Fuxicando Sobre Chick-Lits: Nacionais



"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.





Oi queridos!

Já fiz, duas vezes, posts sobre chick-lits nacionais para vocês aqui na coluna. Porém, já faz um tempo desde que o último post foi ao ar, então decidi fazer mais um com outros livros que eu ainda não havia indicado das outras vezes.

Vamos conferir?





Freud, me tira dessa! narra a história de Catarina, uma jovem que passa a morar sozinha em função do novo emprego. Dona de uma vida amorosa catastrófica e disposta a rever suas escolhas, Cat busca ajuda na psicoterapia. Como se não bastasse o dolorido processo de conhecer a si mesma e de adentrar na relação com seus familiares, Catarina se apaixona pelo terapeuta. No auge de sua angústia, a personagem recorre ao pai da Psicanálise para sair dessa. Por meio das confusões de Cat, é possível não simplesmente rir, mas também se identificar com a profunda trajetória de autoconhecimento e aceitação da própria história. O livro rendeu à autora o Prêmio Jovem Brasileiro 2012 na categoria Literatura, e o prêmio de Melhor Chick-Lit Nacional dos Destaques Literários de 2012, na categoria Voto Público.


Laura Conrado nasceu em 26 de agosto de 1984, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desde criança sonhava em ser escritora, apresentando gosto pela escrita e leitura. É jornalista, pós-graduada em Educação, Criatividade e Tecnologia. Atuou em televisão, jornal impresso, rádio e assessoria de comunicação e marketing e criação de roteiros. Atualmente dedica-se em tempo integral à escrita e às aulas de interpretação e produção de texto para crianças. Recebe dezenas de e-mails diariamente (e responde!) de leitores de diversas partes do país. Em outubro de 2012, Laura recebeu o Prêmio Jovem Brasileiro como destaque na Literatura.





Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor.





Fernanda Saads nasceu em 24 de maio de 1981 em João Pessoa. É formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraíba. Considera chick-lit o gênero literário mais alegre, e por isso, resolveu escrever Do Seu Lado, um romance que vai deixar os leitores com um sorriso no rosto. É autora de As Confissões de Laura Lucy e, além de escrever, trabalha na área financeira. Atualmente, mora em João Pessoa com o marido e a filha.





Alicia sabe curtir a vida. Já viajou o mundo, é inconsequente, adora uma balada e é louca pelo avô, um rico empresário, dono de um patrimônio incalculável e sua única família. Após a morte do avô, ela vê sua vida ruir com a abertura do testamento. Vô Narciso a excluiu da herança, alegando que a neta não tem maturidade suficiente para assumir seu império – a não ser, é claro, que esteja devidamente casada. Alicia se recusa a casar, está muito bem solteira e assim pretende permanecer. Então, decide burlar o testamento com um plano maluco e audacioso, colocando um anúncio no jornal em busca de um marido de aluguel. Diversos candidatos respondem ao anúncio, mas apenas um deles será capaz de fazer o coração de Alicia bater mais rápido, transformando sua vida de maneiras que ela jamais imaginou. Cheio de humor, aventura, paixão e emoções intensas, Procura-se um marido vai fisgar você até a última linha! O livro rendeu à autora o prêmio de Melhor Chick-Lit Nacional dos Destaques Literários de 2012, na categoria Juri Técnico.




Carina Rissi é uma leitora voraz, sempre lê a última página de um livro antes de comprá-lo e tem um fascínio inexplicável pelo tema “amores impossíveis”. Vê nas obras de Jane Austen uma fonte de inspiração.
Quando se desgruda dos livros – tanto dos que lê quanto dos que escreve –, Carina se diverte assistindo a comédias românticas ao lado da família e planejando viagens a lugares exóticos que não conhecerá tão cedo, devido ao seu pavor de avião. 
Ela nasceu em Ariranha, interior de São Paulo, onde mora atualmente com o marido e a filha, após ter vivido uma curta temporada na capital paulista.
Seu primeiro livro, Perdida: um amor que ultrapassa as barreiras do tempo, foi traduzido e publicado na Alemanha, onde entrou para as listas de mais vendidos.
Procura-se um marido é seu segundo livro.




Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro.





"Ótimo panorama. A minha mãe e a minha sogra planejavam o meu casamento, eu nem sequer sabia se o meu namorado queria se casar comigo e eu não parava de pensar em um cara cujo nome eu desconhecia. Naquele momento, pensei: 'Sou a pior espécie de mulher que já existiu, mas não posso desistir de mim mesma, senão estou perdida'. Decidi dar uma chance para o que é real e tentar esquecer a história de cinema com o gerente de banco que era baterista. Até porque história de cinema é escrita para cinema e só acontece no cinema. Seria diferente comigo?"








Fernanda França, 32, paulistana, jornalista, escritora, apaixonada por felinos, elefantes, livros, madrugadas, brigadeiros e viagens de mochilão. Mora no interior de São Paulo com o marido, o filho, três gatos e alguns peixes.






