março 08, 2024

AUTORAS QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

Hoje, dia 8 de março, é uma data repleta de reflexões e homenagens por vários lugares do mundo. O Dia Internacional da Mulher é uma data histórica, onde conseguimos pensar, ainda mais, nessas vivências e o quanto precisamos de uma sociedade mais igualitária.

Em paralelo a isso é impossível não pensar em como a literatura tem um papel fundamental nessa construção. Com ela a gente consegue conhecer outras experiências e histórias que nos fazem refletir sobre todos os caminhos trilhados até aqui.

Então, separamos algumas escritoras inspiradoras e livros que abordam diversos assuntos capazes de nos divertir, nos emocionar, deixar uma pulga atrás da orelha, nos representar, nos acolher, nos ensinar e também nos deixar de coração quentinho.

 

JANE AUSTEN (PERSUASÃO)

https://www.livrosefuxicos.com/wp-content/uploads/2024/03/jane-austen.jpg

 

Jane Austen nasceu em Steventon, na Inglaterra. Teve pouco tempo de educação formal e terminou os estudos em casa. Começou a escrever textos literários por volta dos doze anos de idade, mas infelizmente, em vida, seus livros foram publicados de forma anônima, sem a identificação de sua autoria. Suas obras apresentam elementos de transição entre o Romantismo, Realismo e a mais famosa é “Orgulho e preconceito”.

“Persuasão” foi o último trabalho completo de Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot e enaltece a constância do amor numa época turbulenta na história da Inglaterra: as guerras napoleônicas. Escrito nesse período, o romance descreve como uma mulher pode permanecer fiel ao seu passado e, ainda assim, pensar em um futuro feliz.

 

BABI A. SETTE (A PROMESSA DA ROSA)

Babi A. Sette é reconhecida por escrever histórias românticas e encantadoras, com toques de humor e carregadas de emoção. Ela é formada em Comunicação Social, ama viajar, conhecer lugares, culturas e pessoas. Também é apaixonada por romances de época e jura que viveria feliz em séculos passados. Babi mora em São Paulo com a sua família, seus personagens e suas histórias.

Em “A promessa da rosa” nós vamos encontrar a narrativa de uma jornada inspiradora sobre liberdades e recomeços.

 

VIOLA DAVIS (EM BUSCA DE MIM)

Viola Davis é uma atriz e produtora aclamada, premiada e conhecida por suas performances excepcionais em séries como “How to Get Away with Murder” e filmes como “Um limite entre nós” e “Histórias cruzadas”. Em 2012 e 2017 foi selecionada pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. Ela é também fundadora e CEO da JuVee Productions, uma produtora que desenvolve e produz filmes, peças, programas de televisão e conteúdo digital.

“Em busca de mim” é narrado pela própria Viola e conta tudo o que ela viveu desde a infância difícil até o estrelato. Na biografia nós vamos conhecer mais sobre uma garotinha que fugia de seu passado até tomar a transformadora decisão de parar de fugir para sempre.

 

OLÍVIA PILAR (UM TRAÇO ATÉ VOCÊ)

Olívia Pilar mora em Belo Horizonte, é escritora, mestra e doutoranda em Comunicação Social pela UFMG e ama cachorros. Busca trazer representatividade para suas histórias, que têm protagonistas negras e garotas que gostam de garotas. Publicou cinco contos de forma independente, participou de diversas coletâneas, antologias e em 2023 publicou seu primeiro romance.

“Um traço até você” é uma história sensível sobre o que significa ser jovem, negra, LGBTQIAP+ e audaciosa em uma sociedade que te deslegitima constantemente. Olívia narra as lutas e as paixões de uma jovem negra em busca de um lugar no mundo.

 

STEFANY NUNES (SÉRIE OS SPENCERS)

 

Stefany Nunes é de Sorocaba, formada em Letras e Direito e apaixonada pela leitura desde que se entende por gente. Grande amante dos romances de época, sempre criou histórias na sua cabeça, sem colocá-las no papel. Após se mudar para Londres, inspirada pela vibração da cidade, finalmente, tomou coragem de realizar seu sonho de escrever e hoje é autora de livros incríveis.

A série “Os Spencers” tem 6 livros e, embora eles possam ser lidos separadamente, há entre eles conexões que levam de uma história à outra. São romances de época com muitas camadas entre os personagens, mas digno de um final com coração quentinho.

 

MIA SOSA (A DESTRUIDORA DE CASAMENTOS)

Mia Sosa nasceu e cresceu em East Harlem, Nova York, é formada pela Universidade da Pensilvânia e pela Faculdade de Direito de Yale, trabalhou na área por dez anos, mas trocou seus ternos por roupas de dormir. Ela escreve romances contemporâneos engraçados, sedutores e moderadamente picantes que celebram a multiculturalidade do mundo.

