Fuxicando sobre chick-lits: Apresentação



Oi gente!

É com muita alegria que venho me apresentar aqui no Livros e Fuxicos!
Pra quem não me conhece, meu nome é Aione, também conhecida como Mi, e tenho um blog chamado Minha Vida Literária.
Conheci a Pah nessa blogsfera e desde então tenho um carinho enorme por ela! E ela, muito fofa, me convidou para ter uma coluna aqui no blog, onde eu pudesse falar sobre um gênero literário que, apesar de mal visto por muitos, eu amo: o chick-lit.
Aceitei na hora quando ela me fez o convite, mas a demora em encontrarmos um bom nome para a coluna só me permitiu me apresentar agora! 
A coluna estará aqui às quintas-feiras, mas quinzenalmente! Assim a programação da Pah não fica tão bagunçada e é melhor para mim também, para que eu possa preparar bons posts pra vocês dentro do meu tempo que está cada vez mais curto por causa da faculdade!
Os posts não seguirão um padrão: a cada semana farei algo diferente, que me dê vontade de mostrar pra vocês, mas sempre dentro do tema "chick-lit". 

Feitas as devidas apresentações, vamos falar sobre o que interessa!

Para começar, acho que nada mais justo do que dizer um pouco sobre o que seria esse tão controverso gênero! 

"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões. 

O que diferencia, então, um chick-lit de um romance normal?

Diria que, principalmente, o humor contido no primeiro. É corriqueiro em um chick-lit presenciar uma cena onde a protagonista se envolve em uma situação embaraçosa ou faz piada consigo mesma a respeito de seus problemas. A carga dramática nos chick-lits é bem menor do que em livros de romance, mesmo que não sejam inexistentes. Mesmo o humor, em ambos, é diferente. Mas não sei se conseguiria explicar as sutis diferenças entre um e outro, para percebê-las, talvez, somente lendo! Romances podem conter trechos engraçados ou irônicos, mas ainda assim é diferente do encontrado em um chick-lit.

Exatamente por conterem uma temática leve, normalmente acompanhando o amadurecimento e ascensão da protagonista na história, os chick-lits são, na maioria das vezes, vistos como fúteis ou leituras vazias.
Eu concordo que se formos analisar as construções e estruturas da linguagem ou mesmo o conteúdo do livro não nos depararemos com um show de cultura. Mas discordo totalmente que chick-lits são fúteis ou vazios.
A contribuição que um livro pode dar a alguém vai além do conhecimento racional e cognitivo. Já perdi as contas de quantas reflexões tidas por uma personagem pude aplicar em minha própria vida ou situação, sem contar as deliciosas horas passadas lendo uma ou outra obra do gênero. Isso é o suficiente para mim para não classificá-los como vazios. 
Ademais, acredito que para de fato criticar algo é necessário conhecer os dois lados da história. Li diversos chick-lits e alguns entraram na minha lista de livros favoritos, composta, também, por "Dom Casmurro", por exemplo. Entre os meus livros lidos esse ano, é possível encontrar "Lolita", "O Morro dos Ventos Uivantes", entre outros clássicos. Então, não, eu não leio apenas chick-lits, mas reconheço como é reconfortante uma leitura mais leve após uma mais densa, como a de um clássico; da mesma maneira, essa mais "pesada", após tantas mais suaves, é ótima para exercitarmos a mente. 
Ler é um exercício mental e uma diversão, é aprendizado e lazer, e para tudo, deve haver um equilíbrio.

Portanto, assim como na coluna da Pah, "Fuxico de Mulherzinha", deixemos o preconceito de lado, pois só assim é possível abrir a mente para novas idéias, lembrando que podemos acabar nos apaixonando por aquilo que um dia nos foi desconhecido!

Acho que já me estendi demais, então, por hoje, deixarei a indicação de alguns bons chick-lits que já li e não canso ou cansaria de reler!






Peço desculpas se falei demais (acostumem-se, eu normalmente falo demais mesmo) e espero que tenham gostado!

Procurarei preparar um ótimo post pra vocês e volto daqui duas semanas!



