junho 13, 2017

[Resenha] Um Filho Para Mariana – Vanessa Cardoso

UM_FILHO_PARA_MARIANA_VANESSA_CARDOSO_ResenhaAo descobrir que seu marido está gravemente doente. Mariana volta para a fazenda onde cresceu. Apesar de saber que a doença de Paulo é incurável, ela tem esperança de que juntos possam encontrar uma alternativa que prolongue o tempo de vida dele. Um acontecimento inesperado faz a vida de Mariana virar de pernas para o ar. Ter um filho se torna imperativo. E com a ajuda de Pedro, administrador da fazenda e primo de Paulo, ele irá enfrentar os segredos do passado e os desafios que a vida – e Paulo – a impõem. Um filho para Mariana nos leva a uma viagem no tempo, a uma época em que temas como casamento, aborto, sexo e homossexualismo não eram abertamente discutidos, nos fazendo refletir a respeito das mudanças em nossa sociedade e ver que o amor é capaz de surgir nas situações mais inesperadas.

Amazon Books (Disponível no Kindle Unlimited) l 316 Páginas l Romance Contemporâneo l Compare & Compre: Amazon l Skoob l Classificação: 4,5/5

 

Que delícia de livro. Comecei a leitura de Um Filho para Mariana sem pretensão nenhuma e, quando menos esperava, já estava encantada pela trama. A escrita da Vanessa Cardoso possui uma característica que, muito tempo atrás, foi o que me fez amar os romances: fluidez. Não adianta negar, às vezes tudo o que queremos é uma história fácil e gostosa de ler – e é exatamente isso que encontramos na obra! Inicialmente o livro me lembrou meus amados e queridos romances de banca, que são rápidos e romanticamente previsíveis, contudo ao decorrer das páginas fui surpreendida por encontrar uma leitura dramática e reflexiva. Aqui, além do romance contagiante, discutimos temas importantes como homossexualidade, preconceito, suicídio, aborto e doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja, é impossível não se encantar com todas as facetas que essa história esconde.

O ano é de 1988. Mariana está feliz e casada com Paulo, seu melhor amigo desde a juventude. A jovem teve uma infância pobre e abusiva mas, contra todas as expectativas, conseguiu mudar de vida ao encontrar seu salvador. Ao lado de Paulo ela abandonou os demônios do passado, construiu uma nova família, virou enfermeira, e leva uma vida feliz na capital – a única coisa que ela ainda não tem é um filho. E é aí que o destino resolveu agir. De repente Mariana fica presa em um testamento nada comum no qual precisará engravidar antes do prazo de quinze meses (o que deveria ser fácil, mas não é, pois Paulo não pode ter filhos no momento). E, enquanto decide a melhor maneira de realizar esse sonho, a jovem retorna para sua cidade natal na intenção de enfrentar todas as mágoas que manteve escondidas em seu coração.

“Fiquei pensando que, lá no fundo, ninguém dizia muito a verdade. As imposições do certo e errado e os padrões sociais que nos fazem ser aceitos ou não, acabam fazendo as pessoas esconderem os supostos defeitos para não serem julgadas.”

Quis manter o suspense com uma sinopse bem simples e que não representa tudo o que esse livro traz. Ainda assim, o mais importante aqui é deixar claro que Mariana é uma mulher forte que passou por várias dores e provações e que, ainda assim, nunca deixou de ter esperança. Seu sonho sempre foi ter um filho e seu marido, mesmo incapaz de ajudá-la diretamente, decidiu embarcar com ela nessa empreitada e fazer esse sonho acontecer (mas pode ter certeza que Paulo prepara algo surpreendente e que NUNCA iríamos imaginar). Nesse ponto vale dizer que senti na obra algo que amo: aquelas artimanhas típicas de novela, de alguns romances de banca, ou até menos dos livros da Nora Roberts. Nós sabemos o que vai acontecer e entendemos os motivos por trás de cada artifício usado pelo autor, mas ainda assim não conseguimos deixar de gostar da leitura. O fato é que esse toque de previsibilidade não diminuiu a intensidade do romance, muito pelo contrário, torci com todas as minhas forças para que Mariana fosse recompensada e, finalmente, tivesse seu final feliz. Ainda sobre isso é importante dizer que o romance é intenso e fofo, cheio de paixão e descobertas, e do tipo que cresce no dia a dia, nos momentos compartilhados e, principalmente, nos diálogos. Amei como o casal conversa, discute e faz um esforço para superar suas inseguranças.

Mas o livro vai muito além do drama, das artimanhas e do romance fofo e previsível, afinal desde o começo fica claro que a ideia da autora é discutir e quebrar preconceitos. Quando Mariana retorna para sua cidade natal, aquela típica cidade fofoqueira e preconceituosa do interior (não que todas sejam assim), a jovem é constantemente confrontada pelos ideais de pessoas que não entendem ou aceitam o diferente – e isso em 1988, quando os preceitos de certo e errado eram ainda mais duros e grosseiros do que hoje. Portanto, o livro fala sobre homofobia, traição, fofoca, aborto, e até mesmo sobre os tabus que giram em torno do sexo. Fala sobre aqueles temas que não podíamos discutir abertamente porque a sociedade ditava que era errado, principalmente quando vindos de uma mulher. Assim, achei linda a maneira como Mariana enfrenta as dificuldades da vida no interior de cabeça erguida e, mesmo com sua personalidade mais calma e reservada, não deixa de lutar pelo que acha certo e por aqueles que ama. E achei ainda mais lindo as mensagens que a autora passou sobre aceitação, perdão, superação do luto e luta pela igualdade de direitos.

O livro é rápido e gostoso de ler, tem um romance bem fofo e cativante (e sensual!), e aborda temas reflexivos e – infelizmente – reais. Torci por Marina e me emocionei muito com sua jornada. Minha única ressalva é que a obra tem um público certo: aqueles que gostam de romances, sejam eles clichês ou não. Digo isso por é importante salientar que o livro tem seus pontos altos e baixos, mas que eles são esquecidos pelo leitor que conhece esse tipo de história e entende que é exatamente assim que ela deve ser: dramática, sensual, reflexiva e um tiquinho previsível. Então se você gosta de romances fluídos e cativantes, dê uma chance para a escrita da Vanessa, vale muito a pena! Agora se você não gosta desse tipo de leitura, vá com calma, crie poucas expectativas e deixe-se levar pela bela mensagem que a autora quis passar.

PS. Pode ser um spoiler, mas acho MUITO importante falar que esse livro aborda a AIDS e como ela foi vista em 1988: como uma doença do pecado e que não era digna de cura. É o segundo livro que li sobre o tema, e amei o posicionamento da autora.

Beijos!

 

 

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

38 Comentários

  • jady santos
    11 abril, 2018

    Este livro deve ser muito emocionante, vi a resenha em video e li aqui, e me emocionei só de pensar na historia. Já quero ler.

    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br

  • Márcia Saltão
    12 agosto, 2017

    Oi.
    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Parece ser uma leitura que flui muito bem e com uma bonita mensagem. Além de abordar temas importantes.
    Espero ter a oportunidade de conferir, pois nunca li nada nesse estilo.
    Excelente resenha. Beijos.

  • Adriana C.
    10 agosto, 2017

    Um livro maravilhoso que me prenderia a atenção, com certeza!! Adorei saber que a Mariana é uma mulher forte, batalhadora e que sofreu na vida, mas que deu a volta por cima e que sonha por seus ideais e o seu filhinho, claro! Fiquei muito interessada no livro, amei a resenha!

  • Malu 5
    31 julho, 2017

    Oi, só com algumas informações você já vai encaixando tudo, e mesmo assim dá vontade de ler, deve ser por isso que as novelas mexicanas ainda tem tanta audiência, são milhares de reviravoltas.
    Parece ser uma leitura rápida, só pra ver onde vai dar.

  • Letícia Bala
    31 julho, 2017

    Esse livro é simplesmente maravilhoso, diferente de tudo o que eu já li, tratar de um assunto Tabu tão abertamente foi maravilhoso, e foi muito bom ver que a autora conseguiu trazer personagens tão vivos para a trama, fiquei com meu coração aquecido por causa de tantos acontecimentos lindos

  • Daniela Paioletti
    31 julho, 2017

    Amei!!! Quero muuito ler! Já está na minha TBR

  • Blog Onivid Silva
    30 julho, 2017

    RESENHA

  • Mônica Kaster
    28 julho, 2017

    Também amo romances fofos e clichês, que tenham drama! Adorei a sinopse, curiosa para ler! A capa me lembrou os livros antigos de romance da minha mãe hahah

  • Katharine Emídio
    27 julho, 2017

    Oi Pah, amei a resenha!! Estou ansiosa para lê-lo logo e amo muito romance!!

  • Julio
    26 julho, 2017

    Amei sua resenha Pah. E Espero que o tema seja debatido da forma como merece, com competência, pois cansei de ler livros com bons temas sociais tratados de forma superficial. Beijo Resenha maravilhosa.

  • Janaina Buzinari
    26 julho, 2017

    Adorei a resenha, já adicionei na minha lista de proximas leituras.

  • Unknown
    26 julho, 2017

    Parece que é lindo esse livro!!! Eu querooo!!!! ❤

  • Rosi Oliveira
    26 julho, 2017

    Fiquei bem curiosa p ler esse romance e saber como a Paola enfrentará as dificuldades,adorei sua resenha muito bem construída,parabéns

  • Franci Monteiro
    26 julho, 2017

    Nossa, já amei o livro, são temas muito importantes a serem abordados que infelizmente em todo essa modernidade que vivemos ainda é muito tabu, amei o livro da Babi A. Sette com esse tema e tenho certeza que esse também será maravilhoso.

  • Suélin Reichardt
    26 julho, 2017

    Adorei a dica! Quero muito ler.

  • Unknown
    26 julho, 2017

    Quero muito ler esse livro

  • Gabriela Duarte Ramos
    26 julho, 2017

    Eu gosto muito de livros com esse tema, mas é bem difícil encontrar dicas de livros assim pois em geral, como esse assunto é o que mais move o enredo, seria um spoiler gigante… Acho que é muito importante que ele seja abordado e debatido para que as pessoas se livrem do preconceito e entendam a realidade dessa situação.

  • raissa
    25 julho, 2017

    Sabe aquele livro que você lê a sinopse e da aquela vontade de ler é esse livro. Eu já venho "namorando" ele a uns dias e estou louca para poder ler. Um livro que aborda o HIV deve ser surpreendente. Adoro livros que quebram tabus e nos fazem refletir. Sem contar que tem o meu amado romance. Claramente sou uma apaixonada assumida por um bom romance. Adoro um clichê. QUERO MUUUUUITO

  • Creatives
    25 julho, 2017

    muito bom a resenha, já quero horrores ler esse livro

  • Anônimo
    25 julho, 2017

    Eu quero

  • Michelle Dias
    25 julho, 2017

    Fiquei bastante interessada nesse livro.
    Participando e torcendooo!! *-*

  • Ana Paula Santos Moreira
    30 junho, 2017

    Realmente lembra livros de banca, a capa principalmente. Tenho medo do final do livro, mas mesmo assim gostaria de ler. Ter uma nova visão sobre certos assuntos de como era discutido antes. Com certeza procurarei ler.

  • Lara Cardoso
    28 junho, 2017

    Estou precisando ler mais literatura nacional conteporânea, valeu pela dica!

  • magomes8
    24 junho, 2017

    Quando eu estava lendo a resenha não tinha me interessado muito, achei que seria um livro mais focado num romance clichê, mas quando você escreveu que aborda a AIDS fiquei mais interessada por trazer um conteúdo que, com certeza, será reflexivo. Vou adicionar na lista, obrigada pela dica Pah!

  • Micheli Pegoraro
    20 junho, 2017

    Que livro gostozinho de ler Pah! Adoro um romance assim, com uma história um pouco previsível, mas que cativa o leitor por trazer além do romance fofo assuntos tabus como a AIDS e a homossexualidade.
    Gostei da história da Mariana, parece ser uma trama envolvente na medida certa, com uma narrativa fluida, reflexiva e com uma pitada de drama, que adoro. Espero me surpreender com esse livro.
    Beijos

  • Lily Viana Music
    17 junho, 2017

    Olá Pah,
    Realmente o livro com uma leve leitura sempre nos encantas. A premissa do livro e encantandora, a trama e bem diferente do que lemos, tem aquela situação que pode se passa no dia a dia e principalmente nos dias atuais. E bem difícil um mulher querer ter filho e o marido não pode naquele momento, e bem triste isso mas pela resenha o livro tem aquele final que nos supreender e com certeza já entrou na minha lista de leitura.

  • Eduarda Christine
    16 junho, 2017

    Oi Pah, tudo bem?

    Preciso confessar que se eu fosse comprar o livro apenas pela capa, ele não iria me atrair tanto. Mas sua resenha passou tanta verdade e tanto sentimento que minha curiosidade está falando mais alto e já coloquei o livro na minha lista. Adorei!

