[Resenha] Tabu – Jess Michaels


Título: Tabu
Autor: Jess Michaels (Jenna Petersen)
Editora: Quinta Essência
Páginas: 240
ISBN: 978-989-8228-49-9

Sinopse: Ao perderem-se no êxtase erótico que volta a renascer entre eles, Nathan Manning, conde de Blackhearth e Cassandra Willows, a mais famosa costureira de Londres e criadora de "brinquedos" sexuais, estão a tentar a sorte - ficando vulneráveis a um passado que ainda ameaça destruir as suas vidas e a sua paixão; à mercê de segredos sombrios e tácitos que são chocantemente, perigosamente… tabu.
_______________

Nathan rolou, fazendo-a deslizar para debaixo de seu corpo, ao mesmo tempo que entrelaçava os dedos nos dela. Segurando-lhe as mãos contra os lençóis, baixou os lábios e beijou-a. Não se assemelhou a qualquer beijo que haviam partilhado antes; foi doce e pleno de um ávido e saboroso prazer e um profundo desejo. Cassandra mergulhou naquele beijo, erguendo-se ao seu encontro, entrelaçando a língua na dele. Quando Nathan recuou, os olhos emitiam um brilho tão surpreso como os dela. Fixou-a intensamente. — És minha – sussurrou.
Tabu possui um enredo repleto de romance, sensualidade e drama capaz de envolver qualquer leitor, isso claro, dentre aqueles que gostam de um bom romance adulto do gênero histórico. A autora, Jess Michaels (pseudônimo de Jenna Petersen, nome com o qual publica romances mais leves), narra os fatos com uma agilidade impressionante, fazendo com que sua objetividade nos enlace a leitura. Além disso, nos envolvemos também com um pequeno mistério que cerca a narrativa. Conforme a leitura avança, fica claro que existe um segredo a ser revelado, criamos hipóteses, mas somente perto do final do livro compreendemos a totalidade e o significado do mesmo, fato que me surpreendeu e mudou a minha interpretação da história. Para ser clara, antes dessa revelação diria que o livro se resumia em um belo romance, repleto de paixão, amor, sedução e intrigas, mas, após a quebra de tal mistério, compreendi que a narrativa também agrega uma pitada de drama, emoção e muito crescimento pessoal por parte dos personagens principais.
A trama gira em torno da história de amor de Cassandra Willows e Nathan, o conde de Blackhearth. Quando jovens, o casal não escondia a força de seu amor e envoltos em uma rede de paixão, resolveram se casar. Entretanto, separados pela barreira formada pelas diferenças sociais existentes entre suas famílias, a única opção que lhes restava para viver tal amor, era fugir para se casar. Contudo, Cassandra não apareceu no local marcado para o encontro ante a fuga, fazendo com que a dor do abandono impulsionasse Nathan a viajar imediatamente para a Índia, mantendo a esperança de esquecer sua amada completamente.
Convencido de que alcançou o objetivo de sua viagem, quatro anos depois Nathan retorna a sua cidade natal com uma única intenção – Se vingar de Cassandra, magoá-la e humilhá-la da mesma forma que ela fez com ele. Seu plano é chantageá-la, usando seu passado e sua atual profissão para fazê-la aceitar um “acordo” - Ele não revelaria seus segredos, contudo, ela teria que se submeter a ele, sendo sua amante, aceitando-o em sua cama quando ele bem entendesse.
O reencontro do casal é fulminante. Cassandra se sente insultada por Nathan, reconhece que ele almeja a vingança, mas escolher fazê-la sua amante não é só humilhante, é doloroso, e o pior é que sua situação não lhe reserva outra saída a não ser a de aceitar tal condição. O fato é que, rever Nathan não só trás lembranças do passado, como também faz Cassandra imaginar como teria sido se tivesse se casado com ele. Por esse motivo, ela tenta manter-se distante, mas a escolha de vingança de Nathan não permite que ela fuja da sedução que emana dele, de seu olhar penetrante e de todas as sensações e sentimentos que seu toque é capaz de provocar nela.
“Desejava Nathan, mas odiava a chantagem que exercia sobre ela. Ansiava seu toque, mas temia as emoções que lhe inspiravam. Desejava que voltasse para ela, e receava que isso acontecesse...”
A partir do momento em que Cassandra aceita o acordo de Nathan a história transborda sensualidade. Para quem não sabe, importei esse livro da Wook, uma livraria de Portugal, então é de se esperar que a edição do livro seja realizada de forma diferente que a tradicional edição brasileira, mas mesmo ciente das possíveis diferenças, não estava preparada para a intensidade e sensualidade das cenas de Nathan e Cassandra. Como já disse, a narrativa da autora é ágil, então tão logo o acordo é selado, somos bombardeados por um jogo de poder, no mínimo, bem sensual, em que tanto Nathan como Cassandra visam por meio do desejo, dominar seu parceiro.
“Farei com que me supliques, Cassandra – rugiu. – Não que me peças.”
A forma como Nathan e Cassandra se separaram não foi capaz de abrandar a paixão existente em seus corações, sendo que sob o pretexto do acordo, deixam a atração que os consome guiar seus atos, vivenciando tórridos momentos de paixão. Aqui, adianto que nessas cenas a autora não poupa detalhes. Nada de edições e cortes, como habitualmente vemos nos livros nacionais, o texto é mantido na integra o que, confesso, me assustou um pouco de início (Por isso, digo que o livro é especial para quem gosta de uma leitura sensual e adulta), mas me cativou ao mesclar sensualidade com paixão. Sabemos que o desejo, facilmente tende a preceder o sentimento, assim, em cada momento que Nathan resolvia procurar Cassandra, tentando colocar seu plano de vingança em prática, falhava ao se deixar consumir pela paixão. Logo, ambos, percebem que o desejo que os consome é mais do que ódio, saudade ou vingança, mas ante tal revelação, criam uma barreira de mágoas, segredos e ressentimentos do passado, visando manter intactos seus corações.
A questão chave é a capacidade de superação e amadurecimento de cada personagem. No geral a trama pode parecer previsível, mas no momento em que os personagens passam a enfrentar seus medos e erros, a narrativa se torna surpreendente e até mesmo, imprevisível.
Gostei muito do livro, os personagens são fortes e determinados. Cassandra é um exemplo de superação, mesmo diante de tanta dor e perdas ela não desistiu de tentar ser feliz. Nathan é o típico mocinho arrebatador e dominante, as contradições de sua personalidade me cativaram por completo. Existem também, outros personagens secundários que me encantaram, um deles, em especial, é o Mister Stephan Undercliffe, ele é definitivamente um fofo. Além do enredo, da narrativa e dos personagens, gostei também de como a autora abordou o preconceito da época. Existem alguns romances históricos que relevam esse aspecto, mas em Tabu, a autora não deixa de salientar a força das imposições sociais da época.
Assim, só posso dizer que definitivamente Tabu me conquistou, talvez seja porque adoro romances históricos, talvez pela surpresa com relação à narrativa... Bem, não sei ao certo, só sei que Tabu virou um dos meus livros preferidos de 2011 (Vocês viram ele no vídeo do Top 5 de 2011 não é?!).
Desta forma o indico para quem gosta de romances recheados de sensualidade e paixão. E para quem me perguntou sobre a tradução dos livros. Bem, o Português é o utilizado em Portugal.  Existem sim, algumas diferenças na forma pela qual as frases são construídas, e até mesmo em algumas palavras, que são escritas de forma bem diferente da nossa ou podem não ser reconhecidas logo de início (exemplos: “facto, controlo no lugar de controle, apercebeu, sobrolho no lugar de sobrancelha, ente outras), mas nada disso atrapalha a leitura.
Para quem gostou do livro, aqui vai um bom fuxico, Tabu faz parte de uma série intitulada “Albright Sisters”. No site da autora a série é composta por três livros, excluindo-se Tabu, que é considerado um livro a parte. Confira as capas dos livros americanos (Lindas não é mesmo?):

