agosto 09, 2016

[Resenha] Raio de Sol – Kim Holden

RAIO_DE_SOL_KIM_HOLDEN_ResenhaSegredos. Todo mundo tem um. Alguns são maiores que os outros. Alguns, quando revelados, podem curar você… E outros podem acabar com você. Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo; não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm segredos. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.

Editora: Planeta l 448 Páginas l New Adult l Compare & Compre: SaraivaSubmarinoAmazon l Skoob l Classificação: 5/5 ♥

 

Não é fácil falar sobre o quanto amei a leitura de Raio de Sol. Existem livros que, mesmo em seus altos e baixos, tocam o leitor de uma maneira grandiosa. E Raio de Sol foi exatamente assim para mim: meu lado racional foi capaz de enxergar algumas falhas na trama, porém meu lado emocional – o grande vencedor da batalha entre razão versus emoção – se envolveu com a história ao ponto de vivenciar todas as emoções narradas. Por isso o livro da Kim Holden entrou para a minha lista de favoritos, não por trazer uma história perfeita e completamente inusitada, mas por tocar e emocionar meu coração de uma forma maravilhosa. Não esperava tanta luz, tanto amor, tantas lições de vida, e um final tão marcante e emocionante. Não esperava nada mais que um romance, mas encontrei uma trama sobre amizade, amor incondicional, perda, recomeços e superação de traumas e preconceitos. Não é a toa que o título do livro é Raio de Sol, pois ele aquece e ilumina nossos corações.

A obra é um new adult (que tem como pano de fundo o período universitário) e gira em torno da Kate. A jovem, apelidada de raio de sol graças ao seu coração gigante, acabou de deixar à ensolarada Califórnia para trás para construir uma nova vida em Minnesota. Na Califórnia ela tinha a companhia constante de Gus, seu melhor amigo, e da mãe dele. Porém, ao decidir seguir seu sonho e ir para a universidade, Kate vai parar do outro lado do país. Abandonando o conforto de sua segunda e verdadeira família, Raio de Sol está decidida a fazer o presente acontecer: ela quer tirar o máximo que pode da faculdade e aproveitar cada dia como se ele fosse único. Assim, em Minnesota, Kate enfrentará vários desafios, fará grandes amigos, encontrará um possível amor, e contará com o apoio constante do melhor amigo (que mesmo distante se faz sempre presente). O problema é que para manter a vida leve e iluminada, Kate esconde grandes segredos – revelações que, quando descobertas, mudarão a vida de todos ao seu redor.

Desde o começo fica claro que Kate esconde algo grandioso. Seu passado é conturbado, a presença de seus familiares é feita através de lembranças agridoces, seu melhor amigo é incrível mas o relacionamento deles é complicado (um amor verdadeiro que quase virou paixão mas que se manteve na amizade), e a forma de Kate encarar a vida tem um teor finito que definitivamente incomoda o leitor – só não sabemos se pelas decepções que ela teve ou se pelos segredos que carrega. E o ponto é que tanto mistério só deixa a leitura mais instigante e prazerosa. Cada mínimo segredo é revelado aos poucos, fazendo com que o leitor se surpreenda constantemente com a leitura. Além disso, tanto drama e mistério fazem de Raio de Sol um new adult completamente diferente de tudo o que vemos por aí. Jurava que a história seria do tipo comum e previsível sobre uma jovem tentando superar o passado enquanto descobre que sempre amou seu melhor amigo. Logo nas primeiras páginas, quando Gus e Kate trocam um emocionante “eu te amo”, tinha certeza de que a história giraria em torno dessa amizade com cara de amor. –Acho que até vocês pensaram isso, risos! Entretanto, a autora não só fugiu do caminho esperado, como criou uma história única e brilhante. E eu amei isso! 

Além da narrativa inusitada e misteriosa, os segredos por trás da vida de Kate trazem à tona inúmeras reflexões sociais. Adoro tramas que questionam nossas certezas, portanto amei como a autora foi capaz de criar uma história real ao ponto de incitar no leitor questionamentos sobre amor fraternal, síndrome de Down, preconceito social, homofobia, aborto, morte precoce, e muitos outros assuntos complexos e dolorosos. Kate é uma personagem incrível, forte e amorosa de uma maneira que nunca vi antes. Ela tem fé no amor e na felicidade, então ama sem medida e faz de tudo pelas pessoas ao seu redor. Suas escolhas e atitudes refletem o que é amar e se entregar pelo próximo, e isso permite que a história mergulhe em temas com alta profundidade emocional. Através de Kate, e de suas boas ações, aprendemos mais sobre viver e amar sem esperar nada em troca. E eu amei isso; amei essa protagonista, amei sua tremente fé, amei seu coração gigante, amei a forma como ela ama e vive, e amei cada lição (mas como um belo e merecido tapa na cara) que ela me deu. Kate, você iluminou e me ensinou muito.

No geral temos uma trama emocionante, surpreendente, reflexiva e que fala sobre o amor e suas facetas: amor de Deus, amor pelo próximo, amor pelas diferenças, amor pelo melhor amigo, e amor pelo homem da sua vida. Sinto que esse livro precisa ser lido e experimentado, pois faltam palavras para defini-lo. Apenas leiam e deixem-se emocionar por essa belíssima história de amor e entrega. Recomendo de olhos fechados!

Sobre a Série

O livro faz parte de uma duologia. O primeiro livro é narrado pela Kate e o segundo por Gus, seu melhor amigo.

Beijos!

 
 

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

73 Comentários

  • Valeria santos
    14 fevereiro, 2020

    Tentei sinceramente ler Raio de sol. Mas não tenho paciência com escritoras que enche o livro com palavrões e palavras chulas.

  • Lucas Pettine
    01 janeiro, 2017

    Adorei a resenha. Parece ser um livro bom. E sem falar na capa. Vou baixar pra ler depois.

    http://umjovemnomundodasleituras.blogspot.com.br/

  • Sâmela Faria
    31 dezembro, 2016

    Eu simplesmente amei demais esse livro! Estou mega ansiosa pelo segundo! Amei sua resenha, gosto do jeito que escolhe as palavras e demonstra o afeto!
    Um beijo,
    Sâm.
    http://www.escriturasdaalma.com.br

  • Cailes Sales
    08 outubro, 2016

    Oii, Pah!
    Desde que você e a Aione indicaram nos vídeos de leituras do mês, Raio de Sol, entrou para os meus desejados. Agora, lendo a resenha com mais detalhes, fiquei ainda mais curiosa! A trama parece emocionalmente intensa e a protagonista muito forte, já gostei dela. A abordagem de temas tão complexos tb já me conquistou, realmente espero gostar e me envolver com a trama.

  • Patricia Ferreira
    08 outubro, 2016

    Olá Paola Aleksandra inicialmente estava buscando apenas dicas de livros, mas conheci seu blog essa semana e estou adorandooooo, minha lista de desejos está infinita agora… muito obrigada rs. A respeito do livro Raio de Sol: já estou querendo saber quais os segredos que ela guarda e como isso afeta a vida dos envolvidos, suas motivações e lógico se ela vai deixar o amor acima de tudo, apesar das consequências decorrente do passado que ela esconde. Com certeza este livro vai para minha lista de desejos e parabéns pelo trabalho!

  • Djessica Prado
    08 outubro, 2016

    Adorei sua resenha – como sempre. Este livro ja esta na lista de leitura, pois amo New Adult. ♥

  • Miriã Mikaely
    07 outubro, 2016

    Eu fiquei completamente abalada quando terminei esse livro. Não sabia se ria, chorava ou me enfiava em algum lugar para sofrer sozinha. Só posso dizer que Raio de Sol foi um dos melhores livros que li esse ano, simplesmente emocionante. Ele me prendeu por completo, me fez amar os personagens e me fez lamentar cada acontecimento. Simplesmente perfeito!
    Abraço! Participe do sorteio do livro Twist de Tom Grass

  • Victorya Gomes
    07 outubro, 2016

    Eu acho muito bonito livros que falam sobre a capacidade de alguém reconstruir seu futuro mesmo sofrendo no passado.
    Bjs, vic

  • Thais R.
    07 outubro, 2016

    Amei a resenha, deu muita vontade de ler esse livro!! Ansiosa demais, parece ser maravilhoso 🙂

  • Lucineia
    07 outubro, 2016

    Adorei a Resenha…fiquei muito curiosa para ler esse livro, só vi comentários ótimos a respeito dele!!

  • Anne Alves
    05 outubro, 2016

    Esse livro chamou minha atenção desde que eu vi que a Editora Planeta iria publicar, parece ser um livro do qual vou gostar bastante. Sobre a tua resenha, mais uma vez muito bem escrita, me deixou com mais vontade ainda de fazer a leitura, e assim que fazê-lo, volto aqui para dizer o que achei.

  • geovanna
    04 outubro, 2016

    uau!! Quero muito esse livro

  • Hév D.
    03 outubro, 2016

    Que fofura essa resenha. Não havia ouvido falar dessa autora, mas só de ser um NA já faz meu coraçãozinho bater mais forte. Fiquei curiosa pra ler o livro assim que li que ela tinha um passado conturbado e cheio de segredos, haha.

  • Mariana Lima
    02 outubro, 2016

    Que resenha incrível!! Fiquei mais curiosa ainda pra ler esse livro.

  • Dalila Rodrigues
    28 setembro, 2016

    Não tem noção do quanto quero ler esse livro,e essa resenha meu Deus aumentou a minha vontade em pelo menos dez vezes mais, que linda resenha! Quero ler e me emocionar e sentir todas as emoções que você demonstrou sentir na resenha.
    Bejos pah!

  • Angelica Cristina
    27 setembro, 2016

    Mulher, como você escreve bem! Você sempre me deixa curiosa pra ler os livros que você faz resenha. Parabéns!!

  • Gisele Lazari
    27 setembro, 2016

    Nossa amei esse livro ! Amo livros românticos ! Vou começar a ler agora mesmo obrigada pela dica ! Amo o seu blog ! Bjsss

  • Luana De Ribeiro Lima
    26 setembro, 2016
  • Unknown
    26 setembro, 2016
  • Milena Soares
    26 setembro, 2016
  • Hellen Buckel
    26 setembro, 2016
  • Camila Carrião
    26 setembro, 2016
  • RUDYNALVA
    26 setembro, 2016
  • Unknown
    25 setembro, 2016
  • Ana Clara Henriques
    25 setembro, 2016
  • Daniela Souza
    25 setembro, 2016
  • Taise Melo
    25 setembro, 2016
  • Taise Melo
    25 setembro, 2016
  • Mayra Vieira Correia
    24 setembro, 2016
  • Mayra Vieira Correia
    24 setembro, 2016
  • Katharine Emídio
    24 setembro, 2016
  • Francisca Elizabete
    24 setembro, 2016
  • Júlia Santos
    24 setembro, 2016
  • Luize Melo
    24 setembro, 2016
  • Isabelle Yumi
    24 setembro, 2016
  • Bia
    24 setembro, 2016
  • Amanda Lys
    24 setembro, 2016
  • Amanda Lys
    24 setembro, 2016
  • Anahenriques
    24 setembro, 2016
  • Fofocando Sobre Livros
    24 setembro, 2016
  • Fofocando Sobre Livros
    24 setembro, 2016
  • Lari
    24 setembro, 2016
  • Thatiane Oliveira
    23 setembro, 2016
  • ANA MARQUES
    23 setembro, 2016
  • Ana Carolina Bridgerton
    23 setembro, 2016
  • vivi lopez
    23 setembro, 2016
  • Taisa Alves
    23 setembro, 2016
  • Eduarda Rozemberg
    23 setembro, 2016
  • Anônimo
    10 setembro, 2016

    Em transe com esse livro.
    Acabo de ler e mais parece que participei de uma luta livre. Chorei tanto, que eram necessárias pausas para andar e respirar. Sim, essa autora conseguiu arrancar nosso oxigênio dos pulmões.
    Estava com pé atrás no início da leitura, mas depois me apaixonei perdidamente por todos os personagem.
    Vou ter que dar um "stop" nas leituras, para ter um tempo de triturar e ingerir toda essa história magnífica.

    Grande abraço Paola, suas resenhas são extraordinárias e 100% verdade.

  • Franciele Câmara
    10 setembro, 2016

    Esse livro é de cortar o coração, mas é tão tão lindo. Vale a pena a leitura. Um livro que termina de uma forma que acontece tantas vezes na 'vida real', que mostra que a gente sempre pode encontrar o amor, apesar de tudo e ser feliz.

  • Tamiles Vieira
    23 agosto, 2016

    Já me conquistou pela capa, e agora depois dessa resenha da Pah. Bem, com certeza louca para ler!

  • Isadora
    17 agosto, 2016

    Paola, tenho lido muitos livros que descobri através das resenhas que vejo aqui no blog. Esse ano li vários excelentes, mas não consigo me lembrar de um livro ter me feito chorar do jeito que chorei lendo "Raio de Sol". Fui dormir com os olhos inchados. A história é maravilhosa, os personagens são maravilhosos, e o que começamos a ler achando que é apenas mais um romance clichê, se transforma em uma grande lição de vida em diversos aspectos.

  • Midnight - Bruna Prata
    14 agosto, 2016

    Nunca ouvi falar sobre esse livro, apesar de parecer mais um clichê dá aquela vontade gigante de ler. Adicionando imediatamente na minha lista de quero ler!!!

  • Micheli Pegoraro
    14 agosto, 2016

    Que resenha mais iluminada e inspiradora Pah! Amei ♥
    Quando vi o lançamento desse livro o que mais chamou a minha atenção foi a capa, esse título fez com que eu acreditasse que encontraria uma linda história nas páginas, e felizmente não me enganei! Já estou cativada com essa protagonista, com certeza queria ser amiga de uma garota assim, com muito otimismo e leveza mesmo em momentos difíceis. E essa amizade verdadeira e sincera com o Gus então? Amo quando encontro uma bela amizade em um livro, isso me encanta demais. Sério, preciso ler esse livro e me emocionar com essa bela história, com certeza vai furar a fila. E tem livro do Gus *-*
    Beijos

  • Andrea Barbosa
    13 agosto, 2016

    Oi tudo bem..
    Que livro lindo e que capa mais linda ainda ,so por lea ja leria e depois da sua resenha e dos bons comentarios que tenho lido sobre le com certeza ja ta na minha lista de leitura..
    Uma braço e muito sucesso 🙂

  • camila rosa
    12 agosto, 2016

    Amei a resenha, estou mega curiosa para ler o livro, tenho certeza de que como você meu lado emocional vai vencer a batalha contra a razão, porque sempre é assim comigo, amei a resenha e estou louca para mergulhar nessa historia que deve ser muito linda.
    Beijos *-*

  • Jesica Duarte
    12 agosto, 2016

    Nossa compraria agora mesmo se tivesse dinheiro kkkk. Amei a resenha, amo ler suas resenhas, você fala mínimos detalhes mais ainda a assim não da spoiler. Adoro romance que tem mistério no meio, consigo observar a evolução da Kate, uma linda historia.

  • caroline sena
    11 agosto, 2016

    cara li esse livro faz uma semana, chorei de mais, me apaixonei pela historia e pelo Gus <3

    http://entrevereviver.blogspot.com.br/

  • mariana assis
    11 agosto, 2016

    Esse livro me levou as lágrimas e colocou um sorriso no meu rosto.
    Parabéns pela resenha, fiquei com vontade de ler mais uma vez.

  • Bárbara Carollo
    11 agosto, 2016

    Pah!! Que resenha mais linda! <3
    Eu já estava interessada em ler esse livro, agora então…
    Fiquei curiosa para descobrir o que aconteceu no passado da protagonista, mas o que mais chamou minha atenção foi o fato do livro falar sobre o amor em geral. Sempre me emociono com esses livros e aprendo muito. Não vejo a hora de ler!
    Beijos!

  • Leticia Golz
    10 agosto, 2016

    Oi, Pah
    Que linda resenha. Os livros que nos emocionam são sempre os melhores, né?
    Sua empolgação diante da protagonista só faz a gente desejar ler muito esse livro e se deixar iluminar por ela, assim como aconteceu com você. Mega curiosa agora, deve valer muito a pena.

  • Márcia Saltão
    10 agosto, 2016

    Oi.
    Linda resenha, suas palavras transmitiram com emoção o enredo do livro. Percebe-se o quanto você gostou da leitura, que bom! A capa desse livro é muito bonita e convidativa a ler. A premissa é cativante, reflexiva e muito emotiva. Com certeza uma bela leitura. Ótima dica. Beijos.

  • Adriana Holanda Tavares
    10 agosto, 2016

    Raio de Sol se enquadra na categoria de livro subestimado. Isso retrata exatamente o que senti quando vi a sinopse e a capa, achei que seria mais um livor clichê com um título bonito, mas lendo essa resenha fiquei com vergonha de ter subestimado a obra e não ter comprado um exemplar. Acho bom quando isso acontece, para que eu pare de julgar só pelas poucas linhas que a sinopse traz, pouco demais, e as vezes a história é bem profunda. Eu quero ler e chorar como você, me emocionar e dizer: valeu a pena a leitura!

  • N4tyDark
    10 agosto, 2016

    Pah que resenha linda e profunda, me encantei pelo modo que você falou da trama! Quando vi o lançamento desse livro.. Fiquei cativada pela capa e pelo tema fez com que eu acreditasse que encontraria uma história linda entre as páginas. Mas não esperava tanto dele.. Amei ! ♥♥ Já é de se esperar que faz o leitor refletir muito.
    Enfim façamos Épico ♥ Me transpareceu ser daquelas historias que marcam . Louca pra ler !!

  • Veronica Vieira
    10 agosto, 2016

    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, e você elegeu como favorito do mês, então estou super curiosa.

  • Paula
    10 agosto, 2016

    Boa noite, Pah! Nunca li o livro,mas pela sua resenha pude perceber o quanto que deve ser emocinante essa leitura. Passamos por tantas coisas na vida, que tem livros que lemos que nos fazem viajar pra outro mundo que nao chega a ser distante da nossa realidade, mas que podemos ver um lado positivo de encarar os problemas da vida. Pela sua resenha, pude perceber que essa historia tem muita coisa boa pra nos oferecer e nos ensinar e gostaria muito de te-lo aqui em casa pra poder desvendar toda a historia por completo.
    Vou sim comprar um exemplar pra mim o quanto antes…obrigada pela dica.
    Super beijo.

  • Lara Cardoso
    10 agosto, 2016

    Fico feliz que vc tenha curtido o livro, parece ser um romance bastante bem escrito. Por enquanto tenho muitos livros pendentes e fica dificil adicionar mais já que tenho uma lista que duraria quase a minha vida toda..

  • Mark Alves
    09 agosto, 2016

    Descreveu numa riqueza de detalhes tão incrível que consegui sentir como se estivesse lendo o próprio livro. Parabéns!

  • Anna Mendes
    09 agosto, 2016

    Oi Paola! Que resenha linda!
    Quando vi esse livro no Skoob, fui ler a sinopse e logo adicionei o livro na minha estante, pois a sinopse já havia me deixado curiosa. Depois eu comecei a ler algumas resenhas sobre o livro e a minha curiosidade só aumentou. Contudo, a sua resenha me mostrou que esse livro trata de assuntos mais profundos e emocionais e isso aumentou ainda mais a minha expectativa com a leitura. Parece ser uma leitura emocionante e envolvente. Espero poder ler esse livro em breve! 🙂

  • Theresa Cavalcanti
    09 agosto, 2016

    Já vi algumas pessoas falando desse livro, então estou bem empolgada para ler ele. <3

  • Vania Correa
    09 agosto, 2016

    Fiquei encantada com essa história, quanta emoção, gostei muito de todos os dramas e segredos envolvidos, muito curiosa com o final do livro, a capa está linda, beijos…

  • Josiane
    09 agosto, 2016

    Eu o compraria só pela capa. Mas a cada resenha eu fico mais encantada com a história. Ele esta na minha lista de próximas leituras