[Resenha] Garota Tempestade - Nicole Peeler

Sinopse: Mesmo tendo passado a vida inteira na pequena e conservadora cidade de Rockabill, Jane True, 26 anos, sempre soube que não se encaixava numa sociedade pretensamente normal. Durante um de seus clandestinos nados noturnos no mar congelante, desafiando um perigosíssimo redemoinho, uma descoberta terrível leva Jane a revelações surpreendentes sobre sua herança genética: ela é apenas meio-humana. Agora, Jane precisa penetrar um mundo de mitos e lendas, povoado por criaturas sobrenaturais, aterrorizantes, belas e até mortais. Características que também descrevem perfeitamente Ryu, seu novo “amigo” - um vampiro poderoso, deslumbrante e hummm, aiii... muuuito SEXY. Nesse mundo, onde há um goblin advogado, um espírito de árvore maquiador, um súcubo dona de boutique, elfos diabólicos, homens inflamáveis, seres híbridos que se transformam em animais selvagens, nada é presumível. Que dirá um romance ao molho pardo. Mas atenção, nunca, nunca mesmo, esfregue a lâmpada do gênio. Entretanto, alguém está matando meio-humanos como Jane. A pergunta que não quer calar é: os assassinatos são fruto de uma mente doentia ou há um plano macabro para exterminá-los?
Fantasia Urbana (Adulto) || 280 Páginas || Cortesia Editora Valentina|| Skoob || Compare & Compre || Classificação: 4/5
Garota Tempestade’ é o primeiro volume da série O estranho mundo de Jane True, composta até o momento por seis livros: Tempest Rising (Jane True, #1) ; Tracking the Tempest (Jane True, #2) ; Tempest's Legacy (Jane True, #3) ; Eye of the Tempest (Jane True, #4) ; Tempest’s Fury (Jane True, #5) ; e Tempest Reborn (Jane True, #6). Como característico de uma boa urban fantasy, mergulhamos em um mundo sobrenatural invisível aos olhos humanos e presente na cidadezinha turística de Rockabill, fato que nos transporta a uma realidade repleta de seres híbridos e místicos, apresentando aos leitores súcubos extremamente sedutores, gênios da lâmpada, elfos, cachorros gigantes, goblins pouco amistosos, além de um vampiro repleto de sex appeal. Alheia a esse universo sobrenatural, Jane True, nossa protagonista, leva uma vida normal, carregando nos ombros a sombra de um passado nebuloso que fez dela, mesmo no auge de seus vinte seis anos, uma jovem sozinha e incompreendida por causa de suas diferenças. Entretanto, não demora muito para que tais características peculiares se transformem na real e única chave para a entrada da jovem em uma nova vida regrada à aventura e paixão.
“- O que farei com você? Me distraia, pensei, fazendo força para conter as lágrimas. Me reinvente. Me tire da minha própria cabeça; me resgate de minha própria vida...”

Conforme a autora apresenta o mundo sobrenatural ao qual Jane está indiretamente ligada, somos introduzidos nos pormenores dessa história, nas tramas do passado que definem o que Jane é, e nas reviravoltas do destino que a fazem confrontar seus medos, traumas e inseguranças, reservando para ela muitos segredos e mistérios. Somos surpreendidos com a existência de duas faces de uma mesma Jane: a humana que sofre pelo passado e a híbrida que almeja por um novo futuro, de forma que ler sobre a tentativa da protagonista de conciliar seu passado com seu presente, e almejar por um futuro diferente do que tem planejado, dá ânimo à leitura, obrigando-nos a mergulhar nos sentimentos descritos e experimentados por Jane. Durante toda a leitura sentia que ela queria se entregar as boas experiências que estava tendo, mas sempre reprimia esse desejo por não acreditar ser digna disso. Exatamente por esse motivo adorei a protagonista, sua força interior é incrível, e o bom humor com o qual ela lida com os altos e baixos da vida é contagiante, afinal, quem não gosta de personagens repletos de humor irônico?
Existem ainda personagens paralelos que dão ao livro um toque especial, como por exemplo, o pai de Jane, suas (quase únicas) amigas e patroas, ou o irresistível vampiro Ryu que aparece para abalar as estruturas de Jane, ajudando-a a compreender melhor o novo universo místico que a rodeia, e levando-a a experimentar intensas ondas de desejo, emoção e muita adrenalina. Por se tratar de uma aventura (pelo menos em suma), o envolvimento amoroso descrito na trama foca na relação de desejo e dependência que une o casal. Gostei do “forte sentimentalismo” ter ficado de lado, dando ao romance um ar real e palpável; nada de ‘eu te amo eternamente’ após uma primeira troca de olhares. Fora isso, senti que tal relação reserva muitos segredos, existe algo nesse aspecto do livro que não me convenceu completamente e que me deixou louca pelos próximos volumes da saga. O curioso é que só experimentei tal sentimento de reserva a respeito de um casal principal quando li o primeiro volume da série Sookie Stackhouse, obra com o qual o romance da Nicole Peeler é constantemente comparado e que devo salientar, possui semelhanças nítidas com a saga da Charlaine Harris, contudo elas não são semelhantes de uma forma ruim, mas sim de uma maneira positiva que faz do livro uma boa opção de leitura para os leitores ávidos por romances adultos sobrenaturais repletos de intrigas, sensualidade e bom humor.
Sobre a escrita da autora, confesso que no começo demorei a entrar no clima de sua narrativa. Eu gostei de mais da premissa da história, mas faltava algo que me fizesse mergulhar de cabeça nela, o que acabou acontecendo com a chegada do vampiro Ryu (Tipo RIO DE JANEIRO? Risos, “piada interna para quem já leu o livro”). Além do bom humor, de bons personagens, e de uma promessa constante de segredos e mistérios, a autora abusa de elementos culturais, fazendo constantemente a menção de filmes, músicas e personagens próprios da cultura pop atual. Tal elemento dá vida à personalidade inusitada de Jane, mas em alguns momentos pode deixar o leitor (pelo menos o que desconhece tais citações) alheio ao rumo da narrativa, ou com a sensação iminente de ter perdido alguma piada. Contudo, talvez a inserção de notas de roda pé por parte da editora pudesse melhorar esse fator nos próximos livros da série. E ainda sobre o trabalho da editora, agradeço por ela ter escolhido manter a capa original do livro. Em primeiro instante ela pode parecer representar um livro juvenil, contudo os elementos presentes na ilustração estão interligados a narrativa, de forma que é agradável avançar na leitura e compreender o significado de cada um deles.
No geral ‘Garota Tempestade’ é um livro adulto sobrenatural delicioso para quem gosta desse gênero literário. Como primeiro volume da série, senti que faltou pouco para o livro me fazer cair de amores pela história, mas foi bom o suficiente para me deixar curiosa quanto os próximos volumes da saga.
Quotes:
“Mas a família True era feita de aço e agi com a mesma bravura e determinação que havia demonstrado na noite anterior, quando virei o corpo de Peter. Desmaiei e caí dura no chão.”
“- Sexo incrível, roupas maravilhosas e X-tudo sempre que eu pedir... acho que consigo me acostumar com essa vida - brinquei, virando-me para o espelho, tentando equilibrar o vestido e ao mesmo tempo arrumar os cabelos num coque alto. De repente, Ryu estava bem atrás de mim, passando os braços por minha cintura, por baixo do vestido. Fungou em meu pescoço, respirando fundo - Esse é o plano, Jane.”
Capas da Série:

Capas pelo Mundo: 

 



 

43 comentários:

  1. Pah, acho que é a terceira vez que vejo esse livro resenhado em blogs. A capa não me chamou atenção, as resenhas menos ainda. Mas vc tem um jeito diferente de escrever. Acho que vc sempre consegue expor melhor os sentimentos que teve em relação aos livros e a sua sincera opinião. Gostei tanto da sua resenha que foi a 1ª vez que fiquei curiosa para ler esse livro. Parabéns.
    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Ai, gêmea. Mesmo que a capa tenha a ver com a história, eu não consigo olhar pra ela e não pensar em um livro infantil. Acho que o fato dele ser adulto deve ficar nítido, porque sério, imagina quantos pais podem olhar pra ela e comprar o livro pros filhos por acreditar ser algo infantil? Não sei o quão adulta é a história, mas ainda que não haja nada pornográfico, o conteúdo dela pode não ser compatível com um público mais jovem. Não é uma crítica à editora Valentina, afinal, essa é a capa original. Mas eu acho que faltou alguma coisa nela pra indicar que não é um livro infanto-juvenil (mesmo que em livrarias ele fique longe dessa sessão).
    Enfim, parece ser uma leitura gostosa, divertida e interessante! De qualquer forma, eu passo, nesse momento, por não ser bem o tipo de livro que mais chama minha atenção!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Nossa parabéns pelo post e para a Editora Valentina pelo lançamento do livro "Garota Tempestade".
    Li o primeiro capítulo da obra e é interessante a história de Jane True,mistérios,mundo de mitos e lendas,revelações,vampiros sedutores e criaturas sobrenaturais...
    As capas são criativas

