[Fuxico] Enganada por uma capa #6

“Coluna em que mostro diferentes livros pelo mundo que utilizam imagens iguais (ou semelhantes), com o intuito de divertir e surpreender o leitor com tais paridades. Veja mais AQUI”.
Olá galera, tudo bem? Sentiram saudades da coluna ‘Enganada por uma capa’? Depois de tanto tempo sem postá-la, vocês imaginariam que eu não estava mais sendo engana pelas capas pelo mundo, certo? Não mesmo! As confusões continuam e como já disse anteriormente, tais episódios se tornaram comuns na minha vida de leitora. Para mim é normal entrar no Goodreads e me deparar com capas que utilizam imagens semelhantes, ou ainda passear pela Kobo Books, marcar um livro para compra e acabar percebendo que fui completamente enganada. Eu confesso que em alguns casos as semelhanças não são tão grotescas, mas em outros meu cérebro fica em parafusos, se não prestar atenção acabo comprando gato por lebre, o que já aconteceu mais de uma vez. Então confiram comigo algumas capas semelhantes e se preparem para tamanha enganação! 
 
Mesmo casal, mesmo ensaio fotográfico, mais de dez livros com capas semelhantes... Sim, vocês leram certo, são dez livros com capas extremamente parecidas. Esse casal de modelos é um velho conhecido da coluna, já que é o mesmo a ilustrar a capa do livro Easy e de outras tantas obras por aí (veja mais aqui), porém como se não fosse o bastante, não paro de encontrar outros livros com suas fotos na capa. Levando em conta que algumas dessas imagens foram trabalhadas de forma particular, até aceito determinadas semelhanças, o que não quer dizer que eu consiga deixar de me confundir com elas. O fato é que Easy me marcou, ele foi um new adult tão lindo e envolvente de se ler que agora, sempre que vejo um livro que utiliza esses modelos em suas capas só consigo pensar: New Adult, new adult, new adult... Leia-o AGORA! Pois é, compreendem minha confusão? Não tem como deixar de associar as capas e o que elas expressam com o possível conteúdo de seus livros; pesquisando eu descobri que entre estas obras temos até um livro erótico e um romance alienígena, SÉRIO, dá para acreditar?  

  
   

E falando em livros com capas extremamente semelhantes, MINHA GENTE, o que são essas capas? Sinceramente, será que eles acham que pequenos cortes, algumas tatuagens a mais, e uma mudança na cor do título da obra já é o suficiente para dar um toque de exclusividade a uma capa? Tenho que falar que nesses dois casos fui brutamente enganada. Acompanho essas séries, The Rocker e Girl Next Door, e quase, quase mesmo, que eu leio o e-book errado. Muita sacanagem! 
   
  
Algo semelhante acontece com os romances nacionais A aposta e Apimentado; as imagens utilizadas como base em suas capas são de um banco de dados, então elas facilmente podem ser encontradas em outros livros, as diferenças ficam apenas nas cores da imagem e na forma como os títulos das obras são trabalhados.
    
  
Seguindo essa linha de semelhança o exemplo da capa de Banidos e do seu par, uma edição de Estilhaça-me, é o pior. Nenhuma grande mudança, apenas uma formatação diferente no título da obra *tsc tsc* Sim, estou praguejando!
  
Não me incomodo com livros que utilizam a mesma imagem base, isso é completamente compreensível afinal, imaginem quantos livros são publicados diariamente pelo mundo todo? Inúmeros, não tenho dúvida, o que torna aceitável a utilização de bancos de dados para a compra de uma imagem. Porém, penso assim, você quer optar por comprar uma foto pronta? Faça-o, mas relacione a imagem com o livro, brinque com ela, com suas cores, com seu conceito, até criar uma capa que seja, definitivamente, a cara do livro. Os exemplos que se seguem trabalham um pouco esse conceito, de forma que mesmo utilizando as mesmas imagens, é perceptível que tentaram torná-las peculiares.
Observem: nesse caso um livro é erótico enquanto o outro é sobrenatural, ambos utilizam a mesma imagem, mas trabalham o conceito de suas histórias com pequenos detalhes, como uma pétala de rosa e uma fumaça misteriosa. Bacana, não?
  
Já nesse caso a pegada está na modelo, que teoricamente, representa a mocinha do livro (nota: um deles é histórico e a mocinha está com o cabelo completamente solto, pelos céus, dá pra acreditar? Digite romance histórico em seu aplicativo de pesquisa e me diga – de onde foi que eles tiraram essa ideia?!)
  
Nesse exemplo o casal da foto é a cara do casal de ambos os livros, mas o cenário das histórias é diferente, o que é não deixou de ser representado em suas capas.
  
Aqui temos imagens cortadas ou melhoradas, e ainda um caso de uma imagem invertida – mesma foto, mas em ângulos diferentes (Adoro quando isso acontecesse!).
   
   
  
Vai agora me digam, deu ou não para se confundir?
Vale lembrar que essa coluna não tem a intenção de julgar as editoras envolvidas. O trabalho de produção de uma capa pode seguir três linhas: comprar os direitos autorais da capa original, produzir uma nova capa com imagem própria ou comprar uma figura em um banco de dados virtual para trabalhar em uma nova capa para o livro. Sendo assim, podem sim ocorrer coincidências entre as imagens provenientes dos bancos de dados do tipo online, fato que não desmerece o trabalho editorial de um livro.
Ps. Se vocês tiverem capas para sugerir é só me mandar o link nos comentários ;)
Beijos, 

24 comentários:

  1. Gente, adorei essa coluna!
    Realmente, tem umas que dá para confundir com certeza, o que pode ser meio chato né :~

    tatimunhoz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caramba, quanta capa igual! Fiquei impressionada com a falta de criatividade do pessoal! Realmente só mudar a letra, a cor do cabelo ou uma tatuagem não torna a capa exclusiva, né?
    Esse primeiro casal que você mostrou é impressionante! E olha que nem acho os dois um casal tão legal! hahaha
    Adorei o post!
    Beijos,
    Own Mine

    ResponderExcluir
  3. Acho engraçado capas parecidas, porque sempre que vejo eu me lembro do primeiro livro que li com aquela imagem... Acho que vi mais uma com o casal de Easy, se eu encontrar te mando. ^^ A do livro Simplesmente Ana é bem parecida com a de Seeing Ghosts, já viu?

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  4. Oi Pah*

    Menina, essas capas confundem a nossa cabeça.
    Mas eu continuo com aquele meu pensamento, acho que cada livro deveria ter sua exclusividade, eu acho isso tão estranho.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Eu não sabia que ia acontecia com taaaaanta frequência. Mas já peguei livro errado na livraria por conta da capa. Confesso.
    Adoooooooooooro teu blog Pah, mas sou apaixonada pelos teus videozinhos!!! Pena que são raros, mas adoro igual!

    ResponderExcluir
  6. Pah, eu adoro essa coluna! Realmente dá para confundir muito! Amo Easy, e a capa dele, e confunde um pouco as outras capas. Nunca aconteceu de confundir por causa de uma capa, mas tenho certeza que pode acontecer algum dia.
    Beijos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ah, essa coluna demais. Ainda fico de cara de ver tantas capas iguais. Mas gente! O pior de tudo é que nem bonitas essas capas são, acho umas piores do que as outras, o tipo de coisa que tu faz no paint ou no photoscape.

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Aaaaaaaaaaaaaa, amo essa coluna! Esse primeiro casal é lindooooo, quero capa até pro meu livro. asuhasuhasuhs
    Não vejo problema em ter imagens parecidas em capas de livros, o problema é como você disse, quando a capa não tem nada haver com o livro.
    To louca para ver o próximo post da coluna. :3
    Beijinhoos!

    Livrinhos & Eu

    ResponderExcluir
  9. Eu amo essa coluna, da pra confundir sim, são tantos livros, tantas capas iguais. Mas é o que você falou, tem vários livros que são publicados diariamente, então dá essa coisa de livros com capas iguais.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não sei como ainda me impressiono.. e pior é que não são 2 livros, são vários com a mesma capa!! Não é nem uma questão de crítica (ok, talvez seja), mas cadê a turma do design gráfico das editoras, ou os capistas, para fazer um trabalho original?? Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. Achei muito engraçado! Quanta capa igual!!!
    Acho que falta criatividade para investir em capas diferentes!

    Van
    bookistheanswer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ei Pah, eu gosto dessa coluna, mas deve dar um trabalhão encontrar tantas capas, né? rsrs
    Eu só acho chato quando há tanta semelhança quando me confunde sobre qual livro é, fora isso, acho que nem me importo. Se bem que também prefiro quando se brinca com os conceitos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. não fui enganada ainda por nenhuma dessas ai :P
    fico pensando, se querem usar a mesma imagem, poderiam diferencia bastante no título né? que ai o título ficando mais chamativo não ficaria tão fácil de nos enganar

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro essa coluna e detesto essas coisas!
    Na minha viagem à Buenos Aires fiquei louca da vida com um livro que tinha sido lançado lá com aquela imagem de "A garota que perseguiu a lua". Eu volta e meia voltava pra ver, mesmo que já soubesse que não era.

    Que raiva!


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. A capa de Submersed me lembou um pouco a capa de Amante Liberto, só um pouquinho....
    Mas tem varias que confundem mesmo!


    ttbagunca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Pah, eu adoro esse tipo de post!
    Tenho um nesse estilo lá no blog e fico realmente impressionada como SEMPRE estão surgindo capas-gemeas... O legal é ver como uma arte diferente muda tudo!
    A mesma imagem com um trabalho diferente e as vezes a gente mal reconhece...

    Mas sabe q vc comentou e fiquei com vontade de ler essa série The Rocker? rs

    bjss
    Evellyn

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Adoro essa coluna ,
    nunca li esse livro , me despertou curiosidade
    Gostei !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Pah!
    Adoro essa coluna, sempre me perguntei como você encontra essas coincidências, eu só achei umas duas capas parecidas na vida toda.. rs
    Tenho percebido que muitos livros hot americanos tem capas parecidas, você encontrou várias ..
    Eu acho que as editoras deviam investir mais em criar as capas e fotografar, ao invés de comprar direitos por uma imagem. Seria exclusivo. :)

    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Nossa, e como deu pra confundir! Tem muito romance de banca com as capas iguais tb. Pra quem não guarda título de livro pode ser um dor de cabeça, rs...

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  20. Oii Pah!
    Eu sempre fico muito impressionada com essa coluna! Tem umas capas muito parecidas, se não prestar atenção se engana mesmo!
    Nossa! Gostaram bastante do casal de modelos da capa de Easy em? =O
    Concordo com você, onde foi que tiraram a ideia de colocar uma mocinha de cabelo solto na capa de um romance histórico?!

    Adorei o post!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Oi, :)

    Meu Deus Pah, que 'briga' pelos modelos da capa de Easy O.o' kkkk'

    Que confusão que essas capas geram né? Eu também já fui enganada algumas vezes, principalmente quando iam lançar algum livro aqui no Brasil e tinha a mesma capa de um livro que eu já tinha lido e amado... decepção define, quando percebia que não era ele =O kkk'

    Amo esses posts daqui *-*

    Saudades daqui Pah, que bom voltar. (: Seu blog está cada vez mais lindo, mais cheio de sucesso... e não há ninguém que mereça mais do que você.

    Tenho muito orgulho de ter estado aqui desde o comecinho ^^

    ~> Beijusss...;*

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Tem cada capa! A segunda e terceira capas são praticamente as mesmas coisas.

    Aqui algumas sugestões:
    1. http://caindodeboca.com.br/wp-content/uploads/2012/06/11737311.jpg
    2. http://2.bp.blogspot.com/-z5UunXoxMV4/TapaY5ZqUmI/AAAAAAAAAUY/JydY9zeK5MQ/s320/capa+06.jpg
    3. http://www.estantedelivros.com/wp-content/uploads/2011/04/capassemelhantes71.png

    Bjus...

    ResponderExcluir
  23. Oi Pah!
    Tenho uma coluna semelhante no meu blog, e sempre me surpreendo com a quantidade de capas parecidas/iguais por aí.
    É muito comum nos livros internacionais e, às vezes, fico pensando se não é de propósito, sabe? Mas, como nunca chego a nenhuma conclusão, prefiro pensar que foram só coincidências.

    Já li uns dois ou três livros com o mesmo casal da capa de Easy, mas nada parecida com essas variações bizarras que você conseguiu encontrar. Também leio a série The Rocker e se eu não me engano, acrescentei um livro que também tem a mesma capa do segundo.

    Na última atualização que fiz para essa coluna, falei sobre as capas de Apimentando e The Righteous... (ô livro com nome grande).

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir