[Fuxicos e Vícios #3] O Inverno está chegando

Coluna na qual conhecemos os melhores vícios – literários ou não – da colunista May.
Pelo título do post você deve estar pensando: “Mayara tá louca?! O inverno já começou...” ou ainda (se você foi esperto e ligou o título ao assunto que estarei discorrendo hoje) “Mas como você esta atrasada neste assunto...”, isso porque no domingo (dia 23 de junho) eu comecei a assistir a tão aclamada série de TV Game of Thrones. Resultado: viciei tanto que é só Guerra dos Tronos na minha cabeça nesses últimos dias.

Eu sei eu sei a série já esta caminhando para sua quarta temporada e somente agora que eu comecei a acompanhar, mas vejam pelo lado positivo: eu não vou ter que esperar pela segunda e terceira temporada, só pela quarta, visto que estou assistindo numa velocidade surpreendentemente rápida pra quem não tem muito tempo livre. Mas é sempre assim não é mesmo? Quando começamos a ler ou assistir uma nova série e literalmente viciamos não sossegamos até que o ultimo capitulo seja lido ou o ultimo episódio assistido.

O fato é que eu fiquei procrastinando, sempre que eu pensava em ler o primeiro livro ou começar a primeira temporada tinha um ‘mas’ que me impedia...
- Mas eu não posso ver a série de TV porque tenho que ler os livros antes. (mania de bookaholic.)
- Mas eu não tenho o livro como vou ler? (Quem quer dá um jeito de ler certo?!)
- Mas eles são muito grandes e seu tamanho me assusta. (Sim livros muito extensos me assustam e me dão preguiça.)
- Eu podia começar pela série de TV né?! Mas eu tenho preguiça de baixar. (Essa é boa, eu vivo baixando seriados e tenho preguiça de baixar esse?! hahahha)
E blá blá blá. Tudo desculpa esfarrapada porque adivinhem quem não conseguiu parar de assistir até terminar a 1ª temporada? E adivinhem quem já está terminando a 2ª temporada? E adivinhem quem já começou a ler o primeiro volume da série? E adivinhem quem já encomendou pro papai Noel todos os livros da série de presente de Natal??
Isso mesmo o coelhinho da páscoa. \o/ Mentira, eu mesma.
Mas afinal do que se trata a série?
Essa era uma grande dúvida minha, sempre falavam guerra pelo trono do rei, série medieval e high fantasy e sempre vinham com esta frase: ‘O inverno está chegando. ’. E eu tá e daí!? rs Tudo bem que eu não procurava a fundo saber do que se tratava pra evitar spoilers, mas isso sempre me deixava confusa. Outra coisa que sempre via ligado a GoT era a série O Senhor dos Anéis, e eu curti muito os filmes, mas os livros me dão sono e isso me fez pensar que seria uma coisa lenta, que não ia me prender... Então não pensem na obra de Tolkien quando falarmos de GoT porque eu fiz isso e isso só me atrapalhou.
Game of Thrones é uma série de TV americana exibida pela HBO e que foi inspirada nos livros Best seller do autor George R. R. Martin (As crônicas do gelo e fogo). É uma série high fantasy composta, até agora, por 5 livros, 5 GRANDES livros que são sucesso de vendas no mundo todo e como hoje é moda pegar um livro que está fazendo sucesso e transformar em filme ou série de TV com Game of Thrones não foi diferente, e a série de TV deu tão certo que já estamos caminhando para a 4ª temporada, de tanto sucesso que está fazendo.
Quando fui procurar uma sinopse para a 1ª temporada encontrei coisas muito vagas, que nem de longe eu leria e diria “OMG, eu preciso ver esta série porque a sinopse parece awesome!” e sinceramente eu não consigo fazer uma sinopse digna da série, e sem soltar spoilers, porque é muita coisa, é muito personagem, é muito nome, então eu entendo o porquê de as sinopses que encontrei serem curtas e sem muitos detalhes e isso é bacana porque você se surpreende a medida que vai assistindo.
Game of Thrones se passa em Westeros, uma terra remanescente da Europa Medieval, onde as estações duram por anos ou até mesmo décadas. A história gira em torno de uma batalha entre os Sete Reinos, onde duas famílias dominantes estão lutando pelo controle do Trono de Ferro, cuja posse assegura a sobrevivência durante o inverno de 40 anos que está chegando.” (Fonte)
Mas o que é high fantasy Mayara?
High Fantasy é um subgênero da literatura fantástica, se você perdeu o post lindo que a Paola fez no L&F confere aqui que ela explica cada um destes subgêneros.  ;)
Sempre que eu penso em high fantasy eu me lembro de mundo antigo, era medieval, grandes batalhas, seres mágicos, uma história muito bem entrelaçada com conspirações políticas e a luta por reinos e coisas assim. Também me lembro de livros taxados como épicos, como O Senhor dos Anéis e As Crônicas do Gelo e Fogo.
Por que você decidiu começar pela série de TV?
Bom, primeiro porque um amigo me passou a série completa, da primeira a terceira temporada, ai não tinha mais a desculpa ‘Mas eu tenho preguiça de baixar’. Segundo porque eu acreditava que vendo a série de TV me animaria pra ler os livros, o que de fato aconteceu, só resta saber quando eu vou terminar de ler, rs. E terceiro porque eu estava de bobeira em casa num domingo chuvoso, o que eu ia fazer se a maioria das séries (eu já falei que sou viciada em seriados?! Não?! Pois é, mais um vício... Mas isso é conteúdo pra outro post) que eu acompanho está em hiatos e tinha GoT ali me olhando de canto pedindo pra ser assistida?
E é tão bom quanto falam por ai?
Não. É MELHOR. Gente começando pela caracterização das personagens que é coisa de outro mundo (olha a Daenerys Targaryen, ou como é mais conhecida Khaleesi, e me diga se a caracterização não é caprichada?!), os cenários são tão lindos que dá vontade de entrar no meio da história só pra aproveitar cada lugar maravilhoso que aparece, pois são de tirar o fôlego realmente. A história também sempre me interessou (eu adoro histórias medievais, outro vício, rs), a única coisa que me impedia de entrar pra este mundo de George R. R. Martin era a preguiça mesmo, pensa comigo: reis e rainhas, príncipes e princesas, castelos, briga pela coroa, conspiração... Tem coisa melhor? Fora que tem uns personagens que ulálá...
Vai um gostinho pra vocês, Jon Snow e Robb Stark respectivamente. ♥ 

 
Ah, sabem o que falam sobre George R R. Martin não ter pena das personagens? PURA VERDADE. Ninguém está livre de morrer na série, nem aquele seu personagem favorito e que você ‘acha’ que é o ‘protagonista’. Tenso, sofredor, mas incrivelmente surpreendente, pois a gente nunca sabe o que vai acontecer.
Pra quem você recomenda a saga?
Pra todo mundo gente. Ok, crianças talvez não devam assistir ou ler (que criança vai ler um calhamaço como estes livros?! Oi?) porque é uma fantasia adulta, e sim com isso eu estou querendo dizer que nada é escondido ou deixado subentendido, nenhuma decapitação, nenhuma cena erótica, NADA. Mas fora isso é uma série que vale a pena ser conferida por todos. Nela você encontra desde romance até mortes extremamente cruéis, (uma dica? Não assista comendo, sério) e por isso eu acredito que agrada a todos os públicos. É uma trama muito envolvente e bem articulada, tiro meu chapéu pro George porque o cara sabe o que faz, ou melhor escreve, rs.
Eu já falei que eu recomendo? Já?! Pois eu falo de novo. Para de procrastinar e entra logo neste universo mágico e encantador criado por George R. R. Martin, tenho certeza que você não vai se arrepender.

E prepare-se porque o inverno está chegando com força total...

8 comentários:

  1. Eu comecei a conhecer Westeros pelos livros, mas por falta de tempo (e o excesso de páginas) acabei não conseguindo terminar de ler o primeiro (o que pretendo fazer logo) e parti para a série. No começo achei meio parada mas depois de três episódios já estava completamente apaixonada pelo enredo, figurino, personagens, cenários, resumindo, tudo! Agora estou sofrendo de depressão pós terceira temporada e é claro, pós Robb (porque omg, não tem nem o que falar dele né?) rs.

    Beijos
    letrasecupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sério que você começou a ver somente agora??!!! Minha nossa, em que mundo você estava??!! Brincadeira, é que amo tanto Game of Thrones que considero obrigatório para todos que amam seriados como eu! Para mim, a terceira temporada é a melhor! Acontece tanta coisa legal, e tipo, o penúltimo episódio é daqueles de revirar o estômago, chorar, gritar e quase ter um treco. Prepare-se.. kkk Aliás, prepare-se para o final da 1ª temporada também!! kkkk
    Eu sempre quis ler os livros. Dizem que são infinitamente melhores que a série, mas morro de preguiça por serem gigantes, e sempre foram muito caros... Mas um belo dia, lindo dia, eu consegui comprar o 5 livros, sendo os 3 primeiros de edição de colecionador por apenas R$ 39,90 no Submarino!! Sério!!!!! Um dia os lerei.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  3. Oie!

    Esta série nunca chamou minha atenção, eu nunca havia lido resenhas dele, nada e é claro o tamanho dos livros não me chamavam atenção também. rsrs
    Mas seu post me deixou bem curiosa, até mesmo para assistir a série, parece ser bem legal.

    Beijos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que fiz vc ficar curiosa sobre o mundo do Martin, acredite vale muito a pena. *-*

      Beijocas :*
      @maackcruz

      Excluir
  4. Amoooooo essa série, ainda não li os livros, mas acompanho sempre o seriado e realmente pra criança não rola de modo algum.

    Beijos
    @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Haha amo, tanto os livros quanto as series. Li todos os cinco e assisti as tres temporadas. A serie as vezes me irrita, porque embora a adaptaçao seja muito boa, as vezes eles mudam uns detalhes que nao precisavam ser mudados e eu fico puta da vida. Maaas... Ainda assim, como falei, é muito bem feita!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Como você conseguiu passar tanto tempo sem assistir essa série? kkkkkkkk
    Realmente é muito boa, mas não consegui assisti sem antes ler os livros. Vi apenas a primeira temporada e assim que ganhei os livros não parei de ler.

    Pelo jeito não adianta eu tentar te convencer a ler o livro primeiro, mas mesmo assim vou falar kkkkkk

    A série é ótima, mas deixou passar muita coisa importante que só tem nos livros, desde uma simples "pera" até um "filho bastardo". Eles cortaram muita coisa, então recomendo mesmo que você leia ao menos um livro antes de cada temporada.

    www.bioleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahhaha
      Agora já era Ricardo, eu assisti a serie ANTES de ler o livro. xP
      MAS já li o primeiro livro, AMEI AMEI AMEI, e concordo que embora a serie seja fiel algumas coisinhas importantes ficaram de fora.

      Nem fale, vergonha de ter demorado tanto pra entrar no universo do Martin, agora eh só me dedicar aos livros visto que a serie de tv já assisti toda. heheheh

      Me impressionei com a rapidez que li um livro grande como este. =D


      Bjs

      Excluir