Fuxicando Sobre Chick-Lits: Os Subgêneros - Parte I


"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.




Oi queridos!

Como passaram a virada do ano? Prontos e com a energia renovada para 2013?

Resolvi falar para vocês de algo que ainda não havia comentado aqui: os subgêneros dos chick-lits. Como são vários, resolvi subdividi-los em dois posts, ok?
Como vocês perceberão, muitas vezes um mesmo livro pode se encaixar em diferentes subcategorias.
Vamos começar?


Anthology

As antologias nada mais são do que a reunião de diversos contos de chick-lits em um livro, apenas. É indicado para quem gosta de histórias mais curtas ou para quem deseja conhecer a escrita de algum autor antes de se envolver com um romance.
Infelizmente, não me lembro de chick-lits desse tipo já terem sido publicados por aqui, então deixarei os exemplos estrangeiros mesmo! Só me lembrei de Formaturas Infernais, que tem um conto de Meg Cabot, mas, como não li, não sei se ele se enquadra aqui.






Bigger Girl Lit

Um subgênero que cresceu bastante e já é bem popular. Aqui, as protagonistas estão um pouco acima do peso e, enquanto a história se desenvolve segundo as características próprias dos chick-lits, elas também estão tentando emagrecer.


 





Christian Chick Lit


Os temas desses chick-lits são os mesmos: envolvem o universo feminino de um modo geral. A diferença, aqui, é que as personagens seguem sua trajetória na história fies a sua fé cristã, o que reflete diretamente na história, além de a narrativa estar livre de palavrões.
Apesar de esse ser um subgênero crescente lá fora, não me lembro de algum já ter sido lançado por aqui. Se alguém conhecer um, por favor, me avise!





Mais livros do gênero: http://christianchicklit.com/


Glamour-Lit

A palavra chave para esse subgênero é o glamour, que pode ser proveniente de uma carreira seguida pelas protagonistas, pelo estilo de vida de cada uma ou pelo cenário em que a história se passa. É um dos tipos de chick-lits mais lidos.







Hen Lit

Esse é o subgênero no qual as personagens são mais velhas do que a maioria dos outros chick-lits, abrangendo aquelas que estão no final dos 30 anos até idades próximas aos 60 anos. Mais um gênero crescendo cada vez mais lá fora!






Lad Lit

Aqui temos uma classe mais diferente dos chick-lits: neles, os protagonistas são homens, e não mulheres, sendo incluídos também aqueles escritos por homens. Já fiz um post sobre eles aqui.





Mom Lit ou Mommy Lit

Nesse subgênero, o tema principal é a gravidez, a maternidade e a criação dos filhos, de um modo geral. Todas as maravilhas e desafios desse universo são abordados nesses livros, sendo que aqueles sobre a gravidez normalmente falam sobre mulheres que engravidaram pela primeira vez, além da relutância de algumas em quererem engravidar ou sobre gravidezes indesejadas.







Por hoje, pararei por aqui!


Beijos a todos e até o próximo post!




P.S: Não deixem de participar do Desafio Fuxicando Sobre Chick-Lits! Peço para que os participantes anexem o banner do desafio no mural de seus blogs, caso sejam blogueiros!

19 comentários:

  1. Oi MI*
    Eu amei o post, não sabia dessas divisões.
    Eu gosto mais deste do Glamour-lit!
    Fiquei morrendo de vontade de ler estes lad-lit.
    Eu tenho o livro Charlotte Street e não sabia que fazia parte deste grupo, pretendo em breve ler.
    Adorei o post.
    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Mi.
    Não conhecia essas divisões no gênero e achei interessante ficar por dentro. Acho que destes os que mais leio são os Glamour, rs.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu também não sabia que havia todas essas divisões aí. Muito ineteressante! Achei bem legal a Lad Lit...nunca vi um desses por aí! Agora Briget Jones e o Diário da Princesa eu já li e amo de paixão!
    Vamos esperar a segunda parte do post...curiosa já! rs
    Beijo!
    http://leitura-emfoco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Mi! :)
    Não conhecia essas divisões e quando parei pra ler não é que faz todo sentido?! :O rs.
    Adorei!

    Feliz 2013 para toda Equipe!

