julho 31, 2020

Que tal escutar um livro?

udio-livros

Ler é algo que me faz infinitamente bem, mas ter uma bebê em casa de quatro meses fez meu tempo para a leitura diminuir consideravelmente. Entre dormir, trabalhar e me cuidar, os livros acabaram ficando em último plano.  Para não deixar de lado algo que é tão importante para mim, precisei começar a explorar novas formas de incluir a leitura no meu dia a dia. E foi aí que conheci os áudios livros. Já havia experimentado o formado alguns anos atrás, mas foi a necessidade que os fez ganhar meu coração.

Agora leio enquanto lavo louça; arrumo a casa ou lavo roupa e, principalmente, enquanto tomo banho e me arrumo para começar o dia. A primeira soneca do dia da minha filha é o momento que tenho só para mim, então coloco o livro para rodar e aproveito para cuidar do meu corpo e da minha mente ao mesmo tempo. Às vezes, a soneca dura só vinte minutos e eu preciso sair correndo do banheiro, em outras vezes ela dorme uma hora direta e eu consigo lavar o cabelo, hidratar o rosto e até fazer a unha.

Como tudo na maternidade, vivo um dia de cada vez. E, ter a oportunidade de escutar um bom livro enquanto faço outras tarefas mais mecânicas me faz um bem gigantesco.

Nos últimos quatro meses eu escutei nove livros. Para uma mãe recém-nascida isso é incrível, não é mesmo? Diante da correria da vida e da minha adaptação como mãe, encontrei uma forma de fazer algo que eu amo. E, confesso, isso me ajudou muito. Principalmente nas primeiras semanas, quando passei por várias provações com a amamentação.

Enfim, para quem quer dar uma chance para esse novo formato de leitura, vou deixar duas dicas de aplicativos: Ubook e o Autibooks. Os dois sistemas possuem pagamento mensal, como a Netflix, e dão acesso a várias histórias. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, mas para quem pode investir, vale muito a pena conhecer (nem que seja, em um primeiro momento, para fazer o teste grátis das primeiras semanas).

Uma coisa importante: esses sistemas de áudio livros são credenciados e especializados nisso. E o que isso significa? Que todos os envolvidos na produção são qualificados. O narrador é escolhido de acordo com o teor da obra e lê as histórias com emoção e entrega. Além disso, autor, editor, capista, tradutor e todas as centenas de pessoas envolvidas na produção são devidamente remuneradas.

Alguma dúvida sobre como os áudios livros funcionam? Deixa nos comentários que vou adorar ajudar. Indico o formato de olhos fechados, vale muito a pena fazer um teste e ver se funciona para você.

Beijos,

Paola A.

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário