agosto 06, 2018

[Resenha] Esperança para Voar – Rutendo Tavengerwei

ESPERANÇA_PARA_VOAR_RUTENDO_TAVENGERWEI_ResenhaEsperança para voar, de Rutendo Tavengerwei, jovem escritora do Zimbábue, é a história de superação e amizade de duas adolescentes, Shamiso e Tanyaradzwa. Shamiso retorna com sua família do Reino Unido para o Zimbábue, após a morte do pai, jornalista de oposição ao regime ditatorial da época. Tanyaradzwa, sua grande amiga, luta contra o câncer. O cenário é o Zimbábue, em 2008, ano de grave crise política nesse país africano. A narrativa de Rutendo Tavengerwei é emocionante e mostra como duas jovens procuram compreender uma realidade tão brutal, e como aprendem a lutar contra adversidades sem perder a sensibilidade.

 

Editora: Kapulana l 164 Páginas l Jovem Adulto l Compre: Amazon l Skoob l Classificação: 4,5/5

 

Esperança para Voar é o tipo de livro que eu gostaria que todos jovens lessem. Além de trazer um cenário rico e inusitado – Zimbábue, na África – a obra fala sobre a importância de viver o luto, de aprender com nossos erros, de acolher novos amigos e, principalmente, de encontrar sua própria voz diante das provações do mundo moderno.

Em meio à dor da morte precoce do pai, Shamiso precisou deixar o Reino Unido para morar com a mãe em Zimbábue, na África. A mudança de cenário é um grande baque, ainda mais levando em conta a crise política enfrentada pelo país. Magoada pelo luto, solitária e revoltada com a nova rotina, a jovem vai narrando a situação do país que precisa aprender a chamar de lar: disparidade de classes, racionamento de alimento, cortes de luz e água, atentados contra figuras do governo, repressão política, greve escolar… Em meio ao caos – político e emocional – Shamiso luta para descobrir a melhor maneira de expressar todas as emoções que carrega no peito.

Uma das coisas que mais gostei do livro, sem dúvida, foi o panorama cultural exposto pela autora. A cada página mergulhamos na trama, nas características do Zimbábue e, principalmente, nos problemas políticos enfrentados pela população. Foi incrível aprender mais sobre os alimentos, as músicas e as peculiaridades culturais dessa região. Além disso, também foi muito emocionante mergulhar na mente de Shamiso e entender o verdadeiro motivo por trás da morte do seu pai. A garota sofre com a perda de uma figura presente e amorosa, enquanto o leitor sofre por entender antes dela que morte dele não foi um acaso.

A verdade é que falar é nossa maior ferramenta, por isso sempre tentam nos calar. Por isso, adoro de livros que mostram o poder da juventude e como eles – e nós também – são capazes de mudar o mundo através de pequenas escolhas. Sempre podemos nos calar diante as dúvidas e até mesmo o luto, mas quando escolhemos lutar e enfrentar nossos maiores medos, colaboração para a criação de um novo mundo.

Sério, leiam esse livro. Ele é jovem e extremamente fácil de ler, ao mesmo tempo em que traz uma explosão de sentimentos e aprendizados.

Beijos!

 

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário