agosto 29, 2019

Dicas para aproveitar a Bienal

Todo ano os amantes de livros ficam encantados com a Bienal Internacional do Livro – o evento acontece anualmente, variando entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2019, a feira acontecerá entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro, no RIOCENTRO na cidade do Rio de Janeiro.

No site oficial da Bienal do Rio você consegue conferir todos os autores internacionais que estarão no evento, estudar a programação oficial (mesas, bate-papos e eventos com seus autores ou influenciadores favoritos) e descobrir quais estandes visitar primeiro. Além disso, no site oficial você também consegue comprar seu ingresso. O valor da entrada por dia é 30,00 reais a entrada inteira e 15,00 a meia entrada. Lembre: Comprar seu ingresso online garante menos filas (geralmente, precisamos de uma fila para comprar o ingresso e outra para entrar na feira) e uma maior tranquilidade na hora de chegar no local da feira. Quer comprar o seu? Então entra nesse link!

Fora o ingresso, você também precisar estar preparado para aproveitar ao máximo sua visita à fira, por isso, resolvi reunir algumas dicas que acho que podem ajudá-los. Espero que gostem!

Vai na Bienal para comprar livros? Então faça uma lista de desejos. Anote todos os livros que quer comprar, coloque ao lado quanto eles custam geralmente, e passeie pela Bienal com a certeza de que fará as melhores compras. Geralmente, as editoras oferecem desconto para compras acumulativas, então se for com um amigo, combine suas compras com ele e aproveite os descontos (já sei que na Editora Planeta, ao comprar dois livros do selo Essência, você garante dez reais de desconto)! Na Bienal também encontramos vários estandes com livros por 10,00 ou 15,00 reais, sabia? Geralmente são livros mais antigos, então reserve uma graninha para usar com essas compras.

Programe-se e faça um roteiro com as suas prioridades. Geralmente, esse tipo de feira reúne muitas pessoas e eventos incríveis. Contudo, por mais que a gente queira, nem sempre damos conta de ver tudo o que gostaríamos. Portanto, faça um roteiro/agenda com as suas prioridades. Anote locais, horários e qualquer informação extra que vá precisar.

  • Qual autor ou autora você precisa encontrar? Veja em qual estande ele estará, em qual horário e se precisa de senha para vê-lo. Bônus: assim que chegar na Bienal, retire todas as senhas das quais vai precisar. Dessa forma, você já fica com as senhas e consegue seguir sua agenda de planejamento. No caso dos autores nacionais, retiramos as senhas direto no estande da editora.
  • Qual estande você precisa conhecer? Veja sua lista de compras e elenque os estandes que não pode deixar de visitar.
  • Quais eventos gostaria de participar? Nessas feiras acontecem muitos encontros de leitores, autores e até mesmo produtores de conteúdo. É muito legal participar deles, pois nos sentimos parte de uma comunidade. Anote os que mais te interessa e aproveite seu tempo para rever ou conhecer pessoas queridas.

Vá preparado para andar por horas e para passar muito tempo dentro da Bienal (você pagou para entrar, então vai querer aproveitar, não é mesmo?).

  • Leve uma mochila, uma mala de rodinhas se preferir (e se não ligar de ficar andando com ela pelos corredores lotados) e, claro, ecobags. Elas ajudam na hora de comprar livros e guardar os marcadores que sempre recebemos nas editoras e nos eventos.
  • Leve uma garrafa de água! Você pode optar por comprar água descartável, mas além de ser mais sustentável, é mais econômico já que você pode encher sua garrafinha quando precisar.
  • Leve um lanchinho. Doces, biscoitos, o que preferir. Deixe um lanche reserva na bolsa e, quando bater a fome, pare um tempinho e se alimente. Você pode almoçar ou lanchar dentro da Bienal, mas ao longo do dia, sempre bate uma fominha, né?
  • Use roupas confortáveis. Conforto é algo bem pessoal, então use o sapato e a roupa que preferir, mas preze pelo conforto em primeiro lugar. Além disso, lembre que esses ambientes são bem quentes, então prefira roupas fresquinhas.

O mais importante é se divertir, encontrar quem gosta (e às vezes só conhece através da internet) e voltar para casa com livros lindos e que significam algo para você.

Vale dizer que vou estar por lá nos dois finais de semana! Espero encontrar vocês, tenho certeza que vai ser incrível.

Anota aí a minha agenda:

  • 31/08, às 19h, evento de lançamento de Livre para Recomeçar. Vou autografar os livros novos, papear e tirar muitas fotos. Vocês me encontram no estande da Editora Planeta, o G20. Lembrando que é preciso retirar senhas, viu?
  • 01/09, às 11h, Piquenique Literário no Jardim Central. É só levar seu lanchinho, sentar com a gente, papear e tirar muitas fotos. Vários produtores de conteúdo estarão por lá!
  • 07/09, às 14h, bate-papo sobre romances de época no estande da Amazon.
  • 07/09, às 18h, evento de lançamento de Livre para Recomeçar. Vou autografar os livros novos, papear e tirar muitas fotos. Vocês me encontram no estande da Editora Planeta, o G20. Lembrando que é preciso retirar senhas, viu?

Nos encontramos por lá!

Beijos

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

3 Comentários

  • Tatiane
    15 outubro, 2019

    Gente, preciso de ajuda pra achar um livro, acho que ele não é muito conhecido, eu li muito tempo atrás, na época do orkut. Eu achei em uma comunidade do orkut que falava sobre livros de romance, o cara era meio nerd e acho que eles se conheciam desde quando eram crianças, tem algo a ver com constelação, ele gostar de astronomia, ela querer ver as estrelas, não me lembro muito bem.. Vocês tem algum livro pra indicar em que o cara é nerd ou lembram de algum livro com uma sinopse parecida?

  • Sandrinha
    21 setembro, 2019

    Achei este conteúdo interessante e compartilhei em meu facebook.
    Tabela de preços das loterias

  • Gabriela
    29 agosto, 2019

    Ansiosa para te ver Pah!!! Vou no Piquinique no dia 01! <3