Fuxicando Sobre Chick-Lits: Desafio de Março - Do Seu Lado, Fernanda Saads


"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.




Oi gente linda que por aqui passa!

Hoje é dia de prestar contas sobre o Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits de março!
Sendo esse o mês da mulher (aliás, parabéns para todas as leitoras e para a equipe linda do Livros & Fuxicos!), propus como tema para o desafio do mês escolher um livro cuja protagonista fosse uma mulher independente.
Dizendo isso, praticamente deixei o tema livre para que fosse escolhido qualquer chick-lit, já que a maioria de suas protagonistas assim são. Com "independente", quis dizer uma mulher dona de sua própria vida e de suas escolhas, tomando as rédeas de sua situação. Ou seja, como a maioria das protagonistas dos chick-lits!

Assim, optei pela leitura do nacional Do Seu Lado, de Fernanda Saads, no qual conhecemos a arquiteta Sarah!
Confiram abaixo a minha opinião!



"Após um longo tempo de terapia para se recuperar de um fora, Sarah parece estar bem. Quer dizer, ela já recuperou seu peso normal e consegue pensar em outras coisas além de Bruno. O problema é que no fundo ela vive fantasiando o dia em que esbarra com ele na rua e: pimba! Ela está linda e radiante e ele percebe a mancada que deu. Seus planos são simples: reconquistar Bruno e depois dar o troco que ele merece. Mas o destino lhe prega uma peça quando Nestor, seu chefe, pede que ela visite um novo cliente e, de repente, tudo vira de cabeça para baixo. Lá está ela de frente para o seu antigo amor, que parece mais irresistível do que nunca! Enquanto isso, seu melhor amigo, Igor, sempre presente e irritantemente perfeito, não suporta vê-la cair nas garras do bonitão outra vez. Sarah terá que lutar contra os próprios conceitos para descobrir o verdadeiro sentido do amor."



Chick-Lit || 317 Páginas || Novo Conceito|| Skoob || Compare & Compre || Classificação: 5/5 || Resenha de Aione Simões


Sabe quando você senta em sua cama, quase meia-noite, para começar a ler um livro antes de dormir e só para as 3h30, quando ele acaba? Bem, foi isso o que aconteceu comigo e Do Seu Lado.
Fernanda Saads tem uma escrita rápida, às vezes pouco descritiva, mas que envolve o leitor com uma facilidade gigantesca e faz da leitura completamente fluida. Ainda, inserindo frases chaves nos momentos certos de sua narrativa em primeira pessoa, consegue causar impacto no leitor.
Sarah é o retrato de muitas mulheres: em ascensão em sua carreira profissional, por vezes deixando de lado seus relacionamentos familiares por ter em mente outras preocupações, e com um passado negro no quesito “relacionamentos amorosos”, já que seu ex-namorado, Bruno, deixou nela cicatrizes que, talvez, não tenham fechado por completo.
Ao mesmo tempo em que eu, na maioria das vezes, discordava das atitudes da protagonista e sentia vontade de mandá-la acordar para a vida, eu não conseguia me irritar verdadeiramente com ela pelo fato de a história dela estar me proporcionando uma leitura deliciosa. Não cheguei a me afeiçoar ou me identificar com Sarah (aliás, a personagem que definitivamente conquistou foi a sua avó, ela rouba a cena sempre que aparece!), mas não posso dizer que ela me desagradou.
O livro é divertido, mas não chega a ser engraçado. Digo isso porque essa costuma ser uma característica marcante dos chick-lits; contudo, não acho que Do Seu Lado deveria ser diferente, Fernanda Saads consegue agradar o leitor mesmo sem fazer uso de passagens extremamente cômicas, inserindo o humor na medida certa para o enredo e narrativa.
Tanto as poucas descrições em alguns momentos quanto alguns acontecimentos finais pouquíssimo críveis configuraram, para mim, os pontos mais baixos da leitura. Porém, me apegar a eles seria uma bobeira tremenda, porque Do Seu Lado foi uma das leituras mais gostosas que fiz nos últimos tempos. Não é um livro excepcional, mas cumpre muito bem seu papel como entretenimento.
De um modo geral, Do Seu Lado é clichê e previsível, daqueles que você já sabe como vai terminar logo ao ler a primeira página. Porém, são exatamente esses elementos que fazem dele uma leitura agradabilíssima, já que correspondem precisamente ao que queremos ler, criando em nós a expectativa para ver como e quando tudo vai acontecer. É uma leitura tranquila, terna e segura, que te deixa com a sensação de estar exatamente onde se deveria estar. Em outras palavras, é como gostar de comer pão da padaria da esquina sabendo que ela nunca vai trocar de padeiro. Mas, para entender o que isso significa, você precisará fazer a leitura.


Fez resenha para sua leitura do mês? Então já sabe, né? Deixe o link aqui embaixo :)





Beijos para todos!


14 comentários:

  1. já vi algumas resenhas deste livro e todas se mostraram muito boas!
    tenho muita vontade de ler este livro e conhecer a escrita da autora, já que todos falam bem!
    gosto de livros com pouca descrição, sinto que flui a leitura mais rápido...
    que atire a primeira pedra quem não gosta de um livro clichê né! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Oie, já tinha visto algumas resenhas desse livro, mas a sua me conquistou, adoro quando o livro nos prende e a leitura contagia !
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Mi, fiquei mais empolgada depois dessa resenha. Todas as outras que eu havia lido do livro e me motivado, me deixaram um pouco com receio. Não gostei do primeiro livro da Saads e queria muito gostar desse, pensar que ela teria melhorado aspectos que poderiam ter feito eu gostar mais do outro livro.

    Acho que isso pode ser possível e espero ler e tirar as dúvidas.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu achava que esse livro era fraco, mais pelo visto ele é muito gostoso de se ler.
    Gostei da resenha, confesso que ainda anão tinha olhado esse livro com a intensão de ler ele mais sua resenha me fez mudar de opinião.
    Gostei muito, beijos..

    ResponderExcluir
  5. Acho a capa linda!
    Nunca li o livro!
    Amei a resenha
    Beijos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Já li esse livro. Adorei. Em uma tarde o li. Leitura muito gostosa.
    Também fiquei com uma vontade enorme de esganar a Sarah! Como ela faz tanta besteira junta? rsrsrs...

    Bjus...

    ResponderExcluir
  7. ahhhhhhhhhhhhhh
    esse mês não consegui ler nenhum chik-lit
    :(

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenhaa Aione. Tenho esse livro em casa, mas ainda não li. Fiquei morrendo de vontade. Estou precisando de uma leitura descontraída assim.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. Li ótimas resenhas sobre o livro, ganhei ele semana passada, mas ainda não deu tempo de começar a leitura :(((((
    Espero começar em breve

    Ótima resenha
    BEIJOSS

    ResponderExcluir
  10. Eh sempre bom conhecer novos livros e autores nacionais :DD Esse tipo de leitura eh aquele que agrada a todos e você nunca se cansa. Bom!!
    Adoro que vc sempre coloca um quadrinho explicando esses termos usados na atualidade a respeito dos livros e seus estilos. Continue assim :*

    ate!
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Comprei esse livro por 10 reais na Leitura, mas ainda não li. O que mais me interessou foi a capa e algumas resenhas que vi em blogs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Aione!! Meu desafio desse mês quem me surpreendeu também foi uma vovó, UAHAUHAHAU li Menina de Vinte da SK e amei a Sadie!
    Em relação Do seu lado eu não consegui ver como um chick-lit engraçado também, essa capa já me dá uma ideia de melancolia sabe, diferente dos chicks-lits que a gente vê por aí. Mas como eu adoro livros nacionais eu ainda tenho vontade de ler.
    Vou deixar o link da minha resenha que fiz pro desafio desse mês tá. Um beijão.

    Menina de Vinte

    ResponderExcluir
  13. Eu li Do seu lado, e me surpreendi muito positivamente com ele, também li rapidinho pelo fato da leitura fluir, a historia é gostosa, como voce disse previsivel, mas nem um pouco cansativa, enfim, eu sempre indico ele pras minhas amigas, porque além de ser um livro que adorei, é nacional, e só por isso ganhou mais pontos comigo!Bjão!

    ResponderExcluir
  14. Quase peguei esse mesmo livro pra ler para o desafio...só não o fiz pois fiquei na dúvida se ele era ou não um chick-lit :/

    Quando li na sinopse já achei que o livro seria bem previsível (na minha mente já vi o final do livro), no entanto achei a história fofa e o comprei mesmo assim...tô doida pra ler e ver que vc gostou apesar dos pesares me manteve animada

    ResponderExcluir