Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail

Duas das mais populares autoras brasileiras da nova geração, as mineiras Laura Conrado e Marina Carvalho se juntaram pela primeira vez para escrever Literalmente Amigas. Quando Gabi e Lívia, duas apaixonadas por livros, se conheceram em uma comunidade sobre literatura em uma extinta rede social, não imaginavam que se tornariam melhores amigas e que criaram um blog de resenhas literárias, o Literalmente Amigas. Desde então, elas são inseparáveis, apesar das personalidades muito diferentes! Gabi é um pouco avoada, desorganizada financeiramente, de riso fácil e vive uma história de conto de fadas com o namorado de longa data. Já Lívia é assertiva, firme e possui planos bem delineados para seu futuro, embora ainda não tenha encontrado o emprego dos sonhos nem um romance arrebatador como o de seus livros favoritos. Juntas, elas enfrentam as dificuldades da juventude, seja na profissão, seja no amor, até tudo começar a mudar quando ambas são selecionadas para a mesma vaga — para a qual as duas se inscrevem, sem contar uma para outra — na principal editora do país. Será que a paixão pelos livros, que antes unia as amigas, agora se tornará o motivo do término da amizade?

Romance • Editora Bertrand Brasil • 335 Páginas • Classificação: 4,5/5
Skoob • Compre: Amazon • Resenha @mayeosvicios

Sabe aqueles livros levinhos, que falam sobre amor e amizade de uma forma doce, despretensiosa, mas nem por isso menos significativa? Então, nesta obra encontramos muito disso por aqui. Uma amizade formada através do amor pelos livros e duas grandes amigas que tentam achar o seu lugar no mundo, sua realização pessoal e profissional. A trama nos apresenta duas protagonistas ao mesmo tempo muito diferentes e muito parecidas, seus caminhos se uniram e sua amizade deu vida ao blog Literalmente Amigas que já está no ar há anos e fazendo muito sucesso entre os leitores.


Livia e Gabi, são duas mulheres incríveis, que têm cada qual suas inseguranças – Livia é insegura nos relacionamentos, é uma mulher dona de si e bem sucedida, mas que ainda não encontrou a sua ‘tampa da panela’ e sente-se, muitas vezes, frustrada por conta disso; Gabi já encontrou o seu amor, porém no quesito profissional sente um grande receio de mostrar todo o seu potencial, ainda mais que trabalha com arte, exposições, e dar o primeiro passo para mostrar seu talento ao mundo é sim um grande desafio para ela. Eis então que a editora mais badalada do momento abre um processo seletivo para editor dos melhores lançamentos do momento, quando fica sabendo Gabi acredita que é esta é a oportunidade perfeita para conseguir um bom emprego, afinal ela ama literatura e arte e por que não junta o útil ao agradável? Em contrapartida, Lívia vê nesta a oportunidade de partir para uma grande editora e alavancar sua carreira editorial, e aqui por mais que estas duas amigas sejam confidentes uma acaba não contando para outra que se inscreveu na vaga, levando a uma grande surpresa no momento da primeira fase da seleção.

E é aí que a coisa toda fica quente minha gente, pois mesmo uma torcendo pelo sucesso da outra o sentimento de competição aflora e a mágoa por uma não ter contado a outra da inscrição afasta estas duas mulheres. Porém engana-se quem (eu!) pensa que a história vai falar somente de uma amizade que acaba numa rivalidade, pois toda a história foi muito bem embasada e o que realmente temos aqui são duas jovens mulheres encontrando o seu lugar no mundo, superando os desafios, apoiando uma a outra, aprendendo a perdoar e a arriscar. E eu amei isso nesta história, pois vejo aqui muitas das dúvidas que nós passamos neste momento de transição para a vida adulta, todos temos inseguranças e medos, as vezes nos sentimos perdidos e não sabemos para qual lado seguir, porém ao nos voltarmos para nós mesmos e pararmos para perceber o que nosso coração deseja, sempre encontramos o caminho certo, as pessoas certas e conseguimos dar o primeiro passo.

Além disso, eu também me senti próxima destas protagonistas, pois elas compartilham do amor que sinto ao ler um bom livro e poder compartilhar aqui no Livros e Fuxicos desta paixão, através de minhas resenhas e impressões, e ao mesmo tempo compreendi o desejo de cada uma delas de ter a oportunidade de trabalhar dentro de uma grande editora, afinal quão maravilhoso seria poder estar por dentro de todo o trabalho de edição, diagramação, escolha de capa e cada detalhe de um lançamento... Este com certeza é o sonho de muito leitor.

Uma leitura muito gostosa, fluida, que conversa com a gente, que eu me identifiquei muito e com certeza recomendo demais, pois além de amizade, de falar de escolhas e amadurecimento temos dois romances para lá de fofos, que deixam a gente com um sorriso bobo no rosto.


Beijos

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Adoro essa leituras descontraídas para intercalar com outros livros. Fiquei com vontade de ler essa história *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir

Resenhas

© Livros e Fuxicos • Por Paola Aleksandra – Desenvolvimento com por Subir