e com tempo de sobra, que inventou este instrumento maravilhoso?! Voltando ao assunto: No vídeo a adolescente criticava justamente o motivo de ser da bendita vuvuzela. E desde então ela só vem crescendo, tanto quanto youtuber quanto como pessoa.  Sendo assim, o livro conta a trajetória ascendente da youtuber, desde a escola até a gravação do primeiro vídeo. E a narrativa é tão envolvente que só não terminei a leitura no mesmo dia em que comecei porque estudo e trabalho, senão teria devorado as páginas em uma tarde.

Com a simpatia que demonstra em seus vídeos, Kéfera mostra que é muito mais que um rostinho bonito. Ela aborda assuntos que ainda são tabus entre as meninas (e meninos também), como sofrer bullying por não se encaixar no padrão de beleza vigente, primeiro beijo, amores de infância e adolescência, primeiro fora e a depilação íntima. É com uma naturalidade absurda que ela vai contando detalhes da sua vida, como se sentia em relação ao próprio corpo e as dificuldades de se encaixar em círculos sociais. Todas as histórias são permeadas por conselhos bem humorados para aqueles que estão passando pelo mesmo.
“Bullying é coisa séria. É comum crianças se ofenderem e até xingarem na escola. É assim desde que o mundo é mundo. A diferença é que alguns meninos e meninas levam numa boa e deixam os xingamentos que ouviram para trás. Outros carregam isso para a vida toda. Sou assim. Levei para a vida todos xingamentos que recebi, como conto neste livro.”
O grande diferencial da história é que a autora usa momentos que viveu para mostrar ao leitor que as dificuldades não são o fim do mundo e que você pode se reerguer a partir delas. O livro é muito engraçado, cheio da personalidade bem humorada e até exagerada da Kéfera, que fala de assuntos sérios de forma irônica e que não tem vergonha de falar de seus próprios defeitos. Kéfera toca em assuntos delicados sem cair no clichê e sem se tornar piegas.
“É de certo modo normal julgar os outros. Seria hipocrisia minha dizer que não julgo. Se você vê alguém sendo diferente em público, estranha logo de cara e às vezes se sente constrangido pela atitude do outro. Talvez porque formos ensinados desde crianças que precisamos ser quadrados o tempo todo. Por isso estamos acostumados a achar um pouco perturbadora qualquer coisa que se mostre original”
O livro tem uma foto de referência no início de cada capítulo, ilustrando o tema abordado. E fora isso, tem uma foto da fofíssima Vilma Teresa, cadelinha de estimação da Youtuber e paixonite dos fãs.

No geral trata-se de uma leitura super leve, dinâmica e cheia de bom humor. Indico aos fãs, àqueles que ainda não a conhecem a Kéfera e para os que querem apenas um conselho de como lidar com seu corpo, ou como escolher a depiladora certa.

Beijos,



Participe Aqui

18 comentários:

  1. Oi Pah! Eu amoooo a Kéfera e o trabalho que ela faz no youtube, a acompanho já faz um tempão e vi o quão foi maravilhosa a evolução dela. Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas ele já esta na minha lista desde sempre. Beijoooos

    ResponderExcluir
  2. acho ela uma pessoa incrível. ainda não li o livro, mas estou curiosa pois parece ser bem interessante mesmo..
    legal ela usar seus próprios acontecimentos da sua vida é uma coisa muito legal... dá pra ver que ela é gente como a gente mesmo hehe

    ResponderExcluir
  3. Também acompanho a Kéfera e gosto de sua história porque apesar de tudo hj ela deu a volta por cima, adoro os conselhos com toque de humor (como você disse) que ela sempre dá, dando sua vida (e seus micos) como exemplo, seu toque de irônia e tudo isso fez com que minha leitura também fosse bem leve (e rápida: devorei praticamente).
    Gosto do modo como ela fala de tudo que ela passou e trata sobre os assuntos e talz...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kamila. É tão diferente a sensação quando você vê a divulgação de um livro autobiográfico de uma pessoa que admiramos ou simplesmente gostamos. Mas, com outros artistas que não curtimos, pensamos: "Deve ser uma leitura chata!". Bom, Muito Mais Que Cinco Minutos é uma leitura que desejo há muito tempo, também acompanho a youtuber desde 2013 e sigo o seu sucesso com louvor e admiração sobre ela. Com este livro podemos ver que ela não é uma famosa fútil, mas também passa por dificuldades, mas levanta a cabeça. Gostei!
    Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não tinha visto comentários bons a respeito desse livro, então acabei não me interessando tanto. Mas agora que vi o que realmente é abordado no livro, confesso que me surpreendeu. Não sei porque algumas pessoas tendem a rebaixar certos livros só por esses serem de youtubers. É um tema bem bacana, e o legal da Kéfera é que ela comenta de situações que as vezes achamos que só acontecem com a gente haha
    Gostei bastante da resenha, tirou de mim todas aquelas críticas ruins que eu tinha lido antes ;)

