[Resenha] Em um Bosque Muito Escuro – Ruth Ware

A britânica Ruth Ware alcançou as listas dos mais vendidos do The New York Times, USA Today e Los Angeles Times com este surpreendente romance de estreia que chega ao Brasil pela coleção de suspense Luz Negra. Em um bosque muito escuro é narrado por uma escritora reclusa que aceita o convite para a despedida de solteira de uma amiga de escola com a qual não tinha contato há anos. Quarenta e oito horas depois de chegar ao local da festa, uma casa de campo isolada, ela desperta numa cama de hospital, com a devastadora certeza de que alguém está morto. E mais do que tentar lembrar o que aconteceu no fatídico fim de semana, precisa descobrir o que fez. Com uma atmosfera inquietante, em que segredos do passado são revelados aos poucos e as relações se constroem pelo entrelaçamento de admiração, carinho, inveja e ressentimentos, Ruth Ware entrega um thriller arrebatador, que não à toa a colocou entre os principais nomes do novo suspense feminino, como Paula Hawkins e Gillian Flynn. Em um bosque muito escuro será adaptado para o cinema por Reese Whiterspoon.

Policial | 288 Páginas| Editora RoccoSkoob | Compare & Compre: SaraivaSubmarinoAmazon Classificação 4/5 | Resenha da May

Fazia muito tempo que não lia algo no estilo suspense e investigação policial – e olha que esse é um dos gêneros literários que mais gostava de ler quando era novinha. Estava com saudades, e fico imensamente feliz em dizer que minha escolha para reanimar o gosto pelo suspense foi certeira, afinal Em um Bosque Muito Escuro traz uma história envolvente, recheada de mistério e que prende o leitor da primeira à última página. 



A trama nos apresenta Leonora, uma escritora reclusa que vive em seu pequeno apartamento em Londres desenvolvendo seus romances policiais e efetuando revisões. Nora, como é mais conhecida, tem uma rotina pré-estabelecida até que num belo dia – entre escrever, responder e-mails, tomar café e fazer corridas – recebe um e-mail convidando-a para a despedida de solteira de Clare, sua melhor amiga no tempo da escola e com quem não conversa há dez anos. Num primeiro momento, Nora estranha o convite. Porém, movida pela curiosidade e também na intenção de saber como está Clare depois de tantos anos, ela e Nina – amiga em comum de Nora e Clare e que ambas mantêm contato, – decidem aceitar o convite e passar um final de semana em sua antiga cidade no interior de Londres.

A despedida de solteira de Clare acontecerá em uma casa de vidro no meio da floresta no alto de uma montanha, um cenário assustador que chega a dar arrepios tanto em nós leitores, quanto nas personagens. A festa foi organizada por Flo, madrinha de Clare, que tem uma estranha obsessão em ser o mais parecida possível com a amiga, e também de fazer deste final de semana o melhor da vida de solteira de Clare. Além de Flo, Nina, Nora e Clare, participam deste final de semana Tom e Melanie. Estranhos ligados por uma amizade em comum, que aos poucos vão buscando entender onde cada um se encaixa na atual vida de Clare. O final de semana programado prometia ser inesquecível, mas acaba tornando-se um momento estranho e constrangedor que trará à tona mágoas do passado e assuntos que ficaram inacabados. Além disso, quando as coisas parecem que não poderiam ficar pior, um assassinato acontece nesta estranha casa de vidro, tornando todos os participantes suspeitos. Ou seja, o que era para ser um final de semana agradável vira um verdadeiro pesadelo e uma tremenda enrascada para nossa protagonista.

Ruth Ware, em seu primeiro trabalho, me encantou completamente. Sua narrativa é fluida e prende o leitor, principalmente com o ar de mistério na trama que nos deixa ávidos por respostas e por entender o passado de nossa protagonista. O livro é curtinho e, confesso, senti falta de mais desenvolvimento em algumas partes da história; acredito que a autora poderia ter trabalhado e desenvolvido mais alguns plots inseridos. Entretanto, mesmo sentindo falta de alguns detalhes, me vi completamente rendida e imersa dentro da história, desenvolvendo mil teorias para a resolução do mistério e do assassinato – em alguns momentos achava que era uma coisa e depois outra, para no fim ser algo parecido, mas ainda assim diferente do que eu suspeitava em princípio, portanto, ponto para a autora que conseguiu surpreender com as reviravoltas da trama.

Em um Bosque Muito Escuro é uma história fluida e gostosa de ler, que está repleta de mistério e aventura. Em um cenário macabro e belo ao mesmo tempo ela traz intrigas, representatividade e fala sobre alguns tabus, mas principalmente sobre o sentimento de inveja e vingança que podem transformar uma pessoa e a levar a cometer atos impensáveis. É uma história rápida de ler e muito envolvente que recomendo a todos.

Beijos,






Participe Aqui

13 comentários:

  1. Tenho esse livro mas ainda não li. Fiquei com mais vontade ainda, apesar de não ser meu gênero preferido, tenho dado chance a thrillers.

    ResponderExcluir
  2. Eu não li nenhum de investigação policial esse ano, pois raramente algum me chama a atenção, mas adorei a sua resenha, adorei saber que é uma leitura fluida, e ainda nem tem muitas paginas, então com certeza seria um que eu daria uma chance, gostei tambem da capa dele.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mayara!!
    Gostei muito do livro, não conhecia ainda, mas agora fiquei bem curiosa para ler, devido a sua resenha (que está bem bacana).
    Gosto um pouco de mistério e aventura (é que sou mais daqueles de romances), e que prende você para ler até o final, acho bem legal.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Pah!
    Para que danado essa menina aceitou o convite de ir participar dessa despedida, após tantos anos afastada de tudo?
    Como gosto de thrillers do gênero e fiquei bem curiosa, confesso, em entender toda a trama complicada e seu desenrolar, quero ler.
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  5. Eu esperava algo mais pesado desse livro. Não gostei da capa então já sentia uma relutância em ler.
    Gostei da resenha, tbm faz muito tempo que não leio um suspense e isso da casa de vidro é super filme de terror kkk

    ResponderExcluir
  6. Oi Mayara! Ótima resenha!
    Eu adoro livros de suspense e romances policiais, e quando vi esse livro e li a sua sinopse, já fiquei muito curiosa pela leitura! Gostei da premissa e de saber que é um livro rápido de ler e repleto de mistério. E saber que o livro será adaptado para os cinemas me deixou ainda mais curiosa para lê-lo. Já está nas minhas metas e espero fazer a leitura logo :)
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Katharine Emídio8 de abril de 2017 12:10

    May, gostei bastante de sua resenha! Achei sinceramente que seria algo mais sombrio a ser abordado por esse livro, mas gostei da temática dele! Adicionei na minha lista e esepro gostar bastante. Super Beijo

    ResponderExcluir
  8. Nossa Pah, fiquei impressionada com a trama do livro, esse gênero de suspense/investigação policial não curto muito, pois li recentemente dois livros da Agatha Cristhie e não gostei, mas esse livro me prendeu a respiração só de ler a resenha. Quero muito comprar, suas resenhas são ótimas, e confio muito no seu gosto.

    ResponderExcluir
  9. Encantada pela resenha <3 <3 Quando mais nova também lia mais sobre suspense, como os livros do Sidney Sheldon, porém também dei uma parada rsrs Ótima dica para, assim como você, voltar a ler este estilo literário tão envolvente :) Já estou curiosa sem nem ao menos ler para saber quem é o assassino rsrs

    ResponderExcluir
  10. Vamos começar pelo fato que nossa protagonista não deveria ir ao encontro de amigas que não vem a muito tempo sem antes ter pelo menos verificado o endereço não é mesmo ? Esses tipos de leituras sempre me deixam uma bola de nervos porque eu inveto mil teorias pra saber o que aconteceu e para ser sincera eu nunca acerto kkk Obrigada pela dica de livro maravilhosa e já tirei print do livro pra pesquisar mais tarde.

    ResponderExcluir
  11. Olá Pah,
    nossa que livro em, já li varias resenha sobre ele, e achei tão legal, interessante e com bastante misteiro algo que adoro muito, misterio....a trama do livro e super legal, agora porque ela resolveu ir depois de tanto tempo em?, que confusão!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas achei interessante e já quero saber tudo que acontece! KKK

    ResponderExcluir
  13. Oi Mayara.
    Eu sou muito fã de Thrillers e suspenses, ele só perde para Romances de época pelo qual morro de paixão.
    Fiquei muito curiosa para saber qual desfecho essa trama irá tomar, gosto bastante desse clima de mistérios e vinganças, adorei que o livro fala de alguns temas tabus e que faz isso muito bem, não vejo a hora de ler.
    Bjs.

    ResponderExcluir