14 comentários:

  1. Aione a garota dos meus sonhos vc fez um texto belissimo ! e nem preciso dizer que esse é o meu estilo preferido de leitura"*

    ResponderExcluir
  2. Oi Aione que legal esta coluna achei interessante esta coluna não conhecia. Vou acompanhar com certeza, a Pah é muito fofa mesmo adoro ela.
    Bjus
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Mii que legal vc por aqui flor!!
    hausahuh
    Adorei a coluna e o nome tbm...eu tbm adoro equilibrar um pouco, se eu li um livro enormeee da próxima vez leio um livro um pouco menor e com uma leitura mais leve...
    Bjaaum Mii, te espero na sua proxima postagem aqui.

    http://laco-de-cetim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Pah!
    Mil perdões, mas não poderei te inscrever, pois o book tour já começou
    Mas muito obrigado pelo interesse! Seu eu for fazer um segundo BT, te aviso sem demora, oks?

    Bjs querida!!^^ e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Miii,
    Eu adoro o seu ponto de vista sobre os chick-lits, adoro ver o quão diversificado é o seu gosto literário haha. Também me divirto muito com esses livros. Confesso que minha paixão mesmo são os dramas, mas nada como um fuxico de mulherzinha hahaha
    A postagem ficou ótima, muito bem discutida e deu para agregar bastante informação a respeito do gênero, para os que não conheciam devidamente.
    Boa sorte em sua nova coluna!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  6. Ninguém melhor do que a Aione para falar de chick lit! Apesar dela ser uma rouba sorte é super comentarista ambulante e merece respeito... amo ela!!

    ResponderExcluir
  7. Ah, que legal, parabéns *-*

    Eu adoro chick-lits. São engraçadíssimos e um dos meus gêneros favoritos =)

    Beijos,
    Ágata - Amor de Leitor

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro chick-lit. E é sempre bom ler um logo após uma leitura "densa". O Segredo de Emma Corrigan e Dom Casmurro estão quase lado a lado na minha lista de favoritos, pelo menos na estante do Skoob, rs

    ResponderExcluir
  9. Miiiiii, eu adoooooro chick-lit *-*
    já sei que vou ficar sempre doida pra ler sua coluna! Seja suuuper bem-vinda!!! Que a coluna seja um sucesso (tenho certeza que será!).

    ;*

    ResponderExcluir
  10. Adorei a sua postagem Mi,
    que bela estréia.
    Parabéns!
    Eu concorde que exista um pré-conceito com os chick-lits, mais assim como outros gêneros ele vem quebrando a narreira do pré-conceito, e uma prova disse são as Autoras super Divas que incluem esse tipo de livro em seus curriculus.
    Eu ainda não li "Uma garota Americana" da Meg Cabot, mais acredito que o livro seja ótimo. O livro "
    Você tem meia hora" esta an minha lista de leituras, pois estou participando do book tour que a Camila autora do livro está organizando.
    Mais uma vez tenho que dizer que adorei o tema abordade nesta postagem!
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  11. Miiii, que linda você aqui! Não sabia, que surpresa maravilhosa! :D
    Adoooorei o post e a coluna toda voltada para chick-lits, como já disse pra você uma vez, não é meu tipo de leitura preferida, mas estou tentando inseri-los mais em minha vida. Pois é como vc disse, podemos nos surpreender positivamente com esse tipo de história, né?
    Pois então estou dando uma chance aos chick-lits, haha. Até comprei na Amazon esses dias o livro "Lucy Sullivan is getting married" (título aqui no Brasil "Casório), pois além de treinar meu inglês, é um chick-lit. :D
    Enfim, amei a coluna aqui no Livros & Fuxicos, gosto muito desse blog. :D

    Beijão ♥
    Priscilla Duhau
    Livrificando

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro o gênero!! Acredito ser o meu preferido =)

    Adorei o texto

    Bejinhos ;*

    ResponderExcluir
  13. Adorei a nova coluna..\o/
    EU AMO CHICK-LIT... é um dos gêneros que eu mais amo!,

    espero mais novidades!
    Beijs Pah!

    Milena
    Divert Letras

    ResponderExcluir
  14. Mii!! Parabéns pela coluna! ADOREI!! E não é novidade que eu AMO chick-lit também! Hahaha, são super divertidos e foi como você disse, é engraçado como as personagens tiram sarro delas mesmas em determinadas situações! Um dos meus preferidos é It Girl e Tamanho 42 não é Gorda!

    Parabéns! ^^
    Beijos,
    Milena

    ResponderExcluir