[Resenha] Paranormalcy - Kiersten White

Título: Paranormalcy
Autor: Kiersten White
Editora:
Páginas: 335
Skoob ( AQUI
Sinopse: Estranho como, trabalhando para a Agência Internacional de Contenção Paranormal, Evie sempre pensou em si mesma como normal. Claro, sua melhor amiga é uma sereia, seu ex-namorado era um faerie, ela estava se apaixonando por um metamorfo, e ela é a única pessoa que pode ver através do glamour paranormal, mas ainda assim. Normal. Só que agora os paranormais estão morrendo, e os sonhos de Evie estão cheios de vozes assombrosas e profecias misteriosas. Logo ela percebe que pode haver uma ligação entre suas habilidades e a súbita erupção de mortes. Não apenas isso, mas ela pode ser, também, o centro da uma sombria profecia faerie que promete destruir todas as criaturas paranormais (Tradução Grupo Shadows Secrets).
_________
“Você não está cansada de estar com frio?” ele perguntou, tentando me atrair. “Fria e sozinha. Você não tem que ser. Nosso tempo é curto.” Seus olhos eram poços de âmbar, profundos e eternos. Poços onde você poderia se afogar. “Dance comigo outra vez.” Eu fechei meus olhos apertados. Ele estava certo. Eu estava cansada. (...) Por que não dar-lhe o meu coração, minha alma? Ninguém mais queria. Ele podia sentir a minha rendição e me puxou para perto. “Não há mais ninguém para você, meu amor. Deixe-me encher você.” Não havia mais ninguém para mim.
Aqueles que nunca julgaram um livro pela capa que me desculpem, mas, quando olhamos a capa do livro Paranormalcy tem como não se encantar?  Com minha curiosidade a mil, nem precisei conferir a sinopse do livro para saber que queria lê-lo, foi simplesmente - paixão a primeira “capa” a vista. São raras as vezes que leio um livro no escuro, baseada apenas na capa, ou em um ou outro comentário sobre a série, mas nesse caso a ansiedade foi tamanha que não resisti ao impulso, e para meu deleite, descobri que além da capa, o livro também conta com uma estória pra lá de apaixonante.
Para aqueles que não sabem, Paranormalcy é um Young Adults (jovens adultos) sobrenatural, que ainda não foi lançado no Brasil. Segundo informações publicadas pela Galera Record, o livro seria lançado pela editora em Novembro de 2011, contudo, até agora não tivemos mais  notícias sobre tal lançamento, o que é uma pena tendo em vista a qualidade da obra em questão.
Repleta de mistério, a trama nos enlaça logo nas primeiras páginas do livro. Por mais que a estória possa parecer previsível, nos surpreendemos ao descobrir que a autora nos conduz sempre ao inesperado, deixando-nos curiosos e satisfeitos ao perceber que a narrativa vai além do que havíamos previsto. Fora o mistério, outro ponto forte é o bom humor, nos divertimos com as sacadas irônicas e bem humoradas de Evie, a protagonista da trilogia. Além de bem humorada ela nos encanta com sua personalidade forte e decidida. Ela é jovem e como qualquer pessoa nessa idade, passa por todos os conflitos e medos que a fase exige, contudo, sua vida a tornou corajosa, fazendo dela uma heroína que nos cativa com sua coragem. Em Paranormalcy, somente ela, e mais ninguém, é responsável por seu futuro, independente de seus laços de amizade, paixão e companheirismo, a escolha de qual caminho seguir depende exclusivamente dela.
Evie nunca conheceu seus pais e sozinha no mundo, migrou entre vários lares adotivos em busca de uma família. Entretanto, ela só encontra seu verdadeiro lugar ao descobrir que possui um dom único e raro – Evie é a única humana com a capacidade de enxergar os seres sobrenaturais por trás de seu glamour paranormal, visualizando assim, o que eles realmente são. Desta forma, quando seu dom é descoberto pela agência internacional de contenção paranormal (AICP), ela é levada para lá com o intuito de fazer parte do instituto, pelo qual, ela aprende a caçar e prender os seres sobrenaturais.
Ao longo de sua vida no AICP, Evie criou laços de amizade e descobriu o quão importante seu trabalho é para a segurança dos humanos, ela se sentia feliz por cumprir seu papel até que, com a chegada de um charmoso e diferente metamorfo, seus ideais passam a ser questionados. Afinal, segundo esse novo prisioneiro da AICP nem todos os seres sobrenaturais são o que parecem ser, e lá fora existe muito mais do que vampiros sanguinários e ou lobisomens descontrolados.  
“Desculpe.” Ele arreganhou os dentes em um sorriso apologético. “Estamos felizes por você não ser quem está nos caçando, mas nós não somos amigos da AICP. E estamos todos com muita, muita sede.” “O quê, sem flertar?” Eu perguntei, tentando ganhar tempo. “Você não vai pelo menos tentar ser sexy? Pense em todos aqueles fãs de vampiros lá fora—eles ficariam tão desapontados.”
Quando Evie começa a desvendar os mistérios do mundo dos seres sobrenaturais ela acaba chegando mais perto de descobrir sua verdadeira história de vida, fato que a leva a um caminho de descobertas repleto de perdas e dor. Tudo que ela acreditava corre risco de desmoronar, e em meio a uma guerra sobrenatural, ela possui o poder de decidir quem será o lado vencedor, só é preciso que ela saiba qual lado escolher.
Intenso, envolvente, misterioso. Paranormalcy encanta e conquista por ser inusitado e incomum. Além do tema e do desenrolar dos fatos serem imprevisíveis, preciso citar também que a narrativa da autora é digna de elogios. Simples e direta ela conduz os fatos de uma forma lógica e objetiva, sem contar que os personagens criados pela mesma são tão reais que nos identificamos com eles.
Não posso deixar de comentar também, sobre o contraste entre ação e romance presente na narrativa. Nesse livro o romance não é centro dos acontecimentos, normalmente assim que o “mocinho” aparecesse na estória ele se torna o grande salvador, não é mesmo? Aqui as coisas não são assim, o romance é fofo e nasce aos poucos, mas ele não faz de Evie uma dependente desse sentimento, muito pelo contrário, ela continua forte e corajosa. Mas claro que o mocinho também tem seus momentos, não digo o nome dele para não acabar com o suspense, mas posso comentar que ele é perfeito para ela, simples assim.
“É claro que eu não posso atuar em frente a você.” Ele me deu um pequeno e tímido sorriso. Deveria ser bem estranho para ele que eu pudesse vê-lo como ninguém mais podia. Eu meio que gostava disso. “Você não precisa atuar para mim,” (...).
Como um ótimo Y.A., Paranormalcy tem tudo para fazer um grande sucesso por aqui. Me encantei completamente e só posso dizer que aguardo pela publicação da trilogia por aqui. Super indicado!