    ResponderExcluir
  6. Oi Kamila, já ouvi falar dela e de seu canal no youtube, porém nunca assisti. Vou procurar ver e quem sabe leio o livro também!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamila.
    Alguns vídeos da Kéfera são bem legais, mas não é um canal que eu tenha vontade acompanhar.
    Acho bacana quando youtuber lança biografia, pois os fãs sempre querem mais deles e conhecer um pouco mais e o livro é uma boa opção pra isso. Imagino que pros fãs deve ser mesmo uma leitura agradável.

    BEijos

    ResponderExcluir
  8. eu adoro a kefera, vejo os videos no youtube e snapchat... mas nao li ainda o livro... nao gosto mto de biografias deste tipo e tbem me parece um tema meio mto adolescente... nao sei pode ser que eu esteja enganada. a vilma teresa é lindaaaaa! amo ela hahah

    ResponderExcluir
  9. Oi Kamila, tudo bem? Apesar de já conhecer a Kefera e gostar dos videos e das zoações dela, não sei se gostaria de ler esse tipo de livro. Sempre achei o gênero biográfico um pouco chato e mesmo sendo youtubers gente praticamente da nossa idade contando fatos da vida dele, não sinto nenhuma vontade de ler, tanto o da Kefera quanto de outros já lançados. E como a maioria dos relatos da vida dela já foram contados nos videos também não sinto curiosidade para ler o livro. Mas que bom que a leitura foi boa pra você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Kamila, não me interesso pelo livro, mas achei uma gracinha a foto da Vilma! Fico feliz que você tenha gostado da leitura.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Desde que vi que ela ia lançar um livro eu fiquei com o pé atrás, achei que ia ser "superficial" e até meio bobo sabe?! Mas é a segunda resenha super positiva que leio sobre e eu to ficando com muita vontade de ler hahaha Essa foto da cachorrinha é muito fofa <3

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kamila!
    Acompanhava a Kéfera há algum tempo, adorava os vídeos dela! Mas ultimamente ela ficou muito comercial, sei lá. Nada contra. Ela tem que ganhar a vida e ganha com isso, mas os vídeos ficaram chatinhos, cheio de merchan... não sabia bem do que se tratava o livro e fiquei feliz em saber que ela fala da vida dela, do bullying que sofria, das consequências disso na vida dela e tal. Achava que tinha mais a ver com os vídeos.
    Enfim, acho muito chato ver o tanto de gente que critica ela na Internet, muitas vezes sem nem saber as coisas que ela passou pra chegar aonde chegou.
    Parece um livro bem divertido!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu acompanho a Kéfera há muito tempo, desde a época em que os vídeos eram gravados em seu quarto, de cara limpa e sem muita qualidade. E devo admitir que ultimamente ando bem desanimada com os vídeos no canal. Esse ano acho que apenas um vídeo me agradou bastante. Por esse motivo, não me animei muito com o livro dela. Mas parece ser uma boa para crianças, adolescentes e jovens, que sofrem dos problemas mencionados no livro e que possam obter algum tipo de ajuda com a leitura. Beijos <3

    ResponderExcluir
  14. O livro da Kéfera é incrível, e não sei como descrever o grande talento dessa jovem youtuber, gosto da sinceridade dela, do bom humor e o seu jeito! Buchmann é uma dos youtubers que gosto muito, não tem como deixar de amá-la. <3

    ResponderExcluir
  15. Já vi alguns vídeos da Kéfera e acho interessante o fato de seu livro falar de assuntos delicados com bom humor e ela própria expor sua história e fatos vividos.

    ResponderExcluir
  16. Eu tinha visto esse livro sem saber quem era Kéfera, fui descobrir ontem quem era e vi o seu canal. Parece um livro divertido e que nos mostra que os famosos também são como somos.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Sou fã da Ké!
    Já li o livro e gostei. Nada demais, já que muita coisa a gente já sabia, mas irreverência dela me encanta. E como fã, eu o tenho na estante. :D
    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Tinha de se esperarr muiiito humor da Ké, kkkkk.

    ResponderExcluir