“A destruidora de casamentos” é uma comédia romântica pop, fofa, com fake dating e menções à cultura brasileira (incluve a protagonista e toda sua família). Tem como não ser bom?

 

MARCELA CERIBELLI (AURORA: O DESPERTAR DA MULHER EXAUSTA)

Marcela Ceribelli é canceriana nata e ama momentos em casa com a família. Ela fundou a plataforma de conteúdo Obvious quando tinha apenas 25 anos, em 2015. Desde então, a Obvious se transformou em um ecossistema revolucionário sobre felicidade feminina, com 1,5 milhão de seguidores, inaugurando também canais dedicados à saúde e ao prazer. Marcela ainda apresenta o podcast Bom dia, Obvious, um dos mais escutadas do país. “Aurora: O despertar da mulher exausta” é a sua primeira publicação.

Neste livro, Marcela Ceribelli, convida mulheres a se libertarem de amarras sociais e refletirem sobre tudo aquilo que as impede de encontrarem sua melhor versão e serem felizes.

 

ARQUELANA (OPERAÇÃO PADOCK)

Arquelana é autora de comédias românticas e apaixonada por esportes. De forma independente, já publicou alguns livros e tem um Instagram literário no qual compartilha dicas de leitura e escrita para seus seguidores. “Operação Paddock” é seu romance de estreia no mundo dos esportes.

“Operação Padock” é uma comédia romântica que traz uma releitura de Mulan e Ela é o cara. É uma história apaixonante e divertida sobre família, amor, superação e até onde estamos dispostos a ir para conquistar nossos sonhos e proteger aqueles que amamos.

 

OLIVIA UVIPLAIS (FAÇA UM PEDIDO)

Olívia é escritora de romances desde os quinze anos, atualmente tem vinte e três. Mineira, leitora voraz, estudante de jornalismo e, em primeiro lugar, fanfiqueira. Ela segue escrevendo os romances que sempre quis ler.

“Faça um pedido” é uma comédia romântica com viagem no tempo, grumpy & sunshine, segunda chance e crianças fofas. Tem cenas hot, mas no final nos deixa de coração quentinho.

 

CONCEIÇÃO EVARISTO (CANÇÃO PARA NINAR MENINO GRANDE)

Conceição Evaristo é mãe de Ainá, é nascida em Belo Horizonte, escritora, ficcionista e ensaísta. Graduada em Letras com ênfase em Literatura pela UFRJ; mestre em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, doutora em Literatura Comparada pela UFF. Dos sete livros publicados, cinco foram traduzidos para inglês, francês, espanhol, árabe e eslovaco. Em 2015, Olhos d’água foi vencedor do Jabuti na categoria Contos e Crônicas. Conceição é premiada e homenageada em diversos prêmios ao redor do mundo. Em 2022, tomou posse da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência, na USP.

“Canção para ninar menino grande” se trata de um mosaico afetuoso de experiências negras, um canto amoroso e dolorido. Na figura do personagem Fio Jasmim, Conceição discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras.

 

LORRAINE HEATH (SÉRIE IRMÃOS TRWELOVE)

Lorraine Heath é filha de mãe inglesa e pai americano. Nasceu em Hertfordshire, na Inglaterra, e mudou-se ainda criança para o Texas, nos Estados Unidos, onde se graduou em psicologia, formação que muito ajudou na construção de seus personagens aclamados pelo público. Autora best-seller do The New York Times e do USA Today, ela também é vencedora do RITA Award de melhor romance histórico.

A série dos Irmãos Trewlove conta a história de Ettie Trewlove e seus 6 filhos: 4 bastardos, uma bastarda e uma filha que teve fora do seu casamento. Mas, o amor incondicional a levou a criar pequenos bastardos, abandonados cruelmente por suas famílias. Eles tiveram de enfrentar o sentimento de rejeição e as dificuldades das periferias da Inglaterra. O forte laço que desenvolveram entre si é maior do que os laços de sangue e juntos encontraram forças para vencer na vida.

 

P.S da redatora: E claro que, vamos deixar uma menção super honrosa para nossa diva master, dona e proprietária desse site que é Paola Aleksandra. Você inspira todos ao seu redor, Pah. Te amamos!

É isso, pessoal! Nessa data tão importante resolvemos trazer esse nomes tão icônicos no mundo da literatura e também fora dele. Vocês tem mais autoras que poderiam entrar nessa lista? Deixa aqui nos comentários!

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário