[Fuxicos e Vícios #2] Meu gênero literário favorito

Coluna na qual conhecemos os melhores vícios – literários ou não – da colunista May.
Hey peeps, tudo bem com vocês? Quero, antes de tudo, agradecer o carinho de vocês na minha estreia como colunista aqui no blog Livros e Fuxicos. Muito obrigada mesmo. Espero que continuem me acompanhando por aqui, que gostem da coluna, das minhas divagações, vícios e que comentem sempre.
Então vamos ao que interessa?! Eu tenho uma grande paixão por certo gênero da literatura que está bombando no universo literário faz um tempinho já. Eu simplesmente amo este gênero. Sou viciada. Quero ler todos os livros que encontro com esta temática. Sou gamadona mesmo. E hoje vou compartilhar com vocês deste meu amor e vício pelas *rufem os tambores* distopias, e eu aposto que muitos de vocês compartilham comigo este vício, confessa ai vai... rs 
Mas o que é, de fato, uma distopia?!
Distopia é o contrário de utopia. Ou seja, uma utopia é a ideia da perfeição, pessoas, sociedade, universo perfeitos. Já a distopia é o caos, a imperfeição, a corrupção... As distopias são retratadas sempre no futuro e caracterizadas por um governo autoritário e opressor que, aliado à alta tecnologia, manipula a população para mantê-la sob controle, normalmente faz crítica a algum aspecto da nossa sociedade atual.
É basicamente isso. Mas claro que dentro do gênero temos variados tipos de distopias como, por exemplo, distopia apocalíptica; pós-apocalíptica; alienígena; viagem no tempo; off-world (que se passa no espaço, outro planeta, em uma nave espacial...).



E o gênero é viciante por quê?
Distopias me fascinam porque há um leque muito amplo dentro do gênero onde tudo, TUDO mesmo, pode acontecer. O mundo e o universo podem ser reinventados, são inúmeras possibilidades de acontecimentos e cabe a cada autor explorar este gênero da forma que lhe convém. Podemos encontrar distopias sobre catástrofes naturais, universos e seres estranhos, pragas que quase extinguiram a raça humana ou que transformaram a maioria dos seres humanos em uma espécie de zumbi, que possuem alta tecnologia, que se passa em naves espaciais, alienígenas invadindo a terra, temos mutações genéticas, robôs, grandes guerras, rebeliões, revolução, o homem praticando muitas crueldades e praticamente voltando a ter um instinto animal, e em meio a tudo a esperança e o amor encontrando espaço em meio ao caos. Vai dizer que você não ama isso?! Não? Não acredito. Tenho que te apresentar uns bons livros do gênero pra tu ver como é bom. ;P
E dentro deste gênero, as distopias, podemos encontrar elementos e seres sobrenaturais inseridos na trama, como vampiros, por exemplo (a.k.a. The Immortal Rules *COMO eu quero ler este livro gente, vocês não tem noção, só falta uma pessoa linda e maravilhosa me dar ele de presente, #ficaadica hihihi*).
Enfim, as possibilidades dentro deste gênero são muitas e é isso que eu acho incrível e tão fascinante. É isso que me encanta, um livro sempre é diferente do outro, sempre tem algo novo, diferente, inovador e surpreendente. E quem aqui não ama um livro que te prende na história e te surpreende positivamente??
Outra coisa que eu amo é que quando leio algum livro deste gênero sempre tem algum detalhe que me faz pensar ‘POXA VIDA EU PODERIA TER ISSO NA VIDA REAL NÉ?!’ como a pastilha que a Tally (protagonista da série Feios) usa para escovar os dentes, super prático não?!; ou um Onipod igual ao da Eva Nove (Em Busca de Wondla) que é um dispositivo multifuncional; ou aquele superpoder que seu personagem favorito tem (série Gone/Estilhaça-me); ou simplesmente os vestidos lindos que a America usa em A Seleção, quem não queria ter pelo menos um deles não é normal ou é um menino, rs, sério...
E como eu conheci este gênero literário, me encantei e viciei?!
Tudo culpa da minha amigs que me emprestou o livro Feios, do autor Scott Westerfeld. Este livro me encantou tanto, mas tanto que desencadeou este meu carinho pelas distopias e desde então eu venho acompanhando séries, livros, filmes e até mangás deste gênero literário. Uma das prateleiras da minha estante é dedicada SOMENTE as distopias *e ela tá cheia por sinal* de tanto que eu amo este estilo, e ainda tem tanto pra ler e assistir... Pra vocês terem uma ideia eu fui fazer uma pesquisa sobre distopias antes de escrever este post, ai comecei a ver alguns livros que ainda não foram lançados por aqui, sabe o ritual do post anterior?! Então... Resultado: simulei uma ‘pequena’ compra e coloquei no carrinho do bookdepository mais de 20 livros. Sim, mais de VINTE livros. E só distopias. Sou um caso perdido mesmo.

E o que você nos indica para ler?
Entre tantos livros distópicos eu escolhi fazer um ‘Top 5 distopias’ que eu já li e você com certeza deveria ler também (sem ordem de preferência):
Feios, Scott Westerfeld: A primeira distopia que li, no ano de 2009, e me apresentou um mundo onde o normal é considerado feio e todos os adolescentes ao completarem 16 anos passam por um procedimento cirúrgico para se tornarem perfeitos. Todas as suas imperfeições serão corrigidas, você se torna uma ser humano perfeito com uma vida perfeita, numa cidade perfeita onde tudo é perfeito. Será?! Rs 
Eu acho o Scott Westerfeld um gênio, ele criou uma história muito boa, a crítica que ele faz é a busca incessante pela perfeição, tão comum nos dias de hoje, e ele nos transporta a um mundo borbulhante onde acompanhamos Tally em uma jornada cheia de ação, surpresas e descobertas. Super recomendo a trilogia.
Jogos Vorazes, Suzanne Collins: Quem não conhece Jogos Vorazes shame on you para tudo e vai ler porque você simplesmente não pode passar por este mundo e não ler esta trilogia. Mandei ir ler agora tá fazendo o que ai lendo esta postagem? Mentira pode terminar de ler primeiro, rs. Jogos Vorazes foi o estopim para o gênero distópico, depois dele surgiram muitos e muitos livros/filmes/séries com esta temática, não que antes não existissem, existia, mas foi depois deste livro que o gênero virou febre e está ai até hoje fazendo sucesso. *Thank God*
Jogos Vorazes é cheio de ação, não é um livro leve, pelo contrário, é forte, marcante, triste, doloroso, lindo e que tem o poder de encantar o leitor. Juro pra vocês que nunca vi uma pessoa que leu não gostar do livro porque ele é realmente muito bom, vale a pena conferir. Na verdade só pelo Peeta vale a pena conferir, trust me.
Caminhos de Sangue, Moira Young: Uma das melhores distopias que eu li, está entre os meus 10 livros favoritos do ano passado, nos apresenta Saba, uma garota badass que tem um corvo, um CORVO, como animal de estimação e sua jornada pelo desconhecido em busca de seu irmão, Lugh, que foi raptado por quatro homens misteriosos vestidos de preto. O livro possui uma narrativa bem singular, pois tem muitos erros propositais que são característicos das personagens e dão um toque a mais ao livro. A história é boa, MUITO boa. As personagens são cativantes, evoluem muito no decorrer do livro e me encantaram. Tem romance, ação, luta e é tudo muito bem amarrado. Um livro que com certeza vale a pena ser conferido.
Delírio, Lauren Oliver: Uma sociedade onde o amor é considerado uma doença. Lena, a protagonista, acredita piamente no que o governo prega e não vê a hora de completar 18 anos e tomar a cura para o amor. Mas o improvável acontece, Lena conhece Alex, e se apaixona.
Uma distopia onde o amor é considerado uma doença é algo super diferente do que estamos acostumados a ler, ele é um livro que você ama ou você odeia porque também é bem singular, a começar pelo tema: amor. Mas é um livro poético, que toca o coração da gente. A autora escreve de uma forma linda e muito encantadora e, ao contrário dos livros citados acima, ele não tem tanta ação, batalha, luta e morte, mas nem por isso deixa de ser BOM e conquistar o leitor. Você que é mais romântica (o) com certeza DEVE ler este livro e entrar para o time das distopias.
Gone – O mundo termina aqui, Michael Grant: É mais um fatídico dia em Praia Perdida quando algo extraordinário acontece, todas as pessoas maiores de 15 anos PUF desapareceram e uma redoma surge em volta da cidade. Ficaram somente as crianças menores de 15 anos e agora elas têm que aprender a se virar sozinhas, cuidar dos bebes, se alimentar, lidar com meninos valentões, superar seus medos... E no meio disso tudo alguns começam a sofrer mutações *super poderes ATIVAAAR!, sou louca eu sei*e em meio a este aos completo conhecemos nosso herói da vez: Sam.
Não tem o que falar deste livro a não ser que ele é AMAZING! E que todos vocês deveriam ler. É uma série de seis livros e até o terceiro a Galera Record já tem lançado aqui no Brasil, não é um livro pra qualquer um ler porque Michael Grant é mau, não poupa o leitor dos detalhes e nem seus personagens de sofrer, então esteja preparado para cenas fortes, cruéis e bem descritivas... Eu só queria que a editora desse mais atenção a esta série porque ela é realmente MUITO BOA e eu sinto que ele não recebe a atenção que merece. E também queria que o submarino colocasse ele nas super promoções que eles fazem pra eu poder comprar o terceiro volume, hahahha.
Gente eu poderia falar de tantos outros livros, séries de TV, filmes, mangás, hq’s... Que ficaria a vida inteira aqui e vocês iam me abandonar na metade do post, e olha que ele já ficou enorme assim. O.O MAS não se preocupem que esta não será a última vez que veio compartilhar deste meu vício com vocês, afinal tem muita coisa boa neste gênero e muita coisa que eu ainda nem conheci.
E agora me contem o seu gênero literário favorito, me digam o que acham das distopias, quais são as suas preferidas também e me indiquem outras pra eu falir de vez, ou não, rs.



