[Resenha] Sedução - Bella Andre

Postado em 21 dezembro 2012
Sinopse: Charles Gibson é um escritor de êxito, mas devido aos temas que escreve afasta as mulheres e sujeita-se a blind dates que os amigos lhe propõem. Candance Whitman, recém-chegada à literatura erótica, tem encontrado diversos obstáculos pelo caminho. Cansada de ser criticada, decide ir a uma conferência de escritores com o objetivo de aprender, onde acaba por conhecer o seu ídolo: Charles Gibson, o autor best-seller de romances eróticos. Charles propõe-lhe cinco lições para lhe ensinar as noções básicas do erotismo, criação de cenas, ou seja, conselhos muito válidos para obter bons resultados. Mas o que nenhum dos dois esperava era que as lições teóricas passassem à prática. Infelizmente, a desilusão de Candace em relação ao novo romance que está a escrever - no qual Charlie desempenha o papel principal - ameaça-lhes a possibilidade de desfrutar de um amor verdadeiro. Conseguirá ela separar a fantasia da realidade?
Edição Portuguesa || Romance Erótico || 168 Páginas || Skoob || Compre Aqui || Classificação: 
Sedução’ faz parte da ampla gama de livros eróticos escritos pela autora Bella Andre, conhecida no Brasil por sua série ‘Os Sullivans’ que foi lançada recentemente pela editora Novo Conceito (veja mais aqui). Quem já leu pelo menos um, dos dois livros da autora que foram publicados por aqui, conclui que sua escrita é essencialmente envolvente. Simples e direta, ela cativa os leitores com a rapidez utilizada para desenvolver suas narrativas. Sendo assim, minha curiosidade relacionada com a obra ‘Sedução’ se resumia em compreender se essa característica era intrínseca da autora, e que se por esse motivo, era empregada em todos os seus livros. Desta forma, não me surpreendi ao me deparar com um roteiro simples e com uma escrita fluída na obra supracitada. 
Fazendo uso de um contexto clichê, Bella Andre aborda o outro lado da fama de um escritor de romances eróticos, escrevendo sobre o preconceito que esses autores enfrentam e os rótulos que recebem. Eu gostei do tom realista da trama, que mostra, pelo menos inicialmente, as barreiras que tais escritores enfrentam, relatando o preconceito vigente que ainda domina a sociedade quando o assunto é a sexualidade feminina.

“- Não, escrevo romances sensuais. Dos meus leitores 99% são mulheres. É como se... - Tarado - replicou a rapariga, levantando-se, atirando-lhe à cara o copo de água gelada e saindo do café em cima dos saltos de quinze centímetros, meneando o pequeno traseiro ultrajado.”
A trama gira em torno de dois autores de romances eróticos: Charles com uma experiência de cinco anos nesse ramo literário e Candance, que quer ingressar na carreira erótica. Após, literalmente, uma colisão entre o casal, Candance torna-se a pupila de Charles, e por ele, é apresentada ao mundo da escrita erótica. A princípio eles deveriam se ater apenas ao lado profissional desse relacionamento, entretanto Candance quer vivenciar tudo sobre o que escreve, e quem melhor para ensiná-la do que o experiente e sedutor Charles? Divididos entre o trabalho e o prazer, o casal experimenta momentos intensos de paixão e desejo, se surpreendendo ao perceberem que esse sentimento se transformou em algo mais profundo.
No geral, o livro agrada o leitor que procura um romance que surge do desejo carnal e que se limita a ser apenas “uma boa história de amor”. Não devemos esperar que tal leitura gere sentimentos intensos ou apresente grandes conflitos no decorrer da trama,  pois tudo segue uma linha previsível e mediana. Porém não me entendam mal, o livro não é ruim, apenas falta a ele algo que o torne surpreendente, cativante ou até mesmo emocionante, ou seja, que o tire da zona de conforto da previsibilidade.
Com relação a escrita da autora, gostei da inserção das histórias escritas por seus personagens, no decorrer da trama lemos trechos do livro no qual a Candance está trabalhando e essas mudanças na narrativa dão um toque diferenciado ao livro. Outro ponto, como já disse, é o desenvolver da história, a autora segue uma linha simplificada, sem rodeios, que faz a leitura do livro ser rápida e constante. Entretanto, nesse caso em particular senti que tal fator colaborou para o nível mediano da obra, de forma que, talvez se tivéssemos nos aprofundado mais na história dos personagens principais, poderíamos sentir, e não apenas ler, sobre a mensagem do livro.
Para concluir, gostei da trama, mas acho que ela deixou a desejar no quesito surpresa. Vale lembrar que o livro ainda não foi publicado por aqui, e que o comprei na Wook, livraria de Portugal.
Capas pelo Mundo:

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Oi gêmea!
    Eu achei a história em si bem interessante, uma pena, apenas, que tenha ficado essa sensação de algo faltando.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. HAHA achei a história meio metalinguistica, não ? mas parece interessante! Odeio quando os livros tem no geral uma trama boa e depois ficam perdidos em tudo!
    Fico na bad! Achei alguem que comprou na Wook, eba!
    Adorei seu blog!
    Um grande beijo!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada da autora, mas já tinha ouvido falar de seus livros. Não sei se é exatamente um livro que eu leria no momento, mas gostei de conhece-lo, quem sabe mais para frente?

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. ainda não li nenhum dos livros dela, apesar de já ter ouvido falar bem de todos
    pretendo ler um deles logo, já que todos falam bem da sua escrita né! :P

    ResponderExcluir
  5. Enredo no minimo interessante, fiquei com vontade ler e em breve me aventurarei pelo WOOK.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  6. Pois é, eu confesso que não estou no clima e não me empolgo em ler os romances eróticos.
    Mesmo assim achei muito legal o tema e abordagem, ou seja, trazer o preconceito sofrido pelos autores do gênero.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. A parte legal e que a historia de dois autores de livros a parte chata e que não tem surpresa como vc disse já sabemos o começo meio e fim.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse blog é maravilhoso!
    E estou louca para ler um livro da Bella Andre, mas estou proibida de comprar livros até eu terminar os que eu tenho aqui que ainda nao li, hahaha
    Estou começando a usar o meu blog agora, se puder me seguir ficarei muito feliz! Voce sabe como é né, começo de blog é um tanto difíciL!
    To te seguindo!
    Beijinhos!

    http://www.papo-literario1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei a sinopse.. acho mto legal esses livros que contam tipo sobre os bastidores sabe.. que nem Um bestseller pra chamar de meu da Marian Keyes. Acho mto legal saber como funciona o universo dos autores, desde a concepção do livro até a publicação.. etc Ainda mais nesse caso em que, para escrever, a personagem acaba tendo que vivenciar tudo que envolve o universo erótico, uma verdadeira pesquisa de campo.. hehe

    Ótima resenha. Bjs

    http://recantodami.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Pah, quanto tempo! Andei meio por fora da blogosfera ultimamente com essa função de correria de fim de ano, escola e etc etc etc.
    Essa autora é aquela da NC, né? Da série dos irmãos e etc.. Enfim, não me interessa os livros dela justamente por ser romance de banca, o que me lembra que eu tenho alguns e tenho que lê-los, para ai sim comentar contigo e com a Mi (que loucura, né? Passou quase um ano e eu ainda não li, vergonha, Pah, hahahha)
    Enfim, a capa do livro (a da Planeta!!!) é bem bacana, gostei. Saudade de você, Pah! Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum romance erótico,mas estou selecionando alguns,provavelmente vou começar com os da Bella Andre,porque depois que 50 Tons virou febre mundial,muitos livros pegaram carona nesse sucesso,e surgiram vários livros com essa temática.
    Nossa que nem deu vontade de ler.
    Mas é melhor dar uma opinião formada depois de ler os livros.

    ResponderExcluir
  12. Devia ter a continuação do livro "por um momento apenas" essa estória e o maxímo...por favor,Marcus e Nicole são lindos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah,
    espero que seu fim de ano tenha sido maravilhoso. Estou iniciando minhas visitas aos parceiros e vendo as novidades. Eu li poucos chiclist até hoje, confesso que não gostei de nenhum deles a ponto de recordar o nome de algum...rsrsrs...
    Gostei da resenha que vc fez aqui, me interessei em ler, vamos ver se separo um tempo para isso, minha lista continua grande e aumentando sempre.
    Bem, fiz algumas resenhas no meu blog, qd puder passa lá.
    Vou fazer uma modificação no blog, mas é mais pra frente.
    Beijossss
    Nathal
    http://mromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Bom-dia Pah tudo bem?
    Eu descobri este seu blog através de uns comentários pelo Google referente ao livro "SEDUÇÃO" e fiquei fascinado com o fato de você ser romântica...assumo que também sou romântico.Os livros da autora Bella Andre descobri por um acaso numa viagem que fiz em outubro,estava aguardando meu vôo em Congonhas,e resolvi entrar na livraria e me deparei com o livro UM OLHAR DE AMOR,me apaixonei logo de cara,e comecei à ler no mesmo instante,me apaixonei por Chloe e Chase.E em novembro,já estava lendo o segundo livre da série POR UM MOMENTO APENAS,também me envolvi com a história de Marcus e Nicole.Estou agora aguardando o terceiro livro "NÃO POSSO ME APAIXONAR",e pelo que tudo indica terá o mesmo teor de romantismo com erotismo.
    Mas digo também que estou bem interessado em ler este livro SEDUÇÃO,estou me inspirando em alguns autores,pois estou escrevendo algumas histórias/textos e pretendo em breve publicar algo,até mesmo criar um blog "romântico" hehehehe.
    Bom...volto à repetir : sou romântico assumido !!!
    Um abraço e um beijo,
    Luis Augusto Guimarães(Guto)

    ResponderExcluir
  15. os livros da Bella Andre so los 3 dos sullivens que li adorei estou louca atras do numero 4 em diante mais ate momento nao achei aqui no brasil para vende que pena e ótima leitura.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li esse livro, de acordo com a resenha acho que ele é bem similar com Luxúria de Eve Berlin onde os personagens tbm são escritores e etc... Não sei se esse livro traz um contexto de submissão e sadomasoquismo como Luxúria.
    Acho legal retratar um pouco dessa "dificuldade/preconceito" que os escritores desse ramo enfrenta, mas na minha opinião a história deveria ser desenvolvida de uma forma melhor. A história tende a ser um pouco repetitiva (sexo 24h)Mesmo no ápice da paixão, aquele fogo todo... torna-se cansativo de ler.

    Esses livros picantes são bons mas se tornam excelentes quando não deixam de lado aquele romance que lá no fundo todas nós adoraríamos vivenciar..

    ResponderExcluir