Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail

fevereiro 18, 2019

Relendo os livros da Jane Austen

Por Paola Aleksandra



Quem me conhece sabe que não sou fã de releituras. Ao fazê-las a sensação é de que, ao ler um livro que já amo, perco a oportunidade de conhecer novas histórias. No fundo, o problema está na certeza de que nunca lerei todos os livros que gostaria. O tempo e a vida são limitados, já os livros são infinitos.

Ainda assim, coloquei como meta para 2019 reler os livros da Jane Austen, uma das minhas autoras favoritas. Tenho um carinho gigantesco por suas obras, então resolvi que estava na hora de mergulhar novamente na mente de seus personagens – de fato, estou com saudade de alguns dos meus queridinhos.


Sendo assim, eu e a Bárbara (do Segredo entre Amigas) preparamos o desafio: Um ano lendo Jane Austen. Ao logo de 2019, iremos reler as seis obras completas da autora: Persuasão, Abadia de Northanger, Emma, Mansfield Park, Orgulho e Preconceito e, por último, Razão e Sensibilidade. Falei mais nesse vídeo do canal, vocês viram?

A ideia é ler um livro a cada dois meses e, confesso, sinto o coração palpitar ao começar por um dos meus livros favoritos da vida. Persuasão é um livro doce, emocionante e romântico no estilo que eu mais gosto (não é à toa que Volte para Mim, meu primeiro livro, fala sobre reencontros).


Quer participar dessa leitura conjunta? Vocês podem acompanhar os detalhes na página do evento no Facebook ou pela #PaheBarbLendoAusten. De qualquer forma, prometo atualizá-los das novidades por aqui.

E, para quem já está tão animado quanto eu, algumas dicas importantes:

• Torne o compromisso da leitura público. Ao falar que irá segui-lo, suas chances de cumpri-lo até o final aumentam;

• Deixe para ver os filmes e adaptações depois de terminarem as leituras. Os livros da Austen foram adaptados várias vezes, então é bacana ler primeiro antes de se render aos filmes maravilhosos;

• E, procure edições com traduções recentes! Os livros foram escritos no começo do século XIX, então é claro que o linguajar e a estrutura das tramas são – talvez para alguns – um tanto quanto antiquadas. Edições atuais e com boas traduções, vão facilitar a leitura. 


Quer dicas de boas edições? Aqui:



Nessa lista também salvei todas as minhas edições (e aquelas que mais amo) dos livros da autora.

Espero vocês para passarmos um ano todo lendo Jane Austen!

Beijos


Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Resenhas

© Livros e Fuxicos • Por Paola Aleksandra – Desenvolvimento com por Subir