Literatura Fantástica e seus subgêneros - Parte 2


Levando-se em conta a extensa diversidade da literatura fantástica, que como bem sabemos “refere-se ao que é criado pela imaginação¹”, vou dar continuidade ao post (AQUI) dos subgêneros da ‘Literatura Fantástica’ mostrando mais sete subclassificações dessa ampla categoria literária:
Fantasia Infanto-Juvenil (Children's Fantasy)
São livros que podem fazer parte de qualquer subgênero da literatura fantástica, mas que se são adequadas, especialmente, a um leitor mais jovem.
  


Fantasia Jovem Adulto (Young Adult Fantasy)
Difere da Fantasia infanto-juvenil apenas por ser direcionado para um publico jovem adulto, o qual nos Estados Unidos é definido entre 12 e 18 anos.



  

Fantasia Distópica (Dystopian Fiction)

Esses livros podem ser considerados por alguns leitores como histórias alternativas, pois mostram um caminho diferente tomado pela nossa sociedade atual.  Geralmente esses livros são caracterizados pelo totalitarismo, autoritarismo e pelo opressivo controle da sociedade. Sendo que em alguns, a tecnologia é usada como ferramenta de controle por parte do Estado.



  

Fantasia urbana (Urban fantasy)
Essas são histórias situadas em grandes cidades. Podem incluir elementos de Ciberpunk (conhecido por seu enfoque de "Alta tecnologia e baixo nível de vida", saiba mais AQUI) e Steampunk (obras ambientadas no passado no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na História real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época, detalhes AQUI).



  

Fantasia Medieval (Medieval Fantasy)
Histórias narradas nos tempos da Idade Média. Podem recontar fatos reais ou criar novos locais fictícios.
  

Fantasia Romântica (Romantic Fantasy)
Essas são histórias que, mesmo apresentando elementos fantásticos, focam no romance. Tentei encontrar livros diversificados dessa classe, mas no geral eles remetem a romances adultos, onde o fantástico e o sobrenatural dão forte apoio ao romance.


  

Fantasia sombria (Dark Fantasy)
Subgênero que une elementos de fantasia com os de terror, (título utilizado algumas vezes para classificar obras de horror sobrenatural).


  

  

_________
Agora acabou! É claro que existem outros subgêneros espalhados por aí, mas em suma, esses são os principais. Espero que tenham gostado da matéria.
Beijos,











¹ (Fonte).  









Clique na imagem e saiba como participar!

20 comentários:

  1. Acho que eu nunca li uma distopia, tô perdendo muito né, preciso abrir meu leque de gêneros! Adorei o post, sempre tive dúvidas!!

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  2. Oi gêmea!
    Como eu disse no outro post, você está de parabéns!
    Os posts ficaram super completos e eu não conhecia várias dessas categorias, sem contar que não deve ter sido fácil fazer a classificação!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Adoro distopias! E não pensava nelas como fantasia, mas tomando o conceito que você usou no início do texto faz sentido, haha. Muito legal o post! :D

    Beijos
    sobrecafeelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pah. Faz um tempinho que eu não apareço no seu blog, e ele ta lindo *--* ele ta fofo demais, o designer e tudo mais. E esse post, nossa. sabe que eu adoro novidades, rs. Não tinha o costume de ver outros posts a não ser o Minha Caixinha de Correio que SEMPRE veio recheada e eu adoro Caixinhas de Correiro, rs :)
    Parabéns pelos 2 anos de blog.
    Sou uma das criadoras do blog Entre Amizade e Leitura e estamos no inicio de uma etapa ainda, e sabe né, é sempre um pouco difícil visualizações, amigos e comentários, né. Agora estou fielmente ao seu blog, rs. Sempre que der estarei passando, observando, comentando, divulgando e tal.
    Se quiser, dê uma olhada no blog e entra em contato comigo por e-mail se der. Beijos. Parabéns, de novo.
    Meu Blog: http://entreamizadeeleitura.blogspot.com.br/
    Meu E-mail: jrussara@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. É tipo, UFA! (e passa a mão na testa)
    Coisa pra caramba e várias categorias inusitadas, mas confesso que no post de hoje eu consegui me encontrar melhor. Foi mais fácil para meu cérebro classificar junto.

    Beijos,
    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pah!!Eu adoro livros de fantasia não importa a categoria..Acho que um livro bom de fantasia significa que a imaginação do autor é sem limites né!!Não é fácil! rsrs Gostei muito de como vc dividiu os livros ficou bem claro e consegui identificar direitinho os livros..Minha próxima leitura vai ser Delírio e estou bem curiosa!!Bjus

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que o YA nos EUA era catalogado como para maiores de 12 anos. Ao meu ver eu subiria mais essa classificação, para uns 15 talvez. Tem mtos livros por aí que são YA que eu não recomendaria para jovens de 12 anos, mas enfim. Em relação as distopias, confesso que, até assistir ao filme dos Jogos Vorazes, nunca tinha ouvido falar desse gênero. Depois assisti Dred, um outro filme distópico.. só então me rendi ao gênero literário e li Delírio. Achava que era um tipo de leitura que não ia me interessar, ou que ia ser pesada, em razão de abordar o totalitarismo, mas me seduzi por completo. Descobri meu mais novo queridinho gênero.. agora estou doida pra ler Jogos Vorazes, Divergentes e A Seleção!! Agora volto a repetir, fico impressionada com a quantidade de subgêneros que existem por aí!! heheeh Eu sempre catalogava meus livros de forma extremamente simples, tipo, terror, romance, comédia, sobrenatural.. mas não é bem assim.. kkk

    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post.
    Bem informativo.
    Realmente, tem subgêneros que eu nem sabia que existiam. Alguns para mim era praticamente a mesma coisa haha.
    Mas agora deu para diferenciar bem.

    Ótimo post.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa o post está incrível mais informações,estou reunindo essas informações e montando um resumo com todas as categoria literária.
    Realmente a literatura fantástica tem uma extensa diversidade,agradecemos pela sua pesquisa maravilhosa porque assim conhecemos várias dessas categorias, já li metade dos livros citados e as capas várias estão bonitas e criativas.

    ResponderExcluir
  10. Own, amei.
    daí tenho alguns |õ|
    mas confesso que sou um apessoa medrosa até na leitura e não leio algo um pouco mais pesado e esse gênero vim gostar recentemente.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  11. Adorei a ideia do post, mostra que um gênero pode conter vários sub genêros, tinha alguns que eu nem fazia ideia de que existia.

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post, várias série que quero começar a ler e que algumas que já leio, mas a maioria são que quero ler. Amante Sombrio e A Caminho da Sepultura, to muito afim de ler logo, e também Divergente, tenho que ler essa distopia urgentemente.

    ResponderExcluir
  13. amei seu blog http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. oiiiiiiiiiiiiiii.....

    ADOROS esses posts explicando os subgeneros!!!

    Então, não tenho certeza, mas acho que a série Anita Blake, dps do livro 8 passa a ser um romance voltado para adultos, acredito que se enquadre melhor como romance sobrenatural, e definifivamente se volta para o publico adulto, principalmente por causa das VÁRIAS cenas de sexo

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oii Pah!
    Tem mais vários subgêneros néh? To impressionada :D
    Adorei esse post!
    Sem falar que vendo todos esses exemplos de livros me deu muita vontade de comprar vários! 'kkk

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Leio bastaaaante literatura fantástica e os sub gêneros que mais leio são YA, Distopia e Urban. Calafrio, Jogos Vorazes, Divergente, Os Instrumentos Mortais <3
    Li algumas fantasias românticas, e gostei bastante, mas não foram muitas.

    Beijos :**
    Francielle
    http://theserialreader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oláaa

    Muito bom seu post, eu nem sabia que existiam tantos sub gêneros. Ultimamente estou lendo muito fantasias românticas, mas é sempre bom diversificar e o post me deixou com muita vontade de me aventurar nos demais sub gêneros.

    Bjosss
    Parabéns pelos 2 anos!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oiii Nem sabia que havia tantos subgeneros ... eu sabia YA, Distopias... mas não sabia que havia tantos...

    Adoreiii o post!!

    ResponderExcluir