    ResponderExcluir
  4. Juro que eu pensei que o livro fosse juvenil e não dei muita bola kkkkkk
    Mas agora que sei que é adulto, vou ler, parece ser bem legal e pelo visto a série promete!
    Bjs,
    Pati

    ResponderExcluir
  5. Oii Paola, tudo bem?
    Acabei de ler esse livro há 2 dias e a minha opinião à respeito do livro foi bem parecida com a sua!
    Vou postar a resenha hoje também, quando postar, passo aqui e deixo o link, caso você queira ver.
    Beijos :*

    Francielle
    http://theserialreader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Estou seguindo e curtindo o seu blog, retribui no meu blog ta?

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não sei mais esse livro não me despertou nenhum interesse para ler a capa e bem infantil na minha opinião sei lá.

    ResponderExcluir
  8. No início não fiquei interessada no livro por causa da capa, mas depois que li a sua resenha, até que gostei do livro. Ele parece ser bom!!

    ResponderExcluir
  9. A capa desse livro para mim parece tão infantil que engana no que tem o seu conteúdo. Achei que só eu sentia isso. rsrsrs...
    Espero ganhá-lo.

    Bjus...

    ResponderExcluir
  10. Oi Pah!
    Te confesso que essa capa me chama muita atenção e a sinopse nem tanto mas me deu vontade de ler, parece ser bom.

    Bjinhs*

    ResponderExcluir
  11. Caraca! Tem 6 livros? Oo
    Sabia que era um série, mas não de 6 livros.... Adorei esse livro e achei a história muito legal, fofa, bem bonitinha e interessante. Fiquei com vontade de ler. A maioria das resenhas são positivas e o pessoal está gostando, então já fiquei mais curiosa ainda por isso. O livro é um dos desejados!

    ResponderExcluir
  12. Ja tinha ouvido desse livro, tenho muita vontade de ler só não gostei muito da capa...

    ResponderExcluir
  13. Estou bem curiosa pra ler esse livro!! Já li o 1º capítulo e gostei bastante!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Para ser sincera com você eu acho essa capa horrenda, gostaria que eles tivessem mudado e coloca algo mais condizente com o conteúdo, algo infantil para adultos? não achei bacana. Gostei da resenha e achei seus pontos interessantes, quero ler, embora não goste da capa.

    Bjs, @dnisin
    www-seja-cult.com

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler esse livro, pois, adoro seu gênero literário. Estou muito curiosa com essa história e com os seus vários personagens sobrenaturais.....Adorei a resenha

    ResponderExcluir
  16. Agora fiquei com vontade de ler! Apesar de não gostar tanto da capa, quero saber se o livro realmente é bom. *-*

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie Pah
    Ja tinha visto a capa deste livro, mas eu achava que era infantil. Depois que li a sua resenha estou louca para ler.
    Bjus

    ResponderExcluir
  18. Adorei o ar de mistério que o livro passa. Apesar de ter uma capa infantil, parece ser um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da sua resenha. Parabéns. Quero ler o livro e já marquei para leitura para esse semestre ainda. Gosto muito da capa americana.

    ResponderExcluir
  20. Oiieeee
    Ótima resenha, quero este livro pra mim...hehehehehe

    ResponderExcluir
  21. Adorei sua resenha! Eu tô super curiosa para ler, porém ainda não consegui o livro! Não encontrei em nenhuma livraria física. Dai comprei pelo site da Siciliano, mas ele pediram 17 dias para entregar! :(
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. Que ótima resenha, gostei ^^'
    E o livro, gostei muito da capa, bem bonita haha

    ResponderExcluir
  23. Pah, eu ainda não tinha visto as outras capas da série, são simplesmente lindas e é impossível não ficar curiosa com esta disparidade de estilos, o conteúdo bem diferente da capa. Eu quero muito poder ler!!!

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  24. Oii Pah!
    Fiquei curiosa com esse livro.
    Parece ser ótimo. É uma série grande neh!

    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Quando vi o lançamento desse livro e vi sua capa não dei a mínima atenção a ele, mas aí foi só ler a primeira resenha dele que caí de quatro, quer dizer, ele é totalmente meu estilo preferido de leitura, um livro urban fantasy, um sobrenatural um tanto hot, com humor e tudo mais! Nossa, preciso desse livro! Já venho lendo algumas resenhas dele, e todas são ótimas e até agora nenhuma me fez querer pensar duas vezes se devo ou não comprar o livro, e venhamos e convenhamos que acho que nenhuma vai fazer eu mudar de ideia, que quando eu coloco uma coisa na cabeça, nada ou ninguém me faz desistir, o jeito é ler mesmo e torcer pra não se decepcionar, e tenho certeza que isso não vai acontecer!
    P.S.: Essa capa não me agradou muito, ela não é feia, mas também não é bonita, e acho ela meio infantil pra o gênero do livro, e convenhamos que de infantil esse livro não tem nada!

    ResponderExcluir
  26. Ótima resenha, adorei! O livro parece ser muito bom. Já li muitos livros desse gênero, mas nenhum com tantas críticas positivas quanto esse. O que me deixa muito ansiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
  27. Esses são dois temas que gosto muito romance e fantasia então esse livro é pra mim, só não gostei de saber que é uma série acho que estou cansada de séries, ainda tenho algumas pra completar e ler e não gosto de esperar.
    A capa é feia gostei mais de uma que vi num blog ,não lembro agora qual era o país mas era mais bonita.

    ResponderExcluir
  28. Só de ler a resenha quero muito ele....

    ResponderExcluir
  29. Estou muito curiosa pra ler esse livro.
    Adoro suas resenhas bjss

    ResponderExcluir
  30. Vou ser sincera quando vi a capa do livro achava que seria um livro destinado ao grupo infantil, mas depois que comecei a ler a sinopse parei pra analisar o livro. O bom do livro que ele é u misura bem intensa: misterio, erotismo, humor e seres mitologicos! Quero muito lelo!

    ResponderExcluir
  31. Quando vi a capa, imaginei que era uma publicação voltada para o público infanto-juvenil, mas pelo que você disse, não é mesmo. Cenas de sexo?!?! Será que todos os livros hoje em dia terão que ter obrigatoriamente?!?!
    Bem, como amante de sobrenatural, acho que irei gostar dessa história, mesmo tendo um vampiro no meio dela. Rsrsrs

    ResponderExcluir
  32. Pensei que esse livro era bem juvenil, sim julgando pela capa hahaha mas percebi que nao, e despertei um interesse nele *o*
    Muito boaa a resenha!!! Agora preciso ler esse livro ><

    ResponderExcluir
  33. Estou curiosa para conhecer melhor o incrível mundo de Jane... A capa é muito fofa... E eu gostei muito da sua resenha...

    ResponderExcluir
  34. estou louca pra ler esse livro
    ja ouvi varios comentarios dizendo que é ótimo e várias resenhasboas tbm
    adorei sua resenha :)
    bjs

    ResponderExcluir
  35. A capa é bem fofinha mais jurava que era um livro infantil! kkk
    Gostei bastante da historia, adoro livros desse gênero!
    bjs

    ResponderExcluir
  36. Confesso que quando vi a capa a primeira vez eu achei que não seria um livro bom, mas então lembrei da capa de Harry Potter e Percy e percebi que tinha que conhecer mais do livro, ao ler as resenhas, amei, adoro seres sobrenaturais e gostei do fato de ela não ser tão jovem, desconfio que Ryu não seja um vampiro bonzinho e já amei Anyan.

    ResponderExcluir
  37. parece ser bem legal

    ResponderExcluir
  38. Oi Pah!!
    Da primeira vez que vi esse livro logo pensei que se tratava de um livro infantil mas pelo que vi de resenhas até agora de infantil ele não tem nada rsrs, gostei muito da autora ter investido em outros seres sobrenaturais e não so em vampiros e lobisomens alem do que elfos e gênios e meio difícil de se ver em livros hoje em dia e foi algo que gostei bastante .
    Estou muito ansiosa pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir