[Fuxico] Enganada por uma capa #2

Imagens semelhantes, capas diferentes.”
Olá galera, tudo bem? Já faz um tempinho que postei aqui no blog o “Especial Wook: Enganada por uma capa”, matéria em que mostrei livros publicados em Portugal com capas semelhantes às de algumas obras publicadas por aqui, capas estas, que me confundiram totalmente por não ilustrarem os mesmos livros. Passou um tempo e me esqueci da coluna, contudo, com a ajuda da minha querida gêmea de alma, a Aione, encontrei um par de capas perfeito para me motivar a continuar a postar este tipo de matéria por aqui. Entretanto, vale ressaltar que essa coluna não tem a intenção de julgar as editoras envolvidas. O trabalho de produção de uma capa pode seguir três linhas: comprar os direitos autorais da capa original, produzir uma nova capa com imagem própria ou comprar uma figura em um banco de dados virtual para trabalhar em uma nova capa para o livro. Sendo assim, podem sim ocorrer coincidências entre as imagens provenientes dos bancos de dados do tipo online, fato que não desmerece o trabalho editorial de um livro.

Você já teve a sensação de olhar para uma capa e pensar “-Ei, já vi essa imagem em algum lugar”? Pois bem, foi exatamente isso que aconteceu quando vi a capa do livro “From this moment on” da autora Bella Andre, segundo volume da série The Sullivans. Como vocês já devem saber o primeiro volume dessa série vai ser lançado pela Editora Novo Conceito no mês que vem aqui no Brasil - sob o título de Um olhar de Amor, assim, procurando mais sobre a autora encontrei a capa original do segundo volume da série, e bem, não é que a capa é bem parecida com a capa nacional de “PS. Eu te amo”? (Semelhança essa que minha gêmea Aione também percebeu!). Quando vi não segurei o choque, será que foi uma coincidência do destino? 

 

Semelhança nítida, que me deixou encafifada com o banco de dados de imagens no qual as editoras nacionais procuram fotos para os seus livros, foi a encontrada entre a primeira versão de capa para o livro “A cidade dos Vampiros” da Editora ID e a capa do livro nacional “Yume”.  Super parecidas não é mesmo? Assim que a capa da Editora ID foi revelada os leitores avisaram sobre a semelhança entre ela e o livro brasileiro e por isso, a editora produziu uma nova capa para a sua obra. Curti a atitude e adorei a nova capa!
Capa final 
Ainda entre os livros nacionais olha o que encontrei por aí: a versão portuguesa do livro “Fúria” da autora L.J.Smith que utiliza a mesma imagem que o livro nacional “Anjos das Trevas”.  Acho que tivemos aqui um caso de “Vampiros” como palavra de busca no banco virtual de imagens {rsrs}.

Agora com a utilização da palavra chave “Jane Austen”, resultado: Livros diferentes da autora, versão nacional de “Persuasão” e versão americana de “Pride & Prejudice”,com a mesma imagem fofa.
Por fim, duas capas que não fazem o gênero “cara de uma, focinho de outra”, mas que me chamaram a atenção pela semelhança. Dê uma boa olhada, as capas de “Sorte ou Azar?” e “Para sempre, talvez” não parecem irmãs?
Deu para se confundir com as capas? Eu confesso que quase fui enganada por elas.
Beijos, 



17 comentários:

  1. Adoro esse tipo de post, gosto muito de analise de capas e acredito que as mesmas influenciam sim na escolha de um livro. Pena que nem todas são bonitas ou pelo menos bem feitas.

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente não gosto quando as capas são as mesma, mesmo que tenha uma coisa ou outra. :/

    ResponderExcluir
  3. Ah... Esqueci, isso na capa de Ps. Eu te amo, parece que a Novo Conceito não conseguiu os direitos de imagem para utilizar as fotos do filme e acredito que usou a que tinha disponível. Afinal o outro livro também vai ser publicado aqui por ela.

    ResponderExcluir
  4. Acho que capas sempre influenciam na compra de um livro, por mais que digamos que não. Afinal, quem nunca olhou para a capa e descartou o livro, mesmo depois de ler a sinopse? Imagens são importantes para o cérebro humano. E, sim, usar imagens semelhantes (ou praticamente iguais em alguns casos) causam muita confusão mesmo; eu já deixei de comprar um livro porque achei que já o tinha e quando cheguei em casa era uma história completamente diferente haha.

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ai, gêmea, eu adoro essa sua coluna e fico feliz de ter te ajudo a ressuscita-la!
    Estou com a Lil-chan, acho que a NC não conseguiu os direitos sobre a imagem do filme e, por isso, acabou tendo que usar essa...
    (Não pude deixar de pensar na música da Shania Twain ao ver o nome de "From This Moment On" *.* Eu quero que essa música toque no meu casamento, caso algum dia eu me case rsrs)
    Muito legal a atitude da ID, e a outra capa ficou bem melhor!
    Pelo menos essa capa dos vampiros teve uma alteração né, não ficou tão na cara que é a mesma imagem!
    E adoro a capa de Sorte ou Azar, então também gostei da capa do livro da Cecelia! Mas, fato, são praticamente irmãs!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Nooossa!! Amei a coluna, muito legal!
    Também gostei da atitude da editora ID!

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Nossa Pah! Adorei a coluna! Realmente muuuuuuuito boa! Adorei a maneira como desenvolveu o texto e também algumas indiretas, rsrsrrrsrrs! Realmente os bancos de imagens estão bem fracos em! akkakakaka =//
    Nossa, a de PS EU TE AMO está nítido nééé!!! ai, não gostei da capa, a do filme é muito mais bonita....
    Nossa, muita boa essa coluna, adorei mesmo!!!!
    E é verdade, as últimas capas só cortaram a perna e aproximaram! será? kakakaakakakaakak...Criatividade "0" né? kakakakaka

    adorei,

    Beijokas
    Milena, http://divertletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah, tudo bem?
    Adorei o post... eu já cheguei a confundir livros exatamente por causa da capa rs...
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei esse post! Eu, particularmente, não acho legal as capas serem parecidas. Tem tanta coisa pra inventar e as editoras optam por usar uma imagem já utilizada? Sei lá, acho isso trabalho de preguiçoso. hahaha. Mas cada um sabe o que faz, né.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post, realmente em alguns casos a capa é praticamente igual. Mas o pior que já aconteceu comigo foi comprar um livro de um autor que eu já tinha lido anteriormente e gostado muito e só em casa descobrir que era o mesmo livro com outro título, isso sim é decepção.

    ResponderExcluir
  11. eu prefiro a versão de Anjo das Trevas e de Ps: Eu te Amo, mas eu acho uma p*** falta de criatividade eles pegarem fotos já conhecidas em um livro e colocar em outro mesmo com a modificação!
    anyway... adorei o post, super criativo!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, parabéns.
    Nunca tinha parado pra pensar, mas existem capas mesmo parecidas, até eu me confundo.
    A de PS Eu te Amo, Orgulho e Preconceito e Sorte ou azar são as que mais se parecem com as outras que você mostrou.
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O falta de criatividade, é mais fácil copiar do que criar. Já tinha visto um post parecido em outro blog, e tinha a capa do livro A vidente, que tem 3 livros com a mesma imagem. Agora essa ai do P. S. Eu te amo, porque não colocou o casal do filme então?

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa, quantas coincidências! o.O
    Gostei da atitude da iD, de trocar a capa igual à de Yume... ia ficar muito estranho, dois livros publicados aqui no Brasil e com a capa quase idêntica!
    Bjus, adorei o post!
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  15. Não é recriminar as editoras, mas essa é uma razão pela qual eu curto mais capas sem imagens fotográficas, trabalhadas com elementos desenhados.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Adoro esses posts. É incrível como são parecidas e as vezes iguaizinhas! Mas não cabe a mim julgar, mas que é estranho é.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir