Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos.
Editora: Geração Editorial l 160 Páginas l Juvenil l Compre aqui: Amazon l Skoob l Resenha: Day Farias
O motivo de eu ter pego esse livro pra ler, para começar, é o fato de que a sinopse dele me lembrou – e muito – um dos primeiros livros que li, reli e que acabou me marcando de verdade, o Além da Neblina. Embora eu não consiga explicar exatamente porque essa obra foi um “divisor de águas” para o meu eu leitor, que inegavelmente foi impactado por tal livro, foi a partir dessa história que eu finalmente percebi que livros podem não se limitar a ser um passatempo, podem ser uma porta para algo muito maior e mais incrível do que se pode esperar. Sou encantada por Além da Neblina até hoje – embora tenha medo de relê-lo agora e ele não ser mais tão incrível pra mim – e, por causa dele, sempre gosto de dar chance aos livros mais juvenis, mesmo que eles estejam totalmente fora dos meus gêneros favoritos atuais, e foi assim que meu caminho se cruzou com O Enigma das Estrelas.
Luzes que perseguem pessoas, casos de abduções, animais aparecendo mortos com pedaços de seus corpos faltando, e a história de um padre que, ao ser condenado à morte, amaldiçoou a cidade. É certo que há um mistério que ronda Morro do Ferro e que divide opiniões: Anjos? Demônios? Alienígenas? Talvez Carola, Carmem, Alfredo, Vicente e Jonas finalmente desvendem esse mistério. Chegando com seus pais ao Morro do Ferro o grupo de amigos decide viver uma aventura; acampar no Morro dos Anjos – lugar onde foram avistadas as assustadoras e misteriosas luzes que já foram vistas por praticamente todas as pessoas da cidade – Jonas, o líder do grupo, planeja assustar os amigos com as lendas do lugar, mas quando todas as histórias que ouviu começam a dar sinais de que são reais, os jovens percebem que tudo o que escutaram pode não ter sido só casos fantasiosos.
Comecei a leitura de O Enigma das Estrelas sem grandes expectativas (sério, nenhuma!) e acredito que isso fez com que eu lesse e chegasse até a última página sem nenhum sentimento de frustração; não é um livro que ‘marca’ o leitor e sinto que essa não era de nenhuma maneira a intenção. Por ser narrado em terceira pessoa, e também pela própria maneira como é escrito, o livro não nos permite estabelecer uma conexão com qualquer um dos personagens; de maneira rápida e sem se aprofundar nos sentimentos e temores dos jovens protagonistas a leitura flui com facilidade mas, no fim, nos deixa com a sensação de que de fato não conhecemos ninguém verdadeiramente na história. Eu, particularmente, não acredito em extraterrestres mas, achei interessante saber mais sobre ufologia através do autor que – em alguns parágrafos – abriu espaço para falar de acontecimentos reais que principiaram a crença e os estudos a respeito de tal tema, além de indicar filmes sobre o assunto. E eu realmente gosto quando os autores não nos dão a impressão que tiveram a ideia do nada; o autor realmente pesquisou e se interessou em passar conhecimento e não deixar o leitor perdido de nenhuma maneira.
Enfim, é um livro leve e rápido e que se for lido como eu li (sem expectativas) pode ser uma boa leitura, mas que não entra pra minha lista de mistérios favoritos e cuja continuação não me tirará o sono – risos. Mas, porque não lê-lo? Dê uma oportunidade! Que sabe a leitura não seja diferente pra você?
Sobre a Série
O Enigma das Estrelas é o primeiro livro da série Clube dos Mistérios, composta por cinco volumes.
Book Trailer
Comente via Facebook