Luciana Teixeira é uma das sexólogas mais famosas do Brasil. Com mais de um milhão de livros vendidos, ainda apresenta programas de televisão e dá palestras em todo país. Mulheres de todo o mundo buscam os seus conselhos para conseguir uma vida sexual mais intensa. O que elas não sabem é que, embora seu casamento aparente ser um verdadeiro comercial de margarina, Luciana nunca teve um orgasmo com o seu marido. Tudo muda na vida da sexóloga ao contratar um novo personal trainer. O orgasmo tão desejado está mais perto do que ela poderia imaginar. Acontecimentos inesperados também mudarão seu destino.




Nascida no dia 22 de maio de 1979. Regida pelo signo de gêmeos, carrega praticamente todas as caracterísiticas maluquinhas que o zodíaco ofereceu a ela. Formada em Direito, passou em um concurso público, mas as letras falaram mais forte e trocou os códigos pelos romances. Hoje é escritora em tempo integral.






O livro Antes Tarde Que mais Tarde Ainda, de Liana Cupini, é a continuação das confusões de Karla Kristina, que os leitores tanto aguardavam. A protagonista continua com a mesma familiaridade que da o tom durante o primeiro livro, com novos problemas e os mesmos amigos que conquistaram o público.  (Cinco anos depois do Antes Tarde que Mais Tarde) Aos 34 anos e 13 meses a vida de Karla Kristina terá um novo turbilhão de emoções: grávida, ela enfim conhecerá a sogra, uma socialite paulista que promete transformar sua vida radicalmente, incluindo um maravilhoso casamento na Europa e um novo apartamento. Será que Karla esta preparada para ser mãe, esposa e largar seu emprego? Um livro leve e divertido, que retrata a gravidez por um ângulo pouco visto: o das mulheres inseguras e despreparadas. Sem ser meloso, esse livro continua repleto de sentimentalismo, amor, lição de vida e temperado com uma boa dose de comédia.



Liana Cupini é formada em Letras, Comunicação Social (Publicidade) e tem MBA em Recursos Humanos. Atualmente, cursa Letras para se aproximar mais da sua paixão: a Literatura.
A paulistana é fundadora do grupo Selo Brasileiro, que desde 2010 reúne escritores dos mais diversos gêneros a fim de contribuiem para a mudança dos hábitos dos leitores brasileiros. Autora de grande aceitação do publico por sua linguagem ágil e objetiva, tem a versatilidade como caracteristica.




O que acontece quando um reencontro desperta um sentimento que você acreditava já ter esquecido? Renata achava que precisava apenas de um pouco de agito no namoro com Rodrigo. A rotina dos três anos de relacionamento havia acabado com todo tipo de frio na barriga e até mesmo com a paixão. Mas como agitar uma pessoa que parece não querer sair do lugar? Desesperada por mais emoções nos seus vinte e poucos anos, Renata decide mexer com o passado. De repente, o simples envio de um convite de aniversário para o antigo namorado faz o mundo virar de cabeça para baixo. Renata encontra no ex a adrenalina que tanto sentia falta. O problema? Ele também era comprometido. Entre e-mails, amigas, brigas, confusões, encontros, desencontros, ciúmes e tentações, Renata tenta amadurecer e espera tomar a decisão certa.




Fernanda é jornalista por formação e escritora por paixão. Nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, sempre amou os livros e as histórias. Com apenas oito anos, teve o seu primeiro conto – Uma Bruxinha chamada Capim Calabim – interpretado pela atriz e cantora Bia Bedran em um de seus shows. Na literatura, Louca Por Você é o primeiro de muitos romances que Fernanda pretende colocar nas estantes de livrarias e casas por todo o mundo.



Não dá pra dizer que estamos carentes de chick-lits nacionais, não é?
Não li quase nenhum dos que estão nessa lista, infelizmente, mas pretendo ler todos assim que puder!


Quais vocês já leram? Quais vocês têm interesse?


Beijos a  todos!




22 comentários:

  1. Louca pra ler um desses chick-lits nacionais.

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho curiosidade em ler a maioria, conhecia por nome todos eles.
    O meu mais desejado é Procura-se um marido :D


    postitandscrapbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Aione,

    Desses que você citou já li "Do seu lado" e o primeiro livro das confusões de Karla Cristina, "Antes tarde que mais tarde", e gostei muito dos dois, são muito bons, e não vejo a hora de ler a continuação de Liana; li os dois primeiros capítulos que a autora divulgou e estou super na expectativa. Dos outros fiquei afim de ler "Procura-se um marido" que já faz um tempo anda na minha listinha e "Louca por você" que me pareceu bem legal também.

    Beijos, Iza :)

    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iza!
      Eu também li Antes Tarde Que Mais Tarde, é muito divertido, né? Preciso conhecer também as próximas aventuras da Karla!
      Procura-se Um Marido é excelente! Aliás, eu e a Pah lemos e tem resenha dela sobre ele aqui no blog!
      Beijão!

      Excluir
  4. Ouvi falar muuuito bem desse Procura-se um Marido e Do seu lado, fiquei curiosa para ler, mas e o dinheiro para comprar? OPASKOPASKA
    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Respiraaaa, respiraa...
    Eu seriamente preciso pular esses posts até julho.
    Quando eu vejo apenas a resenha, eu me foco em outras discussões. Agora que eu estou sem comprar (e definitivamente com a corda estrangulando o pescoço nas contas de março), ver vários livros assim reunidos e ficar: eu quero, aiii eu quero esse há tanto tempo, MEU DEUS esse parece muito bom!.. Não me faz bem.

    Mas eu não deixei a vontade vir a toa. Eu já anotei para comprar na bienal alguns que eu quero muito da tua lista: Freud, Procura-se um marido, tudo com marshmallows e ambos os atrasados (mais que tarde tardissima).

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu, desta lista ai, já li o ótimo Malas, Memórias e Marshmallows da Fernanda França, e realmente adorei. Tô morrendo de vontade de ler Procura-se um Marido e Do Seu Lado, e concordo que estamos muito bem de chick-lits nacional, sorte a nossa!!

    Beijão ;*
    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  7. estão na minha lista: Do seu lado, Procura-se um marido e Malas, memórias e marshmallows *-*

    ResponderExcluir
  8. Mi, comecei a me interessar mais por chick-lits pelas suas postagens. E os nacionais que você destacou nesta postagem estão, de fato, muito interessantes. Fiquei com vontade de ler quase todos, isso sem contarmos a quantidade de elogios que eles recebem em resenhas em toda a blogosfera.
    Quero muito ler "Procura-se um Marido", "Malas, Memórias e Marshmallows", "9 Minutos com Blanda" e "Freud alguma coisa" :p
    Ótima postagem!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Da lista eu já li Procura-se um marido (Perfeito!!!) e Apimentando (Maravilhoso!!!) mas acabei de adicionar vários na minha lista de desejados e correndo pra ver os posts antigos e descobrir mais livros...

    ResponderExcluir
  10. o livro sete minutos no paraiso se encaixa nesse genero ??? rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!
      Eu acreditava que sim, mas, como não li, perguntei para uma amiga que leu e ela me disse que ele não é muito chick-lit não!
      Eu não procurei saber, mas caso ele seja classificado como chick-lit, então é hehe!
      Beijão!

      Excluir
    2. estou com duvida kk, eu tenho ele aqui mas nao sei se é kkk

      Excluir
  11. Nossa, as autoras nacionais estão vindo em peso hein, e tudo autora nova, que legal :o)
    Tb pretendo ler a maioria dos livros na lista, ainda não tive oportunidade.
    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Mi*
    Ai, amei as dicas!!
    Destes eu pretendo ler Do seu lado, Procura-se um marido e 9 minutos com blanda e o ATMT 2.
    Destes eu já li Malas memórias e marshmallows ele é ótimo e já li Louca por vc, muito bom tbm!

    Bjinhs meninas Pah e Mi*

    ResponderExcluir
  13. Oi Aione!
    Nossa o post está maravilhoso,parabéns!
    Terminei de ler As Confissões de Laura Lucy,Fernanda Saads,muito bom e divertido!
    Já tinha lido resenhas sobre:Freud, me tira dessa!,Do Seu Lado,Procura-se Um Marido,Maias,Memórias e Marshmallows,Apimentando e Louca Por Você.
    Ainda nãoconhecia: 9 Minutos com Blanda,Antes Tarde que Mais Tarde Ainda.
    Adorei os livros,as sinopses,as capas,as Autoras estão de parabéns,pela qualidade,talento e criatividade dos livros!

    ResponderExcluir
  14. Conhecia apenas alguns da lista, e infelizmente não li nenhum ainda, por falta de tempo mesmo, tenho muitos livros aqui para ler ainda, mas pretendo comprar pelo menos 2 esse ano!
    A Fernanda França é um amor, conversei com ela algumas vezes, e ela foi super carinhosa, com certeza comprarei MMM esse ano.
    Beijos :**
    Francielle
    http://theserialreader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei as indicações,os que mais quero ler e Procura-se um marido e Apimentada.

    ResponderExcluir
  16. Aione, amei!!! :-) Obrigada pelo carinho!
    Alegrias!
    Fernanda.

    ResponderExcluir
  17. Do seu lado é chick-lit?
    Não parece ter nada de humor.
    Pela capa e sinopse parece mais um drama.
    Adoro chick-lit...e o que mais quero no momento é Freud, me tira dessa! Porém todos parecem ótimos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostaria de saber se posso enviar meu livro, Adoráveis Homens Errados! Gostaria muito de estar nesta lista! Seria uma honra! :)
    Segue o link do meu livro: http://www.adoraveishomenserrados.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabiana, me mande uma e-mail para que possamos conversar: livrosefuxicos@gmail.com

      Excluir