Qual é a história de Star Wars?

Multidões ao redor do mundo foram ao delírio com a recente estreia de Star Wars VII – O Despertar da Força. Mas, ao mesmo, uma parcela significativa da humanidade ainda se pergunta: Mas afinal, qual a história de Star Wars?
As duas trilogias contam histórias que se entrelaçam, mas podem deixar um leigo confuso. Então, vim aqui contar um pouco sobre a fascinante história da Força e como ela interligou muitos destinos em uma galáxia muito, muito distante.

Sobre as trilogias de Star Wars
A franquia é composta por duas trilogias e um sétimo filme lançado recentemente (e intitulado O Despertar da Força). Toda a história gira em torno da família Skywalker.

O primeiro filme de Star Wars, lançado em Maio de 1977, foi um sucesso astronômico. Inicialmente ele seria um volume único, mas a história cresceu e tomou proporções épicas. O filme ganhou então mais duas sequências, finalizando a primeira trilogia lançada: Uma Nova Esperança (1977); O Império Contra-ataca (1980); e O Retorno Jedi (1983). Neles conhecemos Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. 

Já a segunda trilogia, lançada em 1999, é um prequel da história original. Sabe o temido Darth Vader? Ele tem uma história, e a segunda trilogia é sobre ele e o como o jovem Jedi se tornou um vilão. Portanto, a segunda trilogia lançada é composta por: A Ameaça Fantasma (1999), Ataque dos Clones (2002), e A Vingança dos Sith, e foca na história de Vader até o momento em que Luke entra em sua vida.
Mas o ponto é: A segunda trilogia lançada é a primeira em ordem cronológica para história. Então a história começa com a trilogia prequel, segue para a trilogia original, e terá continuação com a trilogia sequencial (iniciada agora em 2015 com o filme O Despertar da Força).
Dois fatos que você deve saber pra entender Star Wars
Primeiro: a Força está em tudo e em todos. É um campo de energia que está em todas as coisas. É intocável, não pode ser percebida pelos sentidos comuns, mas pode ser sentida por meio do sexto sentido. Ela flui em mim e em você. Somos manipulados por ela, mas também podemos manipulá-la.
Segundo (e meio óbvio): Existem dois lados da Força e é aí que começa a história. O lado luminoso prega paz, sabedoria, compaixão, e encontra seu auge nos cavaleiros Jedi (lê-se jedai). São uma mistura de monges, samurais e policiais, responsáveis por manter a ordem da galáxia.
O Lado Sombrio, ou Negro, é a representação de tudo que há de errado no universo: egoísmo, ganância, medo, ódio, cobiça e ciúmes. Ele é dominado pelos Sith (lê-se sif). Os Sith podem ser considerados mais fortes que os Jedi, porque não possuem escrúpulos.
Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante...

A história começa em uma época em que os Cavaleiros Jedi são considerados os seres mais poderosos do universo. Grande parte da galáxia imagina que os Sith foram destruídos. Todos os planetas são governados de forma diplomática e seus governantes formam a República Galáctica. Mas essa democracia está sendo ameaçada por políticos corruptos que tentam dar um golpe para conseguir benefícios para seus planetas e para si mesmos. Eles são guiados pelo último Sith.
O início da saga da família Skywalker aparece nesse momento a partir do seu patriarca, o então jovem escravo Anakin, que vive no planeta desértico chamado Tatooine. Ane, como é carinhosamente chamado por sua mãe, é um garoto de nove anos que foi encontrado pelo mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu aprendiz Obi-wan Kenobi. Qui-Gon sente que a Força é poderosa no garoto e descobre que ele pode ser o Jedi mais poderoso que já existiu.
Em paralelo, a jovem Padmé Amidala é apresentada ao pequeno escravo. Padmé tem apenas 15 anos e carrega um grande fardo nas costas: o destino de seu planeta natal, o Naboo. Entre trancos e barrancos, Anakin é forçado a se despedir de Padmé e é apresentado ao Conselho Jedi. De cara o menino é rejeitado por ter ultrapassado a idade ideal para o inicio do treinamento e por ter um futuro sombrio a sua frente. Mas, por insistência de Qui-Gon, o jovem Skywalker começa seu treinamento e fica conhecido por destruir o primeiro protótipo da arma bélica conhecida como Estrela da Morte.
Já na adolescência o rapaz passa por conflitos próprios da idade e passa a não concordar com algumas regras do modo de vida Jedi. Ele expressa seu interesse em Padmé e, após enfrentar a aparente morte, acaba se casando em segredo com a moça. Anos mais tarde, Ane agora é um Jedi formado, um dos líderes do exercito da República que luta contra os separatistas e também um dos mais impulsivos e audaciosos Jedis que se conhece. Em secreto, vive com sua esposa que agora está grávida.
A vida secreta, as constantes dúvidas e medo de perder quem ama, os sentimentos de raiva e revolta contribuem para que Anakin se renda ao Lado Negro da Força. Anakin termina se tornando o temível e terrível Darth Vader e, com toda a sua força, dá início ao expurgo Jedi. Poucos Cavaleiros Jedi sobreviveram. Apenas Obi-Wan e Mestre Yoda conseguiram escapar.
E aqui acaba a primeira trilogia, o prequel que foca na história de Darth Vader.

Dezoito anos se passaram e a República já não existe mais. Os sistemas que não estão sob o domínio Sith estão sendo conquistados. Não existem Jedis para deter os Sith e o Imperador continua seu plano de dominar a galáxia.
A princesa Leia tornou-se uma das líderes da Aliança Rebelde e foi capturada por Darth Vader. O Lorde Negro dos Sith acredita que a princesa tem em suas mãos os planos de construção da nova arma bélica do Império que a Aliança Rebelde havia interceptado. Por sua vez, Luke contrata dois robôs, R2-D2 e C-3PO, para trabalharem na fazenda com ele e seu tio. Um desses robôs, um droide astromecânico, possui uma mensagem importante para entregar ao General Obi-Wan Kenobi. Enquanto procurava o pequeno droide que havia fugido, Luke encontra o velho eremita Ben Kenobi e faz a ligação de que talvez o velho louco seja o General que R2 está procurando. Ben revela ser o Jedi Obi-Wan Kenobi e conta como Darth Vader teria matado o pai de Luke.
Luke passa a fugir dos soldados do Império que estão à caça dos robôs e contrata os serviços do contrabandista Han Solo e seu copiloto Chewbacca. Juntos eles resgatam Leia e se unem a Aliança Rebelde. Ben Kenobi enfrente seu antigo aprendiz pela última vez e Luke sente que deve abraçar a vida Jedi.
O rapaz inicia seu treinamento com o velho Mestre Jedi Yoda e descobre mais segredos sobre sua família. Segredos que o deixam revoltado. Em uma batalha com Darth Vader, Luke descobre quem é seu pai e que ele ainda está vivo. Vader esconde, ou tenta esconder, do Imperador que a Força é poderosa em Luke. Porém, o Imperador sente que Vader esconde algo e ordena a captura de Luke. O plano é simples. Converter Luke ao Lado Negro e se livrar de Vader.

E aqui acaba a trilogia original.

Já a nova trilogia fica mais complexa e envolvente por culminar no surgimento de outro Sith - ainda mais poderoso que Vader e que pretende seguir seus passos. A Aliança Rebelde, comandada por Leia, busca desesperadamente por Luke, que desapareceu após ter fracassado com um de seus aprendizes. Agora a sorte da Galáxia repousa nas mãos de um soldado traidor e de uma órfã sensitiva a Força. 
E aqui terminou o primeiro episódio da trilogia sequencial.

Espero que a postagem tenha os ajudado a entender um pouco mais sobre o universo Star Wars – Logo mais falarei sobre o sétimo episódio da franquia que inicia uma nova trilogia.
Beijos, 





Participe Aqui

24 comentários:

  1. Super legal esse post para atualizar leigos que como eu não sabem muito da história, mas confesso que mesmo sabendo um pouco do que se trata a história ela não me atrai nem um pouco. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. aff, amo! vcs deviam fazer um post sobre os livros que entram no cânone e, se possível, a ligação com os filmes :D

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por esse post! hhahaha.
    Eu tenho vontade de conhecer mais essa história, mas eu fico tão tão confusa... T-T Agora foi super esclarecedor, consegui entender qual é a história de SW :)
    Quando eu puder, vou assistir os filmes ><
    Kissus

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha. Pra quem não conhece os filmes vale muito a pena ler. Se eu tivesse lido anos atrás uma resenha dessas, talvez não tivesse tanto preconceito com Star Wars. Mas, ano passado assisti todos os filmes e virei fã <3

    ResponderExcluir
  5. Uau! Seu post foi de muita ajuda! As pessoas estão falando muito dos livros e filmes do Star Wars, eu mesma, não sabia de nada. Mas você acabou de mudar isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada dele, mas quero ler. Pois tem muitos fãs!!!

    ResponderExcluir
  7. Camila, você é a melhor. Está para nascer alguém mais confusa com o universo Star Wars do que eu viu! E para piorar não param de lançar livros, fico doidinha, pois queria ler um dia. Acho que depois de seu post eu vou assistir aos filmes primeiro, e na ordem. Estou em uma onda de romances agora rs
    Essas duas primeiras trilogias possuem livros, certo?

    ResponderExcluir
  8. confesso que nao assisti nenhum e nao sabia de nada entao mto obrigada pelo post. como estao falando mto deve ser mto bom mas ainda nao tive a oportunidade de acompanhar.. entao veremos hahah mesmo assim mto obrigada

    ResponderExcluir
  9. Oii Kamila!
    Finalmente alguém pra me guiar nessa bagunça que é ver Star Wars, haha, não é muito o meu tipo de história, mas confesso que agora depois de intender direitinho o contexto e como que funciona, é até bem interessante, o que desanima é esse monte de filme gigante pra ver, mas quem sabe né?!

    ResponderExcluir
  10. Prazer, leiga aqui! hahaha bela explicação, eu que nunca li nem asssisti os filmes, mas pretendo (um dia) fazer um ou outro, agradeço!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nada de star wars mas pretendo mudar isso, confessor q a um tempinho atrás tinha um certo preconceito com a franquia, mas dps que um amigo me convenceu a assistir me apaixonei

    ResponderExcluir
  12. O post foi super informativo e útil, ao menos pra mim, que sou louco para embarcar nessa saga. Abraços e obrigado ^^

    ResponderExcluir
  13. A explicação sobre essa saga foi espetacular, não sabe nada sobre Star Wars, agora sei e to muito encantada com esse universo.

    ResponderExcluir
  14. Star Wars, algo que não tenho muito interesse em assistir/ler, mas pra não ficar de fora combinei com o boy de vermos qualquer dia desses.Vai que eu gosto né. Beijos.

    www.potato-purple.blogspot.com
    www.youtube.com/potatopurpleblog

    ResponderExcluir
  15. sempre que vejo um livro sendo adaptado para o cinema eu procuro ler o livro primeiro. depois eu assisto. Já fiz do contrário e me arrependi :C

    ResponderExcluir
  16. Kamila,cresci no universo Star Wars Clássico,ou seja nos três primeiros filmes,já a segunda trilogia lançada em 1999,conheci o conteúdo da sua história e de como Anakin torna-se Lord Vader. O filme lançado ,agora em 2015,que faz parte da nova trilogia sequencial ainda não assisti e não sei se é muito legal o surgimento de outro sith ainda mais poderoso que o de Vader e que pretende seguir seus passos.Pronta para conferir.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  17. Kamila muito obrigada por esse post vou ser eternamente grata, de vdd. Já comecei minha maratona, inclusive

    ResponderExcluir
  18. Eu só não vi ainda O despertar da força, me apaixonei por star wars, amei o post, super explicativo, pois quando comecei a ver não estava entendendo nada, depois que fui me situando e acabei me apaixonando, espero gostar de O despertar da força tanto quanto gostei dos outros filmes.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  19. Olá Kamila,
    Nossa, só tenho a agradecer pela resenha mais do que esclarecedora :D
    Apesar de não ser fã de carteirinha de Star Wars, assisti quase todos os filmes, exceto esse último lançado. Quero muito ler os livros e até então não tinha nem ideia por onde começar! Hahahha Quero conhecer melhor essa saga tão clássica e aclamada, nada melhor do que ler os livros e depois assisti todos os filmes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi!
    Sempre me fiz essa pergunta sobre a serie Star Wars sempre vi muitas referencias a essa historia o que me deixou bem interessada para assisti mas nunca assisti ao filme e foi muito legal poder conhecer um pouco melhor essa historia !!

    ResponderExcluir
  21. Super esclarecedor seu post, eu não sabia nada de Star Wars, mas sempre quis e ainda quero assistir os filmes e ler os livros.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Muito bom esse post...
    Comecei a assistir a primeira trilogia a Prequel,mas acabei não dando continuidade, mesmo achando uma ´serie muito boa, espero assistir aos outros filmes, mas esse post me explicou bastante coisa sobre a sequencia.

    Parabéns...

    ResponderExcluir
  23. Nunca assisti todos os filmes e sempre fico meio perdida quando o assunto é Star Wars, seu post foi bem explicativo e consegui entender um pouco melhor =)

    ResponderExcluir
  24. Oii Pah, obrigadooooo por postar, eu fico beeem perdida com esse universo Star wars porque eu nunca assisti um filme deles, acredite!! kkk
    Eu achei legal e interessante a história, porém, confesso que não é bem o tipo de livro/filme que estou acostumada.
    Mas ainda lerei um livro e assistirei um dos filmes sem falta.
    Eu preciso, já que é clássico demais, tenho que conhecer kkkkk
    bjos

    ResponderExcluir