15 comentários:

  1. retratam o futuro, mas é basicamente o que está acontecendo agora no brasil né :P
    não gosto muito de distopias, mas as vezes leio... quando li Feios pensei a mesma coisa: preciso desta pilula de escovar os dentes! hahahaha
    dos que você indicou eu já li Feios, e não gostei muito, Jogos Vorazes eu vi o filme esses dias atras e agora estou doida para ler o livro! e Delírio que eu li esses dias e gostei muuuuito!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Oieeeee!!!!

    Temos isso em comum, então, porque sou completamente fissura por distópicos! Também não posso ver um sendo lançado que já fico coçando pra ler. Minha estante tem um bocado deles!Já li todos os que você indicou ai, e minha série predileta é Jogos Vorazes, seguido pela série Mundo em Caos.
    Amei essa postagem!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. A ideia das distopias me fascina, embora não tenha lido muitas. A série Feios é sensacional, adoro.
    Vejo também muito de distopia em várias das obras de Saramago. Eleições onde todos votam branco; a cegueira tomando conta da população; as pessoas que simplesmente param de morrer. Sou fã do autor e acho definitivamente fantástico o caos que ele relata em seus livros.

    Bjs, Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Eu amo distopias, mas infelizmente por falta de oportunidade (leia-se grana) as única que li da lista foi Feios e Jogos Vorazes, a primeira gostei mas acabei me decepcionando muito com Especiais, já o segundo nem tenho o que falar: maravilhoso! Fiquei com muita vontade de ler a série Gone, mas fui pesquisar os preços e..bem, digamos que vai faltar oportunidade por um bom tempo, rsrsrs.

    Beijos
    letrasecupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Distopia é o meu gênero favorito também! Nossa, cara, sou apaixonado. Minha preferida sem duvidas é Divergente ç.ç Sou apaixonado por THG também e Delírio aaaaaaa AMO Delírio, A Seleção nem se fala então! Okay, parei. Mas enfim, ando com muitas distopias para comprar e eu também não vejo a hora de ler The Immortal Rules e creio que mês que vem, comprarei-o.
    O Post ficou incrível haha

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Com toda certeza distopia é um dos meus gêneros favoritos também. Além de conter aventura da maior qualidade, livros cheios de ação e suspense o gênero é super inteligente, tem aquele " conteúdo " por trás. Você lê, se diverte e ainda reflete sobre o mundo, política. O estilo não é uma novidade de agora, claro, mas acho o máximo essa mistura teen + distopia. Fica tão legal e jovem!

    Desses livros que você citou, já li toda a série Feios, adoro o mundo de Tally, apesar de pensar que série teve suas falhas, já li Jogos Vorazes também, sou fã das antigas, minha série favorita! <3 Já li 1984 também, um clássico e morro de vontade a aaaanos de ler Delírio e Gone, vamos ver se esse ano consigo ler!

    Também gosto de ver filmes do tipo, um bem legal que não é totalmente distopia é O livro de Eli, bem bolado!

    Beijos e ótimo post!

    Garota das Letras - http://garotadasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Também amo distopias! Estou louca para ler "Delírio", parece ser muito bom! Dentre os que você citou, já li "Jogos Vorazes" e "Feios"! São muito bons!
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  8. Olá!!
    Eu comecei a pouquissimo tempo a ler distopias, comecei a ler com George Orwell, agora não quero mais parar. Estou super curiosa para ler a série Feios e Jogos Vorazes, que por mais incrível que pareça ainda não li.
    Abraços
    Melissa Padilha
    De Coisas por Aí

    ResponderExcluir
  9. Vc esqueceu de divergente, é muito legal também.

    ResponderExcluir
  10. Oi May!
    Adoro distópicos também!
    Da sua lista já li "Feios" e "Jogos Vorazes". Os outros eu tenho, mas ainda não li.
    O primeiro distópico que li foi "Feios" também. Mas na época eu nem sabia o que era isso. rsrsrs....

    Bjus...

    ResponderExcluir
  11. Sabe que eu demorei muitooo tempo para descobrir a existência desse gênero, e mais outro tempo para tentar entender sobre o que se tratava. De cara tive preconceito e pensei, esses livros não são para mim. Então levei mais um século para finalmente me render e descobrir que são a minha cara. Me apaixonei demais. Meu primeiro livro lido foi Delírio, e depois não parei mais.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Oie! Super entendo seu amor pelas distopias! Junto aos romances historicos/de epoca, tambem sao meu genero favorito! Já li quase todas, e são sempre minha prioridade. Das que você citou só não li Caminhos de sangue, mas tô querendo, falta é tempo! Haha

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. May, também gosto dos distópicos, mas não li muitos!
    Dos que você citou, li Feios (foi minha primeira também!), Jogos Vorazes (minha favorita) e Delírio (♥).
    Quero ler as distopias "clássicas" também, tipo 1984 e Laranja Mecânica!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. ola
    eu não sabia que os genero destes livros era distopia, mas agora q reparo ja li muitos livros destes
    então tu não és a unica :)
    mas infelizmente os livros em Portugal são muito caros e tenho de ler no pc
    bjs

    ResponderExcluir