 

 
Para terminar, resolvi deixá-los com um gostinho de quero mais. Separei um trecho do livro para mostrar a vocês o quão sensual ele é. Como sei que nem todos gostam desse tipo de leitura, separei esse trecho da resenha e aqueles que escolherem lê-lo, precisam clicar AQUI.
Bom, é isso galera. A resenha ficou enorme né? Espero que não tenha enchido a paciência de vocês!



27 comentários:

  1. Oi Pah, parece ser um romance de tirar o folego, fiquei muito curiosa.
    A capa é muito perfeita.
    A resenha ficou muito legal.
    Acho muito bonito esse nome, Cassandra.
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha!
    Nossa, fiquei super curiosa pra saber mais sobre o livro!!
    Essa capa é tão linda! *-*
    E como vc msm falou, apesar de ser sensual, tem um contexto bacana.
    Preferi a capa dele do que as outras!

    Nossa, é intenso mesmo hein?!! oO
    Se um dia flor publicado aqui...não vai ter metade do conteúdo. rs

    Beijo. =*

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua resenha!
    Fiquei bem interessada, bem que poderiam ser publicados mais desses tipos de livros aqui.
    Bjos, Carol.
    http://cantinhocarolina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, Pah, o livro deve ser muito bom!
    Fiquei completamente curiosa sobre esse mistério da história, deve ser uma reviravolta e tanto!
    Eu li o trecho e, apesar de não ligar para cenas assim na história, não sei se gostei tanto dele... Acho que, por ser português de Portugal, a estrutura é diferente mesmo e eu achei as palavras um pouco rudes, sabe? Mas, talvez, pra eles não seja, porque as palavras podem ter outra conotação. Entendeu o que eu quis dizer né?
    Hehehe...De qualquer forma, eu fiquei super curiosa pra ler, deve ser muito boa a história!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. ahh vc sabe que sou louca para ler este livro, porque você fez isso Pah?!!
    AHH eu quero este livro, sua malvada. A Resenha ficou ótima.
    Parabéns.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  6. Ai pah, adorei a resenha!
    Quando você fez o vídeo especial da wook eu já fiquei curiosa com esse livro, ai eu vi comentários no twitter e fiquei ainda mais, agora então hahaha
    isso é tortura!
    A história parece ser muito boa, cheia com revira voltas e romance bem forte né haha
    Beijo, adorei!
    Júlia
    www.saladacultural.blog.br

    ResponderExcluir
  7. Só de ler o trecho fiquei com muito calor! hahaha Quero muito esse livro! A Capa é maravilhosa e é o tipo de leitura que eu gosto! ADORO na verdade ;)
    As capas dos livros americanos estão demais!
    Poxa, as editoras aqui são frouxas, deviam publicar este gênero e sem cortes!
    Mas tá bom, gostei da resenha e amei o trecho que você postou para nós :D
    Gracias nena,
    Beijos,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  8. Ai Pah! Estou aqui morrendo de curiosidade!!
    Amei as capas dele, não sei qual é o mais lindo!!
    Nossa, parece ser incrível a estória!!
    Bjinhs

    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Muita vontade de ler agora pah! grr! vc sabe se vai sair por aqui ? Muito boa resenha s2

    ResponderExcluir
  10. O romance parece ser sedutor e fiquei super curiosa com o enredo.
    Aquela primeira citação é arrebatadora!
    Adorei Pah, resenha LINDA!
    As capas são realmente incríveis! =)
    Beijos
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah, tudo bem?

