Anúncios
fevereiro 24, 2021

LIVRO FÍSICO OU E-BOOK?

Oi galera! Tudo bom com vocês?

Hoje vamos trazer aqui a maior dúvida do mundo literário: Livro físico ou e-book? Cada um possui suas próprias características, suas vantagens e desvantagens, então o importante é que os leitores se sintam bem e confortáveis com a escolha final.

Decidir entre e-book ou livro impresso é uma questão de quanto dinheiro você tem disponível, se olhar para a tela do celular não irrita seus olhos, se você tem espaço em casa para guardar a versão impressa, se você vai precisar carregar o livro em uma bolsa. Isso varia muito de referências e necessidades pessoais.

Por isso, vamos apresentar um pouco sobre as definições e o que caracteriza ambos os modelos, para ajudar os leitores a decidir qual funcionaria mais com eles.

 

LIVRO FÍSICO

Vamos começar falando do queridinho dos colecionadores: O Livro Físico! Esse formato é composto pela impressão física da história, então ele é maior, mais grosso, mais pesado e ocupa um certo espaço nos lugares. Porém, tem aqueles que não abrem mão da experiência de carregar um livro, sentir o cheiro, passar as páginas e ter aquele exemplar na estante.

O livro físico tem inúmeras vantagens, entre elas estão: 

  • É agradável para a vista. Por mais que os aparelhos estejam com várias configurações que facilitam na leitura, o livro físico ainda é melhor nesse quesito pois a luz refletida pelo material deles não irrita os olhos. 
  • Você pode emprestar e compartilhar a história com mais pessoas. O livro físico pode ser emprestado com facilidade para amigos e família. Assim, você pode mostrar e incentivar todos a lerem aquele seu livro favorito. 
  • É visualmente mais bonito. Poder pegar um livro em mãos e admirar a sua diagramação, a capa e as imagens é super incrível. Para quem valoriza essa parte, o físico vale super a pena. 
  • Essa é para os produtores de conteúdo que amam, trabalham e também precisam tirar fotos para postar. Os livros físicos são bem mais fotogênicos, além de chamarem mais atenção. 
  • Por último, mas não menos importante, o conjunto de sensações que o livro físico proporciona, é único. Se você ficar com raiva, você fecha o livro. Se você fica confortável, você abraça e beija o livro. Você também pode cheirar, tocar e fazer o que quiser com o seu exemplar.

 

E-BOOK

Sobre o formato digital, é um modelo totalmente virtual e que você precisa de algum aparelho para fazer a leitura da história, seja celular, computador, tablet ou, o mais conhecido, E-reader.

Entre as vantagens do e-book estão:

  • A praticidade. Normalmente os aparelhos usados para a leitura de e-books são pequenos, finos, leves e cabem nas bolsas. Isso facilita bastante a vida do leitor que gosta de carregar um livro para todos os lugares. 
  • Os livros digitais também possuem uma durabilidade praticamente infinita. Eles não estragam e não tem a possibilidade de envelhecerem o material. 
  • Para quem gosta muito de ler autores independentes, o e-book sempre é uma opção. Alguns escritores não possuem grandes editoras, então a única solução é publicar de maneira digital. 
  • Outra vantagem é que a atualização do e-book não exige uma nova tiragem. É só atualizar o arquivo (agora existe essa opção) e você já tem um livro diferente. 
  • E outra coisa importante é a preservação. Livros digitais não precisam de grandes quantidades de papel, por isso ajuda a manter as árvores vivinhas e nos seus devidos lugares. 

Então, conseguiu definir qual é o melhor modelo para você? Deixem nos comentários com qual deles a identificação é maior. E, se a gente esqueceu de alguma vantagem, comentem aqui também.

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

6 Comentários

  • Érika
    27 fevereiro, 2021

    Não vivo mais sem o meu kindle e sou apaixonada por livros digitais. Graças aos e-books agora consigo ler 3x mais do que lia antes de adquirir o e-reader. Isso porque os e-books não ocupam espaço e por serem muito mais baratos do que os livros físicos, basta apenas esperar uma boa promoção. Foi ótimo no ano passado as editoras divulgarem gratuitamente vários e-books para deixar o período da quarentena um pouco mais suportável. Consegui conhecer ótimas histórias assim. Ainda compro meus livros físicos, em especial as edições em capa dura ou que possuem brinde mas cerca de 80% do meu consumo em livros atualmente é digital.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      28 fevereiro, 2021

      Fico feliz que tenha encontrado o modelo que te faz e bem e te ajuda a ler mais, principalmente neste momento difícil que estamos vivendo! Beijos ♥

  • Luísa Dantas
    25 fevereiro, 2021

    Adorei o conteúdo, Pah! <3

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      26 fevereiro, 2021

      A gente agradece pelo carinho ♥

  • NAIARA
    25 fevereiro, 2021

    amei, bem intuitivo e esclarecedor.

    conferi este link da loja tem livros ótimos .
    https://amzn.to/3aTBR9U

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      26 fevereiro, 2021

      Muito obrigada, Naiara ♥