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  5. li poucos livros neste gênero, mas os poucos que li achei demais!
    tenho muitos na minha lista de desejados tbm... aos poucos vou compreendendo melhor este tipo de literatura :D

    ResponderExcluir
  6. Que delícia sempre conhecer mais. Gostaria de ler ais sobre Hen-lits, nem conhecia esse termo, mas deve ser muito bom ler sobre 'vovós'-lits.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post , neste mes de janeiro lerei Los Angeles kk, quando postarmos as resenhas nos blogs, como passamos os links para vc pahh ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo!
      Sempre meu último post do mês (ou o primeiro do mês seguinte) aqui na coluna será sobre o desafio! Assim, quando eu postar a minha resenha, os participantes podem deixar o link das suas nos comentários e eu vou atualizando o post com os links enviados :)
      Beijos e boa leitura!! Los Angeles será minha leitura de agosto ;)

      Excluir
  8. Adorei! Não imaginei que houvessem tantas subdivisões. Achei que a maioria tivesse mais a ver com o glamour. Nem pensei que tivesse uma categoria exclusiva para homens, ou pessoas mais velhas. Bem interessante.
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Achei bem legal o post. Como não sou muito fã de chick-lit confesso que não conhecia a maioria dessas subdivisões. Não é muito comum eu ter muitaaa vontade de ler um chick-lit, mas tenho curiosidade em relação aos que se enquadram no Mom Lit (tanto que estou com Melancia na fila de leitura). Sobre a divisão Glamour, li L.A. Candy e achei divertidinho (mas o final me deu muita raiva, achei que meu livro veio com defeito, faltando página hehe). E Sex and the City, difícil falar porque é minha série favorita de todos os tempos, mas uma vez comecei a ler o livro na livraria mesmo e num curti.

    Bj
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Achei bem interessante o post. Não conhecia as subdivisões do chick-lit, para mim todos se resumiam em falar sobre a vida da mulher moderna e seus problemas. Pelos livros que já li desse gênero, acho que sigo mais o estilo das grávidas e do bigger girl lit.

    Beijos, Iza
    Caderno de Resenhas

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto bastante de Chick Lits e adorei essas subdivisões! Eu já li alguns dos livros que aparecem aí (Brigite Jones, Diário da Princesa, Diabo veste Prada), e pretendo ler outros também!

    ResponderExcluir
  12. Serio Aine adoro o jeito como vc escreve me faz ir muito,bom vamos falar da listinha já li livros de Bigger Girl Lit,Lad Lit eos outros ainda não li leio mais livros da Sophie e Meg.

    ResponderExcluir
  13. Oii :)
    Nossa, eu não sabia que Chick-lit tinha tantas subdivisões!
    Eu adoro Chick-lit, adorei o post *-*

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Pah!
    Sempre gostei desse gênero, me divirto muito lendo-os.
    Porém não sabia da existência das diferenças entre eles. Pra mim eu os resumia em: chick-lit e pronto. Adorei conhecer mais um pouco e já estou ansiosa pela segunda parte dos posts.
    O que mais me agrada, pelo menos dos citados aqui que eu já li são os Glamour-Lit.
    Nunca li nada de Lad Lit porém me interessei demais! É sempre bom vermos o lado masculino das coisas também né? Hehehe.

    Beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi!!!
    Esse post foi perfeito agora!
    Ajuda bastante na escolha dos livros pro desafio. Eu sempre me perco nesses subgêneros hahah

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Adorei!!!
    Sinceramente não sabia que existiam tantos subgêneros do Chick-lit ^^
    Adoro esse gênero é bem mais leve e divertido...
    recentemente comprei Charlotte Street justamente por ser diferente é a primeira vez que leio um livro do gênero Lad lit espero gostar!

    ResponderExcluir
  17. O post está incrível,parabéns!Nossa,não imaginei que houvessem tantas subdivisões...
    Os chick-lits são livros agradáveis,com uma leitura leve e divertida
    Já li:O Diário de Bridget Jones,Tamanho 42 Não é Gorda,O Diabo Veste Prada,Sex And The City,O Diário da Princesa,Sigo Você Toda Noite,Mini Becky Bloom,Melancia.
    Os demais livros vou analisar para escolher quais entrarão na lista de leitura

    ResponderExcluir
  18. Amei o post!!!!!
    Já li vááários deles! rsrsrsrs
    São livros muito gostosinhos de ler. Bom para distrair e até rir um pouco!
    Bjos

    ResponderExcluir