    Adorei sua resenha, sério! Parece um romance e tanto! :D
    Já livro uns 4 livros em Português -Portugal haha- e não presto muita atenção nas diferenças de escrita. Rsrsrs

    Beijooos

    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  12. Ah flor eu quero ler o livro será que um dia eu consigo?
    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah!!
    Tabu foi o livro que motivou minha compra na Wook. Quando vi essa capa e li a resenha em um blog não pude resistir. É tão intenso e ao mesmo tempo doce!
    Adorei curtir mais um pouquinho dele através da sua resenha.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  14. Oi, Pah!
    Sabe que mesmo a resenha tendo ficado grande eu adorei?! Você falou de tudo o que precisava falar sobre o livro.

    Fiquei com muita vontade de ler.

    Beijos!!!

    @carissinha
    Arte Around The World

    ResponderExcluir
  15. adorei a resenha e já li o livro mas acho que ficou faltando alguma no livro, mas mesmo assim, vale muito a pena ler! :)

    ResponderExcluir
  16. Oi, Paola!
    Eu sou mais ligado em young adults, mas esse romance parece ser muito bom! A história tem uma linha sensual que me atrai bastante, principalmente por estar faltando muito disso nos livros de hoje. Li o trecho e me interessei ainda mais, mas acho que vai demorar um bocado até que eu chegue a o ler. Resenha sensacional!

    Beijão!

    Mateus Bandeira
    Our Vices

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua resenha!
    Vou anotar esse livro na minha lista de compras da wook também!!!
    Eu estou louca pra começar a ler os livros que chegaram pra ver a diferença dos livros daqui do Brasil...

    Bjus
    Gisele
    http://www.dicasdelivrosefilmes.com.br/

    ResponderExcluir
  18. aaaaaaaaaah, meu Deus, eu adorei *-*
    e sabe como é, né? históricos e Paulinha não se bicam.... kkkkk'
    esse parece ser bem legal e sexy ;)
    Esse livro é bem a tua cara mesmo, Pah, não imagino outra pessoa fazendo uma resenha melhor!

    Pois é, adorei!

    ResponderExcluir
  19. Oi Pah, nossa estou louca para ler este livro. adoro romances históricos e este está na minha lista.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Para vc me deixou louca para ler esse livro,já li livros sensuais mais adultos tipo Sedução e tem uma linguagem mais adulta,adoro romances históricos e vou comprar com certeza só deixa eu arrumar um emprego primeiro.

    ResponderExcluir
  21. Eu já havia visto algumas resenhas desse livro em outros blogs, a coisa mais 'quente' que já li até hoje foram as três cenas de sexo de Férias! E como eu ainda sou uma criança fico corada até hoje, mas acho que já está na hora de me aventurar por leituras mais sensuais, e eu que adoro um romance histórico fica melhor ainda, assim que tiver uma graninha sobrando corro lá no Wook haha!! Adorei a resenha, e me deixou com vontade de ler \o

    Rafa

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, o livro é tudo que me agrada ok? Um romance intenso, mais chantagens e um pouco de drama.
    Essas compras na Wook foram uma maravilha *-*

    Beijos querida ;)
    Delírios de Salomé

    ResponderExcluir
  23. Interessante a história do livro...
    Parece ser bom mesmo... Lendo as quotes, o português de Portugal não me pareceu difícil...
    A capa é linda!
    Bjão, Pah!

    ResponderExcluir
  24. Nem precisa dizer que todo mundo agora quer esse livro né *o*

    ResponderExcluir
  25. Boom, eu adorooo livro adulto, erotico falando grosso entao vou abraçar esse livro mto facil.

    ResponderExcluir
  26. Adoreeeeei a resenha, Pah! Estou alucinando agora! Se eu já estava super interessada desde que assisti à caixinha de correio em que você falava nele, com as suas impressões tão positivas fiquei ainda mais! Já comprei o meu (antes do Natal) no wook e estou esperando a entrega até agora.

    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. da pra comprar livros na wook com CPF em vez de colocar o NIF ?

    ResponderExcluir