(Entrou para os favoritos)
Confira as capas do segundo e terceiro volume (respectivamente) da trilogia:



Lindas, não é mesmo? Levando em conta que a primeira capa é uma representação de uma cena da estória, só posso dizer que olhando essas outras capas estou ainda mais curiosa para ler os próximos livros.




20 comentários:

  1. Frio e sozinha! luxo ;/
    Gostei muito.
    Linda as capas!

    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Caramba Pah!
    As capas são lindas mesmo!
    Juro que fiquei com muita vontade de ler esta série! Esperemos que a Galera Record publique os livros! Eu gosto de livros Y.A., não me canso de ler hahaha
    A sua resenha ficou nota 10! Parabéns!
    Besos,
    @PatriciaADavis

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha esquecido que eu queria ler esse livro -.-" Eu sempre esqueço, vou até anotar aqui pra não esquecer porque daqui a pouco eu vou comprar HUAHUAH

    E com certeza a capa desse encanta, é um dos grandes motivos que eu tenho pra ler *-*
    não dá pra não deixar de "julgar" pela capa ;x

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de escrever... e a Galera Record acho que tava toda "desesperada" nos livros YA e desanimou. Ela lançou o primeiro da série Nightshade e nem tem previsão para lançar os outros, enquanto isso lança livro de série nova. Isso é muito ruim :/

    ResponderExcluir
  5. Realmente não tem como se encantar pela capa! :o

    Adorei a resenha e agora quero leeeeer!
    Tomara que publiquem logo!

    Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Paah!
    Adoreeeeei! Já tinha visto sobre esse vídeo e tal, mas nunca tinha dado chance porque todos os livros que já li sobre faeries até agora foram decepção :/ mas aaaaaaaa, to quase indo ler Paranormalcy agora *-* adorei sua resenha! Achei os quotes super dignos tb, haha.
    Beijos,
    Jups | Up Sagas
    www.upsagas.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, adorei!
    Muito diferente!
    Não conhecia, mas me interessei com certeza!!
    Amei a resenha!
    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Pah, é mesmo impossível não se apaixonar pela capa do livro!
    Ela encanta e é melhor ainda saber que a história está à altura dela!
    Adoro quando o livro tem esse quê de ironia!!
    Beijão gêmea!
    P.S: Essa moça, principalmente na terceira capa, me lembra a Scarlet Johanson!
    P.S.2: Espero que a Galera Record realmente publique a série!!

    ResponderExcluir
  9. A capa do livro é linda demais, e lendo a sinopse ja da vontade de comprar os livros e ler.

    Participe da promoção da Editora MODO no blog:
    http://www.just-livros.blogspot.com/2012/02/novidade-editora-modo-depois-do.html

    ResponderExcluir
  10. ui! gostei :)))
    Juro como vou dar mais umas lidas na net sobre ele e terminar de analisar se tento ler ou nao, mas confesso que realmente gostei da resenha :)

    bju
    letracomasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah!
    Caraca essas capas são as mais lindas que eu já vi gente *-* O tema do livro já me chamou a atenção, todo esse universo de criaturas sobrenaturais e glamour me atrai (por isso mesmo que amo glimmerglass e terrivel encanto por exemplo) espero que lancem logo!
    Beijoos

    CC
    blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro mas fiquei interessada! Realmente, a capa é muito linda!!
    Vou esperar ser lançado aqui (:

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Preciso dizer que li e amei né?! *-*
    Mais uma indicação sua.
    Não costumo ler sinopse, só vi a capa e me encantei. Auando vc falou que era muito bom, não resisti e tive que ler. rsrs
    É um livro tão leve, fofo, super divertido - ri bastante com o jeitinho da Evie , as descrições que ela faz de 'certas coisas' - OMG e ela ama Rosa! =DD.
    O romance não aconteceu ''do nada'', foi natural...isso é foi bem legal.
    E tem uma dose de ação.
    Enfim, vou parar por aqui pra não acabar falando demais!! rs

    Ótima resenha Pah!

    Beeijo

    ResponderExcluir
  14. Todo mundo fala super bem sobre esse livro e espero poder ler algum dia *-*

    xoxo,
    thay
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi meninas,
    aforei as capas e fiquei super curiosa para ler os livros.. não sei onde vou parar, minha lista só aumenta a cada dia.
    Bjs
    Ca
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. é uma baita confusão , não sei se eu vou gostar ein , sei lá ... vamos esperar!

    ResponderExcluir
  17. Assim que sair aqui no Brasil eu comprarei, pois pela sua resenha parece ser realmente muito bom o livro.

    Jesimiel | @cadernorepicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/CadernoRepicado

    ResponderExcluir
  18. Mais uma serie e ainda por cima eh sobrenatural, nao sei se vou querer ler, minha estante já esta abarrotada de livros assine por mais que tenham uma ou outra coisa diferente ainda eh mais do mesmo.

    Nao digo que nunca vou ler porque a capa eh mesmo linda e a história eh interessante, só nao despertou meu interesse agora.

    Vamos quando e se a Record lançar. Quem sabe esteja animada e menos saturada.

    Beijos, Caline
    Mund de Papel

    ResponderExcluir
  19. Ai Pah eu gostaria de ler este livro, mais eu não sei inglês então está totalmente fora da minha lista, quando sair aqui eu juro que leio. Amei a sua resenha.
    beijoks enormes pra você, to morrendo de saudades.
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir
  20. As três capas são realmente lindas. Eu não conhecia nada sobre a trilogia e a sua resenha me deixou muito empolgada. Eu adoro o gênero e vou ler assim que puder, com certeza.

    Beijos.
    ERICA LEME

    ResponderExcluir