    Beijos! <3

    Eduarda
    Universo Paralelo | Instagram @blogumup

  • Lívia Silva
    16 junho, 2017

    A cada resenha, ou vídeo a listinha só aumenta kkkkkk'

  • RUDYNALVA
    15 junho, 2017

    Pah!
    Realmente, tem momentos que queremos apenas um livro fofo e tranquila para ler, embora apesar do drama e de falar sobre a Aids, deve ser um livro bem gostoso de se ler e apreciar a leitura.
    Bom feriado!
    “Saber envelhecer é a grande sabedoria da vida.” (Henri Amiel)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

  • Manu Cardoso
    15 junho, 2017

    Pah, você já leu Depois daquela viagem da Valéria Piassa Polizzi? É um romance autobiográfico e também fala sobre a AIDS na década de 80. Quando a Valéria recebeu o diagnóstico achavam que era impossível uma mulher heterossexual ser infectada!!

    É um dos meus livros preferidos da vida!

    Vou aproveitar que Um Filho para Mariana está disponível no Kindle Unlimited para conhecer!

    Bjs

  • Paloma Monteiro
    14 junho, 2017

    Acho que foi um baita spoiler kkkkk pq imagino q essa seja a doença sem cura do marido dela, e o motivo dele não poder ter um filho com ela rsrsr .. gostei do fato de a obra abordar temas tão importantes, acho magnifico quando a autora além de nos proporcionar momentos de diversão, tbm proporciona momentos de reflexão .Porem tenho que dizer que achei essa capa um pouco infantil, ou até, meio revista de banca sabe, o que é uma pena já que a obra parece ser magnifica.

  • Anna Mendes
    14 junho, 2017

    Oi Paola! Adorei a resenha!
    Nossa, que linda a premissa deste livro! Parece ser uma história muito emocionante, envolvente e com personagens cativantes. Gostei muito de saber que a autora aborda todos estes temas que você comentou. Acho muito importante fazer essa abordagem e permitir que nós leitores possamos refletir sobre esses assuntos.
    Fiquei muito curiosa para fazer a leitura!
    Bjos!

  • Lili Aragão
    14 junho, 2017

    Oi Pah, toda essa atmosfera de livro de banca me deixou bem interessada, também amo esses livrinhos e fiquei curiosa pra saber como a autora encaixa e desenvolve tantos temas importantes. Curti a dica e já anotei, só é uma pena que ele parece só ter em e-book 😉

  • Nayane Evylle
    13 junho, 2017

    Oi Pah ^^
    Eu gosto de romances e gostei muito da história da Mariana. Parece ser um romance bem fofo mesmo e com uma carga pesada de conceitos.
    Eu conheço cidades do interior e sei bem que a população ainda é muito tradicional. Falar sobre esses assuntos hoje ainda é um pouco delicado, imagina na década de 80, que quase tudo não era permitido. Ainda mais pra uma mulher.
    Gosto muito quando autores focam nesses temas. Sobre a Aids, tem um filme muito bacana e que eu gostei muito, foi Clube de Compras Dallas. A atuação do Matthew McConaughay está sensacional! Ganhou até o oscar de melhor ator. O Jared Leto tbm tá incrível.
    Adorei a resenha e a indicação de livro!

    Bjus

  • Leticia Golz
    13 junho, 2017

    Oi, Pah
    Adorei a dica. Primeiro que amei a capa e o título, que já dá para imaginar que é um romance gostoso de ler. Também adoro livros assim rapidinhos, mesmo que previsíveis.
    Acho que nunca li um livro que tenha abordado a AIDS, fiquei curiosa.

  • beatriz rosa
    13 junho, 2017

    Oi Pah!
    Adoro livros que abordam tabu, parece ser um livro bem real pelo que você disse! Pena que estou dando um tempo para livros de romance, e além disso estou abarrotada de livros para ler haha Se não, daria uma chance para esse livro!

  • Bruna Lago
    13 junho, 2017

    Eu li a sinopse e achei bem instigante, fiquei curiosa pra ler sua resenha. Realmente, as características são bem marcantes epassam a impressão que a leitura vai ser muito boa!
    No fim, achei a resenha super intensa e passa o quanto o livro é bom e interessante de se ler. Abraços

  • Dan Igor
    13 junho, 2017

    Boa noite!
    Gostei de ver que a autora tratou de tabus da sociedade que precisam ser quebrados o quanto antes, como a homossexualidade e a AIDS.
    Amo obras com romance fofo e drama, além de algumas poucas — mas boas — surpresas.
    Abraços.